Finalmente, a minha Cannondale

Rui Marçal

New Member
Isso é da má posição de condução, é da postura que tens em cima da bike. O que te doí especificamente e que tipo de dor é?
 

dand25

Active Member
Punhos apos alguns km´s mas penso ser do fraco amortecimento da suspensao, as partes baixas mas tambem esta explicado, uma vez por outra braços e costas. Quando comprei a bike na bikezone andaram para la afazer as mediçoes na maquineta que eles tem e segundo eles a bike estaria no ideal para a minha fisionomia.
 

dand25

Active Member
E agora uma pergunta, tive a olhar para a epicon e parece-me que a bainha é mais pequena que a gila que tinha, ou seja medi a bainha da gila mede cerca de 11/12 cm, a da epicon tem 10 ja ate ao retentor, é normal?
 

Rui Marçal

New Member
Quanto aos punhos, não culpes para já a suspensão...Não é daí de certeza e isso até é o mais caro de mudar...lol...

Tens luvas? Se sim devem ter gel para amortecer um pouco...Que punhos tens? Amortecem alguma coisa? Parecem-me uns Esi grips, se são esses são bons...Que pneus tens? Qual a pressão? Não estão demasiado cheios? Os melhores são os tubelesse, dá para andar com pressões mais baixas e amortecem muito mais.
O teu guiador é de carbono? Se for também amortece muito mais que um de alumínio...

Para as partes de baixo podes juntar como melhoria além de uma carneira melhor dos calções uns pneus tubelesse e confirmar as pressões dos pneus...

A dor de braços e costas tem a ver com a geometria que tens a bike regulada...

É o teu tamanho? O selim está na altura correta, isto é das coisas mais importantes e fáceis de fazer...Tenta mexer no selim, para a frente ou para trás, normalmente está bem a meio...

Alteraste alguma das medições que o Nuno fez na BZ? É que a bike quando saiu de lá saiu bem de certeza, mas se alteraste algo podes ter feito asneira, nem que fosse 1cm...

Em relação à medida da suspensão é normal...
 

dand25

Active Member
Sim entretanto desde que saiu da Bz alterei o guiador, passou a ser recto mas a diferença é talvez meio centimetro.

Os punhos sao os KCNC, quanto ao banco ainda vou experimentar a puxa-lo um pouco para a frente, neste momento esta a meio nos carris, quanto a pressao dos pneus nunca andam muito cheios, nao gosto, andam num meio termo.

As luvas sao das baratas da decatlon!lol
 

SeteGu

Active Member
Rui Marçal said:
Olá SeteGu,

Acho isso estranho. Se ela estiver com a pressão para o teu peso não deve fazer isso. O que pode estar a acontecer é teres o rebound a recuperar muito lentamente e ao fim do primeiro afundaço ela não tem tempo de recuperar para o próximo e depois vai perdendo curso. Altera o rebound e experimenta.
Olá Rui

Sim... eu sei que é estranho mas com a pressão aconselhada (segundo o manual, regulada consoante o SAG) era o que me acontecia... Também regulei o rebound mas pouco alterou a situação.

Aqui está o sitio onde expus o problema. Já não sei onde, disseram-me que era normal porque a suspensão era nova e com o tempo iria ganhar sensibilidade e consequentemente o SAG iria ser diferente após o dito período de "rodagem". Disseram-me para meter mais algum ar e mais tarde voltar a regular a pressão com está indicado no manual (através do SAG).

Daí o meu comentário em relação à bomba Dand... mas talvez não venhas a ter o mesmo "problema"...
 
Last edited:

huppy

Member
Chamar punhos aquele bocado de borracha da KCNC so pode ser gozo....
Se há sitio onde não se deve poupar peso e ai!
 

dand25

Active Member
Olha que ate nem sao nada maus, comparados com os que a bike trazia por exemplo sao bem melhores e muito mais leves.
 

Rui Marçal

New Member
Pois, mas esse 0,5 cm pode fazer toda a diferença, e depois no guiador não foi só isso que alteraste, o comprimento desse que tens agora é mais curto, certo?

O problema é que a malta compra material barato que de inicio até parece bom mas depois paga-se bem caro no corpinho.
 

mlouro

New Member
dand25, acho que estavas na Ofimoto quando lá passei hoje de manhã! (ou eu estava lá quando foste buscar a bike, lol) :)


Em relação ao selim, pede um Fizik Nisene ao Nuno, ele tem lá pelo menos um numa bike usada, e é um selim barato e muito confortável.. tenho na minha bike de AM e só faço voltas de no máximo 40kms, mas chego a andar sem carneira e não se torna desconfortável.

Em relação às dores nas costas e punhos.. se trocaste para um guiador recto devias ter colocado pelo menos mais uma anilha, mas no que toca ao conforto, um guiador (de carbono) com recuo e uns os esi-grips fazem muita diferença.. com o recuo ficas numa posição mais natural em cima da bike, e o carbono e os esi-grips absorvem muito a terpidação. Já tive a minha dose de dores nas costas, especialmente em subidas maiores, mas posso dizer que trocar de guiador (de um recto sem recuo por um mais largo low-rise, com 9º de recuo) resolveu-me o problema.
 
