Falha bastante grave no Seguro da FPCUB

Fabio Abreu

New Member
Boas

Ontem fui dar a minha voltinha de estrada depois de chegar do curso, o destino era Palmela (saída do Vale da Amoreira, perto do Barreiro).
Ainda perto de casa meti-me numa estrada distraído e levei um toque de um carro ja na roda de traz. Estava naquela que se viesse algum carro virava por onde eu vim, pois ao meu lado dto é terra batida e os carros costumam ir dar a volta!

sinistro.jpg


Resultado: Um labio rebentado e os 2 dentes da frente partidos pela raíz.

Fiquei com os dados todos do casal do carro (muito simpaticos e sempre prontos a ajudar) e como estava pertinho de casa fui ainda a pedalar (a bicicleta nao sofreu grandes estragos)
Cheguei a casa e fui para o Hospital do Barreiro, onde demorei mais de 3h para ser cozido (uma vergonha).
Hoje fui ao dentista saber como é que era o arranjo dos dentes e o dentista esteve-me a explicar as 2 hipoteses de arranjar os dentes. A mais barata que so dura 3 a 4 anos, e a definitiva que fica mais cara mas compensa, entre 500 a 600€ cada dente.
Agora é que vem o problema.. Pelo telefone a FPCUB disse-me que nao cobriam o arranjo dos dentes pois é considerado uma coisa estectica. Se fosse uma perna ou um braço cobriam mas como sao os dentes nao cobram!
Ora vejamos, eu nao tenho dentes para ficar bonito, mas sim para comer. Tenho andado a comer sopas e cerelac por uma palhinha.
Pela maneira de ver deles se eu tivesse rasgado um braço e tivesse que fazer uma operaçao plastica, como é uma coisa estetica eles nao cobram!
Não é estetica nenhuma.. É a saúde oral! Isto está correcto?
Já estive no site da federação e apenas diz isto:

- Acidentes Pessoais nº 210 08 911 00006 (válida em todo o Mundo / Sem Franquias):

* Morte ou Invalidez Permanente – 25.750,00 EUROS
* Despesas de Funeral – 2.575,00 EUROS
* Despesas de Tratamento e Repatriamento – 5.000,00 EUROS
* Serviço Hospitalar público ou rede Médica convencionada MAPFRE
* Assistência Médica MAPFRE em Portugal

Eles devem ou não pagar as despesas do TRATAMENTO da minha SAUDE ORAL?

É que os dentes sao uma necessidade, não é cortar o cabelo!

Eu tenho 18 anos, mas ainda estou a tirar um curso e não trabalho e infelizmente nao tenho pai e a mae é doente, vivendo eu na casa do meu irmao mais velho! Não tenho possibilidades de pagar o arranjo dos dentes!

Irei pedir uma fotocopia do contrato da FPCUB para ler aquilo calmamente e por acaso também conheço um senhor que trabalha com advogados (nao sei bem ao certo o que faz) e esta dentro do assunto.

Não adianto mais nada sem saber ao certo de como as coisas funcionam, mas nao irei ficar quieto.
 

bguerreiro

New Member
Boas.
Não há possibilidade de obteres uma declaração em que essa intervenção é essencial para a tua qualidade de vida ou algo do género?
Pode ser que tenha resultado.
Peço desculpa desde já se for uma sugestão completamente estúpida.

Força nisso Fábio.

Cumps.
BG
 

brujo75

New Member
essa é boa estectica !!!! 8) 8) 8)

os gajos para nao pagarem inventam tudo e mais alguma coisa entao os dentes nao servem para comer e sim embelezar.

e depois querem que um gajo se faça socio e pague o seguro !!! ai ai azar de quem precisa dos seguros é tudo uma roubalheira.

as melhoras fabio .
 

Fabio Abreu

New Member
Devo conseguir a declaração.

Ja me enviaram a copia do contrato para o mail e diz que o seguro exclui lesoes musculares, roturas, proteses e etc. Entao o Seguro afinal serve para quê?

Tenho 18 anos, está em jogo a minha qualidade de vida!
 

proque

Member
Fábio,

Antes de mais deixa-me desejar-te as melhoras.

Sem querer-te retirar razão quando falas nos implantes e de que eles são importantes na tua qualidade de vida há, todavia, que ter em conta que, quando contratamos um seguro, deveremos ter em conta as cláusulas do mesmo.

