Ex. Stumpjumper -> Bergamont LDT 29er (pag.6) do PowerMax

PowerMAx

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Obrigado pelos vossos elogios a máquina, estou realmente satisfeito com o resultado final e é relamente uma grande diferença para a RR. Existem alguns pontos a melhorar mas são apenas afinações.

sir_Moreira arranjei-os em promoção numa loja online de conhecimento geral, mas já não estão lá, existem sim os elixir5 mas estão mais caros que o que dei por estes. De qualquer forma se fosse agora tinha ido para uns elixir9 que estão também numa loja online com um preço bombástico. Se quiseres saber mais promenores de lojas e preços manda PM e digo-te onde os podes arranjar, visto que aqui não pode-mos colocar essas informações.
 

PowerMAx

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Bem estou a ressuscitar o tópico para colocar aqui as ultimas alterações que a montada sofreu, uma já esperada outra não.
Como já tinha dito alguns posts atrás o espigão da specialized que tinha estava com defeito de fabrico, a peça que segura o selim que é cravada (colada) ao tubo girava dentro do tubo. Foi para garantia, e enquanto esperava pelo novo, foi-me emprestado um tomson elite com curva no tubo. Vei-o mesmo a calhar pois o meu espição era completamente direito e achava que o selim mesmo todo puxado para tras não era sufeciente. A posição em cima da bike não era a melhor e a pedalada também não era a correcta, e estava certo porque com este espigão da tomson consegui um melhor rendimento e posicionamento. Já estava então com ideias, de apesar do espigão da tomson ser usado troca-lo pelo novo que me iriam dar da garantia. Mas quando vou a loja porque já se encontrava o novo vejo que o espigão que tinham para me dar, tinha o mesmo deslivel para tras que o tomson, maravilha. Assim sem gastar €€€ fiquei com o problema resolvido e mais leve que o tomson... mas mais pesado umas gramas que o outro que tinha. É o que está na foto abaixo.


dsc00274v.jpg


Foi montado e testado este fim-de-semana e o espigão está aprovado, fiquei inicialmente renitente com a cor, mas não ficou mal na bike.

Só que como do que restou da RockRider era o Selim, Fizik Nisene, foi o unico compontente que tinha sobrevivido as estes 7 anos de uso, trocas e baldrocas. E apesar de gostar bastante dele e me sentir bastante confortável já tinha ponderado troca-lo por um BG, mas trocar por trocar não fazia sentido, fui deixando andar. Até que este domingo consegui numa queda bastante aparatosa (com direito a uma visita ao hospital para verificar a estrutura ossea, de onde não houve estragos, mas prevejo uns tempos com dores na zona toraxica), fazer com que o selim entregasse a alma ao criador, resultado de um carril empenado.

Ontem depois de chegar dos RX's estive a ver o que me interessava, desde selle italia SLR, smp, e o BG que está na foto abaixo (paixão antiga :cool:), entre ponderar outros selins que já tive oportunidade de testar (ex. prologo, etc.) e a escolha, talvez meio com a razão e o coração, a escolha foi mesmo para o BG phenom e precisamente na cor castanha por ficar bem com a restante montada já existem modelos novos mas continuo a gostar desde modelo, e como o preço era mais baixo melhor ainda. Ainda não tenho foto com o conjunto mas logo que tire coloco aqui.



Espero ter as alterações na bike terminadas a não ser quando o material que está montado apresente desgaste, e não por situações como a do selim.
 

essence_s

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Isso das quedas tem destas coisas, por vezes força-nos naqueles upgrades que andamos a pensar á decadas!
Só acho aque deverias ter optado por uma cor mais neutra(branco ou preto) pois acho que esses selins em castanho e beje só ficam bem em projectos "old school".
 

PowerMAx

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É verdade essence_s as quedas tem destas coisas, mas não sei se será um upgrade, pois o fizik nisene é um excelente selim e dava-me bastante bem com ele. Espero que com a compra do phenom manter a mesma qualidade a ver vamos, darei depois aqui a minha opinião. Pelo que li pela net e por opinião de alguns companheiro do meu grupo que usam ou já usaram é que é um bom selim mas requer algum calo, mas penso que aí não vou ter problema hehehe.
Quanto a cor percebo o que dizes, e até digo mais numa futura montada onde troque apenas o quadro por exemplo corro o risco de este selim destoar devido a cor, será o mais certo. Mas... apesar de o meu gosto recair entre os brancos/vermelho/pretos no embelezamento da bike ou no próprio quadro, neste quadro nem tudo fica bem aquele champanhe é bonito (minha opinião claro, deve haver quem não goste) tive alguma dificuldade em escolher cores para ali. Claro que tanto o branco ou o preto ficavam bem na bike, mas o branco em btt para mim está fora de questão, por exeperiencia própria no passeio Alvadade/Porto Covo deste ano onde ouve lama com fartura tive o azar de levar um prologo branquinho, bonito mas só até ficar castanho, e vi-me e desejei-me para voltar a dar-lhe a cor original, que não consegui ficou branco, mas aquele branco vivo já era.
O preto não havia, e depois a escolha do castanho como disse já era uma paixão antiga, tive oportunidade de ver uma montada igual a minha com um selim igual e gostei bastante do resultado. Depois coloco aqui o resultado final.
 

