Faixa do BUS

deumecri

New Member
Bom dia colegas,
Quero aqui criar um post sobre as faixas do BUS.
Esta semana fui dar uma volta à beira rio (Tejo), mas para lá chegar, tive de me deslocar de casa pela estrada normal até chegar às ciclovias.
Ora, durante esta deslocação, tentei cumprir o código da estrada, salvo algumas excepções, em que passei da faixa de rodagem para o passeio, por achar mais seguro para mim e para quem circulava na faixa de rodagem. O inverso se passou quando, eu apresentava perigo para os peões que circulavam no passeio!
Durante a deslocação nas faixas de rodagem, tentei circular o mais à direita possível, excepto quando mudava de direcção à esquerda e existia uma faixa para tal. Quando circulava pela direita, fazia-o na faixa do BUS, ora, aqui está a minha dúvida, é o mais correcto ou, devo circular na faixa mais à direita sem ser na do BUS? (o que para mim me parece um pouco perigoso!)

Gostava de ouvir as vossas opiniões em relação a este assunto.

Obrigado
Cumprimentos
Deumecri
 

TiagoMAIAC

New Member
Em Portugal existe uma grande dificuldade em diferenciar palavras, daí a maior parte chumbar nos exames de código por simplesmente não entender Português.
Não quero com isto ofender ninguém, nem meter em causa o bom nome do nosso sistema de educação (Cough, cough).
As faixas de BUS são simplesmente faixas reservadas e não interditas. É obvio que não podemos ir no meio a ''transtornar'' o transito dessas mesmas faixas, mas eu tenho uma ideia muito simples em relação à condução de bicicletas na estrada que passo a explicar no 2º paragrafo:

Eu já disse isto aqui no fórum anteriormente e volto a dizer. Embora a quando de um acidente estas novas leis protejam mais os ciclistas, por outro lado fazem com que os mesmos vão dar mais o corpo ao manifesto (IE: metem-se em situações que sabem que fisicamente são o elo mais fraco embora tenham razão).
Portanto a meu ver, qualquer que seja a ação dentro ou fora das regras que nós tenhamos para nos proteger no meio do transito, é mais que valida. Eu conduzo muito diariamente de carro e ninguém me vai negar quando digo que cá somos todos umas bestas a conduzir, nisso somos mesmo um povo de extremos.

Em resumo, se tiveres que andar na faixa do BUS, passeios e sei lá mais o quê para te protegeres das bestas da estrada, eu apoio-te.
Apenas tem atenção à velocidade, e ao espaço que ocupas, porque se ninguém te ''notar'', ninguém te vai mandar parar.

Cumpz
 

Jocas22

Active Member
no passeio é proibido (imagino que sejas pelo menos um teenager), na faixa do BUS só se a câmara municipal autorizar a partilha da via pelos velocípedes. Isto é a lei, e podes ser multado senão cumprires, mesmo que aches mais perigoso não cumprir a lei.
Agora o que cada um faz para além disto já é daquelas discussões que nunca mais acabam e não chegam a lado nenhum.
 

deumecri

New Member
Bom dia colegas
Agradeço imenso a ajuda!!
Para mim, SEGURANÇA em primeiro lugar (sou suspeito em falar nisto ;)), tanto para mim como para os outros, estamos em pé de igualdade!
Como referiu o colega Tiago:
Portanto a meu ver, qualquer que seja a ação dentro ou fora das regras que nós tenhamos para nos proteger no meio do transito, é mais que valida.
penso que seja o mais indicado, pois o perigo não somos só nós, mas também os outros utilizadores.
Caro colega Jocas,
Não sabia que no passeio é proibido :fpalm:(teenager), embora, na minha opinião, achar descabido! Claro está que parte da sensibilidade de cada um, eu sei reconhecer quando apresento perigo para os peões que se encontram no passeio (não sendo supra-sumo, claro!).

Quanto à velocidade e o espaço utilizado, aí sim, é difícil por vezes conseguir manter um meio termo para que não se prejudique qualquer uma das partes.

Obrigado
Cumprimentos
Deumecri

EDIT: Apenas gostava de saber a opinião de cada um, não criando discussões que não tenham solução!
 
Last edited:

calobatista

New Member
O Jocas22 disse tudo. É assim que está em vigor no novo código. Uma pesquisa no google rápida e encontras tudo o que mudou para os ciclistas.
 

