entao é assim,se forem 1500kms de btt,já está a chegar ao limite,mas ainda deve aguentar.eu tenho tudo xt a rolar já com mais de 2000km feitos,e começo a sentir algumas falhas.ou seja a que tenho,já deu o que tinha a dar,mas como tem um desgaste por igual(cassete e corrente),nao tenho sentido grandes problemas.o problema vai ser na carteira,pois quando tiver que trocar,tem de ser tudo,cassete,corrente e pelo menos o prato do meio.
em relaçao á questao que colocas,julgo ser possivel.tenho um colega meu,que anda com manipulos alivio 8v e desviador deore 9v,e nao tem problemas.
o quadro trail,nao sei se permite montar uma bincha inteira,mas podem sempre por um pouco de wd-40 nos terminais das bichas,antes de lavar,e depois um pouco de lubrificante em spray.
o lubrificante em spray em bom para o tempo seco,agora para o molhado,nao dá.passas por um riacho e desaparece logo,enquanto que o wetlube(é caro eu sei) aguenta muito.pelo menos eu senti muita diferença para melhor.
abraço