PowerMAx

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Como prometido aqui deixo aqui as fotos com a montagem do novo selim. Se com a troca do espigão de selim a bike engordou cerca de 20g agora com a troca de selim emagreceu cerca de 100g.

Fizike nisene - 310g



Specialized BG Phenom - 211g



Montegem final






Já agora uma situação engraçada que se passou comigo com a compra deste BG, sempre usei o fizik nisene que é um 130mm e só no inicio é que sentia algumas dores ao fim de alguns km, mas fui ganhando calo e passei adorar o fizik mesmo em distancias acima dos 100km, mesmo com outros selins que tive oportunidade de experimentar todos eles 130mm não me faziam diferença.
Na loja da Specialized onde comprei este BG pedi para me tirarem a medida do selim ideal para mim, lá fui eu sentar-me na "almofada" e qual não é o meu espanto quando o rapaz da loja me olhando para este BG que eu já tinha na mão que para mim deveria ser um 155mm, mas como neste tipo de selins esta medida não existe (penso que os smp tem estas medidas enormes), pelo menos um 143mm. :confused:

Bem como na loja por acaso existia um fizik nisene acabei por compara-los e apesar de serem os dois 130mm o BG acaba por ser mais largo devido a curvatura que o nisene faz. Ontem depois de montar o selim, sentei-me e sente-se a diferença de um para o outro agora resta saber como se dá o meu rabo com este novo selim... logo que faça o teste deixo aqui a minha opinião.
 

essence_s

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Não ficou nada mal, contudo agora parece que falta qq coisa em castanho na parte da frente da bike, talvez uns punhos.
Sim, é verdade que os selins têm medidas especificas que muita gente n liga e depois fartam-se de queixar do ..respectivo!
 

PowerMAx

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Essence_s pensei o mesmo com o selim montado, mas tirando os esi grips que existem em várias cores não estou a ver outra marca, se souberes de alguma agradeço-te, eu estou habituado ao WCS e quero continuar pelos punhos em esponja, mas dar o valor que pedem por uns esi não estou para aí muito virado, ainda para mais depois do que vi na queda que dei o fim de semana passado, em que os wcs com 300km já estão rasgados...
 

essence_s

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Pois, os punhos de esponja são muito confortaveis mas têm esse problema.O melhor mesmo é n cair!!
Sei que havia uns da marca da tua bike, mas em borracha castanhos..e sim os easy se quiseres abrir os cordões á bolsa, mas n caias com eles!
Outra coisa que deverias procurar tb, um guiador com menos elevação ia dar outro ar á bicicleta, isto já para n falar num recto com recuo para tras...
 

PowerMAx

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Sim de borracha existem alguns em castanho, mas prefiro o conforto da esponja.
Quanto ao guiador para o tipo de utilização que faço é o guiador que me dá mais confiança, tenho maior controlo. Mas obrigado pela sujestão essence_s. Acho que só me vejo a utilizar um guiador recto numa rigida e até mais curto que este, mas não para o tipo de btt que faço agora.
 

PowerMAx

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O tópico tem estado um pouco parado, mas a bike e o biker não :D. Apesar da bike mais utilizada neste momento em treinos pertencer ao grupo das fininhas pois os treinos assim o exigem pelo menos uma vez por semana a stumpjumper tem que mostrar trabalho e até porque estou em fase de ultimas afinações para o grande objectivo/desafio para a bike/rider que se aproxima a passos largos.
Então relativamente às ultimas alterações forçadas as mesmas aprovaram, o selim apesar de requer algum calo mas sendo mais largo na parte traseira que o Fizik dá um maior apoio o que será uma vantagem nas grandes tiradas e o espigão com a curvatura veio provar a ideia que tinha no melhor aproveitamento da pedalada com a distancia da ponta do selim ao eixo pedaleiro.

