Ex. Stumpjumper -> Bergamont LDT 29er (pag.6) do PowerMax

PowerMAx

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Boas,

Então vamos lá por partes...

Apesar de me terem dado a indicação de que os desviadores de 10V poderiam trabalhar com manípulos de 9V estando a falar dentro da mesma marca , neste caso Shimano(foi-me dito na loja onde comprei a bike e na altura andei a ver informação disponível na net (não aqui no forum) e vi algures indicação correspondente), seguindo o raciocínio também pensei que seria possível, pois era o manípulo que "mandava", tendo em conta que a Shimano utiliza um ratio 2:1 ao contrario da SRAM que utiliza um ratio 1:1 (a informação dos ratios está algures na net), e claro utilizando uma cassete com o mesmo numero de carretos correspondente ao manipulo. MAS ISTO NÃO FUNCIONA. Tal como o ny12xx referiu e bem no post atrás, não dá. Ontem acabei por passar numa loja ao pé de casa e expliquei o meu problema ao que me responderam que não dá, desviador de 10V = a cassete de 10V + Manipulo de 10V. Conclusão lá vou ter que mandar vir mais cedo que o que pretendia os manípulos XT de 10V e uma cassete de 10V. Mas por agora enquanto o material não chega vou voltar a montar o LX e afinar aquilo tudo como deve de ser para poder andar. Antes de desmontar o que lá está tiro umas fotos para colocar aqui ;). Mas se calhar o TLouro também tem razão no que refere de compatibilidades de ratio manipulo/desviador no ultimo post. Mas deixo aqui uma questão a shimano usa ratios diferentes nos seus sistemas???
Volto a dizer que não sou profissional da coisa, e que apenas gosto de ser eu a fazer a mecânica na minha bike, e que o que sei é o que vou lendo nos manuais e na net.

João Jardim - Eu acho o total da bike pesada, tendo em conta tal como referi no 1º post, a comparação do quadro da RR 9.1 e este StumpJumper em que a diferença na montagem final era apenas a caixa de direcção (FSA na RR), desviador frotal (Deore na RR VS XT na SJ) e espigão de selim, todo o restante material foi passado da RR para a SJ e a diferença de pesos é/era de 12,4kg na RR para 13,8kg na SJ. É notório que este quadro é mais pesado que o meu antigo e acredito que muita desta diferença de peso seja devido ao amortecedor, mas não tenho pesos de ambos para confirmar. É claro que com uma nova suspensão consiga tirar algum peso tal como também já tirei com a troca do pedaleiro, o peso do eixo antigo para este novo é uma diferença considerável. Quanto aos restantes componentes, que ainda estão nesta montagem que são rockrider são o avanço e o guiador, mas acreditem que não são nada pesados, posso-vos dizer que retirei a pouco tempo um avanço de uma RR 8.1 de 120mm com um peso de 136g em alumínio, por isso acredito que o que está montado na minha que é um de 100mm não deve fugir muito disto, logo aqui não querendo entrar em grandes loucuras das gastos, porque nunca foi esse o meu objectivo, não será muito fácil encontrar substitutos leves a baixo custo, mas se souberem onde os há avisem. :D


Abraço
VC
 

ny12xx

Super Moderador
Companheiro PowerMAx

Já confirmei!

Shifter Shimano de 9v, só funciona com desviadores de 7v, 8v ou 9v. O rácio dos shifters de 10v (dinasys) é diferente.

A forma mais económica é trocares apenas de desviador.

Se trocares o teu desviador novo por um m772 SGS (por exemplo), podes manter os restantes componentes da transmissão.

Um abraço

ny12xx
 

PowerMAx

New Member
ny12xx


Tinhas razão aquilo não dava mesmo.
Obrigado pela sugestão mas como pretendo mesmo substituir os shifter para a bike ficar toda com XT vou optar por voltar a colocar por agora o desviador LX enquanto não vem os XT e a corrente de 10V com a correspondente cassete.