Neste caso, a inscrição na FPCUB confere aos seus associados um seguro de responsabilidade civil que tem, naturalmente, as suas limitações.

Acredita que compreendo, do ponto de vista humano, o teu drama mas se as cláusulas não abrangem as próteses dentárias, mesmo que a sua necessidade resulte do acidente, não vejo como poderás imputar a responsabilidade à companhia de seguros ou à FPCUB.

Ainda assim, o seguro tem uma cobertura razoável, sobretudo se tivermos em consideração o preço da anuidade...

Fabio Abreu said:
Devo conseguir a declaração.

Ja me enviaram a copia do contrato para o mail e diz que o seguro exclui lesoes musculares, roturas, proteses e etc. Entao o Seguro afinal serve para quê?

Tenho 18 anos, está em jogo a minha qualidade de vida!
 

PedroPadinha

New Member
Boas,

Fui eu que falei contigo Fábio.

Na altura não te estavas a explicar bem e tava a ser dificil de perceber como tinha ocorrido o acidente. Nós aqui percebemos que o acidente tinha acontecido de forma diferente e que na realidade tivesse sido o carro o culpado pois teria-te batido na roda de trás (tinhamos pressuposto, conforme o que tinhas explicado que tu terias virado também para a terra batida) e neste caso o carro te tinha batido na roda de trás, o que na realidade não aconteceu.

O croqui que apresentas aí foi fornecido por nós no sentido de ajudar, pois a Federação está do teu lado, e não é a Federação que vai decidir o pagamento do que quer que seja, mas sim a seguradora MAPFRE. No entanto esta como todas as apólices têm condições especiais e particulares. O seguro da FPCUB entre outras coisas, garante até ao limite estabelecido nas condições particulares as indemnizações de despesas de morte e invalidez, despesas de funeral, despesas de tratamento em consequência de acidente directamente relacionado com a prática de actividade desportiva, cultural, recreativa, de manutenção, turismo e lazer, excluindo actividades radicais envolvendo a pessoa segura.

Várias pessoas ao longo de 25 anos têm beneficiado do seguro, e é sabido o horror das seguradoras com quem anda de bicicleta, pois "fogem das bicicletas como o diabo da cruz", pela elevada sinistralidade que provocam.

Este seguro apresenta exclusões, referente à competição, actividades radicais, etc e encontram-se excluidos também as hernias de qualquer natureza, varizes e suas complicações, lumbagos, acidentes que produzam unicamente efeitos psiquicos, doenças de qualquer natureza a menos que seja de consequência directa de um acidente, sindroma de imunudeficiencia adquirida(SIDA), ataques cardiacos não causado por traumatismo fisico externo..implantação de proteses ou ortóteses, e outro sem fim de exclusões como pilotagem de aeronaves, cataclismo de natureza, greves ou disturbios laborais, tumultos...etc.

Todas estas exclusões são inerentes a acidentes pessoais, independentemente se a actividade é de bicicleta ou outra qualquer.

Se um associado nosso tivesse provocado o teu acidente, estarias coberto pela responsabilidade civil que não tem essa exclusão.

Todavia a FPCUB, não é ela que diz se a seguradora assume ou não. Na altura não sabias a matricula do carro, ou o nome do homem, se tinha sido num entroncamento ou cruzamento, e tentamos-te ajudar ao máximo, agora o processo segue para a seguradora.

A pessoa do carro também poderá ter alguma culpa, portanto deverás identificar a pessoa, porque as culpas poderão ser divididas e aí poderá entrar a responsabilidade civil do seguro do carro dele, por isso não desistas nesse aspecto.

As melhoras!
 

Fabio Abreu

New Member
O que me chateia é as exclusoes estarem apenas visiveis no contrato.

Eu por exemplo quando li isto:
- Acidentes Pessoais nº 210 08 911 00006 (válida em todo o Mundo / Sem Franquias):

* Morte ou Invalidez Permanente – 25.750,00 EUROS
* Despesas de Funeral – 2.575,00 EUROS
* Despesas de Tratamento e Repatriamento – 5.000,00 EUROS
* Serviço Hospitalar público ou rede Médica convencionada MAPFRE
* Assistência Médica MAPFRE em Portugal

na altura de me associar pensei (mal) que as despesas de tratamento incluissem todos os tratamentos até esse mesmo valor (por exemplo). Apenas nesta altura que precisei do seguro por causa de um acidente é que me enviaram umas copias do contrato onde falava das exclusoes. (Sim, foi erro da minha parte não ter pedido o contrato assim que me associei)
Hoje ja falei com perto de 10 amigos que têm seguro e nenhum deles sabia que a seguradora nao pagava as exclusoes referidas acima!

