Olá a todos,
Sendo um utilizador do fórum sem grande intervenção apesar de já estar registado há uns anitos venho cá todos os dias ver o que por aqui se vai passando.
Chegou altura de mostrar aqui o que ando a fazer e o que já fiz e o que pretendo nas minhas bikes, apesar de sempre ter andando bicicleta, só em 2006 adquiri uma bicicleta mais a sério, tendo na altura optado pela RockRider 9.1. com cerca de 12,4 kg no tamanho M.
http://img594.imageshack.us/img594/4157/dsc02657b.jpg
FOTO RR
Foi a minha primeira bicicleta com suspensão e claro de amortecedor, travões de disco e todo o restante material de uma gama melhor que o que estava habituado. Esta bike fez cerca de 600km até ser encostada devido a outras prioridades. Nunca durante cerca de 1 ano em que andei com ela e também devido aos poucos km que lhe fiz me deu problemas. Entretanto em 2011 voltei a pegar na bike e juntar-me a um grupo para umas voltas ao domingo, aqui com passeios mais longos, mais exigentes a nível de material e onde comecei a ver que aquele quadro com aquele sistema de amortecimento não me convencia, a subir o amortecedor mesmo bem calibrado para o meu peso acabava sempre por bombear e depois quando era preciso o amortecedor funcionar, ficava sempre com a sensação de que o sistema N.E.U.F não deixava o X-Fusion desempenhar a sua função em toda a sua plenitude.
Em Julho de 2011 surgi-o a hipótese de comprar um quadro Specialized Stumpjumper de 2009 trocando praticamente todo o material da RR 9.1 para o novo quadro, e digo praticamente todo porque o amortecedor que equipa o StumpJumper é um Fox Triad 120mm, o quadro já trazia um desviador frontal XT, espigão de selim da specialized e caixa de direcção (marca a confirmar) a que caixa de direcção da RR 9.1 era uma FSA.
http://img838.imageshack.us/img838/3671/foto0144j.jpg
FOTO SJ
Quanto ao restante material deixo aqui algumas impressões sobre os mesmos:
Suspensão (Tora 90mm) – Não sendo uma grande suspensão é uma máquina de guerra, não é muito sensível na análise do terreno, nunca deu problemas e não requer muita manutenção, quando foi montando na Specialized foi alterado o curso para 105mm, será para trocar quando houver oportunidade (€) de trocar por uma Fox Tallas 100/120/140mm.
Travões Hidráulicos (Hayes Nine) – Travão bem não dão chatice, e é bastante fácil de fazer a sua manutenção tanto na troca de pastilhas como na substituição do óleo como de afinação. São para manter até outras trocas de componentes serem feitos.
Pedaleiro (Truvativ) – Não sei ao certo qual o modelo mas é de gama baixa, desempenhou sempre bem a sua função mas com o acumulado de km que tem neste momento cerca de 2500km os pratos já denotam bastante desgaste e já veio um XT será montando ainda esta semana.
Desviador Frontal (Deore VS XT :’D) – O Deore mesmo sendo a gama mais baixa da Shimano nunca me deixou mal, não desafinava e estava lá quando era preciso, já o XT sendo melhor e notasse no seu trabalhar mas já desafinou algumas vezes e já o tive que desmontar e voltar a montar e afinar devido a um problema tinha em que sempre que utilizava o prato de 33 e tinha necessidade de utilizar os pratos maiores da cassete a corrente roçava no interior do desviador, penso que com esta ultima intervenção não me volte a dar problemas, pelo menos nas ultimas duas utilizações estava e manteve-se no ponto.
Desviador traseiro (LX) – Esteve em funcionamento até ontem, nunca requereu muita afinação desempenhou sempre bem a sua função nos cerca 2500 km que tem, foi substituído pelo XT.
http://img72.imageshack.us/img72/848/dsc02658r.jpg
http://img513.imageshack.us/img513/535/sany0996.jpg
Pedais (welgo SPD) – A quando da compra da RR (2006) optei por tira-los e aplicar uns Truvativ de plataforma, não me via a andar com os pés presos. Com o voltar a andar em 2011 e com o acumulado de km que fui fazendo optei por arriscar e neste momento não quero outra coisa, quanto a estes pedais, são resistentes, pesados, mas o seu funcionamento não é muito amiste cioso, principalmente com lama, mesmo regulados para o mínimo de força na mola com lama dão muita luta para conseguir tirar o pé. Vão ser substituídos por uns Crank brothers egg beater 1, sistema de encaixe diferente, peso batante diferente como podem ver nas fotos, vamos ver como me adapto a estes pedais.
http://img269.imageshack.us/img269/3430/sany1009.jpg
http://img197.imageshack.us/img197/4030/sany0997.jpg
Selim (Fi’zi:k Arizon (a confirmar modelo)) – Era o selim que vinha com a RR 9.1 e manteve-se na transição para a SJ, já aprovou mesmo em grandes distancias, tenho em ideia substitui-lo por um Spec. BG Phenom mas da opinião de alguns colegas fico com algumas dúvidas.