Para perder mais algum peso sem gastar muito dinheiro estou a pensar converter as red metal 5 em tubeless utilizando os pneus que tenho, são os dois Schwalbe, atras um nobby nic perfomance 2.1 e na frente um black jack 2.1 de arame, pelo que li aqui no forum não me parece que tenha problemas de maior, a minha dúvida reside no Black Jack, alguem já usou este pneu na conversão???

Já agora visto que vou ter que comprar uma cassete de 10V estou a pensar numa 11-36 e não sei se hei-de escolher a slx ou a xt, o peso compensa o preço??? já alguém pesou as duas??? é que relativamente a xt já vi duas pesagens diferentes à quem diga que pesa algo tipo 280g e já vi num site que as está a vender em que inclusive a tem em cima da balança com 311g. daí a minha dúvida.

Abc
VC
 

ny12xx

Super Moderador
Companheiro

Se não fôr por uma questão de peso, até a Deore serve.

A meu ver, os componentes da transmissão são de "desgaste rápido", por isso se conseguires a mesma fiabilidade/funcionamento por um valor inferior, melhor.

Um abraço

ny12xx
 

PowerMAx

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Concordo a 100% com o que acabaste de dizer relativamente ao desgaste rápido, e já estive a ver que os números de dentes nos pratos a Deore é igual a XT. Estava só mesmo a ver se a diferença peso/custo compensava, visto que estou a conseguir com pouca diferença de €.

Abc
VC
 

PowerMAx

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Ola a todos,

Depois de um fds que deu (finalmente) para testar os novos componentes. Então a bike neste momento está assim, devido ao "problema" que tive com o desviador traseiro XT 10V, voltei a colocar o LX até mandar vir os novos gatilhos de 10V. Rodas Fulcrum com uma cassete nova, o pedaleiro XT e os pedais Cranck Brothers egg beater 1 estavam prontos para o teste. No sábado fiz 53km em alcatrão, e deu para tirar logo uma conclusão relativamente as rodas, estas rolam muito menos, ok que as fulcrum até podem ser mais resistentes, etc e tal, mas a rolar as rodas da rockrider, rolavam bastante mais, e não tem a ver com os pneus pois são os mesmo e as fulcrum até estão com menos peso pois levaram cameras de ar sem gel, ao contrario das Rockrider. Adoro o cantar destas jantes, mas tenho que me habituar à perca de velocidade.
No domingo foram mais 49km mas de puro btt, e aqui senti bem a diferença do pedaleiro, bem mais leve no pedalar muito menos atrito, fiquei bastante agradado com o XT, também a diferença entre o truvativ e este XT hollotech II ser bastante.
Os Pedais estão aprovadissimos, se no sabado e a fazer estrada não senti grande diferença, pois não há necessidade de encaixar/desencaixar com tanta regularidade, no domingo na terra sim, fique bastante agradado com eles, bastante fáceis no encaixa/desencaixe, penso que ao contrario do que tinha em que a lama era um problema neste não o vou sentir. Estava algo renitente por estes não ter regulação da força da mola e tinha ouvido que era mais dificil de desencaixar, mas não foi o que senti no terreno, e em nenhuma das situações senti os pés dormentes devido aos pedais.
Quanto ao peso final da bike foi pesada com conta-km, e bolsa de selim, com camera de ar, saca pneus, e multi-ferramentas, e bomba, deu 14kg. Tenho que a pesar sem nada disto. Mas ouve perca de peso, sinceramente não se nota em andamento, notei sim quando tive que pegar nela para ultrapassar um obstáculo.

Aqui fica uma foto como ela está agora.

 

PowerMAx

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Bem já algum tempo que não actualizava aqui o tópico.

Fazendo aqui uma pequena analise aos componentes que foram montados.

Pedaleiro : A diferença é notória, o XT é bem mais leve que o Truvativ que tinha, o pedalar é bastante mais suave.

