Falha bastante grave no Seguro da FPCUB

O seguro da FPCUB, é muito limitado, mas por 26€ não podemos muito mais. Existem outras seguradoras com seguros mais completos.

Eu fiz a inscrição porque, para obter autorização para andar em determinadas estradas, tenho que ter seguro com responsabilidade civil.
 

sam_pnunes

New Member
Antes de mais as melhoras rápidas ao Fabio e que tudo se resolva rapidamente..

quanto ao resto vou por pontos..

1º não existem estradas principais ou secundárias.. querem a prova escolham uma estrada de que chamem " principal" e depois uma rua que dê acesso a essa sem um stop ou qualquer sinal que dê prioridade aos condutores que circulem nessa estrada "principal" . de seguida de carro ou mota (veiculos motorizados , pois todos os outros perdem a prioridade) entrem na estrada e provoquem um acidente. chamem a policia e depois vejam quem é culpado ou quem paga a quem.. não esquecer vcs veem de uma rua e bateram com um utilizador da dita estrada principal , mas vcs apresentam-se pela direita e não tem qualquer stop ou de estrada com prioridade..

segundo e esta para todos os que detestam os seguros ou seguradoras (esperemos que nunca precisem) , eu costumo fazer esta comparação : porque é que compram bicicletas de carbono ou titanio e todas xpto em vez de uma de aço do jumbo?
sim eu sei , vcs já estão a dizer que são mais leves , mais fiaveis etc etc , mas no entanto não deixam de ser bicicletas certo?
amigos não queiram ter um ferrari pelo preço de um fiat 127 , se pagam pouco tem direito a pouco se pagam mais tem mais regalias como é obvio.
 

mdaniel

Member
De forma a melhor esclarecer os utilizadores do forum relativamente a esta situação coloco aqui a resposta que obtive por parte da FPCUB, informo da veracidade do caso aqui apresentado por me ter sido facultado o relatório de acidente para poder comprovar a informação e mais informo que se alguem quiser receber as condições da apólice de seguro que as tenho digitalizadas e posso enviar por email bastando que me enviem PM com o endereço de correio dos interessados.

Caro amigo,

Conforme solicitado junto enviamos as condições da apólice de Acidentes Pessoais da FPCUB onde pode analisar a existência de poucas exclusões para a generalidade de quem anda de bicicleta numa prática não competitiva, de lazer e manutenção. Recorde-se, contrariamente a outros seguros que conhecemos que têm franquias elevadas logo à cabeça, que o da FPCUB por seu lado não as tem, quer nos Acidentes Pessoais quer na Responsabilidade civil.

É preciso entender que o nosso seguro cobre associados desde os 3 a mais de 90 anos, e que toda e qualquer doença ja adquirida ao longo da vida não pode ser imputada a uma queda de bicicleta qualquer. Por exemplo, se tivermos um resfriamento e como consequência uma pneumonia ao andar de bicicleta, estamos a contrair uma doença sem haver qualquer acidente, como é também o caso de esforços continuados que possam conduzir a lesões que não foram adquiridas em consequência de um acidente de bicicleta.

Como se pode verificar na seguinte citação, retirada de um artigo no google :

“Muitos problemas musculares devem-se ao esforço excessivo ou movimentações bruscas. Os mais comuns são: cãimbras, cansaço muscular, distensões e roturas”, que vêm citados nas exclusões na alinea F, Folha anexa Nº 1.

Verifique por exemplo a participação do nosso associado que na sequência de uma queda de bicicleta fez uma entorse no joelho e cotovelo (conforme participação escrita pelo seu punho que se envia em anexo), veio a ser operado mais tarde nas clinicas da MAPFRE no Funchal, do qual se justifica com o pagamento de 4.987,59 euros.
A situação está clara para a companhia, que o associado em questão teve uma queda de bicicleta, que originou as lesões e o levaram a ser operado.

Em relação à discussão no ForúmBtt, o caso das Protéses (implantes) está fora de questão, sendo apenas a segunda vez em 25 anos, tendo sido as duas em 2009.
Têm sido sempre pagas as reparações de dentes, na sequência de queda.

Ainda recentemente no Barreiro, região do Fábio, num jovem com menos idade do que ele, foram-lhe reparados os dentes, não se tratando de proteses/implantes.

Convém, quando as pessoas se inscrevem na Federação, sendo de todo o interesse, indicarem quais são as mazelas que possuem. Porque temos associados sem um braço/perna, cegos, com óculos especiais e que na sequência de uma queda, estes factores lhes podem vir a trazer complicações.