Rodas – As rodas que equipavam a RR também transitaram para a StumpJumper, mas adquiri agora umas Fulcrum Red Metal 5 que vão ser montadas agora. Pelas pesagens que fiz não me parece que a nível de peso vá ganhar muita coisa como podem verificar pelas fotos, os apertos rápidos que vinham com as RR são mais leves que as Fulcrum e como ainda tenho os discos nas RR ainda não pude tirar todas as dúvidas, mas penso que ainda hoje o vou conseguir fazer, depois coloco aqui os valores finais, as rodas de tras estão a ser pesadas ambas com cassete, apesar de as cassetes não ser iguais não devem diferir muito de peso, nas fulcrum tenho uma cassete de 9v slx nas RR não sei o que lá está.
Fulcrum
http://img812.imageshack.us/img812/7936/sany1003.jpg
http://img337.imageshack.us/img337/3732/sany1000.jpg
RR
http://img685.imageshack.us/img685/3357/sany1010w.jpg
A roda de trás da RR foi pesada com disco ao contrario da Fulcrum depois faço nova pesagem em condições iguais.
Este aperto rápido pesa exactamente menos 10g que o aperto da Fulcrum 64g contra 74.
A Specialized com a montagem do material da RR não ficou propriamente leve tendo contabilizado 13,8kgo meu objectivo era conseguir baixar este valor para os mais perto dos 11kg, sem entrar em loucuras com gastos exorbitantes. E aqui peço a vossa ajuda. Vou actualizando conforme forem surgindo novidades a pedir a vossa opinião.
Visto o sistema de transição vai ser praticamente todo renovado leva também uma corrente nova.
http://img846.imageshack.us/img846/575/sany0998.jpg
Depois de testar o novo material coloco aqui a minha opinião claro que só tenho como termo de comparação o material que foi retirado e que está aqui exposto.
E como o material que estou a tirar da bike neste momento vai ficar parado apesar de ter o RR lá parado a ideia é "trocar" o RR por um HT carbono Chines, a ver vamos o que vou fazer visto que já tenho algum material que vai ficar parado, tal como rodas, desviadores, pedaleiro e posteriormente suspensão, etc.
Sendo um utilizador do fórum sem grande intervenção apesar de já estar registado há uns anitos venho cá todos os dias ver o que por aqui se vai passando.
Chegou altura de mostrar aqui o que ando a fazer e o que já fiz e o que pretendo nas minhas bikes, apesar de sempre ter andando bicicleta, só em 2006 adquiri uma bicicleta mais a sério, tendo na altura optado pela RockRider 9.1. com cerca de 12,4 kg no tamanho M.
http://img594.imageshack.us/img594/4157/dsc02657b.jpg
FOTO RR
Foi a minha primeira bicicleta com suspensão e claro de amortecedor, travões de disco e todo o restante material de uma gama melhor que o que estava habituado. Esta bike fez cerca de 600km até ser encostada devido a outras prioridades. Nunca durante cerca de 1 ano em que andei com ela e também devido aos poucos km que lhe fiz me deu problemas. Entretanto em 2011 voltei a pegar na bike e juntar-me a um grupo para umas voltas ao domingo, aqui com passeios mais longos, mais exigentes a nível de material e onde comecei a ver que aquele quadro com aquele sistema de amortecimento não me convencia, a subir o amortecedor mesmo bem calibrado para o meu peso acabava sempre por bombear e depois quando era preciso o amortecedor funcionar, ficava sempre com a sensação de que o sistema N.E.U.F não deixava o X-Fusion desempenhar a sua função em toda a sua plenitude.
Em Julho de 2011 surgi-o a hipótese de comprar um quadro Specialized Stumpjumper de 2009 trocando praticamente todo o material da RR 9.1 para o novo quadro, e digo praticamente todo porque o amortecedor que equipa o StumpJumper é um Fox Triad 120mm, o quadro já trazia um desviador frontal XT, espigão de selim da specialized e caixa de direcção (marca a confirmar) a que caixa de direcção da RR 9.1 era uma FSA.
http://img838.imageshack.us/img838/3671/foto0144j.jpg
FOTO SJ
Quanto ao restante material deixo aqui algumas impressões sobre os mesmos:
Suspensão (Tora 90mm) – Não sendo uma grande suspensão é uma máquina de guerra, não é muito sensível na análise do terreno, nunca deu problemas e não requer muita manutenção, quando foi montando na Specialized foi alterado o curso para 105mm, será para trocar quando houver oportunidade (€) de trocar por uma Fox Tallas 100/120/140mm.