Boas Dand, é com alguma nostalgia que vi as novas alterações que fizes-te na tua bicicleta, pois fez-me relembrar a cerca de 2 anos atrás quando comecei a alterar o quadro que possuía igual a esse e cheguei a tê-lo com 10.5kg.
Acho que isto está um bocado confuso, vou tentar ajudar no que puder e no que consegui depreender das fotos da bicicleta no seu estado actual.
Em relação a falta de conforto e dores que te referes, acho que não tens o selim nivelado, parece-me que tem a frente um bocado levantada, o selim deve andar numa posição nivelada, pois se a frente estiver levantada, vais passar o tempo a ser empurrado para trás e vais estar a forçar braços e pernas para te manteres numa posição correcta. O selim que possuis é muito macio, o que se torna desconfortável com o acumular dos Km´s. A Fizik como foi referido acima por um user, possui bons selins a bons preços, e então se optares pela compra de usados, arranjas verdadeiras pechinchas. Eu uso o Fizik Tundra e estou satisfeito com o conforto e ergonomia do mesmo.
Em relação a posição de condução estar desconfortável, tens de ir fazendo o ajuste entre, a altura do espigão de selim, o posicionamento do selim no espigão, altura das anilhas da caixa de direcção e utilização do avanço invertido ou não, é tudo uma questão de paciência.
Em relação ao facto de os travões não estarem a travar bem, qual o estado dos discos? É que parece-me que ainda são os de origem, e se forem ja devem estar a dar as ultimas com o tratamento levado nos travões mecânicos... com uma lixa fina dá-lhe uma pequena lixadela no local de contacto com a pastilha para remover uma possível sujidade e ajudar no processo do acamar das novas pastilhas.

Agora é preciso é dar-lhe uso.

Cumprimentos
 

dand25

Active Member
mlouro, a bike trazia um lowrise que acabei por trocar por este meramente por estetica, se fosse hoje... quanto ao selim ainda la tenho de ir falar com o nuno, mas primeiro quero fazer uns km´s agora com esta suspa para ver se noto alguma diferença.

Edudias, colcoquei o banco assim porque passava a vida a escorregar para a frente e tinha de estar contantemente a corrigir a postura, quanto a posiçao vou subi-la talvez uma anilha

Quanto aos discos, sim sao os tektro ainda mas aparentemente nao parcem estar maus, a bike tem agora 3500 km´s, o que nao é muito, mas pelo sim pelo nao vou passar com uma lixa fina e vou dar-lhe uns aquecimentos para ver se as pastilhas acamam.

Ja agora vale a pena os selins "abertos" ao meio ou nem por isso?
 

Jocas22

Active Member
Bike bem gira, mas livra isso mais parece uma máquina de tortura :D

Experimenta inverter o avanço, demora 5 minutos. Comigo ajudou imenso.
Depois tenta experimentar outro banco (não compres sem experimentar, pois pode nao correr bem, cada cu sua sentença no que toca a bancos), da minha experiência mais vale um bom banco que uns bons calções (claro que se houver € pros 2 ;))
 

dand25

Active Member
Obrigado pelo comentario, uma coisa é certa, ja se arranjam bancos razoaveis a bons preços. Inverter o avanço para que? Para subir a posiçao? É que ainda posso subir uma anilha.
 

Jocas22

Active Member
pelas fotos pareceu-me que o teu nao esta invertido. Nao me perguntes como funciona em termos mecanicos que nao percebo nada disso ;), mas que resulta, resulta. Nada como experimentar. Assim desces o guiador.
 

dand25

Active Member
Pois é pessoal, ja la vao uns km´s que fiz com os travões e ate agora ainda nao vi grandes melhoras, o que noto é que estao a fazer demasiado barulho, ja passei com uma lixa pelos discos e nao me parece ter mudado muito, no entanto numa das voltas ao quase chegar a casa passei a bike por agua e lembrei-me de ir "arrumar" uma travagens para ver se ia ao sitio, so sei que apanhei um valente cagaço quando sai disparada da bike, paraceia uns autenticos ABS, mas estava exagerado, assim que o material secou voltou ao mesmo, ja nao sei bem o que fazer, neste momento nao me apetecia gastar mais dinheiro na bike.

Quanto a suspensao ate estou satisfeito mas... ou seja o fim de 30/40 km´s ainda continuo a sofrer bem dos braços/pulsos apesar que penso que uma ma regulação do selim tambem nao ajude, dou por mim constantemente a ter de me chegar no selim para tras porque estou sentado na metade frontal do selim, no entanto quando apoio a peida como deve ser fico com os braços demasiado esticados, e nao faço a minima se a suspensao estará bem regulada em pressão porque nao tenho termo de comparação.

De resto porta-se a altura, so é pena é que com estes contratempos é so dores!!lol
 
Top