Em relação ao problema do Fábio, ele não pode ignorar, dado que recebe no clube a que pertence um boletim da FPCUB e que também se encontra disponível na internet para todos os associados, as indicações sobre o que fazer em caso de sinistro.
Convém referir que para um jovem de 18 anos, este é o 3º acidente grave envolvendo automóveis. A primeira coisa a fazer é chamar o 112, como é referido nos meios supracitados, ou se possivel ser transportado por quem provocou o acidente (ou está directamente envolvido) para um Serviço de Urgência Hospitalar Público a fim de receber os primeiros socorros. Torna-se também muito importante obter os dados correctos sobre o acidente e os envolvidos neste, porque no caso em questão, o que foi transmitido no primeiro contacto que o Fábio fez com a FPCUB, foi que o condutor seguia no meio das duas vias (fora de mão) e que lhe deu uma pancada na roda traseira, o que significa que o Fábio, segundo o que disse, já se encontrava para lá do eixo da via. Ao não querer fornecer os dados, de que é obrigado para preencher a participação, pois tem sempre que identificar quem lhe bateu independentemente de quem fôr a culpa do acidente, o associado nunca pode assumir-se culpado baseando-se apenas no seu ponto de vista.

Tendo o Fábio um cartão vermelho da MAPFRE - 24horas, uma das vantagens de que usufrui ao ser associado da FPCUB, este deveria ter entrado em contacto de imediato para este número a fim de ser visto por um médico MAPFRE, antes de consultar o seu dentista privado, pois o Fábio, através do seu seguro de acidentes pessoais, teria direito a toda a assistência clinica, excepto às proteses, necessárias neste caso em particular. Portanto, este e qualque associado em caso de acidente, não pode tomar decisões por si e imputar à FPCUB esta falha grave no seguro, porque infelizmente para nós todos, a sinistralidade é grande. Contudo ao longo de 25 anos muitos têm beneficiado desde seguro, várias familias por morte e vários associados por acidentes muito graves, não achando a FPCUB e todos os que diáriamentes se unem em defesa e promoção do uso da bicicleta, justo, que alguém imponha um código de conduta por onde nos devemos reger todos, conforme a sua vontade.

Esta Federação é composta por gente solidária que já ajudou por exemplo o Paulo Pedro (não associado da FPCUB) a conseguir tratar do seu problema em Cuba, e muitos outros associados a deslocarem-se ao estrangeiro porque o capital se esgotou e não era certamente neste caso que não iria ajudar o Fábio, uma vez que temos conhecimento das suas dificuldades económicas. Agora, conduzir os assuntos da forma como foram expostos no ForúmBTT, criou um mau-estar que nos fez vestir a pele do diabo, a nosso ver injustamente, e por isso deixamos à consideração dos outros a análise deste comportamento.
 

joaor

New Member
mdaniel said:
jol8485 said:
Hérnias de qualquer natureza, varizes e suas complicações, umbagos, roturas ou distensões musculares
Do que me foi dito no que trata a roturas e distenções basicamente são excluidas quando já existe relatório médico de vários problemas sucessivos da mesma natureza sendo anteriores á subscrição do seguro e logo é encarado como um problema de saude e não um acidente. Mas estou prestes a receber a informação detalhada da FPCUB relativo ao seguro da MAPFRE e nessa altura vou fazer a avaliação promenorizada e expor aqui as conclusões.

Sou sócio da FPCUB e no meu caso fiz rotura muscular devido a acidente de BTT e quando contactei a mesma por causa do seguro o presidente informou-me que este tipo de lesões não estava coberto pelo seguro.
Alias, em jeito de desabafo, diria que pelos outros exemplos apresentados para se justificar, parecia estar mais interessado em não accionar o seguro do que em defender os direitos dos associados.
No entanto acho que o seguro pode ser útil nas outras situações (as que não estão excluídas), pelo menos é melhor do que nada.

Melhoras rápidas ao Fabio !
 

Fabio Abreu

New Member
Não é o terceiro acidente envolvido com carros, ja tive tres quedas manhosas, a primeira foi no mato mas so uns arranhoes e tambem no ano passado tive uma queda porque um carro ia entrar noutra estrada e parece que não me viu, chamaram a ambulancia e fui para o hospital mas nao passava de arranhoes e umas dores no joelho, para além da bike ter ficado em mau estado (na altura nao tinha seguro)

