Ferramentas necessárias para montar uma bike

#1
Boas pessoal

Gostava de saber que ferramentas realmente preciso para montar uma bike. Se é preciso grande arsenal ou se existem kits que já têm o indispensável. Eu já tenho ferramentas para desmontar correntes, apertar e desapertar os parafusos da bike (aqueles em forma de hexágono e coisas assim) e mais uma ou duas coisas. Mas parece que é necessário chaves para a pedaleira e outras coisas assim. Podiam ajudar-me?
Não encontrei nada no fórum que me esclarecesse completamente por isso decidi criar tópico.

Ptt e boas pedaladas
 
#2
Para montar uma bike precisas de:

- Alicate de corte de cabos e bichas.
- Chave para o eixo pedaleiro (há várias, vai depender da pedaleira que montares).
- Chave para a cassete.
- Chave torx 25 (se for para montar discos).
- Chaves sextavadas (de vários tamanhos, os mais usados são o 3, 4, 5, 6, 8 ).
- Chave Philips (estrela)
- Descravador de corrente.
- Bomba de ar para pneus e suspensões.
- Massa.


E é tudo!! (partindo do princípio que já tens a caixa de direcção montada no quadro e a aranha na suspensão...)

JP
 
#3
Se não estou errado as chaves para cassete são duas .
Mesmo que não montes tu as rodas tb dá jeito ter uma chave de raios.
Tambem é preciso a chave para apertar os pedais.
Se a pedaleira não for integrada com o eixo, vai ser preciso, embora só para desmontar, um saca cranks.
 

Rush

New Member
#4
Uma ferramenta que eu acho necessária caso a bike tenha o quadro, e não só, em carbono.
Uma chave dinamométrica.
 
#5
Tambem pode fazer falta uma chave allen (sextavada) de 10 para "cranks" de eixo quadrado.
Acho tambem importante ter um jogo de chaves de bocas para cubos, da sempre jeito para afinar folgas nos cubos shimano.
 
#6
Bravellir,

A chave de cassete é só uma! Podes é precisar de uma chave de bocas de 15 caso a chave da cassete que tenhas não venha com cabo integrado. Para desapertar a cassete é que precisas de mais uma chave, para segurar a cassete e poder desapertá-la... mas aqui o tópico é sobre chaves para montar uma bike... não para desmontar... Idem para o saca-crenques... só para desmontar (e depende das pedaleiras, para muitas não é preciso...têm parafusos "auto-extractores").
Os pedais apertam-se com chave sextavada...

Rush,

Uma chave dinanométrica é algo caro... não se justifica para a maioria dos mortais, mesmo com um quadro e componentes em carbono. O truque é apertar até "um bocadinho antes de partir" :wink: :D

Tpereira,

Para os cranques de eixo quadrado a chave é de 8, não de 10!!
Estamos a falar de montar, logo não é necessário chave de bocas para cubos...

JP
 
#7
Sobre a chave de cassete, sempre pensei que mesmo para apertar se devia utilizar a chave de segurar a cassete.
Os pedais, tens razão, tb podem ser apertados por dentro com uma sextavada.
 
#10
Bem já ajuda bastante isso pessoal. Obrigado! Mas agradecia se arranjassem umas fotozitas. Já agora, acho que só a chave para apertar raios não é grande ajuda. Eu tenho uma e não me arrisco a usá-la pois o aro pode ficar todo torto. Mas geralmente as melhores rodas não precisam de apertar os raios muitas vezes, pois não?
 
#11
Deixem-me só acrescentar uma, um alicate de cortar tubos de plastico, para cortar os tubos dos travões.

Podem encontrar em qq loja de canalização (alicate de cortar PEX) ou no Leroy Merlin, claro que tb há especificos...

Relativamente à chave dinamométrica tb acho essencial, custa cerca de €60 e poupa muito o material, especialmente os materiais novos que fazem as nossas bikes tão leves!
 
#12
Eu acho a chave dinamometrica das ferramentas mais necessárias, principalmente em mãos menos ensinadas... Usando-a, é que podemos ver que muitos apertos estão mesmo muito longe do "um bocadinho antes de partir...". Uma mão com alguma experiência pode dar o jeito, mas quem não a tiver, não se encolha a comprá-la. Já se arranjam por menos de 50€, com uma gama de binários suficiente para quase toda a bicicleta, e podem-nos livrar de alguns dissabores (e não é apenas no carbono).

Uma ferramenta, que não sendo essencial (pode ser substituida por um serrote...) é um corta tubo, para o tubo de suspensão e uma lima. Para a cx de direcção, pode-se improvisar uma ferramenta desde que se tenha algum jeito depois para o fazer.

Então e os desmontas para os pneus.... Ainda ninguém tinha referido :p , assim como uma bomba de ar (o melhor é um compressor, principalmente se for para fazer conversões para tubeless, por exemplo) :p lol
 
#13
Concordo com o corta tubo, nas suspensões com tubo de alumínio. Quanto à caixa de direcção a ferramenta para cravar a caixa á cara e usamos poucas vezes, sugiro uma passagem numa oficina da especialidade.

E já agora se estamos a mexer nos travões hidráulicos temos a necessidade tb de um kit para os sangrar.
 
#14
Boas, já agora não conhecem nenhum kit de ferramentas que seja compativel com Shimano ou SRAM para desmontar as nossas bikes?
Tenho visto umas marcas mas não acho que as ferramentas sejam grande coisa. Point Toolset, Wave, conjuntos BBB além de trazerem poucas ferramentas são caros (mais de 100€).
O que acham deste kit: Park Tool SK-1 Home Mechanic Starter Kit?
Só queria ferramentas para as reparações mais básicas: mudar cranks, cubos, cassette, etc.
 
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#16
Boas

Tenho uma chave dinamométrica e gostava de saber os apertos que se deve utilizar na bike, o aperto da k7 e o centerlock normalmente são de 40N.m

Fica a divida as restantes

Aperto da pedaleira N.m?

Aperto do avanço N.m?

Aperto caixa de direção N.m?

Aperto do desviador dianteiro no quadro N.m?

Aperto do desviador traseiro no quadro N.m?

Aperto dos parafusos do suporte bidon N.m?

Etc

Algum entendido que meta aqui valores

Abraço
 
#18
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nesta caixa tem quase tudo

Composição 1 mala de ferramentas com: ferramentas de aperto da caixa de pedaleira Shimano FSA, chave para raios, desmonta cassete Shimano, extrator de manivelas, torno corrente, chave Allen 2/2,5/3/4/5/6mm, 1 chave inglesa, 1 adaptador, 1 chave Allen 8mm, 2 chaves planas, 1 chicote para corrente, chaves cónicas, 1 chave para pedais, 1 philips, 1 chave de fendas plana. Peso: 2260g.