Finalmente, fui aos Cornos

lobo solitario

New Member
Finalmente, fui aos Cornos. Podem não acreditar mas, de facto, nunca tinha ido. Devem-me achar um morcão! Já tinha andado muito perto mas... nunca lá tinha chegado. Um dia fui ao Gerês com uns amigos alemães, zangamo-nos e... não cheguei a ir aos Cornos mas andei lá muito perto: Pitões. Outra vez, um amigo perguntou-me se estava interessado nos Cornos mas eu disse "não obrigado". Foi preciso um convite do Jorge Moniz para eu, finalmente, alcançar essa grande meta na minha vida: ir aos Cornos da Fonte Fria, ainda por cima, vindo de Espanha.

img2440a.jpg


Deste modo, track no GPS e almoço na mochila, arranquei cedinho para passar a salto para Espanha na zona de Lindoso. A ideia era começar na barragem d'As Conchas, junto aos restos de um acampamento romano denominado Aquis Querquennis, construído ao lado da Via Nova (a Geira, como é referida no lado português). Os danadinhos dos romanos podiam, aí, usufruir de umas nascentes termais para uns banhos de assento quentinhos enquanto punham a populaça a render.
A falta do prometido "enorme" cartaz castanho com as indicações pertinentes, prometido pelo Jorge Moniz, fez-me avançar um ou dois Km monte acima antes de dar conta do logro. Custou-me um ligeiro atraso mas as tropas não tiveram coragem de me repreender.
Na parada já lá estava a comitiva que o JM tinha conseguido arrebanhar. Com o seu vozeirão característico, destacava-se o nosso Professor Orlando. Há já muito que não andava com ele.

É curioso como certos tipos conseguem estruturar a sua comitiva de modo quase ideal: o JM trazia um primo de idade mais avançada como objecto de tortura e deleite pessoal; um assistente (ajudante de campo, nas suas palavras) que iria proporcionar a descodificação das coordenadas geodésicas (e alombar com as culpas caso desse para torto); um amigo de Biana para poder trocar anedotas; um tipo mais desbocado para alegrar o ambiente; e um escriturário que garantisse para a posteridade a descrição das manobras.
A primeira parte consistia num avanço precário nas margens arenosas da albufeira. Aproveitei para filmar uns planos fotogénicos deixando-me ficar para trás do grupo. Na pressa de voltar a reunir-me aos pedalantes, cortei a direito e acabei executando um exuberante mortal encarpado quando a roda da frente entrou numa espécie de areias movediças. Só muito adiante daria conta da perda de duas sandes de salame como consequência das acrobacias.
Entrámos, então, no asfalto, cruzando o paredão da concha. Foi em asfalto que fizemos a primeira parte da subida, interrompida por um problema pneumático que gerou umas filmagens alegres (no inglês, gay footage) que decidi, por enquanto, não divulgar, na expectativa de conseguir um bom preço por elas.
Depois de uns trilhos mais interessantes mas curtos, entrámos num longo estradão que nos levaria a uma aldeia abandonada mas em vias de reconstrução: Salgueiro.

img2411u.jpg


img2414q.jpg


Era tempo de comer algo, pois se avizinhava a subida do dia. Ela começou com umas calçadas exigentes onde ainda consegui pedalar por umas centenas de metros apenas desmontando para ultrapassar algumas passagens mais complicadas. Mais acima, no entanto, as coisas já não eram tão fáceis dadas as inclinações, regos e falta de aderência do granito esboroado. Alguns trilhos técnicos engraçados de permeio e chegava a última parte da subida. Apesar de não ser ciclável, ninguém se queixou (exceptuando o quadricípete do capitão Folha) dada a beleza do local. Lembro-me de ter pensado que seria giro ter alguma carqueja a roçar a queixada...
As vistas valeram bem o esforço.

img2429r.jpg


img2415v.jpg



img2432h.jpg


img2434n.jpg


Chegávamos ao topo e verifiquei que ir aos Cornos valia mais pela viagem que pelo objectivo final. A imponência do local, visto de longe, não se apercebe quando se lá está.
Uma breve descida para apanhar a estrada e rapidamente atingimos Pitões das Júnias, aldeia aromatizada pela riqueza em gado bovino e caprino. O passo seguinte foi a visita a uma das casas de pasto do aglomerado com o objectivo de repor as energias: uma sopa quente, presunto e queijo a acompanhar a côdea de trigo e uma sobremesa.
No restaurante apenas havia senhoras pelo que ouvimos o Professor esmerando-se sucessivamente nuns "Bom dia, menina"; "Menina, com se chama? Marisa? Dona Marisa, traga-nos umas sopinhas quentinhas." e progredindo para uns "Então meninas, também comeram a sopinha? Estava muito boa:" e (a que me deixou profundamente deprimido) "Dona Marisa! Quem acha que é mais jovem: eu ou este senhor aqui ao lado (eu)?!" ao que ela escolhe o danado do farsante. Por mim, a menina Marisa ficava sem gorjeta!