Agora com bastante mais calma e cabeça mais fresca volto a escrever.
Desde que a federação me disse que nao pagavam dentistas nem proteses/implantes (ate me deram um exemplo de um acontecimento no inicio do ano e nao me engano) e me foi enviado o contrato que consta isso mesmo eu pensei "que remedio, tenho que arranjar uma solução". Não me informaram que deveria entrar em contacto com a MAPFRE (sim, também "ignorancia" minha nao ter ido ver o cartao da MAPRE) mas de que adiantava. No dia seguinte ao acidente em contacto de novo com a Federação disseram-me que a federação nao iria pagar nada e que a culpa também era minha (nessa tarde por acaso ja eu tinha os dados todos do condutor do carro, pois a federação me tinha pedido no dia anterior). E eu fiquei "revoltado" com a situação. Como o meu irmão me disse que me ajudava nos tratamentos a primeira coisa que fiz foi consultar o meu dentista habitual (particular). Se deveria ter agido de forma mais correcta foi por falta de calma, desespero e falta de informação por via telefonica...
Agora ja la vai mais de 1 semana, e com a ajuda do meu irmao e amigos ando a fazer os tratamentos e ja me sinto bem, tanto é que na 3ªf ja voltei ao curso.
 

MarceloBTT

New Member
Boas.

Vejo que vai aqui uma grande discussão a volta deste assunto.
Um assunto do qual eu não estou dentro. Mas pelo que pode ler, mais uma vez as seguradoras de seguro no o nome.

De qualquer maneira, acho que deves continuar a apertar com eles para que ajudem pois não estamos a falar de 50 cêntimos.

Já sei de casos, em que as pessoas obtém alguma ajuda, dizendo que se o caso não for repensado a informação do sucedido será posto na comunicação social, e para não ver o nome manchado acabam mesmo por repensar e acabar por dar o braço a torcer, mas como já disse, não estou dentro do assunto e posso estar a dizer uma tremenda estupidez.

De qualquer maneira, penso que não deverás desistir.

Muito paciência e cabeça fria pois é preciso, e boa sorte colega Fabio.

Melhoras rapidas e que tudo se resolva pelo melhor.

Cumprimentos.
 
ANTES DE MAIS AS MELHORAS FÁBIO
Não há uma frase que diz que o seguro cobre a invalidez permanente? ai acho que o seguro devia actuar pois a falta de dentes não te permite fazeres um dia-dia normal já que não consegues comer, mas por outro lado diz que não cobre os implantes!!!enfim

JÁ agora se por acaso nos tivermos uma peça da bicicleta danificada e essa peça nos criar alguma lesão o seguro cobre? por exemplo o movimento pedaleiro com folga e essa folga provocar alguma lesão no joelho o seguro cobre? não pois não?

E se cairmos e tivermos uma lesão interna o seguro cobre?

Na primeira situação acho que poderá ser alegada negligencia por nossa parte e ai o seguro por-se de parte, mas na segunda pelo que li e percebi o seguro não cobre?

Boas pedaladas sem quedas
 

ruimssousa

New Member
Olá.

O seguro cobre acidentes de bicicleta.

Se alguém faz uma lesão a pedalar, o seguro não cobre. Mas se faz uma lesão resultado de uma queda já cobre, excepto se for algo que esteja excluído na apólice (como parece que é o caso das próteses).

Se as condições da apólices fossem entregues a quem adere à FPCUB e estivesse disponível no site, toda esta polémica era escusada...


Rui Sousa
 

jol8485

New Member
ruimssousa said:
...
Se as condições da apólices fossem entregues a quem adere à FPCUB e estivesse disponível no site, toda esta polémica era escusada...
...
Concordo :roll: Uma coisa tão simples e obrigatória parece-me. Se fazemos o seguro temos de saber a condições gerais de mesmo :s
 

proque

Member
Em jeito de "pergunta-resposta": "O seguro da FPCUB tem falhas?" - Claro que tem mas, mais qual é o seguro que o não tem? Mais vale um "mau seguro" que "seguro nenhum". Além disso o seguro da FPCUB é o "seguro possível" tendo em consideração o universo vasto de associados, o baixo preço praticado, a inexistência de franquia e a quantidade de acidentes reportados anualmente.

Eu sou associado, se quiser garantir mais, tenho uma solução: contratar um seguro de acidentes pessoais que, obviamente, será mais caro e não cobrirá muito mais que o da FPCUB.

Por isso prefiro manter-me como sócio, não só pelo seguro como pelo trabalho da FPCUB em prol da bicicleta.

