Falta de profissionalismo...não sei é de quem

Zé Furas

New Member
Pois é pessoal... Detesto ter de fazer isto, mas não quero que mais ninguém seja "enganado"!

O que se passou comigo foi o seguinte:
Na época do Natal, o meu pai disse a mim e ao meu irmão que estaria disposto a oferecer-nos umas bicicletas melhores do que aquelas que temos actualmente, que são mazinhas... :s

Então iniciei a minha pesquisa pelo mercado em conjunto com o meu irmão e, decidimos finalmente! A escolha foi a BH A55k7 Expert Pro LX. Feita a escolha, fomos à procura de lojas que vendessem bikes desta marca. Fomos primeiramente a uma loja em Cernache do Bonjardim, Sertã, onde o senhor da loja me mostrou logo o modelo, acabadinho de tirar da caixa (que eu vi) e que se quisesse então mais outra, demoraria cerca de 3/4 dias a chegar.

Continuei as minhas visitas às lojas e fui, no dia 29/12/2006 à Oficina de Bicicletas, em Caneças. Lá, apesar de o senhor não ter nenhum modelo, garantiu-me que estariam na loja as duas bikes, prontas a levar, na semana seguinte. Eu então fiz negócio nessa loja porque:
1º- Era mais perto para mim, pois sou de Odivelas (a outra da Sertã era no centro, mas não pensem que fui de Odivelas até lá de propósito, tenho é lá raízes por perto...)
2º- Consegui um preço muito melhor, muito bom mesmo.

Chega-se 6ªfeira da tal semana seguinte e liga-me o senhor: "epá, sabe agora ano novo e tal..e agora são os Reis, e lá em Espanha, sabe como é..." e eu compreendi, tudo bem...
Passou-se mais 1...2 semanas! E da loja nada! Liguei para lá. diz ele: "epá, agora a BH fechou para balanço...agora só lá para Fevereiro..." e eu: "mas inícios de Fevereiro?" e ele: "ah, isso é de certeza!" e assim ficou.
Entrámos em Fevereiro... e tive de ser eu a voltar a ligar... e diz-me "epá olhe, não sei o que se passa..."
Fui à loja, disse-me que era a Shimano que não estava a entregar material...
Passou-se mais uma semana... fui lá e diz-me: "olhe chegou um camião com bicicletas mas o "gajo" do selo não estava lá e portanto não puderam descarregar..." mais uma semana...e NADA!

O meu pai foi lá comigo numa das ultimas vezes e disse: "olhe amigo, se até 4ª (a que passou) não estiverem cá as bikes, devolve o dinheiro de sinal"
Esta 4ª já foi ele a ligar. "Olhe, já tenho aqui uma guia (ou lá o que era) que diz que as bicicletas saíram da fábrica..."
Fomos lá ontem, falámos e decidimos até à próxima 3ª/4ª feira, e nem mais um dia!
Pois, é verdade hoje é dia 1/3/2007 .
2 meses para entregar duas bikes que vêm de Espanha...será isto normal? não me parece! O que sei é que alguém está a falhar e não dá para perceber quem... o que revolta ainda mais! :evil:

Será que tudo o que me foi dito é verdade?
Pessoal das lojas aqui do fórum que lidem com BH, é isto verdade? Estão a demorar assim tanto?

Tudo isto é estranho porque, em princípio, o que interessa para as lojas é vender...acho eu.

Abraços

Ps.: Lamento se já existe algum tópico a falar sobre assuntos e queixas semelhantes, mas não vi...e fiz :pesquisa: :mrgreen:
 

Speças

New Member
Viva Zé Furas,

fizeste muito bem vir aqui "levantar o véu". De facto essa situação parece-me mesmo insustentável: há dois meses com uma boa percentagem dos "aérius" no bolso e no que toca à entrega do produto (e consequente satisfação do cliente)... nicles!!!

Acho uma vergonha! E parece-me que essa "casa" deverá procurar rever profundamente a sua teoria de vendas e a atenção (ou melhor, a falta dela) para com os clientes.

