Ex. Stumpjumper -> Bergamont LDT 29er (pag.6) do PowerMax

PowerMAx

New Member
Olá a todos,


Sendo um utilizador do fórum sem grande intervenção apesar de já estar registado há uns anitos venho cá todos os dias ver o que por aqui se vai passando.
Chegou altura de mostrar aqui o que ando a fazer e o que já fiz e o que pretendo nas minhas bikes, apesar de sempre ter andando bicicleta, só em 2006 adquiri uma bicicleta mais a sério, tendo na altura optado pela RockRider 9.1. com cerca de 12,4 kg no tamanho M.

http://img594.imageshack.us/img594/4157/dsc02657b.jpg
FOTO RR

Foi a minha primeira bicicleta com suspensão e claro de amortecedor, travões de disco e todo o restante material de uma gama melhor que o que estava habituado. Esta bike fez cerca de 600km até ser encostada devido a outras prioridades. Nunca durante cerca de 1 ano em que andei com ela e também devido aos poucos km que lhe fiz me deu problemas. Entretanto em 2011 voltei a pegar na bike e juntar-me a um grupo para umas voltas ao domingo, aqui com passeios mais longos, mais exigentes a nível de material e onde comecei a ver que aquele quadro com aquele sistema de amortecimento não me convencia, a subir o amortecedor mesmo bem calibrado para o meu peso acabava sempre por bombear e depois quando era preciso o amortecedor funcionar, ficava sempre com a sensação de que o sistema N.E.U.F não deixava o X-Fusion desempenhar a sua função em toda a sua plenitude.

Em Julho de 2011 surgi-o a hipótese de comprar um quadro Specialized Stumpjumper de 2009 trocando praticamente todo o material da RR 9.1 para o novo quadro, e digo praticamente todo porque o amortecedor que equipa o StumpJumper é um Fox Triad 120mm, o quadro já trazia um desviador frontal XT, espigão de selim da specialized e caixa de direcção (marca a confirmar) a que caixa de direcção da RR 9.1 era uma FSA.

http://img838.imageshack.us/img838/3671/foto0144j.jpg
FOTO SJ

Quanto ao restante material deixo aqui algumas impressões sobre os mesmos:

Suspensão (Tora 90mm) – Não sendo uma grande suspensão é uma máquina de guerra, não é muito sensível na análise do terreno, nunca deu problemas e não requer muita manutenção, quando foi montando na Specialized foi alterado o curso para 105mm, será para trocar quando houver oportunidade (€) de trocar por uma Fox Tallas 100/120/140mm.

Travões Hidráulicos (Hayes Nine) – Travão bem não dão chatice, e é bastante fácil de fazer a sua manutenção tanto na troca de pastilhas como na substituição do óleo como de afinação. São para manter até outras trocas de componentes serem feitos.

Pedaleiro (Truvativ) – Não sei ao certo qual o modelo mas é de gama baixa, desempenhou sempre bem a sua função mas com o acumulado de km que tem neste momento cerca de 2500km os pratos já denotam bastante desgaste e já veio um XT será montando ainda esta semana.

Desviador Frontal (Deore VS XT :’D) – O Deore mesmo sendo a gama mais baixa da Shimano nunca me deixou mal, não desafinava e estava lá quando era preciso, já o XT sendo melhor e notasse no seu trabalhar mas já desafinou algumas vezes e já o tive que desmontar e voltar a montar e afinar devido a um problema tinha em que sempre que utilizava o prato de 33 e tinha necessidade de utilizar os pratos maiores da cassete a corrente roçava no interior do desviador, penso que com esta ultima intervenção não me volte a dar problemas, pelo menos nas ultimas duas utilizações estava e manteve-se no ponto.

