Ex. Stumpjumper -> Bergamont LDT 29er (pag.6) do PowerMax

PowerMAx

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Insignia, por isso mesmo não vou arriscar. Nunca tinha testado esta combinação RaRa atraz RocketRon a frente, gosto bastante dos pneus schwalbe, mas apenas tinha testado outros modelos. Estava curioso para testar estes dois modelos, mas depois da má experiencia que tive com um teste feito (descrito umas pág. atraz) com um continental montado em tubless nunca mais voltei a montar nenhum neste sistema. Parece-me que também não vai ser agora. Depois desta combinação vou testar uma combinação que já era para ter testado na 26 mas nunca aconteceu, 2 continetal, aí sim em tubless.
 

Gun_Hugo_Dale

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Boas

amigo Vasco, tens agora uma boa máquina :)

Ai na tua terra, Arruda, tens imensos trilhos para testar as combinações de pneus que falaste anteriormente, mas se queres um bom conselho, ao montares Continental, coloca um na frente bom para curvar e atrás podes colocar por exemplo, um Maxxis Cross Mark, agarra bem, bom a rolar e com tacos direccionais, sem ser estes 2 existem outros porreiros.

Ao que parece, no fds do Arruda - Atlântico, foste pedalar com uns amigos meus, o Felgueiras, o Nazaré, o Sérgio do Calhandriz, certo ??
 

EXAUSTO

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Schwalbe tubeless ready = LIXO, tive um RaRa que pura e simplesmente partiu as lonas , ficando todo deformado e isto numa volta de 130 Kms, estando eu a uns 80 Kms de casa, só servem para a malta se gabar que tem as bikes leves , para andar não valem nada . Agora tenho Maxxis ( pesados mas para mim os mais resistentes,não prestam para o inverno) crossmarkt atrás ( 700 gr.) e um Continental Race King na versão protection á frente (670 gr.), e deixei de andar com camaras ,desmontas e bomba.
Cumps.
Am
 

ernez

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Ina pá, que estás bruto, ehehehe, eu sempre tive rr tl ready, à frente com muitos km mas muitos mesmo, e até ver zero problemas, atrás é sempre race king e aka, e até ver muitos km e zero problemas, andam cheio de picos, e paus espetados por todo o lado e lá andam a bombar, eheheh, o meu vizinho a semana passada com um rr tubless rasgou, mas pronto por vezes a sorte também conta.
 

amaral46

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Boas, tambem tenho uma BGM LTD, uso tamanho L e troquei o guiador, coloquei uns hope tech, pedaleiro xt, espigao race face next e esta com 11.3kg, atras uso um geax saguaro 800g e a frente um racing ralfh, tive de tirar o de tras pois estava sempre a furar, mas uso tbl
 

ordep1979

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Grande maquina Vasco, era essa que te tinha falado e ainda nao está fora de questao ir buscar uma para substituir a lapierre, boas voltas
abraço
 

PowerMAx

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Boas.
O tópico não está esquecido, longe disso. Mas estes dois ultimos fins-de-semana incluindo a semana passada foi para pedalar.
A Bergamont já conta com 500km, e já vai dar para iniciar a prometida análise, mas só quando tiver fotos como deve de ser da bike.
Posso dizer para já que estou bastante satisfeito com a bike, alguns (poucos) componentes seram para trocar. Depois na referida analise explico o porquê. :D Este fim de semana já conto fazer umas fotos a maneira e no habitat natural da bergamont. Por isso durante a próxima semana já cá venho postar novamente.
 

PowerMAx

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Como prometido aqui vai a devida análise a Bergamont e com fotos e tudo.





Para quem viu o tópico desde a primeira página, já se apercebeu que fui dos que fez o percurso inverso.
Conforme a idade vai avançando vai-se querendo mais conforto e procuram-se posições de condução mais descontraídas, não é uma regra,
mas é a tendência natural da coisa.
Desde que comecei a fazer btt em 2006 que sempre tive full sups, e então o ultimo quadro era um autentico sofá com rodas, 140 mm a frente e 120 mm atrás.
Então a nova máquina tem apenas uns míseros 100 mm a frente e atrás 0 mm ou muito poucos, apenas o que o carbono flete, mas já lá vou.


Sendo a minha BGM a limited edition, sofreu logo alterações a nascença.