É que isto de ter partido dentes não é nada agradavel. Não posso comer a nao ser com palhinha e caso queira arranjar trabalho o aspecto pessoal da pessoa conta muito! Vou ter que dar voltas a cama para conseguir arranjar o dinheiro necessario!
 

biscas

New Member
As seguradoras são sempre assim, têm sempre aquelas exclusões.

Mas pelo que vejo no croqui aqui o culpado é o condutor do carro. A seguradora dele é que devia cobrir os teus danos.
 

Gaija

New Member
Pois agora depende de onde aconteceu o toque. A bicicleta não tinha prioridade.

As melhoras Fábio e que tudo se resolva pelo melhor!
 

bguerreiro

New Member
biscas said:
...

Mas pelo que vejo no croqui aqui o culpado é o condutor do carro. A seguradora dele é que devia cobrir os teus danos.
Boas.
Infelizmente, a não ser que o carro tenha alguma sinalização vertical (STOP, perda de prioridade, semáforos...), a biccicleta é um veiculo sem motor, como tal mesmo vinda da direita, a prioridade é do carro.

Cumps.
BG
 

JorgeSantos

New Member
No caso apresentado "infelizmente" o carro tem toda a prioridade!

Só te posso desejar as melhoras e uns dentes novos.

Já todos sabemos que temos que ler todas as "letrinhas pequeninas" que vêm nas apólices...

Nada tenho contra os profissionais de seguros, mas que os Seguros metem-me nojo, ai isso metem!

Desculpem lá qualquer coisinha.
 

bguerreiro

New Member
biscas said:
O código não foi revisto? Primeiro também não tinhamos prioridade em rotundas e agora já temos

Boas.
Tens prioridade nas rotundas, porque se reparares, todas elas têm sinais de perda de prioridade na entrada.
Cumps.
BG
 

Helder Pereira

New Member
Fabio, apesar de não nos conhecer-mos desejo-te as melhoras e que consigas arranjar solução "legalmente falando" ao teu caso.

Infelizmente tb tive um acidente com alguma gravidade, mas como o condutor (taxista) fez o cruzamento fora de mão foi considerado culpado, estando a companhia de seguros dele a pagar o que deve por obrigação legal.

Ora bem, o teu caso embora me pareça de resolução dificil, poderá ainda ter possibilidade de puderes ter alguma luz verde.

Pelo que contas o acidente não meteu policia (era bom pois ai eles tinham tirado toda a informação necessária do acidente).
No entanto verifico que o veiculo sai de uma estrada pincipal para uma estrada secundária. Aqui desculpem as pessoas que opinaram acima mas o veiculo perde prioridade, independentemente do tipo de veiculo em que vai embater (neste caso a bicicleta).
Depois, e peça importante, não identificas se existe na zona sinalização no chão ou vertical.
Adicionalmente e como disseste que o casal foi "simpático", penso que uma das poucas possibilidades que tens é conseguir arranjar uma declaração amigável com eles. Logicamente que eles poderão ficar com um pé atrás, mas se apelares ao bom senso humano e se lhes justificares que ficas desfigurado sem os dentes necessários à tua vida talvez eles concedam a hipótese de teres essa declaração amigável assinada.
É que penso que com essa declaração o seguro dele pode ser responsabilizado conforme disse acima.

Com a declaração preenchida, entregas na FPCUB e no seguro dele. O problema é que a comunicação aos seguros tem de ser feita em 5 dias uteis após o acidente.

Sei perfeitamente o que estás a passar e só quem passa por situações destas é que entende a dor interna e externa que se sente e do grau enorme de impotência e impunidade que existe por ai. Eu por exemplo ia ficando sem uma perna porque um FDP dum taxista decidiu cortar um cruzamento "fora de mão", cagando para os ciclistas.

Espero humildemente ter tentado ajudar alguma coisa e boa sorte com isso.