Crank Brothers : Mesmo sendo estes pedais os de entrada de gama, eu vinha de pedais SPD fraquinhos, e este componente a par das rodas que já falo mais a frente, é dos componentes que me deixou mais satisfeito com a compra, são bastante leves, ao inicio é estranho pois parece que levamos os pés suspensos, devido ao apoio que o pedal dá, são bastante fáceis de encaixar, e o desencaixar é fabuloso e bastante fácil, confesso que fiquei algo renitente quando os comprei, pois não possuem qualquer tipo de regulação, e o que mais me chateava nos SPD era o pé saltar fora quando não se queria, principalmente a quando da pedalada redonda. Daí andar com os SPD algo apertados, o que fazia que depois em situações de dificuldade não consegui-se desencaixar e era queda certa. Com estes o pé não salta fora, e quando o preciso de tirar do encaixe o mesmo é feito com suavidade.

Fulcrum RedMetal 5 : Bem gostei bastante (esteticamente) destas rodas e lá as comprei, quando as pesei fiquei algo desiludido, pois comparando com as que tinha (rockrider da 9.1) montadas não ganhei nada em peso. Depois na 1ª utilização pensei que tinha feito má compra, porque estas rodas ao pé das que tinha não rolavam, as diferenças chegam perto dos 10km/h. Mas agora com algumas utilizações, começo a ver as diferenças para as outras, principalmente no meio dos trilhos com bastante pedra e principalmente a descer. São bastante mais rigidas que as outras não noto tanta torção lateral, e dou por mim a descer a velocidades que com as outras não o fazia devido a confiança que as FR5 dão. Estou aos poucos e poucos a gostar cada vez mais das rodas, pena é não rolarem tanto como as outras :D. Mas já falta pouco para estar convencido a 100%. Ah, e aquele barulho do cubo é fantástico, ok, gostos são gostos, e tenho malta no meu grupo que não gosta muito de ir a ouvir aquele som o tempo todo, mas por acaso estas até nem fazem muito barulho.


Novidades : Pois é e como não poderia deixar de ser, estão para chegar novidades para chegar muito provavelmente no próximo fim-de-semana, para quem vai acompanhando o tópico, querem deixar algum palpite?
 

PowerMAx

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Boas a todos,

Este fim-de-semana chegaram novidades para a Stumpjumper, e já foi testada.
Pois é já cá tenho a Fox Talas ou será TALLAS ficou a dúvida, pois na susp, o autocolante diz talas e no manual também, mas vejo em montes de sitios escrito tallas, mas isto são pormenores.
A versão da talas é a RL, veio com revisão feita, não apresentas marcas ou sinais de óleo em nenhum local. Esta suspensão ao contrario da Tora é postmount, o que me fez ir a uma loja a procura de um adaptador, e de umas anilhas, pois o braço da Fox tem 21cm e a da Tora tem 18cm. Afinal não foi necessário nenhum adaptador, visto que uso disco de 160mm, foi montado directo, fico com um adaptador suplente como tenho em mente montar um disco de 180mm aquele deve servir.
Nesta troca para alem de todos os benefícios que a talas tem ainda perdi 600g.

Aqui ficam as fotos da pesagem :

Tora


Talas


Para alem da da montagem da suspensão fiz algumas alterações, os bar-ends saíram fora, e visto que tenho hipótese vou testar todas as configurações possíveis na altura do avanço, como comprei um conjunto de anilhas da BBB que trás várias medidas. Neste momento coloquei uma anilha de 1cm debaixo do avanço e uma de 2cm em cima. De salientar que não tinha nenhuma anilha antes da troca da suspensão, tendo uma posição bastante agressiva, ou pelos menos obrigava-me a ir sempre inclinado.
Conforme for testando aqui as configurações vou dando aqui a minha opinião e tentando explicar o que senti em cada teste até encontrar a posição mais confortável e que mais se adeqúe ao que faço.



Enquanto apreciam a montagem vou dar aqui uma pequena review desta nova suspensão e das alterações que fiz com a saída dos bar-ends.

