Fadiga do material

:roll:

Bem...

Eu falo de cor, pois já la vão uns anos desde a mecânica 101 ( e a 102 e a 103... ) mas a fluência pode ocorrer em qualquer temperatura acima do zero aboluto...

E sim, a fluência ocorre à temperatura ambiente...
Podes não acreditar mas olha que se testam materiais a operar a temperaturas acima de 25 ºC para ver a sua resitência a fluência...
 

P.M.

Member
Sim, é verdade. A fluencia também tem a sua influência (ena, uma graçola...).
Sem querer ofender, a tua mecânica 101 peca bastante...
Já agora ao que te referes por absorção? É que se for resistência às vibrações estás completamente errado... Se for resistência a tensões também não tem muito sentido...

As minha mecânicas de sólidos, materiais, comportamento mecânico dos materiais e afins já lá vão há uns tempos... mas ainda fiquei com uma certa base...

P.M.
 
Não leves a mal o que te vou dizer, mas se por um lado muita coisa está correcta, também te falta ai muitos outos pontos... :|

Eu chamei a atenção para um ponto que pode, ou não, ser importante.
E sim testam-se materias à temperatura ambiente devido aos efeitos da fluência.
Se não sabes o que é, olha não te rias... :roll:
 
Idiota, estúpido ????? :evil: :wtf:

Bem eu sou idiota, e vocês além de idiotas não sabem ler...
No que está abaixo qual foi a parte que não perçeberam ?

António13_PT said:
com o calor baixa a resistência à fadiga e baixa o numero de ciclos de carga necessários para a rotura.
Não sei em quanto, mas provavelmente ainda baixa um bocado.

Ou seja salvaguardo o facto de poder estar enganado.
Ao contrário de vossas excelências que obviamente sabem tudo.

Quanto à sabedoria popular, já que sabes tanto, também deves saber que as jantes de alumínio Mavix SL, são para pessoas com um peso máximo de 75 Kg, e existe pessoal com bem mais que esse peso a andar com elas.

Assim que se sentam em cima da bicicleta elas estão sujeitas a uma tensão maior do que aquilo para que foram projectadas.

Quando eu falei na fluência pensei nisso e no facto de os cabos eléctricos de alumínio serem testados à fluência quando actuam a temperaturas ambientes.

E como a fluência não tem nada a ver com ciclos, falei nela.

A definição de fluência é : Deformação no tempo, activada térmicamente, a carga ( ou tensão ) constante.

Assim como em alguns quadros de competição de tão finos que são isso também pode acontecer.

Ou não...
Eu não posso afirmar de certeza, e nem o estou a fazer.

E sim os tubos de maior diâmetro são piores para a fadiga.
E digo isto porque peças maiores menos resistentes à fadiga

Por isso ó tkul antes de me chamares estúpido informa-te melhor.
É que falas com um conhecimento de causa que ainda deixa mais a desejar que o meu...
Tu obviamente com não leste nem ouviste falar em nenhum lado, nasces-te ensinado...

O resto dos utilizadores que me desculpem a má educação, mas não gostei nada dos comentários...
 

Bravellir

New Member
Isto até estava a ser interessante, incompreensivel mas interessante. :lol:

Parem lá com esta discussão que não leva a lado nenhum e voltem á tal "incompreensivel mas interessante" senão ainda são obrigados a andar de castigo os três amarradinhos com um cabo de meio metro durante o encontro do forum :mrgreen:
 

kochab

New Member
Gostei muito deste tópico :yeah:, para quem não é da área de mecânica é um pouco técnico :sabichao:, mas se lido com atenção percebe-se perfeitamente e fica-se com uma ideia resumida, aqui para o final é que notei uma certa "fadiga" que provocou umas "fisuras", não no material mas nos intervenientes :rotfl:...
 

José Carlos

New Member
Heeeiiiii!!!! :wtf: Que agressividade, srs. inginheiros.... :twisted: :lol:

Pessoal, tenham lá calma. Como já foi dito este tópico até tem o seu interesse,
mas não o deixem descambar e passar à ofensa pessoal.

:flame: :ko:

Reflitam um pouco antes de responder, mesmo que vos pareça uma provocação.
Provávelmente estão todos com a razão, simplesmente estão a expor os vossos pontos de vista de formas diferentes.

Pelo que vejo há aqui muita gente com excelentes conhecimentos :sabichao:, não os despedicem em discussões desnecessárias.

Vá lá, não façam a vida mais difícil aos moderadores nem nos façam sacar do lápis azul... :mrgreen: :wink:

Abraço a todos!

P.S. - Não percebi esta:
tkul said:
Se é isso que o forum quer, por mim, é melhor!

