Falta de respeito e de civismo

zykon

Super Moderador
isso é verdade.
No fim de semana numa ida à praia, fiz de carro a estrada paralela à ciclovia que liga a Praia do Osso da Baleia até São Pedro de Moel, e acho que vi mais palermas na estrada que na ciclovia.
 

Joseelias

Well-Known Member
Como referi noutro tópico, ainda esta semana vi alguém de bicicleta na estrada quando num troço de 3km paralelos a essa mesma estrada há uma ciclovia em excelentes condições e absolutamente vazia.

A diferença é que não só ia a pedalar na estrada... mas em contra-mão! E na Nacional 10 numa das zonas mais estreitas (nem berma tem) e movimentadas.

Nesse dia quase metade, ou mesmo metade, dos mais de 10 ciclistas que vi estavam a cometer infracções durante os poucos segundo com que me cruzei com eles num troço de 5km.
 

canuco

New Member
E para passar um atestado de incompetência...estas novas alterações reforçam esse comportamento....até aqui era obrigatório circular nas ciclovias (desde que existissem) agora, os velocipedes podem escolher entre a ciclovia e a faixa de rodagem!!!!!! Tanto investimento público nas ciclovias para isto!!!!
 

miguelcarromeu

Active Member
Claro, como se todos os que andam de bicicleta fossem obrigados a cumprir os caprichos de quem anda nas ciclovias. Os ciclistas profissionais e/ou semi-profissionais, que treinam diariamente, vão fazer o quê? Séries nas ciclovias? Ou vamos criar pistas indoor?

O mundo não é a preto e branco nem gira à volta do nosso umbigo. Lá porque apenas andamos de bicicleta ao domingo ou com os amigos nas ciclovias, há quem queira levar as coisas para outro nível, seja por carolice, seja pelo que for, ninguém tem nada a ver com isso.

É por isso que Portugal era o ÚNICO país da Europa com essa obrigação ridícula e, finalmente, um rasgo de bom senso, acabou com a mesma.

Há lugar na estrada para todos. O que falta é o bom-senso que falaram ali em cima, contrapondo-se a demagogia em excesso de alguns.
 

Meko

New Member
Em alguns sítios construíram ciclovias para proibir as bicicletas lá andarem. Neste país reina a falta de bom senso e o egoísmo, por onde andamos achamos que é nosso, podemos fazer o que quisermos e ainda acabamos por dizer que temos razão.

Pessoas a ocuparem toda a ciclovia acham que é para andar ali a pé e nós, ciclistas, temos de desviar e ainda berram por nós estarmos ali por ser perigoso, tendo mesmo ali ao lado a calçada.
 

Override

Member
Concordo com o Miguel
Eu quando quero simplesmente passear, ou depois de acabado o treino, para descomprimir e andar no maximo a 20km/h vou para a ciclovia, que normalmente está cheia de pessoas a caminhar, e pais com as crianças de bicicleta.
Agora, quando estou a treinar é obvio que não o vou fazer numa ciclovia, não vou rolar a 40 ou 50km/h numa ciclovia, e mesmo que fosse viável por não haver pessoas, muitas delas estão cheias de lixo. Na cilovia espanhola entre Baiona e La Guardia já estraguei um tubular por vir na ecovia, dois cortes no pneu e 50€ para o lixo.
 

NunoMCCII

New Member
É um abuso!! Temos de abrandar, ver, e ainda nos espalhamos por causa destas pessoas na ciclovia! :eek:

1149048_561940893866959_1221699131_n.jpg
 

AlvaroR

New Member
Por acaso é uma coisa que me irrita, ver tanto espaço a volta e os peões andarem todos a passear nas ciclovias. Devem-se sentir atraídos pela cor. Será que os carros tem o mesmo sentimento em relação as bikes na estrada??!! :confused: E por falar em respeito e civismo, ontem a noite comecei a contar o numero de ciclistas que desrespeitavam as regras. O mais básica de todas as regras, LUZ!!!!! É vê-los aparecer do nada, ou ir um bocado mais distraído a olhar pró rio ou a conversar e passar por um de repente e perguntar," de onde é que este saiu?". Felizmente reparo que os grupos maiores já tem essa preocupação. Há um mínimo que tem que ser exigível a todos.
 

commendatore

New Member
O problema é que as ciclovias foram adaptadas em Portugal esquecendo o seu objectivo. Bicicletas. Nessa imagem por exemplo percebe-se tudo.
Não há outro caminho para os peões. Se forem a Central Park NY, há pelo menos 3 "faixas" para bicicletas. E outras tantas para quem quer correr e claro, as normais para andar a pé.