FOX TALAS : Para ser sincero e apesar de ter o manual, no sábado a vontade de montar a susp era tanta que nem me preocupei muito com as configurações de pressão, rebound, etc. Então o teste de ontem foi feito com 80psi quando para o meu peso deviam ser 70psi. Mesmo com pressão a mais as melhorias são notórias, a baixa velocidade da-me a sensação que nota-se um pouco mais as irregularidades. Mas vamos por partes, possivelmente já existirá por aí reviews feitas mas esta é a minha, mesmo com a possibilidade de não estar a utilizar os termos correctos e até por vezes estas a dizer coisas que vão no sentido oposto do que outras pessoas possam analisar, mas na realidade é o que vou sentindo nos testes que vou fazendo.
Tendo esta sups, a hipótese de ajuste de travel como lhe chamam com 3 posições 100/120/140mm, pois foi por isto que foi a escolhida. Nos 100mm, utilizo-os em alcatrão e a subir em terra, em alcatrão uso o bloqueio e deixo já aqui uma chamada de atenção para esta parte, aquilo bloqueia mesmo, se não for a 100% anda lá muito perto, pois na Tora tinha bloqueio e com ele accionado sentia sempre algum amortecimento. Em terra seja em que condições for pedra, areia, etc, em subida não é necessário bloqueá-la com os 100mm a frente não tem tendência para levantar e a leitura do terreno é soberba, para quem conhece a serra do Socorro percebe o que estou a falar, foi lá que fui fazer o teste, aquele terreno cheio de pedra a subir deu para ver do que esta susp na posição de 100mm é capaz.
Os 120mm penso que a sua utilização ideal seja em singles com constante sobe e desce, pois não levanta muito a frente, deixando alguma margem de manobra para aquelas picadas que aparecem de surpresa. Toda a leitura continua a ser excelente nesta configuração. Bem agora os 140mm para quem vinha da Tora que estava esticada ao máximo com os fantásticos 105mm, não fazia ideia do que era andar com 140mm, Utilizei esta configuração apenas a descer a serra do Socorro onde apanhei umas zonas de pista de Downhill e a frente levantada e aquele curso todo, com uma leitura soberba, onde dei-me ao luxo de só me desviar da pedras com dimensões de uma bola de football para cima :D, salvo o exagero mas penso que entendem, aquilo absorve tudo e mais alguma coisa, e volto a referir aqui outro ponto importante, aquelas rodas ajudam bastante, já o tinha referido no ultimo post que coloquei aqui. Como já referi a pressão a mais fez com que tivesse que mexer no rebound colocando mais lento, pois tinha colocado aquilo a meio e dado a pressão a mais estava a sentir a susp rija e muito rápida a recuperar. No próximo fim-de-semana já vou colocar a pressão correcta e volto a colocar o rebaound a maio depois é ver onde me agrada mais.

Quanto às outras alterações, os bar-ends parece-me ter feito a opção correcta em retira-los, pois eu andava a queixar-me que achava o guiador curto (600mm), os cerca de 3cm que ganhei ajudaram bastante, uma das próximas aquisições para alem dos manipulos XT para poder voltar a montar o desviar traseiro XT, vai ser um guiador e um avanço, e o guiador estou apontar para um com 680mm para depois poder cortar até onde gostar mais.

Agora peço as vossas sugestões, a sups é cinza o que me parece que destoa da bike, em mente tenho o Branco, Preto, ou ainda o Champgne igual ao da Bike, o que voz parece???
 

João Jardim

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Parece-me bem a cor que tem. Claro que acho que o preto fica melhor mas eu falo por mim.
Q te parece a tallas ai na bike? Fica desproporcionada?

Tenho 1 Stump igual a tua e vou comprar 1 Tallas em breve. Actualmente tenho uma FOX RL120 mas já sinto a necessidade de um curso maior.
Fica um canhao a BIKE. A minha Tallas é em preto mas já estou a pensar no futuro pois para o ano vou mudar o quadro ( STUMP 2012 ).

Ao nivel da pedaleira vale apena o XT? Estou na duvida entre XT e XTR. Desviadores a mudança será para X0 frente e tras bem como shifters. Prefiro SRAM a Shimano apesar de achar que XT tambem é MT bom. Alias tenho SRAM X9 que é o equivalente e não compromete em nada...

Nas minhas mudanças tambem tenho previsto mudar travões. XT ou Avid XX. Os meus Juicy 5 são pouco progressivos e já não tenho aquela potencia inicial...