"Penso eu de que!"
 

fernanrei

Member
Amigo bguerreiro a tua sugestão não é nada estúpida,pelo contrário,até é muito racional e propositada. É simplesmente o que falta para o segura da federação pagar o arranjo dos dentes.
 

rucaf3

New Member
Então por exemplo...
Na semana passada no Monsanto o pneu da frente furou e ao querer fugir de um pinheiro o pneu enrolou e sai de frente em direcção ao mesmo e resultado: Luxação muscular no ombro com deslocamento da clavícula... Passei a tarde no S. José e recomendaram repouso por 2 semanas, ora a minha duvida prende-se na situação k vou pôr, como a despesa inerente nem foi por ai além e como foi no braço esquerdo o k não me afecta no trabalho, caso necessitasse de ficar em casa poderia eu accionar o seguro? Estarei coberto pelo mesmo?
O meu seguro tbm é o da FPC
 

Kota2wheels

New Member
Fabio, companheiro, as tuas melhoras!

És membro da DECO?
Todos deviam ser...

Talvez valha a pena contares a DECO e pores a questão. Mas se não fores sócio não sei se terás alguma sorte.

Quanto à MAPFRE já fui cliente e os FDP rescindiram o seguro porque 'bati' 2 vezes no espaço de 2 semanas, depois de 25 anos de carta sem acidentes.
Bom, meu caro, acho que está na hora de te borrifares para a MAPFRE.
Acho que está na hora de TODOS OS CICLISTAS borrifarem-se para a MAPFRE.
Rescindam TODOS e justifiquem 'Por solidariedade com ciclistas acidentados sem apoio da MAPFRE'.
Só assim se podem mudar as coisas.

Mas façam seguro, desta vez a olhar para as entrelinhas.
Consultem outras companhias de seguros; penso que nem todas têm seguro mas eu vou cuscar a Liberty, que vi agora que tem um seguro. E como vou ter que fazer pelo menos 2...

Já agora, a FPCUB existe para servir os seus associados? Então façam-no e comecem por redefinir as vossas parcerias com critérios de qualidade e histórico.
A FPCUB ao tem culpas morais mas passará a ter se nada fizer. E se nada fizer então os ciclistas devem tomar atitudes.
Se a FPCUB der o mesmo motivo referido em cima (entre outros) para terminar a parceria com a MAPFRE talvez estes abram os olhos. Talvez...

Caro Fábio:
Não te servirá de grande consolo mas eu não farei seguro com a MAPFRE e só serei sócio da FPCUB depois da seguradora ser diferente.

Alguém tem que tomar atitudes e nós, somos ou não pessoas que tomam atitudes e decisões quando a maioria fica a fazer zapping na TV?????

Pensem nisso...
Abraços
 
Ó Kota2wheels, não estou é a perceber essa história da Mafre e da FPCUB. Onde é que foste buscar que a seguradora que trabalha com a federação é a MAFRE!?

Vai ao site sa federação e vê http://www.fpcub.pt/portal/index.php?option=com_content&task=view&id=38&Itemid=38.

O seguro é feito na Tranquilidade...

Quanto a esse cometário da DECO então nem comento... Cambada de chupistas!

Viva figueiredo!
O tópico reporta ao ano de 2009. Era a MAPFRE a companhia de seguros!
Um abraço!
 

Kota2wheels

New Member
As minhas desculpas pela confusão.
E as minhas desculpas particularmente à FPCUB; afinal fez o que devia mesmo ter feito.

Já agora alguém tem alguma cobertura extra ao seguro standard da FPCUB?

Abraço
 

pegasus

New Member
não li todos os comentários

mas, há diferenças conceptuais entre colocar uma protese e um implante (considerado estético)

muito se pode dizer sobre os custos associados a estas situações ao longo do tempo, a protese por vezes acaba por sair mais cara porque serão necessárias várias ao longo da vida para um jovem, o mesmo não acontece para um octagenário

os seguros, são todos os mesmos.... aldrabões... só querem é receber o prémio

e a FPCUB, nunca percebi muito bem o que faz às quotas, alem da contratação do seguro

como certamente repararam, a bicicleta vem pela direita, no entanto sendo velocipede tem de ceder passagem
assim não seria se fosse veiculo motorizado... é que há condutores que pensam que tem prioridade por andar em ''recta''... país de canhotos :)
 
Last edited:
e a FPCUB, nunca percebi muito bem o que faz às quotas, alem da contratação do seguro

Viva pegasus!
Sou sócio da federação, e felizmente, nunca foi necessário recorrer ao seguro. Federei-me, principalmente pelo seguro, mas, se visitares a página, vais encontrar muitos eventos que já se tornaram marcantes no calendário nacional. Existem alguns bastante interessantes em que a inscrição é, quase, simbólica. Para outros eventos idênticos teríamos de desembolsar algumas centenas de euros (Não digo quais são. Convido-te a procurares, ok?).
Relativamente a problemas de código de estrada, se alguém tem feito algo pela sua alteração tem sido a FPCUB.
... mas isto é a minha opinião, vale o que vale!
Um abraço e boas pedaladas!
 
Top