No ultimo fim-de-semana foi altura de um novo teste, nunca tinha andado com tubeless e visto que tinha que mudar o pneu de tras devido ao que lá estava já estar careca, procedi a alteração, como as jantes Red Metal 5 serem convertiveis para este sistema foi colocar mãos a obra. Mas o processo não correu da melhor maneira. Porque???? Porque seguindo a lógica (não tinha lógica nenhuma, já vão perceber porquê :cool:) coloquei a respetiva fita por cima da já existente com uma fita de cola dulpa face e vai de meter o pneu novinho em folha (nobby nic). Passo seguinte ir até uma bomba de combustivel para utilizar um compressor para facilitar o processo de colocação do pneu. E... meus caros depois de meter cerca de 4bar no pneu e enquanto analisavamos (sim estava com o amigo meu com experiência no processo) verificamos que uma zona do pneu ainda não estava no devido local, mas com a pressão e devido há baixa parede lateral da jante devido à fita colocada o pneu na altura da expanção para o local correcto, literalmente rebentou... sim lá se foi um pneu com 0 km para o lixo, não rasgou em nenhum lado, apenas o rebordo do pneu (onde em pneus de arame se encontra o mesmo) ficou todo retraçado. Bem partiu-se para outro pneu cedido pelo meu amigo, um Kenda, mas o processo repetiu-se, e mais um pneu para o lixo... O meu amigo estava perplexo, com tantos pneus montado em tubeless nunca tinha assistido a tal situação. Foi então que vimos que o problem estava na jante... Se a Red Metal 5 dá para utilizar como tubeless, decidmos fazer o ultimo teste, retirar a fita aplicada, deixar a que vinha de origem e apenas colocar um pipo de tubeless. Colocado novo pneu, neste caso um continental race king, e foi a 1ª, pneu cheio foi logo ao lugar, depois foi vazado novamente, colocado No Tubes voltar a encher e voia lá... conversão feita... ou não... porque se não utilizamos nenhum processo de conversão chega-mos a conclusão de que estas jantes são tubeless, o vedante não saiu pelos raios. Já foi testado no sabado e no domingo, mas a jante devido aos dois rebentamentos ficou empenada, mas já foi reparada. Agora resta arranjar um novo pneu para tras porque o que lá está já apresenta algum desgaste e para a frente ainda não sei se faço já a mudança para tubeless e coloco o conjunto (que estava curioso por testar) todo continental, race king atras e Mountain king na frente. A ver vamos, o pneu da frente está novo...


Agora mais uma critica aos travões que tenho nesta montagem, travão bem sim, mas são demasiado progressivos, muito esponjosos, não posso dizer que sejam maus travões, mas não são de todo o tipo de travagem que pretendo, gosto mais do tipo de travagem do Formula R1 se é que me faço entender, ou dos que já tive oportnidade de testar os Avid Elixir 7, penso que as versões superiores sejam iguais ou melhores. Também já ouvi que os shimano XT ou XTR tenham a travagem que procuro. Aceito sugestões e opiniões de quem tenha ou já os tenha testado. Será uma troca em vista a curto prazo.
 

essence_s

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Isso é que foi mandar pneus para o lixo!
Para a proxima experimenta colocar um pouco de agua com sabão nas laterais do pneu para que ele salte mais facilmente para a jante, sem rebentar!
 

PowerMAx

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Essence-s, não levou agua, levou mesmo vaselina liquida ;), mas o problema não estava aí, estava na altura lateral da jante que é bastante curta com a fita de conversão e quando o pneu saltava, com a pressão saltava mesmo fora e estragava o pneu.
 

silvaalves

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boas olha que esse banco que tu tens e para estar quase nivelado e nao como tu tens o teu esta um bocado com a frente muito para baixo abraço
 

PowerMAx

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Silvaalves, é verdade sim sr. na altura o selim não estava devidamente regulado (nível). Este FDS tive oportunidade de constactar que este selim tem que estar mesmo direito.
 

PowerMAx

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Estou de novo actualizar o tópico para dar os meus 5 centimos acerca do selim.
A troca do selim foi forçada por uma queda que fez com que o meu fizik tivesse que ir para a prateleira :(. Este BG Phenom era uma paixão antiga e lá teve que ser, mas numa altura complicada devido ao apróximar de uma prova epica e com pouco tempo para me habituar a ele. Tive pouco tempo para fazer kms com ele antes de ir para a prova, e lá fui eu a medo a pensar que no segundo dia já não me conseguia sentar. Tive o cuidado de nívelar bem o selim coloca-lo na posição correcta e a coisa correu bem, e aprovou. O fizik deixa algumas saudades pois era mais confortável, este requer alguma habituação e para quem tem poucos kms de bike pode fazer mossa.
As 3 posições do selim são façeis de encontrar e em longas distançias permite o sentar mais atraz que devido a sua largura (mais largo que o Fizik apesar de terem a mesma medida) acaba por dar maior apoio.

Deixo-vos aqui uma foto do conjunto.

