Fadiga do material

grazios

New Member
Boas,
Tenho orbea oiz pelo que sei tem um probelema de seri, que consta do seguinte; o casquilho do quadro na parte inferior do lado da cassete (tração) ganha folga e pouco tempo. já tive algumas opiniões de colegas.o que fiz agora foi por + um casquilho ,gostava de saber é se preciso por massa dentro do casquilho ou ele trabalha de forma directa.
 
P

pjssms

Guest
Como Engº Mecânico há aqui alguns pontos que não estão bem esclarecidos.

A fluência não é um problema que se aplique habitualmente em bicicletas. O fenómeno de fluência existe por exemplo em vidros e olhando para janelas com dezenas de anos pode-se verificar que a parte de baixo fica mais espessa que a parte de cima.
Plásticos e borrachas funcionam com alguma frequência com fluência mas materiais como aço ou alumínio não costumam ser dimensionadas para trabalhar à fluência.
Só em construção civil se tenta estudar o comportamento à fluência para se perceber como funciona antes de entrar em rotura.

Em aviões é normal ultrapassar a tensão limite de fadiga a fim de tornar os aviões mais leves. No entanto ao fim de algum anos é normal todas as peças de um avião terem sido mudadas e tem que fazer inspeções ao fim de um certo número de horas de voo para substituir peças que já tenha fissuras com o tamanho crítico.

Em bicicletas muito leves, topo de gama ou de competição poderá haver este tipo de fenómenos.

No entanto, mais que o uso para o qual as bicicletas foram feitas, o efeito de quedas e acidentes pode fazer pior a uma bicicleta do que ter muito uso.

A rigidez do material tem a ver com a deformação que sofre quando sujeito a determinada força
 
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