Fixar cleats em sapatos de encaixe

#1
Boas.

Após uma busca por centenas de mensagens a falar de sapatos de encaixe, ainda mantenho uma dúvida para a qual não encontrei resposta em nenhum tópico.

Necessito alterar ligeiramente a posição do pé em cima do pedal (de encaixe, obviamente), devido ao facto de ficar a sentir um ligeiro incomodo num joelho após cada passeio. O problema é que os sapatos já estão a ser usados a algum tempo e no início não me causavam este desconforto. Talvez por serem os meus primeiros, deixei-os orientados de uma forma não muito correcta mas a única que na altura não me provocava dores.

Problema: apenas pretendo rodar ligeiramente o cleat (aproximar calcanhar do quadro) mas sem o tirar do local onde se encontra para não alterar a sua localização: frente/trás e dentro/fora. Desaperto os parafusos, rodo o cleat e volto a apertar. Fácil, certo? :nana:
Como a sola já está marcada, quando aparafuso o cleat, este vai deslizando para dentro dos buracos existentes (da posição inicial). doh Mesmo segurando firmemente com um alicate, na fase final do aperto acaba por, teimosamente, deslocar-se para o mesmo local :eish:

Estou a ficar... :choneh: .. sem ideias!

HELP, PLEASE :zezus:

P.S: Se este assunto já aqui foi abordado, indiquei-me onde s.f.f.

Cumprimentos
 
#2
Acho que vais ter de ser criativo. Inventar uma maneira de preencher esses furos ou eliminar o efeito.

Podes limar os pontos salientes. Eles estão lá para evitar que o cleat rode, mas bem apertado talvez não rode mesmo sem cleats.

Podes meter uma folha muito fina de plástico entre o cleat e a sola, mas penso que o cleat vai perfurar a folha e acabar por fazer o mesmo ao entrar na sola.

Podes tapar os furos na sola com supercola ou algo que depois de seco fique com a consistência da sola.

Uns cleats de outras marca?? BBB por exemplo? podem ter os pinos noutra posição.

Mas podes ter ai um problema dificil de resolver, se os pedais fossem CB, não tinhas esse problema porque o calcanhar fica com bastante folga nos pedais.
 

Alf

Active Member
#3
Aqueces o cleat e pões na posição que quiseres. Estando quente marca o plástico onde quiseres, e "derrete" a marcação que tinha.

:nsei:

Ou então com um prego fininho quente marcas como quiseres :-K
 

Jepas

Super Moderador
#4
Boas,

se o problema é flutuação, podes sempre mudar de pedais/cleats para os CrankBros. A flutuação é muito maior, permitindo uma posição mais confortável/descontraída quando encaixado.

Jepas
 
#6
Realmente a técnica do calor para criar os furos no local pretendido parece muito boa! :clap:
Sinceramente não me ocorreu essa solução, que até é bastante lógica... doh Já tinha ponderado algumas das ideias dadas pelo Bravellir, mas não me convenceram, também pelos motivos mencionados.

Quanto à troca pelos CB??? :-K Ainda não faz 1 ano que comprei estes pedais, uns 540, que me satisfazem plenamente!
Na altura exclui os CB porque fiquei com a ideia que eram de mais difícil adaptação, quer pelo facto não terem afinação para a força da mola (torna-la mais branda), quer pelo facto da maior flutuação exigir um movimento mais amplo para fazer sair o pé (logo menos intuitivo). Mas já agora, sabem-me indicar qual o pedal da CB que se equipara ao 540 da Shimano e já agora quanto pode custar? (já procurei e li vários post sobre CrankBros, mas não encontrei resposta à minha dúvida)

Agradeço a vossa colaboração.