 

PowerMAx

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Boas,

Está na hora de voltar a pegar neste tópico, pois houve uma troca de montada e e chegou ao fim a relação com a specialized FSR que tão bons momentos me deu e muitos kms, sensivelmente 6650kms.
A FSR é uma bike super divertida, mas os meus objectivos não se enquadravam com os mesmo para os quais a FSR foi feita, como tal a troca foi radical. Abandonei as full suspencion em aluminio com cursos de 140/120 e passei para uma rigida carbono 29er.

A escolhida foi a Bergamont Revox LTD:







O modelo é a Bergamont LTD mas com algumas alterações:

Quadro : Bergamont Revox LTD
Susp : FOX CTD 100mm
Rodas : DT Swiss 485D com cubos Sram
Travões : Elixir 5
Desviador Trz : XT
Desviador Frt : SLX
Shifters : SLX
Pedaleiro : XT (transitou da FSR)
Caixa de Direcção : Cane Creek 40/10 Series, ZS44/28.6/H8 | ZS56/40 (tapered)
Espigão : FSA k-Force Carbono
Guiador : FSA K-Force Carbono Recto 660mm
Avanço : OS-99 CSI STEM
Suporte de bidon : FSA K-Force Carbono
Selim : Essas Extreme-P GX

Já foi feito o primeiro teste no Arruda - Atlantico no passado domingo mas vou aguardar mais uns kms para ir falando do material.

Logo que tenha fotos em condições coloco aqui, pois estar foram de tlm e com pouca luz.

Já agora a bike tal qual está com o gps pesou 10,9 kg, depois com as camaras de ar de gel ficou com 11,4 kg
 

PowerMAx

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Obrigado Renato,

Os projectos para a Bergamont... Não havará grandes alterações ao que existe.
Foi uma mudança radical na troca de bike, pois passar de 26 FS para 29HT, onde o conceito de bike é diferente posição diferente, diferença de pesos a rondar os 2,5kg a menos para BGM.
Mas o btt que pratico neste momento não se enquadrava com o tipo de bike que tinha, uma bike mais virada para all mountain, com cursos interessantes de suspenção e amortecedor. Uma bike bastante divertida em trilhos técnicos. Mas como tenho apostado em ultra maratonas e provas por etapas, onde se devoram kms atrás de kms, sentia-me limitado pela bike.
Tanto pelo peso que ao fim de uma centena de kms já se fazia sentir nas pernas, como até pela própria posição de condução que apesar de ser mais confortável que na BGM não se adequa quando queres rolar a velociades altas.
Apesar de já ter cerca de 150km na BGM ainda não tenho uma opinião sobre a mesma, ou melhor tenho mas acho que ainda é cedo para fazer considerações, a seu tempo aqui colocarei o que acho.
Pois como já referi tudo é diferente. Para já a unica coisa que vou adiantar é que tive/tenho/estou a fazer reforço muscular da zona lombar, porque quer se queria quer não e apesar do diametro das rodas e do próprio amorteciemento do quadro pela flexibilidade que o carbono permite, esta BGM não deixa de ser uma HT e senti no final da volta do Arruda - Atlantico do pasasdo domingo dores lombares/costas, algo que não me lembro de ter tido alguma vez, mesmo em tiradas feitas com a FSR de duas centanas de kms seguidos.
A BMG veio bastante equilibrada a nível de equipamento, daí não existirem grandes ideias para alterar, como também não sou um "maluquinho" do peso acho que os 10,9kg que tive na balança eram mais que suficientes.
Existem apenas duas peças que poderam ser substituidas, em que uma delas até poderá passar a ser peça de treinos/reserva, e aqui refiro-me as rodas. Tudo irá depender do comportamento das mesmas, sei que são rodas que podem levar tubless. Ainda não montei tubless porque não confio nem um pouco naquele pneu que tenho montado atras em tubless, o da frente ainda seria capaz de arriscar. Mas enquanto não tiver pneus decentes para o efeito ira ficar assim com as camaras de ar de gel, e com 11,4kg. Foi esta pesagem que me desiludio um pouco, eu todo contente que tinha comprado uma bike a sem cometer loucuras de preços e abaixo dos 11kg.
Claro que sabia que ia fazer subir dos 11kg assim que lhe colocasse as camaras de gel, mas cerca de 250grs cada, estava longe de imaginar.

A outra peça tinha pensado em substituir o pedaleiro por uma coisa destas :



Agora se de dois ou tres pratos logo se vê, falarei disto na analise da bike.
 
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PowerMAx

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Não Insignia, é RaRa Evo TL (495g.) atraz e um Rocket Ron Performance (535g.) O de traz parece-me um pneu muito fino para andar montado em tubless, e já tive relatos de rasgarem com bastante facilidade, não me quero arriscar a ficar pendurado a meio de uma ultra maratona por causa de um pneu.
 
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