Fita UST torta

#1
Tenho umas Crossland preparadas para tubeless. Nunca usei o tubeless, sempre usei pneu de arame sem problema.

Hoje, fui dar um giroflé e no meio da serra ouço um assobiar, como se tivesse pisado uma cobra, quando olho para baixo, vejo um dos pneus a perder ar.

O pneu com 1 mês estava raspado/cortado de lado junto ao aro, precisamente no sítio onde a rebordo da fita encostava/aproximava ao aro. Ou seja, o rebordo da fita não é totalmente direito na sua totalidade aproximando nalguns pontos (não muito) mas especialmente neste que referi.

Curioso ou burrice, é que ao anterior pneu aconteceu precisamente a mesma coisa e muito provavelmente pelo mesmo motivo, se é que foi por causa do rebordo.

A minha pergunta é:

Posso colocar um pneu no aro sem a fita UST sem problema?!?

Sesim

Tenho obrigatoriamente de tapar os furos dos raios com fita própria?!



Obrigado pela atenção e cumprimentos a todos
 
#2
Ha qualquer coisa aqui que não esta bem! Se calhar fui eu que ñ percebi, mas, se as rodas são umas crossland são rodas tubeless, que ñ necessitam de nenhuma fita. É so colocar o pneu e encher(no caso de ser tubeless ñ é obrigatorio liquido, mas se não for deve-se colocar o líquido antifuro se for um pneu em kevlar). Se calhar o problema é usares pneus de arame que não são indicados para rodas tubeless ou convertidas, a não ser que uses camara de ar.
 
#3
Desculpa bansheeCMS,

devo-me ter explicado mal. Uso pneu de arame com câmara. A fita a que me refiro é aquela amarela que está dentro do aro.



Quando comprei, o vendedor disse-me que podia usar pneu com arame sem problema... fui enganado?!!?!?! :oops:

O que queria saber agora é se posso colocar o pneu sem a dita fita amarela.

Obrigado pela ajuda.
 
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#4
Não, ñ foste enganado. Foi como te disse com camara de ar podes usar à vontade. A questão é que isso ñ é uma fita, faz parte do aro. Tenho quase a certeza que isso ñ sai.
 
#5
Boas.
A meu ver os aros tubeless não têm nem precisam de qualquer tipo de fita pois têm as cabeças dos raios "cobertas". A cabeça dos raios não é inserida da mesma maneira que num aro convencional. Digo convencional porque são os mais usuais de se ver e as cabeças dos raios são inseridas pela parte interna do aro (orificios). Por isso que estes sim necessitam de fita.

Fica bem.
 
#7
astronomerroyal
12-11-07, 09:27 AM
BACKGROUND: I inherited a set of Mavic Crossland wheels. These are UST tubeless rims, but I just want to use them for regular commuting, running *narrow* non-UST tires (1.5-2.0 inch).

PROBLEM: I can't fit any of these non-UST clincher tires to these rims; the tire beads don't clinch, for these narrow non-UST tires the fit is just too tight.

QUESTION: Can I rip/cut out the plastic UST rim insert/strip, add something like a regular rim strip, and have the rim behave as a regular non-UST rim? I don't know what's underneath that damned UST insert.

Best regards,
A-R

12-14-07, 01:53 AM
I had the same problem with the beads on my 1.25" Fatboys getting caught on the "ridges" on the UST rim strip. I ended up using standard Schwable strips-problem solved.
astronomerroyal

12-15-07, 08:28 PM
Thanks, I got the wheel back out of storage and ripped that UST strip off the rim. One rim-strip later and I was ready to put in my 1.5 inch tire. Worked beautifully.
Great to have sorted it out. Million thanks for replying.

Transcrevi a conversa de um "camarada yankee" com um problema semelhante ao meu. Pelo que lá foi dito, bastou tirar a fita amarela UST e colocar a fita de cobrir as cabeças dos raios.

Digam-me só se concordam com o que foi dito.

Cumprimentos a todos.
 
#8
amigo, o mais facil é esquecer os pneus de arame e comprar pneus em kevlar.Aplicas isso com a fita, sem camara e metes liquido no tubes lá para dentro!!Ja se encontram a preços bem em conta.
 
#9
essense_s

O pneu tubeless é sempre bastante mais caro que o de arame e neste momento ainda tenho um pneu de arame sobresselente e consigo arranjar fita, para poder andar no Domingo. Mas não ponho fora de hipótese os vir a colocar no futuro.

Independentemente disso, a questão que aqui coloco será também para servir de aprendizagem. Caso ninguém me saiba responder, vou aprender "à marrada" :D
 
#11
Dar dá, mas não fica justa. Supostamente até se deveria mudar de tempos a tempos.

