Finalmente, a minha Cannondale

dand25

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mas mesmo com esse xt irei ter o mesmo problema? agora apos ver bem o spray que meti ai que uso é que vi que me parece que nao vale um tusto, que acham?
 

M@go

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Boas pessoal. Eu tenho a SL2, com desviador traseiro SLX / frontal Deore. No Domingo, fiz uma prova das mais duras que conheci, passei por 5 ribeiras, lama a montes, ervas, etc.. fui sempre a meter mudanças, sem qualquer falha. Utilizo um óleo que comprei na Decatlon (BTwin) e, não tive ainda qualquer problema. No entanto, após cada volta mais dura, lavo a corrente, carretos e pedaleira com um desengordurante, de seguida com água e, após deixar secar, passo óleo novamente. Temos de nos convencer que este nosso gosto fica caro, e temos de prevenir as eventuais avarias.
Posso-vos dizer que tenho também uma Cannondale de estrada, com quase 11 anos e, foi à revisão uma vez (mudar cabos, bichas, etc..). Apenas mudo pneus e calços de travões mas, na estrada, não se apanha lama, pedras, ervas que estraguem tanto a bike :)
 

nuno faia

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eu uso xt já vai para 2000km e até hoje só foi afinado uma vez!no entanto,tenho muito cuidado com a lubrificaçao,principalmente se sei que vou apanhar agua ou lama,uso wetlube.um lubrificante que nao é em spray.tenho tambem algo que pode fazer diferença,uma bicha inteira,desde o manipulo até ao desviador.no inicio com a minha F6 de 2008,que vinha com alivio de 8v,tambem tinha uma bicha inteira e nunca tive problemas.

outra coisa que pode estar a acontecer,é o desgaste prematuro de corrente ou cassete.sabes quantos km tem essa transmissao?
 
Eu ja mes estava a esquecer que o dand25 tem transmissao de 8 velocidades, ou seja na mudança teria de alterar desviador traseiro, cassete, corrente, manipulo para 9velocidades..... ou seja ja passa para um valor de despesa bem mais elevado... a não ser que encontres algum desviador traseiro de 8 velocidades de gama alta que seja como um relogio suiço ( estou apenas a supor, nao sei se existe), mas os entendidos que se pronunciem.
Em relaçao ao Spray que usas eu uso o mesmo, e até agora nao tenho razoes de queixa.

Cumps
 

M@go

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Nuno, falas-te aqui na diferença principal entre a tua Bike e as nossas Trail. Tens bicha inteira, desde o manípulo ao desviador, enquanto as nossas têm o cabo à mostra por baixo do quadro, que é mesmo na zona onde apanha toda a lama e pó da roda da frente. Por isso lavo a minha após todas as voltinhas com pó, lama. Sem dúvida que as nossas sofrem mais desgaste e temos de lubrificar mais :(
 

dand25

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Esta transmissao tem um pouco menos de 1500 km´s, a olho como eide ver se a transmissao ja se encontra desgastada?

Entao e na nossa nao da para colocar bicha inteira? desgaste da transmissao tambem nao m e parece ser porque no inverno apenas fazia alcatrao e parecia sempre um relogio.

Entretanto na loja tem la um wet lube por 7€, ainda la vou tambem buscar um, e agora uma pergunta que talvez seja algo burra mas como nao sou muito entendido na materia, nao posso colocar um desviador por ex slx 9v nesta bike e apenas continuar a ter 8v?
 

nuno faia

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entao é assim,se forem 1500kms de btt,já está a chegar ao limite,mas ainda deve aguentar.eu tenho tudo xt a rolar já com mais de 2000km feitos,e começo a sentir algumas falhas.ou seja a que tenho,já deu o que tinha a dar,mas como tem um desgaste por igual(cassete e corrente),nao tenho sentido grandes problemas.o problema vai ser na carteira,pois quando tiver que trocar,tem de ser tudo,cassete,corrente e pelo menos o prato do meio.