Espero que tudo acabe por se resolver e o mais rápido possível, pois esssa situação é de deixar qualquer um "varado da mona".

Comé mesmo o nome dessa "pseudo-loja"???... Buuuuuhhhh!
 

esquilas

Member
Boas

Eh soh pra dizer que algumas vezes a culpa nao eh do vendedor mas sim do fornecedor, se as bikes nao chegam ah loja como eh que querem que ele as venda, pois nao me parece que algum vendedor queira criar uma situaçao destas
 

Zé Furas

New Member
esquilas,
plenamente de acordo, daí o título do tópico.

Mas que existe uma grande falta de professionalismo e até de respeito, lá isso existe. Mas cá está, não sei é quem tem a culpa!
Se ele quer ou não criar uma situação destas... já nem digo nada! Até já pensei que ele tenha refletido no preço que fez e que tenha chegado à conclusão que não lhe ia "dar nada" este negócio. E estar apenas à espera que eu desista...
Se é isto ou não, de facto não sei, mas quem se lixa é sempre o mesmo!
 

pjfa

New Member
esquilas said:
Boas

Eh soh pra dizer que algumas vezes a culpa nao eh do vendedor mas sim do fornecedor, se as bikes nao chegam ah loja como eh que querem que ele as venda, pois nao me parece que algum vendedor queira criar uma situaçao destas

:eek:fftopic:
Senhor Esquilas, é favor traduzir o texto para português :rotfl:
:back2topic:

Zé furas, o mínimo que esse Senhor poderia fazer era uma oferta para minimizar a espera (pneus, pastilhas, bomba p/ suspensão, etc...)
 

Kamari

New Member
Isso também aconteceu com a minha bike e com a do meu irmão, mas eu ainda tive que esperar mais.
Mas nestes casos a culpa maior é do importador. Eu perguntava pela bike e o dono da loja: "o importador disse-me que era para a semana", na semana seguinte " para a semana" e na outra "está cá na semana que vem" , na outra "saiu esta semana de Espanha" e pronto, sempre a mesma coisa mas a culpa é do importador.
O problema foi o que ele também me disse, se ele se chateasse com todos os importadores não tinha bicicletas para vender...
Pior foram as mochilas da Scott, essas foram encomendadas em Outubro, salvo erro, e chegaram bem depois das bikes :shock: :s

Cumps :wink:
 

Bytes

Member
Kamari said:
Isso também aconteceu com a minha bike e com a do meu irmão, mas eu ainda tive que esperar mais.
Mas nestes casos a culpa maior é do importador.

Eu tive esse problema quando mudei de bike... a Factor RR nunca mais vinha, olha comprei uma Prophet. :)

Mas a responsabilidade da venda, em última análise, é sempre do vendedor... quem dá a cara é o vendedor, quem se compromete com o cliente é o vendedor... quem recebeu o sinal foi o vendedor... quem VENDE, é o vendedor...
 

Speças

New Member
Vivam de novo,

concordo com a ideia de que o importador também terá a culpa, mas desculpem-me lá (talvez seja uma questão ignorante) mas, não será interesse de quem tem uma casa/comércio aberta/o deixar os seus clientes satisfeitos???

Se me apertarem os calos a mim e a culpa não for minha, tenho de ir apertá-los a quem me deixou entalado, ou não será?! Também percebo que muitas vezes quem dá a cara (e consequentemente leva connosco em cima, salvo seja!) é quem menos culpa tem, não sei se será o caso...

Agora uma coisa é certa: quem é que gosta de pagar algo que pretende e ter de ficar a aguardar na constante incerteza/impasse??
 

luispereira

New Member
Depois do que li... dou-te toda a razão, eu pessoalmente, quebrava o contrato por falta de cumprimento e obrigava-o a devolver o sinal em dobro... Independentemente de as bikes acabarem por sugir ao não, o combinado já não se irá cumprir...

Ficas com o sinal em dobro e segues para outras paragens...