Quadro - Vou começar por falar da peça central da bike, não tendo termo de comparação pois pouco andei com rígidas, apenas testei por poucos km uma focus e uma cube em carbono e 26er. Noto que este este quadro é bastante rígido, a torção do mesmo é quase nula, o que foi uma agradável surpresa, apesar das costas se queixarem (bastante). Toda a força que exerço nos cranks noto que são transmitidos "diretos" a roda o que se nota na resposta do conjunto, bastante rápida. Estando a falar de uma 29er em tamanho S e aqui a comparação vai direta ao quadro stumpjumper fsr que tinha, este quadro é mais curto que o anterior, o que faz que a agilidade do conjunto seja muito bom, não notei perca para o anterior mesmo tendo umas rodas maiores, mesmo nos percursos mais técnicos. Já fiz alguns percursos onde abusava com a bike anterior e com este continuo abusar.

Agora vamos lá tocar aqui num ponto que tenho lido algures pela net e opiniões de café, quero aqui deixar a minha opinião que vale o que vale e tida com base na minha experiencia.
Estou a utilizar as minhas 2 bikes como comparação este novo foguete 29er com o sofá 26er, e sempre duvidei quando ouvia / lia que uma 29er tinha +/- o mesmo conforto que uma 26 suspensão total. Não sei que bikes testaram para chegarem a essa conclusão mas... As minhas costas não tem a mesma opinião, Sim nota-se algum conforto dado pelo tamanho da roda e pelo quadro fletir ali qualquer coisa, o que no meu caso é quase nula, portanto que senti e vou continuar a sentir em algumas situações saudades daqueles 120mm na traseira, se me arrependi da troca... Nem pensar. Depois de mais de 500 km feitos já com a BGM, em que tive oportunidade de lhe fazer um grande teste no Sudoex, com uma primeira etapa de 140 km com 4200 D+ e uma 2ª de 100 km com sensivelmente 2000 D+ era isto que eu procurava, uma devoradora de km. Mas no final dos dois dias terminei as provas e não me conseguia dobrar. Para o próximo ano, lá vou ter que fazer reforço muscular com bastante core :cool:. Quadro para já APROVADÍSSIMO.





FOX CTD - Já na 26er tinha FOX e nesta quis que fosse igual, foi logo o primeiro componente a alterar pois este modelo vinha equipado com RS Reba. Gosto bastante do trabalhar da FOX, este sistema CTD torna esta suspensão bastante simples e fácil de regular, pois é só meter a pressão de ar correta, dizer-lhe como gostamos do rebound e está feito.
Depois é só utilizar cada um das 3 opções com o rodar do botão da perna direita para cada situação e diga-se aquilo funciona mesmo, talvez se possível coloca-se a posição climb a bloquear a 100% como tinha na talas da FSR, pois a CTD bloqueia aí a 95%. A posição trail é talvez a mais utilizada, utilizando como termo de comparação, o trabalhar desta posição será algo parecido com um pro-pedal utilizado nos amortecedores ou até o sistema brain da specilized. Depois existe o descend que é mesmo para descer, aqui a suspenção fica bastante macia utilizando quase a totalidade do curso, neste caso os 100 mm, mas nunca batendo no fundo e quero aqui reforçar precisamente esta parte. Para quem como eu vinha de um curso de 140 mm, pensei que iria esgotar constantemente este 100 mm, mas não e se a descer a serra da Foia no 1º dia do Sudoex por aquele single track a velocidades já pouco recomendadas com curva e contra curva bastante rápidas, bastante pedra e alguns drops de respeito ela não bateu uma vez no fundo, não acredito que alguma vez a venha a esgotar. APROVADO



TRANSMISSÃO - Na transmissão apenas troquei o pedaleiro que equipava a BGM pelo que eu tinha na FSR, o deore pelo XT, de resto mantive tudo. O desviador traseiro é um XT, já conhecia pois tinha na antiga bike, já bastante falado aqui pelo fórum, certinho como se quer não falha e para quem como eu faz grandes distancias é o minimo. Na frente está um SLX, vinha habituado do XT que tinha a frente na FSR e sou sincero não sinto diferença, até agora tirando o barro que apanhou em Santarém que o baralhou um pouco e não metia a talega, mas está desculpado pois ali não havia material que resisti-se, será para manter a não ser que começe a dar chatices (não me parece). Até aqui está tudo APROVADO