em relaçao á questao que colocas,julgo ser possivel.tenho um colega meu,que anda com manipulos alivio 8v e desviador deore 9v,e nao tem problemas.
o quadro trail,nao sei se permite montar uma bincha inteira,mas podem sempre por um pouco de wd-40 nos terminais das bichas,antes de lavar,e depois um pouco de lubrificante em spray.
o lubrificante em spray em bom para o tempo seco,agora para o molhado,nao dá.passas por um riacho e desaparece logo,enquanto que o wetlube(é caro eu sei) aguenta muito.pelo menos eu senti muita diferença para melhor.

abraço
 

dand25

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hum, desses 1500 tem prai 600 ou 700 de btt a serio, mais nao deve ter. quanto ao wet lube vou comprar um, ja tive a ver um por 7€.

amanha vou experimentar a fazer uma manutençao a bike melhorzinha.
 

abelha2

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os desviadores de 9 velocidades são compativeis com cassetes de 8. É só necessario Afinar os parafusos L e H para que a corrente não salte para os raios, e para a escora respectivamente.
 

bruninho...

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boas
nao sei se estas a pensar em mudar de pneus mas eu tambem tenho uma sl6 e o upgrade que mais melhoror o nivel da bike a nivel de velocidade e agilidade foram os rocket ron

so nisso tiras quase meio quilo e apesar de serem muito mais rapidos que os iguana tambem sao muito mais aderentes

comprei o par por 34€
 

dand25

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Ja vi aqui posts de pessoal a gabar bem esses pneus, mas sao normais certo? nao sao tubeless.

No futuro ate nem é mal pensado mas ainda antes que isso hade vir os pedais de encaixe.

No entanto obrigado pela dica
 

M@go

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Boas, a minha SL2 trazia de origem os Schwalbe Black Jack (em medida 2.10). São pesados mas, têm optima tracção, não acumulam muita lama no piso e, após 1.000 Km (com algumas maratonas bem duras pelo meio), tenho zero furos. Sem dúvida que assim que tiver de colocar pneus, vou manter Schwalbe, possivelmente os rocket ron ou mesmo uns mais acima :)
 

dand25

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2.10 ja acho muito, no maximo quero 2.0, os que tenho de origem ate nem se têm portado mal em ralação a furos, quanto á tracçao nao posso dizer muito porque ainda nao experimentei mais nada.
 

bruninho...

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se puseres rocket ron 2.1 a bike fica um espectáculo porque os rr fazem muito mais balao que os iguana e depois como ja referi num topico anterior sao superiores em tudo so nao sao tao bons na durabilidade e resistência aos furos mas 400e poucas gramas na versao 2.1 e obra quando comparado a outras marcas

atençao que eu comprei o par por 34€ mas sao na versao performance nao evo... inicialmente era comprar evo mas depois de experimentar ambos cheguei a conclusao que a diferença era minima e custavam 50€ cada pneu e os meus comprei o par por 34 mas eles custam 25€ cada
 
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dand25

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Bem ntem foi dia de mais um giro pela lama e a maquina ate se esta a portar bem, melhor que o dono ate. agora em conversa com o pessoal surgiu uma duvida, nesta bike com os cubos de origem posso colocar cassete de 9v? e de 10v? que terei de alterar?
 

STIG_73

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Boas,

Antes de mais parabéns pela máquina.

Tentando responder à tua questão, diria que tens que trocar toda a transmissão, à excepção, talvez, da pedaleira, já que há quem utilize pedaleira de 9V com sistemas de 10V mas...
 
Não tens de trocar nada o cubo, as cassetes de 9 e 10 velocidades têm a mesma grossura de uma de 8v, o que muda é a espessura e distancia entre os vários pratos que faz com que a espessura da cassete seja praticamente a mesma. As correntes de 8v, 9v, e 10v acho que também variam a espessura para melhor funcionarem de acordo com a cassete onde são utilizados. Não posso dar certezas absolutas daquilo que disse mas penso que seja assim que seja.

Em relação ao que terás de alterar para mudar para 9 ou 10v é o manipulo direito, cassete, corrente, e desviador traseiro, e no caso das 10v penso que é recomendável alterar a pedaleira.

cumprimentos
 
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