Abraço
 
Boas,

Também eu comprei uma BH o ano passado, uma A67K... tive 2 semanas à espera... não mais... 2 meses é demais... principalmente numa marca como a BH que vende imensas bikes em série.

Na altura que a comprei... em Setúbal, a bike não estava na loja... o que fizeram foi confirmar a disponibilidade da bike no tamanho que pedi...

Como apenas fazem entregas penso que bi-semanalmente nessa semana já não a mandaram... mas veio na seguinte...

...não sabia da existência de importador...

Agora é possível que tenhas tido azar... mas eu cá desconfiava também...
 

A-tR-oF-iA-dO

New Member
Eu tenho lojas de bikes e trabalho com a BH e a verdade é que desconfio que eles nao fizeram uma boa previsão do crescimento das vendas em Portugal. Tenho um caso especifico em que eles demoraram quase 4 meses a entregar um tamanho especifico de uma bicicleta. Outro exemplo sou eu proprio, que tinha uma d65k6 e quando fui à apresentação das novas BH 07 em espanha em agosto do ano passado, decidi logo vender a minha e ficar com uma d65k7 cuja entrega tinha ficado combinada para fins de setembro de 2007. Vendi a minha, e fui dando umas voltinhas na bike de recurso... Em outubro fui fazer chaves-finisterra, e tive de arranjar uma alternativa viavel porque se eu estava à espera da bike nova, tinha de ter esperado até fins de Dezembro que foi quando elas chegaram!!!

O problema nestes casos é que a competitividade entre os importadores ou distribuidores ainda é mais agressiva do que nos comerciantes e retalhistas, e isso faz com que muitas vezes sejamos enganados e tenhamos involuntariamente que enganar os clientes. Eu há muito que deixei de fazer minhas as palavras dos meus fornecedores, porque depois quem fica mal visto aos olhos do cliente é o tipo da loja quando muitas vezes nao tem culpa nenhuma.

A mondraker factor por exemplo está com prazos de entrega de 1 a 2 meses... quem as tem em stock vende as que tem, quem não tem, até acaba por passar por mentiroso, porque um cliente final vai a uma loja e vê as bikes lá, vai à loja do lado e o tipo diz... "estão esgotadas... demoram um mês a chegar"...

No meio de tudo isto há muita gente sem escrúpulos e com formas de trabalhar bastante duvidosas, mas ainda há gente boa e que sem culpa nenhuma acaba por enganar :)

Saudações.
 
Boa explicação... e pelos vistos vinda de quem sabe!

Gostei especialmente desta parte...

Eu há muito que deixei de fazer minhas as palavras dos meus fornecedores, porque depois quem fica mal visto aos olhos do cliente é o tipo da loja quando muitas vezes nao tem culpa nenhuma.

Se fossem todos assim é que era... acaba muitas vezes por ser esta lealdade que cativa os clientes...

:yeah:
 

esquilas

Member
pjfa said:
esquilas said:
Boas

Eh soh pra dizer que algumas vezes a culpa nao eh do vendedor mas sim do fornecedor, se as bikes nao chegam ah loja como eh que querem que ele as venda, pois nao me parece que algum vendedor queira criar uma situaçao destas

:eek:fftopic:
Senhor Esquilas, é favor traduzir o texto para português :rotfl:
:back2topic:

Diz qual a parte que nao percebeste e eu faço te um desenho :wink:
 

A-tR-oF-iA-dO

New Member
P.S.

Mesmo assim, dependendo do tamanho, a A55K7 pelo menos para mim nao tiveram esse atraso todo, dependendo do tamanho e da cor, devemos ter umas 15 em stock.

Eu no caso dessa loja já te tinha entregue o sinal há muito tempo, ou melhor, raramente peço sinal, o que faz tambem com que seja eu a vitima em muitos casos :)
 

pratoni

Active Member
Eu quando fui comprar a minha bike tinha escolhido um kona kikapu e o gajo da loja disse logo ao inicio que havia dificuldades em arranjá-las mas que ia ver (ou seja, apesar de as vender não prometeu nada).