Travões Hidráulicos (Hayes Nine) – Travão bem não dão chatice, e é bastante fácil de fazer a sua manutenção tanto na troca de pastilhas como na substituição do óleo como de afinação. São para manter até outras trocas de componentes serem feitos.
Pedaleiro (Truvativ) – Não sei ao certo qual o modelo mas é de gama baixa, desempenhou sempre bem a sua função mas com o acumulado de km que tem neste momento cerca de 2500km os pratos já denotam bastante desgaste e já veio um XT será montando ainda esta semana.
Desviador Frontal (Deore VS XT :’D) – O Deore mesmo sendo a gama mais baixa da Shimano nunca me deixou mal, não desafinava e estava lá quando era preciso, já o XT sendo melhor e notasse no seu trabalhar mas já desafinou algumas vezes e já o tive que desmontar e voltar a montar e afinar devido a um problema tinha em que sempre que utilizava o prato de 33 e tinha necessidade de utilizar os pratos maiores da cassete a corrente roçava no interior do desviador, penso que com esta ultima intervenção não me volte a dar problemas, pelo menos nas ultimas duas utilizações estava e manteve-se no ponto.
Desviador traseiro (LX) – Esteve em funcionamento até ontem, nunca requereu muita afinação desempenhou sempre bem a sua função nos cerca 2500 km que tem, foi substituído pelo XT.
http://img72.imageshack.us/img72/848/dsc02658r.jpg
http://img513.imageshack.us/img513/535/sany0996.jpg
Pedais (welgo SPD) – A quando da compra da RR (2006) optei por tira-los e aplicar uns Truvativ de plataforma, não me via a andar com os pés presos. Com o voltar a andar em 2011 e com o acumulado de km que fui fazendo optei por arriscar e neste momento não quero outra coisa, quanto a estes pedais, são resistentes, pesados, mas o seu funcionamento não é muito amiste cioso, principalmente com lama, mesmo regulados para o mínimo de força na mola com lama dão muita luta para conseguir tirar o pé. Vão ser substituídos por uns Crank brothers egg beater 1, sistema de encaixe diferente, peso batante diferente como podem ver nas fotos, vamos ver como me adapto a estes pedais.
http://img269.imageshack.us/img269/3430/sany1009.jpg
http://img197.imageshack.us/img197/4030/sany0997.jpg
Selim (Fi’zi:k Arizon (a confirmar modelo)) – Era o selim que vinha com a RR 9.1 e manteve-se na transição para a SJ, já aprovou mesmo em grandes distancias, tenho em ideia substitui-lo por um Spec. BG Phenom mas da opinião de alguns colegas fico com algumas dúvidas.
Rodas – As rodas que equipavam a RR também transitaram para a StumpJumper, mas adquiri agora umas Fulcrum Red Metal 5 que vão ser montadas agora. Pelas pesagens que fiz não me parece que a nível de peso vá ganhar muita coisa como podem verificar pelas fotos, os apertos rápidos que vinham com as RR são mais leves que as Fulcrum e como ainda tenho os discos nas RR ainda não pude tirar todas as dúvidas, mas penso que ainda hoje o vou conseguir fazer, depois coloco aqui os valores finais, as rodas de tras estão a ser pesadas ambas com cassete, apesar de as cassetes não ser iguais não devem diferir muito de peso, nas fulcrum tenho uma cassete de 9v slx nas RR não sei o que lá está.
Fulcrum
http://img812.imageshack.us/img812/7936/sany1003.jpg
http://img337.imageshack.us/img337/3732/sany1000.jpg
RR
http://img685.imageshack.us/img685/3357/sany1010w.jpg
A roda de trás da RR foi pesada com disco ao contrario da Fulcrum depois faço nova pesagem em condições iguais.
Este aperto rápido pesa exactamente menos 10g que o aperto da Fulcrum 64g contra 74.
A Specialized com a montagem do material da RR não ficou propriamente leve tendo contabilizado 13,8kgo meu objectivo era conseguir baixar este valor para os mais perto dos 11kg, sem entrar em loucuras com gastos exorbitantes. E aqui peço a vossa ajuda. Vou actualizando conforme forem surgindo novidades a pedir a vossa opinião.
Visto o sistema de transição vai ser praticamente todo renovado leva também uma corrente nova.
http://img846.imageshack.us/img846/575/sany0998.jpg
Depois de testar o novo material coloco aqui a minha opinião claro que só tenho como termo de comparação o material que foi retirado e que está aqui exposto.
E como o material que estou a tirar da bike neste momento vai ficar parado apesar de ter o RR lá parado a ideia é "trocar" o RR por um HT carbono Chines, a ver vamos o que vou fazer visto que já tenho algum material que vai ficar parado, tal como rodas, desviadores, pedaleiro e posteriormente suspensão, etc.