O regresso foi feito "predominantemente" a descer o que, todos sabem, significa que foi um sobe-e-desce-rompe-pernas. A escolha anterior, do nosso capitão, de uma pêra bêbada para complemento alimentar valeu-lhe, nessa difícil fase da progressão no terreno, a alcunha óbvia, atirada vezes sem conta pelo seu amável primo. O caminho gerou um saudável picanço entre alguns de nós que deu para aquecer os brônquios.

Chegados ao ponto de partida lá fomos mergulhar nas águas sulfurosas onde mais cenas alegres tiveram lugar. Abstive-me de filmar, apesar das exuberantes performances do nosso Professor. Já tinha a minha dose...


Fica aqui uma montagem de algumas das imagens deste magnífico dia.



http://vimeo.com/moogaloop.swf?clip_id=7149713
 

iElysio

New Member
Quem me dera poder ir para esses sitios com a minha bike andar nesses montes parar nesses tascos e comer e beber e seguir viagem!!
 

Vanderbike

New Member
Quando vi o titulo do tópico já imaginava o Major pendurado pelos calções na "Ponta de um corno" e a Vanessa na ponta de outro.....

Mas para minha tristeza chego a conclusão que a "chaga " continua vendendo os seu tributos......E presenteando-nos com uns belos Vimeos,


Vanderbike
 

SURFAS

New Member
Pensei logo no corno do Bico, mas admirava-me o major ainda não ter lá passado

Relato como sempre excelente, as fotos são .... indescritíveis as paisagens soberbas!!

E eu que este fim de semana fui a Sintra e perguntavam.me "que tal estes trilhos" e eu respondia "vim de pedalar na Serra Amarela-Geres e na Nora em Ponte de Lima à 15 dias, isto NÃO é NADA"

Por mim só posso dizer MUITO OBRIGADO, ao principio da semana ando sempre à espera de algum relato do Major, Indy, Myrage ou Vanderbike para matar um pouco as saudades do norte e para ver dos locais mais belos para o BTT, e eu que já pedalei por este Portugal fora, de norte a sul, de este a oeste. Só falta mesmo Trás dos Montes, mas hei-de lá ir.

E boas pedaladas ai por cima :#1:
 

DOCTOR BIKE

New Member
Bem antes demais os parabéns pela excelente reportagem escrita e fotográfica.
Depois a raiva de não ter podido acompanhar vos aos cornos da Fonte Fria.
Mas para mim o Capitão já faz de propósito, mal sabe que estou com o pé amarrado, mima-me logo com um convite
que tal este sábado....
Só me apetece ladrar, enfim não vale de nada mas pelo menos alivia.
E se a vontade de ir já era muita depois desta reportagem virou suplicio.
Abraço
Paulo Ruivo

www.amigosdopedal-famalicao.com
 

froids

Active Member
É um verdadeiro prazer "pedalar" através da escrita do Major.
Estas crónicas são o ópio do povo.

Excelente... Como sempre!

:venia: :venia:
 

jmoniz

New Member
Tenho mais algumas fotos para colocar, vou ver se consigo hoje pois estou com alguns problemas na linha de Internet em casa.

Tínhamos lá estado em 21 Novembro de 2008, e na altura depois de ler esta crónica http://www.forumbtt.net/index.php/topic,47635.0.html o Major tinha mostrado interesse em ver de perto os temíveis "Cornos da Fonte Fria".

Por isso também podíamos chamar esta aventura de "À Conquista da Fonte Fria – Xurés/Gerês II".

Sem dúvida um dia bem passado, a equipa era excelente, mas a região tem ainda muito para oferecer, mas agora vem a neve, e as coisas tem de ser cuidadosamente planeadas.


Cps

JMoniz
 

Myrage

New Member
Isto esta a ficar com um nível preocupante. Nem já sei se o espaço é de Pedaladas e afins... ou de Pixeis e marfim...!

97517648.jpg


37389514.jpg


Pormenor de focagem :wink:

MY
 

orlemos

New Member
Meus Caros,

Mas que grande dia!... Acreditem, nunca tinha sentido tão grande "Par de Cornos" na minha vida!
A companhia, do melhor: Alexandre "O Grande Navegador", Rui (de viana, claro), David Folha, O "Major" Appelberg (Há quanto tempo!) e o...
Grande "Capitão" Jorge Moniz.