Passado umas semanas fui lá e ele disse que o importador não lhe dava notícias nenhumas e até comentou que já não sabia se havia de dizer se vendia bikes dessa marca ou não, porque tinha sempre muita dificuldade em consegui-las.

Entretanto decidi mudar de escolha e acabei por optar por uma mondraker pensacola. O gajo foi ao mail, viu se havia disponibilidade ou não no meu tamanho, por acaso havia, encomendei e passado nem uma semana já lá estava a bike para eu a ir levantar.

Sinal? nem nunca ouvi tal coisa da boca dele, e também não me parece que o aceitaria...

Principalmente depois de ter o exemplo de um amigo meu que comprou lá uma stumpjumper e demorou uns 5 ou 6 meses à espera dela (na altura, 2003, ainda não eram tão comuns como são agora)...

Resumindo: não aceitem dar sinal, dizem "ah quer sinal? então vou à outra loja..."

PS: Isto aconteceu em 2004
 

ranger

New Member
Boas
Este é um assunto delicado e como tal, deve ser abordado com alguma serenidade.
O cliente é que não tem culpa que a bike demore imenso tempo a ser entregue. O dono da loja tem de ser rigoroso e cumprir escrupulosamente com a sua palavra. Para isso tem de estar bem informado e ter uma boa relação de confiança com o importador, só assim é que pode dar uma informação fidedigna do prazo de entrega ao cliente.
Eu pessoalmente só compro se houver em stok, salvo raro excepções, prefiro fazer uma pesquisa de quem tem o produto que eu quero e depois vejo, quem faz o melhor preço.
Quanto ao sinal, é complicado opinar, porque na pele de cliente e fornecedor, ambos tem a sua razão.

:roll:
 

Zé Furas

New Member
Olá pessoal!

Estive ausente no fim-de-semana, e só por isso não dei mais notícias.
Desde já agradeço a todos as vossas opiniões sobre o sucedido! :yeah:

A-tR-oF-iA-dO, umas das justificações que me deram também foi que a marca estaria a apostar mais nas suspensão total, ficando as HT para trás... :nsei: :hmmm:
Quanto ao sinal, ele pediu mesmo por já ter ficado "enrascado" antes...

Quanto ao importador, o que me foi dito é que não existe um importador específico como têm as outras marcas, mas sim vários "agentes" em Portugal a trabalhar com a marca.

Mas pronto, parece que pôr aqui o tópico foi a solução... não é que na 6ª feira, o senhor da loja ligou-me ao final da tarde a dizer que as iria buscar no sábado de manhã? :hehe: :hehe: :hehe: Isso é que foram boas notícias! Se soubesse, tinha posto o tópico logo no dia! :mrgreen: :lol:
De qualquer maneira, só acredito quando as tiver posto no suporte para as trazer... :roll: :twisted:

Amanhã (2ª feira) vou buscá-las! :zezus: :zezus: :zezus: Depois digo qualquer coisa!

Abraços
 
Eu já tinha ido a Badajoz buscar uma. Já experimentaram a diferença de atendimento entre uma loja de bicicletas em Badajoz (por ex.) para uma qualquer em Portugal ?? Bolas, é que eles não fazem favores, querem mesmo venderem-nos uma bicicleta.
 

A-tR-oF-iA-dO

New Member
Tens razão, não existe nenhum importador, todos os agentes oficiais da BH trabalham directamente com a fabrica através de um vendedor que é empregado da própria fábrica. E para Portugal, existem apenas dois vendedores, um para a zona norte e outra para a zona sul. Mas são meros empregados da empresa que fabrica as BH. Não representam nenhuma outra marca.

Abraço e boas pedaladas com a tua nova máquina :)
 

BUDJA

New Member
Penso que no El Corte Inglês tambem vendem bicicletas BH. Eu só compro o que há na loja não caio em tangas de "deve estar a chegar" ou "chega amanhã", se não há não se compra ali, de certeza que existe em outro lado.
 
Top