As melhoras
Helder Pereira
 

bguerreiro

New Member
Helder Pereira said:
...
No entanto verifico que o veiculo sai de uma estrada pincipal para uma estrada secundária. Aqui desculpem as pessoas que opinaram acima mas o veiculo perde prioridade, independentemente do tipo de veiculo em que vai embater (neste caso a bicicleta).
Hmm, sem querer contrariar não estás a ver a lei ao contrário?


Artigo 31.o
Cedência de passagem em certas vias ou troços

1 - Deve sempre ceder a passagem o condutor:
a) Que saia de um parque de estacionamento, de uma zona de abastecimento de combustível ou de qualquer prédio ou caminho particular;
....
c) Que entre numa rotunda.


Artigo 32.o
Cedência de passagem a certos veículos
...
4 - O condutor de um velocípede, de um veículo de tracção animal ou
de animais deve ceder a passagem aos veículos a motor, salvo nos
casos referidos nas alíneas a) e c) do n.o 1 do artigo anterior.





É triste, mas é assim.
O que ainda é mais estupido.
Se fores numa estrada, e um carro em sentido contrário decidir virar para uma rua à esquerda, embora tu fiques à direita do mesmo, para todos os efeitos tens de lhe ceder passagem, mesmo sendo ele que se atravessa à tua frente.. Estúpido, mas correcto de acordo com o nosso maravilhoso código da estrada.

Cumps.
BG
 

Polegar

Active Member
bguerreiro said:
Helder Pereira said:
...
No entanto verifico que o veiculo sai de uma estrada pincipal para uma estrada secundária. Aqui desculpem as pessoas que opinaram acima mas o veiculo perde prioridade, independentemente do tipo de veiculo em que vai embater (neste caso a bicicleta).
Hmm, sem querer contrariar não estás a ver a lei ao contrário?


Artigo 31.o
Cedência de passagem em certas vias ou troços

1 - Deve sempre ceder a passagem o condutor:
a) Que saia de um parque de estacionamento, de uma zona de abastecimento de combustível ou de qualquer prédio ou caminho particular;
....
c) Que entre numa rotunda.


Artigo 32.o
Cedência de passagem a certos veículos
...
4 - O condutor de um velocípede, de um veículo de tracção animal ou
de animais deve ceder a passagem aos veículos a motor, salvo nos
casos referidos nas alíneas a) e c) do n.o 1 do artigo anterior.





É triste, mas é assim.
O que ainda é mais estupido.
Se fores numa estrada, e um carro em sentido contrário decidir virar para uma rua à esquerda, embora tu fiques à direita do mesmo, para todos os efeitos tens de lhe ceder passagem, mesmo sendo ele que se atravessa à tua frente.. Estúpido, mas correcto de acordo com o nosso maravilhoso código da estrada.

Cumps.
BG
Desculpa mas este texto não me parece que se adeque aqui. ele vai entrar numa estrada rural, segundo o croqui acima colocado. fala ver a atenção. Para todos os efeitos o condutor tem de assinalar a mudança de via e ceder passagem. No entanto vou pesquisar.... para confirmar.

relativamente ao sucedido as melhoras Fabio e penso que a melhor solução passará por falares com o pessoal do acidente e invocares o bom senso deles como diz o Helder.
Abraço
 

fitty77

New Member
A não ser que o senhor do automóvel tivesse um stop ou sinal vermelho no dito cruzamento, no sentido de onde vinha (o que, a avaliar pelo local, não me parece), o nosso amigo Fabio não tem prioridade....

No código, qualquer veiculo sem motor deve ceder a prioridade seja em que circunstância for, salvo se do outro lado estiver um Stop, um vermelho, um agente da autoridade a mandar parar, seja uma saída de um parque de estacionamento ou uma saída de uma bomba de combustivel. Desde há pouco tempo atrás, foi tabém adicionado o conhecido caso das rotundas. Todas as outras circunstancias, uma bicicleta, por exemplo, perde prioridade, mesmo que esteja pela direita (sem sinalizações adicionais) ou mesmo que do outro lado esteja um sinal de cedência de prioridade (aquele triangular invertido).

Seja como for, eu quando ando de bicicleta, por principio assumo que não tenho prioridade em lado nenhum, e apenas quando vejo que o condutor tem intenção explicta de parar é que avanço. Isto porque um pequeno toque, que num carro pouca mossa poderá fazer, mas nos nossos ossos podem fazer muito estrago... Como este caso bem representa.

As melhoras para o Fábio e que tudo corra pelo melhor.
 
Top