Fim de semana no gerês

100do

New Member
Espero que considerem este o melhor local para colocar este tópico e espero que sirva para mim e para outros.

A ideia é juntarmos um grupo de colegas da universidade e passarmos um fim de semana divertido. Eu e um dos colegas somos adeptos do btt. Mas a ideia é levarmos as mulheres também. A ideia é irmos durante o mês de Julho ou Julho. 7 pessoas (4 rapazes e 3 raparigas).
Portanto precisamos de alojamento para 7 pessoas e 7 bikes.

Já alguém daqui fez algo semelhante, calculo. Se quizerem contar a experiência agradeço.

Eu só fui uma vez ao gerês, e foi só um dia. Adorei a zona da Mata de Albergaria, a aldeia de Vilarinho das Furnas. Pelo menos esses sitios parecem-me bons para passearmos mas tenho que escolher um sitio estratégico para ficarmos.

Pretendemos ir de carro até lá mas a partir daí bikes, uns piqueniques na mochila e passar o dia em locais bonitos. É claro que não podemos abusar nas distâncias, temos que contar com as limitações fisícas, pelo menos das mulheres. A minha é a única que vai dando umas pedaladas :s

Ah, o único casal que está em dúvida é aquele que conhece melhor a região. Portanto corremos o risco de ir sem "guia".
 

Stargazer

Member
Boas!

Não conheço ainda o Gerês assim tão bem, mas posso indicar-te alguns locais porreirinhos. ALojamento, basta procurar, que tens desde casas de turismo rural a parques de campismo (com bungalows e apartamentos e tudo). Se fosse eu, ficava no Parque de Campismo de Cerdeira, no campo do Gerês. Tens lá Bungalows e tens também apartamentos. As condições são do melhor.

A partir daí, estás perto de várias zonas interessantes: Rio Caldo, Vilarinho das Furnas, Covide (e a Calcedónia), Vila do Gerês, S. Bento da Porta Aberta, Portela do Homem e mata de Albergaria, entre muitos outros.

Para andar de bike, tens a Geira Romana, o GR2 (Trilho das Casarotas, já o fiz a pé) que é um trilho pedestre de 30 km, de grande rota, para 2 dias. Atenção que tem alguns desniveis "engraçados", mas passa por uma série de aldeias interessantes e paisagens muito bonitas. Eu devo lá ir em Abril, passar um fim de semana e vou precisamente fazer esse trilho de bike.

Espero ter contribuido. :)
 

100do

New Member
Contribuíste e muito :wink:

Vou reunindo as informações e quando chegar a altura vai ser bem mais fácil.
Esqueci-me de referir mas pensamos numa casa. A ideia dos bungalows também parece ser boa. Temos que ter em conta que tem que dar para guardar as bikes.
Antes de ir também quero ver as distâncias no google earth.

Já pesquisei para ver se encontrava algum relato de "aventuras" semelhantes mas não encontrei grande coisa.

Edit: Cá está um bom relato: http://www.forumbtt.net/index.php/topic,9287.0.html
O problema é que nós vamos estar mais limitados. Essas distâncias são demasiadas :s
 

Stargazer

Member
Quanto às distancias, o trilho das casarotas tem dois cortes (atalhos mesmo) devidamente marcados nos mapas ao longo do trilho. Podes fazer apenas partes do mesmo.

Em relação ao post que colocaste, também o vou ter em conta em futuras visitas. :wink:
 

madnez

New Member
Exprimenta o alojamento "Geres Albufeira" podes ver na net já lá fiquei 3 vezes e conheço relativamente bem o geres e acho que é do melhor tem para mim as melhores condiçoes.
Um Abraço
 

indy

Member
Eu concordo com a sugestão do Stargazer. O parque de campismo de Cerdeira, no Campo do Gerês, é muito bom e fica muito perto dos locais que mencionaste: Vilarinho das Furnas, Mata da Albergaria... Mesmo para pessoas sem preparação não é difícil fazer por ali uns percursos velocipédicos para visitar esses locais.

Apesar de nunca ter usufruído desses serviços, existem lá perto estabelecimentos que alugam bicicletas.

Há ainda as casas de turismo de habitação. Há umas semanas atrás passei um agradável fim de semana, na companhia de outras famílias, numa dessas casas em Covide e o preço foi muito em conta. Se estiveres interessado em pormenores contacta-me em privado (até porque não sei detalhes, foi a minha mulher que tratou do assunto... :) ).