O Futuro é risonho :)
 

PowerMAx

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Bem já não postava nada no tópico a bastante tempo, mas existem novidades depois de algum tempo com a Stump desmontada em peças.
É verdade na sequência de um negócio com quadro RR 9.1 que tinha, aproveitei e vendi algum material, melhor dizendo vendi a RR com o material todo de origem a excepção do selim, logo fiquei sem travões e sem o desviador shimano LX + os shifters deore que estava montado na Stump. Como ainda não tinha mandado vir os shifters XT 10v para funcionar com o desviador traseiro XT 10v que tenho lá parado, fiquei com a bike parada e ainda para mais agora faltavam também os travões.
Para substituir os perififéricos RR que ainda proliferavam na Stump, arranjei um guiador specialized e um avanço que aguardavam os shifters novos para ser tudo montado na mesma altura.

Quanto aos travões, não sabia minimamente o que comprar, até que experimentei uma focus raven que vinha equipada com uns Avid Elixir 7, e fiquei rendido. E andava a espera da melhor altura para mandar vir o material todo para terminar de vez a bike, mas...

Apareceu uma promoção e trocou-me as ideias :D, é verdade... vamos lá ver o que isto vai dar. Consegui arranjar uns Elixir R Carbon por um preço irrecusável, mas continuo com algumas dúvidas relativamente as estes R Carbon, isto porque não consegui encontrar nenhuma informação no site da Avid, pura e simplesmente não aparecem por lá.
Esteticamente são parecidos com os Elixir 5, mas com regulações nos manipulos e nos Rotor's, espero por isso isso que tenham um poder de travagem melhor e que não sejam tão "esponjosos" comos os Elixir 5 que tive oportunidade de testar e não gostei.
E com isto aproveitei e encondei o restante material que me faltava para a Stumpjumper voltar para o mato e a funcionar com 10v e com o Desv. Traseiro XT novinho mas que não podia utilizar por não ter shifters compativeis. Com os travões vieram também, uma cassete SLX 10V, os Shifters SLM 780 e uma corrente XT de 10V.
Penso que dentro de uma semana já tenha o material para montar e claro postar aqui as fotos com a bike novamente pronta.

João Jardim - Não sei se já tem a Talas, mas este quadro funciona perfeitamente com esta supsenção e as 3 diferentes configurações que nos permite tudo e mais alguma coisa e sem qualquer receio. No meu caso utilizo mais os 100mm e os 120mm, os 100mm para subir e rolar são excelentes com a ajuda do bloqueio do amortecedor, os 120 para trajectos onde encontro alterações de sobe e desce em que é necessário mais curso. Os 140mm utilizo e são maravilhosos naquelas descidas tecnicas e com inclinações de meter respeito. Até agora nada apontar. Foi talvez a melhor compra que fiz para esta montagem.

Assim que tiver o material e fotos com as novas peças volto a postar.

VC
 

Sergio10

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Bela máquina, tou curioso para ver o resultado final e seu peso...

tens seguido um percurso algo identico ao meu (salvo a suspensão e desviadores) ... se quiseres da uma olhada na minha, pode ser quer tires de la alguma ideia!
 

PowerMAx

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Sergio também tem uma bela maquina, gosto imenso do seu quadro.
Quanto ao resultado final já falta pouco, pois o material que falta está quase a chegar. O peso não é nenhum peso pluma, mesmo com o material vou montar não vou conseguir grande perca de peso, não sei se vai ficar abaixo dos 13kg, vamos ver. Como já referi anteriormente, os componentes RR (avanço/guiador) acredito que fossem mais leves que os specialized que vão ser montados, pelo que verifiquei num avanço 120mm que desmontei de uma RR 8.1 com um peso a rondar as 130g, o que tinha montado na Stump era de 100m não devia fugir muito destes valores. Não acredito que o avanço specialized de 90m que tenho para montar fique abaixo destes valores, mas vou ter oportunidade de confirmar.
 

essence_s

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Depois da feedback desses travões novos, tb estive a olhar para eles no site, pareceram-me a um preço irrecusavel!
 

PowerMAx

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Novidades...