OBRIGADO A TODOS PELA VOSSA MARAVILHOSA COMPANHIA!

Orlando
 

jorgegt

New Member
:clap: :clap:Magnifico, Fantástico, esplendido maravilhosa crónica ao qual o nosso LOBO SOLITÁRIO já nos habituou :#1: :yeah:
Posso constatar que o grupo foi uma colheita de grandes artistas ao qual destaco o Professor Lemos que sempre se preocupa pelo bem estar das donzelas por onde quer que ele passe :twisted: :D :rotfl:
 

ET

New Member
Foi mesmo impossível estar presente e enfim, mais um grande passeio perdido. "Há mais marés que marinheiros"! Um destes dias também irei aos cornos lá do sítio :)

Obrigado por partilharem.

ET
 

jmoniz

New Member
Conforme havia prometido, aqui vão mais algumas fotos.

Os dados do percurso foram estes.


Aqui está a equipa (da esquerda para a direita): Orlando Lemos; Rui Oliveira; Rui Appelberg; David Ferreira; Alexandre Araújo; Jorge Moniz



O Orlando a admirar a paisagem do "embalse das conchas"


O Major agora mais leve, rolava melhor por cima das areias, tinha acabado de perder duas sandes. eh eh eh


Na edição anterior o nível das águas estava mais baixo, o permitia fazer mais alguns kms pela margem.


Contornando a barragem para passar sobre o paredão.


A subida para a capela, o Major a mostrar a fibra de que era feito, isto apesar das bocas.


O David (Folha)


Orlando e Alexandre


Já no trilho do contrabando, ao fundo a Barragem de Salas e parte do bosque da Fonte Fria.


É por aqui não há engano? eh eh eh


É mesmo, mesmo por aqui, não há engano? eh eh eh


Anda David, é "jáli"


Bem me avisaram, não volto a cair noutra (David)


A foto mais aguardada, o Lobo fotografado no seu habitat natural.


A recuperar energias no Dom Pedro, em Pitões das Junias


Vamos Major, volte pois foi enganado pelo Moniz! eh eh eh


E no final, tal como os romanos, também fomos a banhos nas nascentes de água quente, junto ao rio Lima (barragem das Conchas)



Para terminar aqui fica uma justa homenagem ao meu primo, com o troféu para o melhor empeno, a "pêra bêbeda" eh eh eh




Um abraço para todos, sem sombra de dúvidas uma equipa de luxo, dia muito bem passado, cinco estrelas.
Obrigado por deixarem ser vosso amigo.

JMoniz
 

DOCTOR BIKE

New Member
Grande Capitão
Excelente reportagem.
Depois de ver esta fotos ainda fiquei com mais pena de não ter ido, aliás fico sempre, porque os trilhos do Jorge Moniz tem estas particularidades, locais FABULOSOS e apesar de ele não se perder, não nos livramos de subir paredes sem trilhos com a bike à mão.
O que não é muito diferente de quando inventamos e nos perdemos.
ahahahahahahah
ahahahahahahah
Grande abraço Capitão
Paulo Ruivo

www.amigosdopedal-famalicao.com
 

jmoniz

New Member
A diferença é mesmo andar ou não perdido, sem saber quanto tempo com a bicla à mão.
Mas um dia quando fizeres este trilho vais ficar a saber. eh eh eh

JM


SCOT TREK said:
Grande Capitão
Excelente reportagem.
Depois de ver esta fotos ainda fiquei com mais pena de não ter ido, aliás fico sempre, porque os trilhos do Jorge Moniz tem estas particularidades, locais FABULOSOS e apesar de ele não se perder, não nos livramos de subir paredes sem trilhos com a bike à mão. O que não é muito diferente de quando inventamos e nos perdemos.
ahahahahahahah
ahahahahahahah
Grande abraço Capitão
Paulo Ruivo

www.amigosdopedal-famalicao.com
 

jmoniz

New Member
Estas nascentes termais ficam mais longe, e agora estão a ser objecto de obras de requalificação, o que com certeza irá trazer mais gente e mais confusão.
E agora imagina estar dentro de água, e ver todos os montes à volta cobertos de neve, como já estivemos.
Podes ver aqui em baixo mais informação.

Videos:
http://www.vimeo.com/5784315
http://www.youtube.com/watch?v=SCYb972lhUI

Informações:
http://www.turgalicia.es/sit/ficha_datos.asp?ctre=1265&crec=31634&cidi=P
http://fundacionaqvianova.com/index.html


JMoniz


SURFAS said:
Esta não conhecia eu, costumo ir aos banhos a Torneiros, mas isto é fabuloso
 
Top