Já agora, embora de grau de dificuldade elevado, aqui ficam mais alguns percursos que, mesmo sem ser de bicicleta, te podem dar ideias de locais a visitar:
http://www.forumbtt.net/index.php/topic,21730.0.html
http://www.forumbtt.net/index.php/topic,33413.0.html
http://www.forumbtt.net/index.php/topic,33989.0.html
 

RPires

Member
Pois eu estive lá o ano passado e tb gostei muito do parque da Cerdeira, os bungalows e as residênciais pareceram à maneira...
Fiquei com uma enorme saudade de lá voltar, locais fabulosos sem dúvida.Talvez desafie aqui uns companheiros da minha zona para ainda este ano lá voltar e até pode ser que alguém bastante conhecedor da zona (pra fugir aos tradicionais locais de visita) nos mostre os locais mais "escondidos"...
Até pode ser que o Indy se chegue à frente, era baril :wink:
 

100do

New Member
Estive a falar com um colega que foi ao Gerês no fim de semana. Disse-me que aquilo estava tudo a arder. Viu vários incêndios e nem bombeiros se viam. Será possível?????
Gostava de acreditar que ele estava enganado :s
 

RPires

Member
100do said:
Estive a falar com um colega que foi ao Gerês no fim de semana. Disse-me que aquilo estava tudo a arder. Viu vários incêndios e nem bombeiros se viam. Será possível?????
Gostava de acreditar que ele estava enganado :s

Atenção que muitas vezes são queimadas controladas, feitas pelos próprios locais com o intuito de manter a mata limpa. Esta técnica já é usada há muitas gerações, mas no entanto tb é proibida em certas partes do parque natural...
 

amagalhaes

New Member
Eu aconselho a Pousada de Juventude de Vilarinho das Furnas.

Um óptimo local, com diversos tipos de alojamento

- camaratas de 4pax numa vertente mais económica - 11 euros por pessoa com pequeno almoço;
- quartos duplos - 32 euros com pequeno almoço para as 2 pessoas;
- Bungalows para 4 pax com cozinha, sala e tv - 70 euros com pequeno almoço para as 4 pessoas;

e não, não precisam de ter menos de 26 anos para poder usufruir deste tipo de alojamento (se tiverem melhor ainda pois podem tirar o cartão jovem por 8 euros e automaticamente têm 15% de desconto em todas as reservas em pousadas de juventude).

Para quem já ultrapassou essa idade deve adquirir o cartão de alberguista individual (quota de 6 euros anuais) e assim pode usar as pousadas de juventude.

Ainda há outra hipótese de, no caso de se tratar de uma organização, poder aderir ao cartão de alberguista de grupo (quota anual de 37,50 euros) e as pessoas que se dirigem às pousadas de juventude ao abrigo dessa organização não necessitam de aderir ao cartão jovem ou cartão de alberguista individual. (apenas a reserva deverá ser efectuada em nome dessa organização)


Pousada de Juventude de Vilarinho das Furnas
Rua da Pousada, 1
4840-030 Campo do Gerês
Tel: 253 351 339
Fax: 253 352 864
E-mail: vilarinho@movijovem.pt
GPS - 41º45'02,14"N / 8º11'49,44"W

mais informações em www.pousadasjuventud e.pt ou www.juventude.gov.pt

...quase pareço um comercial da Secretaria de Estado da Juventude e do Desporto a tentar vender Pousadas de Juventude :D
 

Ivo

Member
Olá,

amagalhaes said:
Eu aconselho a Pousada de Juventude de Vilarinho das Furnas.

Também já fiquei na Pousada e gostei muito. Mas para fazer refeições procurem outro sitio :wink: .
Mas de resto é muito agradavel.

Hasta,

Ivo
 

amagalhaes

New Member
Tenho de concordar contigo...mas podemos sempre ser nós a cozinhar nos bungalows ou então se for um grupo relativamente grande acordar com o gerente da pousada e fazerem tipo churrascada. Penso eu de que...

PS: Ivo, conheceste a pousada antes da remodelação??? (aquilo depois da remodelação ficou um mimo!!!)
 

Ivo

Member
Olá,

amagalhaes said:
PS: Ivo, conheceste a pousada antes da remodelação??? (aquilo depois da remodelação ficou um mimo!!!)

Conheci, e penso que chegou mesmo a estar meia abandonada. Uma desgraça só!

Agora que estive lá depois da remodelação fiquei com uma excelente opinião! Por isso a recomendei! :wink:

P.S: Tem outra vantagem! :D Não preciso ir longe para se encontrar trilhos. :lol:!

Xau,

Ivo
 
Top