Cá é uma para tudo. E só não lá vemos carros porque são estreitas. Senão era o descalabro total
 

NunoMCCII

New Member
Há mesmo ao lado uma "passadeira" para os peões mas não aparece na foto. ;)

Eu se as pessoas forem a correr até não me incomoda muito, desde que se mantenham encostadas à direita!

O que muitas fazem é ir a correr ou andar aos sss ou então como ainda ontem apanhei na ciclovia que vai do Monsanto para Sete-Rios, pessoal da corrida 3 lado a lado a ocupar as duas faixas da ciclovia!

Infelizmente neste aspecto ainda falta muita educação por cá.
 

commendatore

New Member
Pois eu estava a reconhecer a zona. E pior é qu eum gajo nem campaínha tem (eu n tenho) ou é ao derrapanço ou então é "sai da frente" mas com outros modos
 

AlvaroR

New Member
O problema é que as ciclovias foram adaptadas em Portugal esquecendo o seu objectivo. Bicicletas. Nessa imagem por exemplo percebe-se tudo.
Não há outro caminho para os peões. Se forem a Central Park NY, há pelo menos 3 "faixas" para bicicletas. E outras tantas para quem quer correr e claro, as normais para andar a pé.

Cá é uma para tudo. E só não lá vemos carros porque são estreitas. Senão era o descalabro total
Eu sou do "Nuorte" e tirando alguns sítios, ao lado das ciclovia há muito espaço para os peões. Ate nem me importava que fosse uma via partilhada com quem andasse a correr, por exemplo. O mais rápido passa pela esquerda e encosta. Mas também para ser justo e não estar só a falar mal, temos muito tapete vermelho ca para cima. Para quem quiser dar um passeio, já tem um bons km´s. E estas coisas foram feitas a pensar nisso e não em pessoal que anda a treinar para a volta a Portugal, para isso tem mesmo que ser estrada. E este ano cheguei a ser parado pela policia de bike que andava a multar carros parados nos passeios e ciclistas em zonas proibidas. Nem tudo é mau. Sei que somos todos uns animais ao volante mas com o tempo acredito que as mentalidades comecem a mudar, mas há que fazer por isso.
 

mataburacos

New Member
É um abuso!! Temos de abrandar, ver, e ainda nos espalhamos por causa destas pessoas na ciclovia!


confesso que as vezes (qd são umas meninas jeitosas de costas) me dá uma tremenda vontade de lhes mandar uma bela nalgada...

qt à obrigatoriedade de circular na ciclovia... epah por mim td bem, desde que seja uma ciclovia decente e n aquilo que meteram na av do brasil em que se fica com as rodas quadradas de tanto sobe e desce passeio
 

NunoMCCII

New Member
confesso que as vezes (qd são umas meninas jeitosas de costas) me dá uma tremenda vontade de lhes mandar uma bela nalgada...

qt à obrigatoriedade de circular na ciclovia... epah por mim td bem, desde que seja uma ciclovia decente e n aquilo que meteram na av do brasil em que se fica com as rodas quadradas de tanto sobe e desce passeio

Isso não, tira só uma foto e partilha para vermos essas belas infractoras das ciclovias! :)
 

mataburacos

New Member
hoje fui estrear a nova ciclovia que liga a matinha ao terreiro do paço e devo dizer que me sinto insultado

sinto-me insultado enquanto ciclista por ter de circular naquele tapete vermelho, de frente para o transito, separado do mesmo por um corrimao de 3cm de altura e por ter 20cm de largura de ciclovia qd chego ao viaduto de santa apolonia
sinto-me insultado enquanto condutor por ficar sem uma faixa de uma das arterias mais movimentadas da cidade
sinto-me insultado enquanto cidadão por ver o dinheiro dos meus impostos esbanjado em projectos obscenos que n lembram a ninguem

 

NunoMCCII

New Member
Dasss tanta indignação! :fpalm:

Se não tivessem feito nada provavelmente ias sentir-te insultado por nada fazerem!