O material que faltava já chegou esta segunda-feira, cassete SLX 10v, corrente XT 10, Shifters XT 2/3x10, e os travões Avid Elixir R carbono. Como suspeitava o cabo do travão treiseiro era curto, e optei por não ser eu a terminar a montagem, visto ser necessário colocar um cabo maior e voltar a sangrar o travão. A minha ideia relativamente aos travões não falhou, atenção que ainda é apenas uma opinião visual, são iguais aos Elixir 5, mas estes R Carbono tem a regulação na manete e a alavanca do travão é em carbono. Quando tiverem montados e devidamente testados faço aqui a devida review, espero contudo enganar-me quanto ao que espero deles, pois a ideia inicial para travões eram os Elixir 7 ou 9 dos quais gosto bastante da travagem/sensibilidade, e se estes R tiverem uma travagem identica aos elixir 5, que desgosto logo vejo o que vou fazer.
Relativamente aos shifters já tinha tido possibilidade de os experimentar numa outra bike e gostei bastante, alem disso já todos conhecem e já existem bastante informação a cerca dos mesmo, contudo não estando de todo arrependido da compra destes SL-M780, e visto que os mostradores são para saltar fora, poderia ter optado pela versão SL-M780-I que daria para acopular os shifters nas manetes dos travões e assim ficar com um cockpit mais limpinho. Mas agora nada feito, pois estes não dão para adaptar, assim sendo vão ficar apenas sem os mostradores e montados de forma clássica.
Aproveitei que os shifters apenas traziam cabo, as bichas não vinham, para colocar umas branquinhas, a combinar com alguns apontamentos em branco que a bike tem, rodas e tampa de direcção.

Aproveitei o fim-de-semana passado, visto ainda ter o material todo, para dar a merecida limpeza ao quandro e respectivos componentes, acabei por desmontar toda a escora trazeira, limpar e voltar a colocar tudo limpinho e com massa nova. O pedaleiro XT também foi todo desmontado e limpo, e voltado a montar com massa. O mesmo com o desviador dianteiro, e montagem finalmente do desviador trazeiro XT que já tinha algum tempo, mas que com o problema que tive com a incopatibilidade dos shifters 9v, acabou por ficar a espera da aquisição dos novos 10v.
Também já montei o novo avanço da Specialized e o respectivo guiador que se encontrava com 680mm, na altura em que o comprei pensei que era essa a medida que pretendia, mas depois de ter andado algum tempo com o antigo guiador de 600mm sem barends, optei agora por cortar este a 640mm e ver como me sinto se for necessário depois volto a cortar até encontrar a medida certa para mim. Aproveitei e coloquei mais um mimo na bike, uma tampa de direcção da Specialized em branco que ficou bastante bem, mas deparei-me com a seguinte situação, o tubo da minha sups. tem 21cm e necessita de levar espaçadores acima do avanço, mas este avanço não é muito amigo de espaçadores colocados acima, isto porque coloquei um espaçador de carbono e ao apertar ele não encaixa no avanço, com a força de aperto acabei logo por marcar o espaçador. Acabei por ter que cortar o tubo, estava a evitar a todo custo mas lá teve que ser. Assim sendo ficou com um espaçador de 10mm e assim a nova tampa de direcção já encaixa bonitinha no avanço. E foi este o meu trabalho do passado domingo. Infelizmente acabei por não fazer fotos e até me esqueci de pesar o quadro apenas com o amortecedor, mas até isso me esqueci.

Para já deixo apenas aqui uma foto do avanço e logo que tenha a bike coloco aqui as respectivas fotos dos novos componentes e da montagem final e o respectivo peso.



Depois da montagem feita tenho mais uma questão por resolver, pois é ainda não terminei a montagem e já tenho um novo problema, o espição de selim, pelo que tenho lido é um problema crónico, a peça que segura a estrutura o selim ao espigão gira sobre ela própria quando é exercida alguma força lateral no selim. Penso que nas fotos que já publiquei não se consegue ver mas logo que possa coloco uma foto.
 

PowerMAx

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Novidades agora com fotos.

Este sábado fui buscar a Stump já pronta para o 2ª Raid de Bucelas. Não podia ter sido melhor escolhida a prova para por a prova o material novo. Portanto já tenho uma opinião do material novo.