Agora, para me desenrrascar vou experimentar pôr a fita de cobrir os furos dos raios, câmara de ar e pneu de arame e ... rezar :D
 
#12
Eu sinceramente não estou a perceber qual é o problema...

O teu aro é UST (Universal Standard Tubeless) ou TLR (Tubeless Ready)!?

Pelo que já percebi sendo que a cabeça dos raios fica exposta depois de retirar a fita o aro é TLR, agora se for para usar como tubeless essa fita têm de vedar muito bem o ar, por isso ela têm de estar muito bem montada.
Agora se queres usar com câmara de ar é indiferente, desde que a cabeça dos raios fique tapada para não romper a câmara de ar.

Quanto ao pneu ser de arame ou não é indiferente para o uso que lhe vais dar, portanto podes montar isso com a fita de cobrir os furos dos raios, câmara de ar e pneu de arame mas escusas de rezar porque não vai haver problema.
 
#13
jmdcfigueiredo

O que a marca diz é que as crossland são UST (???), mas o que é certo é que depois de tirada a fita amarela (que será o vedante) o aro parece-me um aro normal (poderá ser nesse caso TLR).

A minha dúvida seria, como disse anteriormente, se depois de tirar a dita fita amarela e cobrindo a cabeça dos raios, se aceitaria câmara de ar e pneu de arame e pelo vistos parece aceitar, pelo que vi das vossas opiniões e de opiniões de foruns internacionais (diga-se de passagem que não existe muita coisa, para não dizer nada, acerca desta "transformação").

Falta só montar o pneu e câmara e fazer o teste. Se dizes que não preciso de rezar, só me ajudas porque eu não sei rezar muito bem :D

Já agora deixo aqui um link acerca da colocação da fita UST nas rodas Crossland

Quando der o meu próximo ride, volto a aqui colocar mais notícias.

Cumprimentos a todos e obrigado.
 
#14
Continuo sem perceber Carvalhinho...

A grande questão é quando usa tubeless, que a cabeça dos raios têm de estar completamente vedada para não perderes ar por aí.
Sendo que vais usar câmara de ar a fita é só para proteger a mesma.

Quanto a essa "transformação", aqui então é que não percebo mesmo nada!
Independentemente da montagem que faças e sendo que vais usar câmara de ar a diferença de pneu com arame para um sem arame é peso e preço (sem arame é mais leve e mais caro). Posto isto, monta o pneu que te apetecer tenha ele arame ou não.

Se achares que só lá vais mesmo com rezas diz qualquer coisa que a malta mandar rezar uma missinha pelos tuas rodas!

EDIT

Quanto às Crossland serem UST, e atenção que posso estar a dizer uma barbaridade, os aros UST não são furados na parte exterior e portanto não precisas usar fitas. Vê esta foto de um aro tubeless:

Já um aro TLR têm os furos na parte exterior porem têm também os encaixes na lateral onde o pneu prende.

Digo isto pela pouca experiência que tenho em tubeless, e por analogia com a minhas bontrager rythm que funcionam da maneira que digo.
 
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#15
Boas Carvalhinho

No meu entender para usares com pneu de arame deves tirar a fita amarela e pôr uma fita para aros normais, para que não fures a câmara.
Quando quiseres usar com tubless pões de novo a fita amarela.
 
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#17
Eu não digo que fure,
é só uma ideia para que o Carvalhinho não tenha que rezar muito,
em principio com a fita amarela tanto dá para montar tubless ou arame.
Eu também acho que as crossland sejam TLR e não UST.
 
#18
No meu entender para usares com pneu de arame deves tirar a fita amarela e pôr uma fita para aros normais, para que não fures a câmara.
Quando quiseres usar com tubless pões de novo a fita amarela.
Olá VitorGonçalves
Pois é isso mesmo que vou fazer.
Mas no princípio deste post, ainda não tinha encontrado informação suficiente acerca deste assunto e encontrei com bastante dificuldade. Estava era com dúvida que o aro sem a fita amarela funcionasse com pneu de arame e câmara. Pelos vistos sim :D

@jmdcfigueiredo

Eu não quero usar o sistema tubeless/UST. O que eu queria saber era, se depois de retirar a fita UST (amarela) se o aro funcionaria com pneu de arame e câmara colocando a fita (não UST; normal) que cobre a cabeça dos raios. O que fiquei a saber é que as crossland não são UST mas sim TLR.
Basicamente são umas rodas normais, com cubos aros melhores que as de "linha branca" adaptadas para UST na fábrica.

Quanto a rezas... estou a ficar mais descansado :D
 
#19
São nada normais!

Já têm os encaixes nas paredes do aro para pneus tubless que as normais não têm e que evitam que o pneu salte fora, mas se não vais usar tubeless são "normais"!

Com esta conversa toda vamos é a montar as rodas e fazer kms em cima delas que isso é que é preciso!

Um abraço