Agora vamos lá falar no único componente vai ser trocado pois não me convence, os shiters SLX, estes são os de 2013 e tem o funcionamento dos XT de 2012 a que eu estava habituado, mas a funcionar não são de todo iguais, mais rijos, secos, não são muito precisos. Atenção que digo isto com o passar das horas em cima da bicicleta, nas voltas acima de 100 km, e a exigir que aquilo não falhe, porque em percursos pequenos e com um ritmo descontraído, desempenham bem a sua função. Para mim REPROVADO





PERIFÉRICOS - Todos os periféricos são FSA K-force guiador e espigão de selim e suporte de Bidon em carbono e o avanço em alumínio em verde a condizer com a bike, Quando a medidas estou a utilizar o avanço com 90 mm e o guiador com 660 mm. Havia a opção de vir com guiador sobre elevado mas a escolha recaio sobre este recto, por achar que esteticamente ficar melhor e por pretender uma posição mais agressiva de condução. Quanto a altura do guiador/avanço ainda estou em testes, depois das queixas das costas, por assim que a bike chegou inverti logo o avanço de forma a ficar a 0º e baixei 10 mm tirando uma das anilhas, tinha 15 mm de anilhas em baixo, ficando só com 5 mm abaixo do avanço. Mas já voltei a trocar a anilha de 5 mm para cima e a de 10 mm para baixo de forma a ter menos queixas nas costas, parece-me bem assim, mas esta troca ainda tem poucos km para ser definitivo.





TRAVÕES - Pouco tenho a dizer sobre estes travões, não me convencem de todo, sim travam, são progressivos, mas são esponjosos o que eu detesto nuns travões, e pior com o desgaste das pastilhas as manetes vão-se chegando punho, quando as pastilhas tiverem no fim de vida acredito que aquilo toque. REPROVADO
Existem algumas hipóteses, depende das promoções que apanhe aí pela net. Aceito sugestões.

SELIM - Foi mais uma troca efetuada a nascença, a bike vinha equipada com o F'is'i'k Trundra 2 branquinho e verde a fazer pandam com a bike, mas olhei para o selim e achei que aquilo não iria fazer pandam com o mais importante o meu rabo, e as muitas horas seguidas que tencionava passar sentado em cima dele. A escolha recaio para este ESSAX EXtreme de 185grs, e foi aposta ganha. É um selim que não inspira muita confiança pela baixa espessura do mesmo, mas que encaixei bastante bem neste selim. E fazer dois dias seguidos, totalizando 250 km com um total de 18h ali sentado e terminar e estar preparado para mais 250 km e outras tantas horas, pareceu-me bem. APROVADÍSSIMO



RODAS - As DT Swiss 485 D com cubos SRAM, rolam bastante bem, noto alguma torçam lateral das mesmas mas nada de outro mundo e pouco sei mais sobre as mesmas, pesos, rolamentos destes cubos, etc. são ainda uma incognita. Quando trocar estes pneus faço a pesagem das mesmas e divulgo aqui. São um componente a trocar, ou melhor vou ficar com elas a mesma como suplentes até pelos km que faço anualmente, apenas pretendo adquirir algo mais leve (estas não tem nenhum peso exagerado, mas...) aceito sugestões... mas as SLR estão fora de questão e as ZTR só se forem com cubos DT Swiss, mas depois o preço destas mesmas rodas já se aproxima de outras como as Alquimist ou as TOR, que estão na lista de hipóteses.

Não tenho foto com a pesagem mas até ao final de semana faço e posto, está tal e qual como nas fotos acima (sem bidon) com GPS e encontra-se com camaras de ar de gel nos 11,4 kg.

Para já vai levar 2 pratos 24/40, abdicando assim do de 32 e vai levar os parafusos do prato em verde.

Gostava de com as trocas que mencionei e colocação dos pneus tubless chegar perto dos 10kg. Não sei se lá consigo chegar a ver vamos.

Qualquer questão estejam a vontade e se me esqueci de referir algum componente que queriam informação disponham que terei todo o gosto de ajudar.

 

jeronimo

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Bela máquina amigo

Só tenho um aviso a fazer para não se magoar.
Atenção ao espigão de selim que além de ser imitação está alto de mais, o simbolo do aviso não deve, nem pode estar á vista, está mais alto que o limite, e em caso mais graves pode-lhe danificar o quadro.


Abraço e boas pedaladas
 

PowerMAx

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Obrigado Jeronimo pelo alerta, mas já tirei o espigão fora e o simbolo de aviso está mais abaixo do autocolante que se vê nas fotos, inclusive o o aviso indica qual o tamanho que deve ficar dentro do quadro (10 cm) e o espigão encontra-se com 11,5 cm dentro do quadro.
 