Vamos por partes então:

- Avanço e Guiador: No avanço a passagem de 100mm no RR para 90mm neste Specialized foi excelente, fiquei com a posição de braços correcta, não que sentisse qualquer tipo de dores, principalmente no pescoço, mas nos braços noto que vou mais descontraído. O guiador Specialized vinha com 680mm e cortei para 640mm penso que o posicionamento e dimensões do cockpit estão fechados não será para mexer, até na altura do espaçador acertei. O tubo da suspensão também foi cortado devido à questão que expliquei mais atrás, devido ao avanço.

Shifters XT & Desv. TR XT: Pouco mais há acrescentar sobre este material com as reviews que por aí existem, são muito suaves, precisos e sem falhas, aponto só o pormenor de se conseguir descer velocidades de caixa mais que um de cada vez, tal como a subir em que consegui-mos subir 2/3 de cada vez, como foi montada uma corrente nova XT e a cassete nova toda a transmissão está nova, por isso parece “manteiga”. Estes shifters eram para ter sido montados sem mostradores. Mas como não havia as tampas, não se pode fazer a alteração. Os mostradores e o espigão de selim serão as únicas coisas a mexer.





- Avid Elixir R Carbon: Estes travões vinham com discos de 160mm e na montagem optei por colocar um disco de 180mm a frente e 160mm atrás. E agora já com 50km bem durinhos em que foram bastante solicitados, já tenho uma opinião sobre os mesmos. O funcionamento destes R são iguais aos Elixir 5. A diferença está na afinação da distância da alavanca em carbono (tem um bom tacto), que é possível nestes e nos Elixir 5 não e nas bombas que é possível configurar o posicionamento do cabo. Quanto a travagem em si que é isso que conta, acho-os esponjosos tal como os Elixir 5, e depois da fase inicial em que as pastilhas e discos estavam novos, lá tive travões depois de alguns sustos ontem. Mas acho-os pouco progressivos, isto é são até determinado ponto e a partir dai agarram completamente e ontem tive uma altura em que vi a coisa mal parada e estava a ver que passava por cima do guiador. Vamos ver se me consigo adaptar a eles. Mas atenção travam :D e pelo preço que custaram então.

- Punhos WCS ERGO: Eu vinha dos WCS que gostava muito mas achava que a descer o seu diametro era demais, principalmente naquelas alturas em que temos que agarrar o guiador com unhas e dentes. Estes WCS ERGO ainda com poucos km pareceram-me bem, mais finos na extremidade e mais altos na zona central da palma da mão. Gostei mas com mais km dou uma opinião mais aprofundada, já não falta muito dia 14 de julho a volta ao conselho de Mafra deverá dar para ter uma opinião mais consistente.



Cassete SLX 10v 11/36: Relativamente a cassete, tive algumas dúvidas na altura da escolha dos andamentos, se optaria por 11/34 ou por esta 11/36, tudo porque a 11/34 nesta 10V é mais linear que esta 11/36. Nesta nota-se alguns saltos, principalmente a partir do prato de 21D até ao 36D, mas como tenciono quando os pratos do pedaleiro atingirem o tempo de vida útil, passar para apenas dois pratos, talvez um 26 ou 28 /42. Quis ver como era esta cassete e ontem que jeito me deu aquele 36.



Na parte estética optei por bichas brancas e a tampa de direcção branca, visto os travões e bombas serem brancas e ainda ter alguns apontamentos de branco nas rodas. Devido a cor do quadro tive alguma dificuldade em escolher uma cor para dar vida ao conjunto, pensei inicialmente nos dourados mas do que vi ao vivo nenhum me convenceu. Estou a ponderar substituir o suporte de bidon, aceito sujestões.

Quanto ao peso desta máquina:

Então é assim pesei-a 3 vezes :D... É verdade a 1ª pesagem deu sensivlemente 11,8 kg +/- (para mais) fiquei desconfiado (pesada na balança que aparece na foto em baixo), achei bastante optimista, pois na ultima pesagem que fiz com o material antigo e também com conta-quilometros e suporte de bidon tinha uns estrodosos 13,5kg. Decidi então utilizar a balança digital utilizada para pesar o ciclista :cool: que conta com parciais de 100g. Portanto 1º ciclista para a balança e depois ciclista mais bike. E deu novamente 11,8kg fiquei todo contente mas não convencido. Ok as alterações tinham sido algumas, o cockpit era todo novo, mais cassete, desviador TR e corrente. Então depois com ajuda de uma amigo meu lá foi novamente a pesagem.