Se não gostas da ciclovia vai pela estrada do porto!
 

mataburacos

New Member
foi isso que sempre fiz e irei continuar a fazer
o que foi feito ali n tem cabimento nenhum, especialmente na matinha onde puseram o tapete vermelho NO MEIO do caminho

podiam ter posto aquilo junto ao rio (com as devidas protecçoes), mas não, vai de espetar com aquilo NO MEIO do caminho

é complicado n ficar indignado com tamanha imbecilidade
 

anarciso

Member
Bom dia malta,
Passo nessa ciclovia todos os dias, de manhã e no final da tarde, antes ia pela estrada do Porto de Lisboa que em dias de maior movimento de camiões se tornava um bocado assustador passar por lá mas dava para passar, quanto à ciclovia propriamente dita, julgo que ainda não está terminada, pelo menos na zona de Santa Apolónia as obras continuam mas de facto tem muitos erros que necessitam de ser reparados, tais como os sumidouros situados em locais mais altos e que não escoam nada o que faz com que quando chove a ciclovia fique inundada, os mesmos sumidouros são desadequados para o local visto que tem os rasgos no sentido da circulação o que faz com que as rodas das bicicletas fiquem entaladas nos mesmos e provoque quedas. Penso que essa zona do Armazém 23 e toda a recta que antecede a mesma seja provisória pois a ciclovia vai desenvolver-se onde era a via féria que está a ser desactivada. Essa zona mais estreita penso que seja só para quem vai na direcção do Comércio, como nessas zonas vai em sentido contrário ao transito que quer efectuar inversão de marcha assim fica protegido, os que vem no sentido da Expo assumem a posição normal de circulação. Agora perigo mesmo é o pessoal que vai para ai correr e por vezes aos pares, é que quem vai de bicicleta não tem hipótese de se desviar para lado nenhum, dum lado tem o altíssimo lancil do passeio PARA PEÕES QUE existe ao longo de toda a ciclovia e do outro tem a estrada separado por esses tais tubos o que não é viável transpor de bicicleta. Neste caso específico existe faixas para carros, faixa (ciclovia) para bicicletas e um enorme e bem feito passeio para peões, mas existem alguns analfabetos que insistem em complicar coisas tão simples como o respeito pelo próximo e assim é e será sempre muito difícil viver nesta sociedade. Como é que algumas pessoas têm a lata e de exigir que as respeitem se insistem em não respeitar os outros mesmo em coisas tão simples.
 

nlconcept

New Member
Fala-se em falta de civismo e de respeito dos enlatados para connosco, mas quando acontece o contrário, o que dizemos?
Todos os dias me cruzo com pseudo ciclistas que não respeitam um único sinal de trânsito. É vê-los cortar rotundas a meio, é vê-los passar por cima do passeio quando dá jeito e os peões terem que parar na passadeira para o pseudo ciclista passar e os sinais vermelhos é só para os tótós como eu...
Agora que ando todos os dias de bicicleta da amrgem-sul para lisboa e vice-versa, todos os dias vejo aberrações em cima das bicicletas. Por causa de meia dúzia de gatos pingados, pagam os outros todos que respeitam as regras.
Em relação às ciclovias, existem muitas que servem apenas para inglês ver e que só serviram para ganhar eleições. Contudo, ao contrário de outros países, não vejo qualquer fiscalização a quem usa as mesmas ciclovias.
Na zona dos bares ao fundo da Infante Santo, por trás do Museu do Oriente, temos um largo passeio onde pintaram uma ciclovia. A dita cuja ocupa cerca de 2 metros de passeio, ficando ainda cerca de 4 a 5 metros livre para o pessoal correr, passear ou simplesmente olhar para o céu... Mas o que vocês acham que o pessoal faz? Tá visto o que acontece...
Nestes casos, era bom estar lá uma figura de autoridade para fazer cumprir as regras. Mas se até esses "tipos" gostam de passear feitos armários de peito cheio, a ocupar a ciclovia toda, o que podemos fazer?
 
Top