PowerMAx

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Mantendo o tópico atualizado, deixo aqui algumas alterações que já estão feitas.
A questão dos pneus já foi aqui bastante falado, tal como tinha dito anteriormente nunca tinha testado Rocket Ron (frente) e Racing Ralf (trás). Gostei dos dois pneus montados com câmara de gel. Mas o RARA para esta altura do ano com lama e piso escorregadio não é de todo o seu forte ao contrario de outros pneus com características idênticas.
Sendo assim a minha dúvida era, tiro este set e coloco o set continental que quero testar e deixo este para o verão, ou compro apenas um pneu para trás visto que o RORO a frente mesmo com pisos difíceis e escorregadios, não tem comprometido, nem sequer negado a nada do que lhe meto a frente :D.
Bem para trás para esta altura só tinha testado Nobby Nic e que gosto bastante, mas quis testar o RORO atrás para ver como se porta. Acabei por adquirir a versão EVO TLS acusando 500grs.

E é desta que vou montar os pneus em tubless, esta-me a faltar as válvulas e provavelmente a fita para as rodas, já alguém colocou estas rodas em tubless? Se me poderem dizer o que tiveram que fazer agradeço imenso.

A outra alteração foram os pedais, os meus CB já estavam com folga, principalmente o direito. Entre comprar o KIT, ou testar uns novos... optei pela segunda opção.
Então os eleitos foram os look S-Track, já os tinha visto montados na bike de um amigo e gostei bastante do aspecto deles. Andei a ver no site e comparar pesagens, fiquei agradado com a pesagem dos mesmo, 142grs cada. OS CB acusaram 280grs, o par.



Assim que os testar será feita aqui a devida análise.

A outra alteração foram os quick release, e mantendo a bike homogenia foram colocados os Aerozine titanium de 42grs o par, em comparação para os SRAM foram 58grs a menos, pois acusaram 100grs.



No final pesei a bike, e a bike ficou com 11,310 grs, já baixou qualquer coisa :), vamos lá ver quanto peso tiro com o tubless.

Fotos destas duas alteração não tenho para já porque a luz era pouca e não iam ficar nada de jeito, mas este fim-de-semana tiro.

Continuo a procura de uma promoção de travões, e depois de decididos os travões logo vejo o que faço relativamente ao shifters.

A seguir são as rodas ou talvez ainda altere um componente para ir buscar cerca de 300grs, alguém quer tentar adivinhar do que estou a falar?
 

PowerMAx

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Ao contrário do que tinha previsto tinha previsto o passeio deste domingo não deu para tirar fotos, pois acabaram por me pedir ajuda na orientação dos 200 inscritos que
compareceram na rota das tasquinhas de Arruda dos Vinhos.

Mas deu para tirar já uma elação dos pedais.

Comparando-os com os CB egg beatter 1 que tinha.

O encaixe e desencaixe é semelhante, bastante fáceis tanto a encaixar como a desencaixar apesar de não terem qualquer regulação à força da mola.
Noto que o apoio ao pé é superior, e ao contrário dos CB o pé não anda a dançar, o que é já um ponto a favor dos look.

Com o tempo vou deixando aqui como eles se estão a portar, manutenção / duração.
 

MGanhao

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Bom tópico acompanhado de uma excelente máquina ;)

Adquiri também uns Look S-Track que ainda não testei, apenas encaixei e desencaixei aqui em casa para ver como era e em relação aos SPD que estava habituado os Look ganham por grande margem!

Vai-nos mantendo actualizados! :)
 

j.santos

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Bom tópico.

Adquiri recentemente um BGM ltd igual à tua. Ainda não fiz grandes alterações. Apenas mudei o selim por um SLS, converti para tubeless (teve de levar nova fita pk não selava, mas depois ficou bem)
Estou mt satisfeito com o comportamento, ágil, rápida, confortável.

Agora estou a pensar mudar o espigão, avanço e guiador. E é exatamente pelos que colocaste. Quanto fica essa mudança?
 

PowerMAx

New Member
Obrigado pelos elogios à máquina.


Ainda relativamente aos pedais, e como estava habituado aos CB em que os desencaixe era mais fácil, já fui duas vezes ao chão.
Tenho que me habituar agora a estes. Mas estou a gostar bastante, como o pé está fixo e não a dancar no pedal como acontecia
com os CB ajuda bastante na pedalada.