Isto já fluiu melhor... :assobio: :mrgreen:
 

air

New Member
Na minha humilde opinião de estudante de Eng. Mecânica, falando em alguns assuntos que aqui foram falados:

1. Fadiga: Como já foi dito tem a ver com o números de ciclos a uma determinada tensão (neste caso variável) a que um material está sujeito. Penso que as bicicletas, pelo menos estas mais caras estejam dimensionadas para vida infinita como já foi dito, na ordem de 10^6 ciclos. De notar que onde existem variações de geometria (furos, variação de secções, etc) existem concentrações de tensões, sendo pontos criticos para o dimensionamento de qualquer peça.

2. Fissuras: Este é o defeito que provoca o colapso dos materiais. Podem ser provocados pela fadiga do material ou por defeitos de soldadura. Este defeito nunca é permitido numa soldadura (podendo em alguns casos ser permitido poros ou inclusões sólidas por exemplo). De notar que um material com uma fissura irá acabar por ceder, mesmo não chegando à tensão de cedência.

3. Fluência: Foi dito algures em cima que a fluência tinha a ver com ciclos como a fadiga. Isso está errado. A fluência ocorre quando a temperatura se eleva, materias sujeitos a cargas que não causariam deformação permanente à temperatura ambiente, começam a fluir. Trata-se de uma deformação lenta e continua com o tempo.

Acho que se utilizarmos as bikes para o que elas foram projectadas (não pegar numa de XC e ir para uma pista de DH) nã teremos de nos preocupar com nada. Claro que daqui a 20 anos as propriedades do material já não serão as mesmas.

Espero ter ajudado alguma coisa e se errei em algum lado por favor avisem.
 

José Carlos

New Member
tkul, o que "O Fórum" quer (e aqui "O Fórum" refiro-me à sua equipa de gestão, neste caso representada por mim)
é que pessoas como tu e outros utilizadores, continuem a frequentar este espaço e contribuam da forma positiva e enriquecedora como têm feito,
transmitindo a todos nós, leigos em algumas matérias, os seus conhecimentos. :wink:

O que "O Fórum" não quer, é que andem todos a trocar insultos e "azevias" transformando tópicos interessantes,
e o próprio fórum, em discussões estéreis (gosto mesmo desta) e que promovem uma má imagem fazendo com que pessoas
igualmente interessantes percam a vontade de continuar a participar e o vão fazer noutros locais onde "aparentemente" isso não acontece (isto não fluiu lá muito bem). :lol:

Atenção, que não estou a dizer que és tu, ou alguém em particular, o responsável por isso.

Mas como dizes, isto da engenharia... :tungas:

Ainda bem que as bikes não têm parte electrónicas, senão entravamos nós os "electrões" ao barulho
e então aí... mec. Vs Elect. Ui!! Ui!! :cadeirada: :cadeirada: :ko:

Atenção que eu não sou eng., mas tenho que vos aturar... :lol: :lol: :lol:


Obrigado a todos pelas vossas participações! :wink:

Abraços!
 

golfinho2

New Member
Bem, se começa a ferrugem contra os electrões não há servidor que resista!

Voltando à carga na fluência e tentando resumir:

Fluência é: quando na presença de uma carga constante no tempo a deformação (que deveria ser também constante) aumenta progressivamente no decorrer do tempo!
Qual o efeito da temperatura?? É mais fácil que a fluência ocorra a temperaturas mais (quanto?) elevadas em relação à ambiente, mas não quer dizer que em alguns casos não ocorra à temperatura ambiente.

Abraços e beijinhos (se bem que elas não devam estar muito interessadas neste tópico)

Rui
 
:eek:fftopic:

Da parte que me toca desculpem lá qualquer coisinha. :mrgreen:

Mas se de facto fui algo mal educado, também é verdade que a coisa até nem foi tão má assim, atendendo à hora a que escrivi, e já estar meio ensonado. :mrgreen:

E por outro lado estas siituações também são boas de acontecer.
Ninguem é perfeito, errar é humano ( existem pessoas mais humanas que outras ), e o importante é aprender alguma coisa com isto.

Nem que seja numa situação futuras saber lidar melhor com uma situação idêntica que aconteça. Saber não nos chatear-mos e sobretudo não chatear os outros.

Afinal um fórum deve ser de todos e todos devemos contribuir para a o seu bom ambiente.

:cheers:
 
Eu não, que acho que ainda chumbava... :twisted:

Eu não li isso, mas tens razão. :podio:

Já falas-te de fadiga Oligocíclica ?
Se não, pesquisa e depois informa a malta. :mrgreen:


PS - Estou a brincar, mais não, que eu já estou fatigado disto... :zezus:
 
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