Jocas22

Active Member
não disse aquilo por mal mas é que é mesmo assim. Uns andam no passeio, outros não, uns param no vermelho outros não, uns param nuns vermelhos noutros não, uns param na passadeira outros não, etc... etc... Ias ter milhares de opiniões quando no fundo só tens de ter em conta a lei e até que ponto estás disposto a quebrá-la ou não e assumir as eventuais consequências.
 

robertomoreira

New Member
Bem,isto estava parado mas chegou uma noticia fresca

"Os motociclos e ciclomotores podem, a partir de hoje, circular nas faixas de BUS de algumas zonas da cidade do Porto.

O Porto torna-se assim no primeiro município em Portugal a aplicar a nova legislação e a permitir a circulação de motociclos nos corredores Bus, sublinha a Câmara Municipal, em comunicado enviado à agência Lusa.

Segundo a autarquia, esta medida trará vantagens em termos de redução do tempo de viagem, diminuição dos níveis de emissão de CO2, aumento da segurança, redução do tráfego automóvel e incentivo à transferência modal do automóvel para o motociclo.
Os primeiros seis meses serão de experimentação e acompanhados por um estudo da Universidade do Porto que avaliará os impactos positivos e negativos da medida.
Numa primeira fase, o projeto-piloto arrancará nas ruas do Bonfim, Fernandes Tomás, Sá da Bandeira, Formosa, de Camões, António Luís Gomes, da Trindade, do Clube dos Fenianos, dos Heróis e dos Mártires de Angola.
A avenida Fernão Magalhães, o campo 24 de Agosto, a praça da Liberdade, a avenida dos Aliados e a praça General Humberto Delgado integram ainda a lista."
 

Paulo Oliveira

New Member
Como já disseram anteriormente, a partir de 01 de Janeiro de 2014 é proibido circular de bicicleta nos passeios. A excepção aplica-se a crianças até aos 10 anos.
Em relação á faixa do BUS, também diz o novo código da estrada que a última palavra cabe ás Camaras Municipais respectivas. Por isso pode ser legal andar na faixa do BUS no Porto e seres multado se andares em Lisboa por exemplo.
A minha dúvida é se existe algum sitio em que se consiga saber quais as camaras que autorizam essa mesma circulação nas faixas do BUS.

Outra coisa, muitos de nós (todos nós?) andamos anos e anos a reclamar por mais direitos nas estradas. Agora que esses direitos nos foram atribuidos não podemos fugir aos nossos deveres enquanto utilizadores da via pública.
 

robertomoreira

New Member
Essa do passeio não sabia...

Então quer dizer que...Na marginal do rio Douro estão lá os "pescadores" desportivos a ocupar os passeios com as canas esticadas e por vezes quase não se passa,assim sendo não posso reclamar?!

Da próxima que sair á rua vou ter em atenção essa proibição,não sabia de todo...
 

Jocas22

Active Member
parece-me que já antes não se podia circular nos passeios, nada mudou ai.

quanto ás faixas do BUS quando é permitido tal é feito atravês de sinalização, ninguem tem de andar a advinhar. Almada já permite circular de bike em faixas do BUS e está claramente assinalado.
 

TiagoMAIAC

New Member
Ficamos quase como os States!

Nuns estados morres na cadeira eléctrica, nos outros és só sodomizado para o resto da vida.

É exatamente aquilo que disse no segundo post, embora tivessem sido criadas leis e regras acho que prevalece a ''lei do bom senso''. Eu nunca me vou meter no meio de uma via onde tens 3 faixas sendo uma delas BUS com carros a acelerar, a atropelarem-se uns aos outros porque estiveram na cama até ao ultimo minuto e agora têm o puto no banco de trás atrasado para entrar nas aulas. Depois mandam-te uma pazada com um espelho (que parece que levaste uma biqueirada do bruce lee no braço), vais parar ao meio do chão e nem param porque não podem perder tempo dado a reunião que têm a seguir que, espanto, também estão atrasados.

É claro que estou aqui a fazer uma grande novela. Mas quantos de nós já não viu no FB pessoal a queixar-se que tem um amigo numa cama de hospital e está a tentar encontrar o carro que o atropelou?

Cumprir a regras? Sim claro, mas só quando saio de casa olho para a estrada e vejo veículos motorizados a cumprir as regras e andar civilizadamente pelas vias, porque basta ver um tipo a fazer uma rotunda a direito com o pé no fundo que vou obrigatoriamente fazer tudo para não andar na mesma via que essas bestas.

Outra coisa, até os condutores de motociclos já tentaram numa moção à uns anos fazer com que fosse legal para eles circular na faixa do BUS. É claro que no caso deles é mais uma maneira para não ficarem presos no transito (que nunca ficam). Mas mostra muita coisa, que por cá, as leis das estradas dobram-se muito facilmente.

Cumpz, e tenham bom senso. Porque num acidente lembrem-se que são sempre o elo mais fraco.
 
Top