J.Santos boa aquisição :D, é sem dúvida uma bela maquina.


Quanto ás rodas, estes aros DT Swiss não são tubless e também eu tive que meter fita e fazer a conversão. Uma nova experiencia também para mim,
porque até hoje só tinha testado e por muito pouco tempo ainda na 26, um pneu montado em tubless na roda de tras.
É estranho porque parece que temos um furo, e noto o selante dentro do pneu.




Quanto a questão dos periféricos, não sei em quanto fica pois a minha já estava assim montada. Mas penso que no ebay consegue encontrar estes componentes.
 

j.santos

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Por acaso já andei a ver nesse tipo de sites... A minha duvida tem a ver com a qualidade do carbono.
Será de confiar? É que a diferença de preço é muito grande!
 

PowerMAx

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J.Santos - Os meus componentes ainda lá andam e sem qualquer problema.

Entretanto esta montagem em tubless não aprovou. Para alem da dificuldade em colar os pneus a jante em dois furos que tive (frente e tras)
não tive outra solução, se não voltar as camaras de ar. Pois assim que furaram os pneus descolaram.

Optei por manter as camaras até a aquisição de novas rodas e novos pneus.

Neste momento já tenho as rodas com um set de pneus que já a muito queria testar. A bike vai emagrecer baixando dos 10kg, assim espero.

Ainda esta semana coloco aqui fotos dos novo set rodas / pneus e respetivas pesagens.
 

PowerMAx

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Fiquei de atualizar o tópico com a montagem das novas rodas mas o tempo não tem sido muito.

Então as eleitas foram as America Classic.



Para a montagem destas rodas optei por um set de pneus que me garanti-se durabilidade e bastante resistencia a furos.
Há bastante tempo que pretendia testar os pneus da Continental, e não poderia ser melhor altura, rodas novas e uns pneus a condizer.
Os escolhidos foram o XKing para a frente e o RaceKing para trás. Não são de todo pneus leves, pois cada um ronda as 650grs, mas são pneus com uma parede lateral bastante resistente e são pneus com uma durabilidade impressionante, neste momento já contam com mais de 1000km e estão novos.
Já tinha utilizado esta combinação no eoX240 com pressões altas a rondar os 3 bars. Pois já conhecia o percurso e visto ser batante rolante dava para abusar um pouco da pressão, sem nunca comprometer a segurança. Nunca me fugiram.
Na prova mais extensa que fiz até hoje a qual é a origem da foto, foram 500km em 57h e mais uns posinhos, furos ouve claro... mas não dei por eles o liquido fez o serviço dele e não dei por nada. Devido a variação constante de piso optei nesta extensão de percurso por usar menos pressão, atras usei a volta dos 2,8 bars e a frente 2,4 sensivelmente.

Quando as rodas não tem comparação possivel com as que vinham a equipar a Bergamont pois são de patamares opostos, as AC são umas topo de gama equanto que as DT Swiss com cubos sram são de entrada de gama.
Estas AC pesam cerca de 1450grs o pare, rolam muito, mas muito bem têm uma rigidez brutal. Estou encantado com as mesmas.

A bike com este set de rodas / pneus ficou a pesar 10,300grs, logo usando uns pneus levesinhos baixa dos 10kg. Não penso nisso pois para usar pneus mais leves ponho-me a jeito de furos e rasgos, algo que não me interessa de todo. Este peso está muito bom.

Já tenho umas caixinhas com material novo para montar, os Elixir 5 estão a venda e já chegaram os novos. Na foto não dá para ver mas para esta prova tive o previlégio de um amigo me emprestar uns Formula R1, e que travões já tinha tido oportunidade de experimentar uns R1 em 2012, mas não deu para tirar qualquer conclusão, apenas que travavam muito, mas nestes 500km deu para ver que são realmente os TRAVÕES. Os que tenho para montar não são uns R1, logo que os monte entre hoje e amanhã, tiro uma foto no teste de sabádo ou domingo.
 

PowerMAx

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A BGM continua a somar kms e apesar de já não postar a bastante tempo, já tem montados os travões novos (mas com bastantes kms) Shimano Xt.
As rodas e o set de pneus escolhidos continuam a dar cartas e os travões XT já mais que testados estão aprovadissimos.
Queria apenas arranjar um suporte de bidon igual ao que lá está, mas não está fácil... encontrar tenho encontrado, mas a preços pouco convidativos.

Deixo aqui uma foto com a montagem atual.

 
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