Esta pesagem já acredito mais, mas quando tiver oportunidade de colocar a balança no local suspenso e de forma a que a bike fique parada tiro as dúvidas.
 

PowerMAx

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Bem depois de terminada a montagem e já com duas voltas dignas de registo, aproveito para vos dar a opinião sobre algum do material montado.

Relativamente a transmissão não há nada apontar, é precisa, silênciosa tal como eu gosto e a minha dúvida relativamente a compra da cassete de 11/34 ou 11/36 depois de feita a 4ª volta ao Concelho de Mafra este sabádo, bem dita a hora em que optei pela 11/36. Ainda não desafinou.

Relativamente aos Travões Avid Elixir R:
O conjunto trazia 2 discos de 160mm, mas na altura da montagem optei por colocar um de 180mm na frente. Mas sou sincero foi um pouco na dúvida pois os discos da avid são bastante bons e o que lá coloquei penso que um ashima, as opiniões divergem, sobre a sua qualidade/potencia de travagem. Fiquei assim com um avid 160mm suplente.
No 1º teste no raid de Bucelas, ainda sem os travões acamados, só depois de metade do raid é que começei a ter travões a sério. Comecei por sentir o que temia, pareceram-me muito identicos aos elixir 5, muito esponjosos, mas agora com mais de 200km já perderam essa caracteristica e estão mais como eu gosto. A potencia de travagem é muito boa e a aposta no disco de 180mm parece-me, aposta ganha, noto diferença para os 160mm. Mas.... pois é isto não é só dizer bem, existe sempre um mas. Atras onde tenho o disco de 160mm avid trava muito bem, mas faz um chavascal infernal, uma chiadeira... e na frente a pontecia de travagem é brutal, mas sinto uma vibração impressionante, principalmente quando tenho que em descidas mais longas ir a travar durante mais tempo. Consegui aperceber-me este sabádo que a vibração é causada pelo conjunto de travagem, agora não sei se será disco ou pastilhas. Alguem tem alguma ideia para eliminar este problema???

Os punhos Richey WCS Ergo estão aprovados, confurtáveis mesmo durante muitas horas seguidas (este sabádo foram 8h15m a pedalar). Aconselho

Agora um compontente sobre o qual ainda não tinha expressado a minha opinião, os pneumáticos.
Então é assim eu não sou pessoa de andar a trocar de pneus verão/inverno, por isso opto por conjuntos que me "façam" o ano todo, e estou a usar schwalbe Nobby Nic atras e schwalbe Black Jack. Quanto ao Nobby Nic foi um pneu que me convenceu desde a primeira hora, seja em lama como agora com o terreno seco, tenho bastante confiança nele tem um grip muito bom, talvez não seja o melhor rolador, mas como o meu objectivo não são corridas, estou satisfeito, e mesmo já com carca de 3000km e muito pouco rasto continua a desempenhar muito bem o serviço. Relativamente ao Black Jack a opinião já é um pouco diferente, gostei bastante dele quando o montei na altura do inverno tanto a subir como a descer, bastante direccional e dava segurança, agora com o terreno seco foge um pouco, tive essa ideia no Raid de Bucelas, mas dei o beneficio da duvida, devido á pressão que estava a usar (2.8bar), mas este sabado para a volta ao conselho de Mafra coloquei a pressão que normalmente uso (2.5bar) e não fugindo tanto, lá ouve uma ou outra vez que quis dar o ar de sua grassa. :p

Deixo-vos aqui duas fotos com a bike no seu habitat natural e cheia de pó.



E aqui a fazer o trabalho dela que é transportar-me :cool:

 
grande maquina, e grande diferença da outra.
Dizme uma coisa...que valor deste pelos travoes?

Esta é uma optima altura pa trocar de travoes, tambem comprei uns e vi precos para todos os gostos.
 
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