Desviador traseiro (LX) – Esteve em funcionamento até ontem, nunca requereu muita afinação desempenhou sempre bem a sua função nos cerca 2500 km que tem, foi substituído pelo XT.

http://img72.imageshack.us/img72/848/dsc02658r.jpg

http://img513.imageshack.us/img513/535/sany0996.jpg

Pedais (welgo SPD) – A quando da compra da RR (2006) optei por tira-los e aplicar uns Truvativ de plataforma, não me via a andar com os pés presos. Com o voltar a andar em 2011 e com o acumulado de km que fui fazendo optei por arriscar e neste momento não quero outra coisa, quanto a estes pedais, são resistentes, pesados, mas o seu funcionamento não é muito amiste cioso, principalmente com lama, mesmo regulados para o mínimo de força na mola com lama dão muita luta para conseguir tirar o pé. Vão ser substituídos por uns Crank brothers egg beater 1, sistema de encaixe diferente, peso batante diferente como podem ver nas fotos, vamos ver como me adapto a estes pedais.

http://img269.imageshack.us/img269/3430/sany1009.jpg

http://img197.imageshack.us/img197/4030/sany0997.jpg

Selim (Fi’zi:k Arizon (a confirmar modelo)) – Era o selim que vinha com a RR 9.1 e manteve-se na transição para a SJ, já aprovou mesmo em grandes distancias, tenho em ideia substitui-lo por um Spec. BG Phenom mas da opinião de alguns colegas fico com algumas dúvidas.

Rodas – As rodas que equipavam a RR também transitaram para a StumpJumper, mas adquiri agora umas Fulcrum Red Metal 5 que vão ser montadas agora. Pelas pesagens que fiz não me parece que a nível de peso vá ganhar muita coisa como podem verificar pelas fotos, os apertos rápidos que vinham com as RR são mais leves que as Fulcrum e como ainda tenho os discos nas RR ainda não pude tirar todas as dúvidas, mas penso que ainda hoje o vou conseguir fazer, depois coloco aqui os valores finais, as rodas de tras estão a ser pesadas ambas com cassete, apesar de as cassetes não ser iguais não devem diferir muito de peso, nas fulcrum tenho uma cassete de 9v slx nas RR não sei o que lá está.

Fulcrum

http://img812.imageshack.us/img812/7936/sany1003.jpg

http://img337.imageshack.us/img337/3732/sany1000.jpg


RR

http://img685.imageshack.us/img685/3357/sany1010w.jpg
A roda de trás da RR foi pesada com disco ao contrario da Fulcrum depois faço nova pesagem em condições iguais.
Este aperto rápido pesa exactamente menos 10g que o aperto da Fulcrum 64g contra 74.

A Specialized com a montagem do material da RR não ficou propriamente leve tendo contabilizado 13,8kgo meu objectivo era conseguir baixar este valor para os mais perto dos 11kg, sem entrar em loucuras com gastos exorbitantes. E aqui peço a vossa ajuda. Vou actualizando conforme forem surgindo novidades a pedir a vossa opinião.

Visto o sistema de transição vai ser praticamente todo renovado leva também uma corrente nova.

http://img846.imageshack.us/img846/575/sany0998.jpg

Depois de testar o novo material coloco aqui a minha opinião claro que só tenho como termo de comparação o material que foi retirado e que está aqui exposto.

E como o material que estou a tirar da bike neste momento vai ficar parado apesar de ter o RR lá parado a ideia é "trocar" o RR por um HT carbono Chines, a ver vamos o que vou fazer visto que já tenho algum material que vai ficar parado, tal como rodas, desviadores, pedaleiro e posteriormente suspensão, etc.
 

PowerMAx

New Member
Obrigado,

Mesmo não sendo um quadro de ultima geração (penso que os novos StumpJumper não tens o amortecedor naquela posição) é um quadro que gosto bastante, não é leve, é mesmo mais pesado que o RR que tinha, mas é uma diferença enorme que se nota no terreno e no tipo de utilização que lhe dou, cada vez gosto mais daquele Fox Triad.
Pensava que neste momento já tinha a bike montada com os novos componentes mas por falta de ferramentas para desmontar o truvativ e montar o XT ainda não consegui fazer grande coisa, já desmontei rodas e desviador traseiro, inclusive já lá tenho o XT montado, mas falta retirar o pedaleiro. Vamos lá ver se tenho bike pronta para domingo.
Entretanto esqueci-me de pesar a bike com a montagem que tinha para confirmar a pesagem que tinha feito há uns tempo em que marcou 13,8kg para ver a perca de peso.

Assim que tiver novidades posto aqui.

Abc
VC
 

PowerMAx

New Member
Boas,

Neste momento já tenho a bike com os novos componetes, montados, pedaleiro XT, desviador traseiro XT, pedais CB, as Fulcrum RM 5, e a corrente XT, mas a coisa não correu muito bem, e acabei por me esquecer das fotos e até de algumas pesagens.
A montagem foi feita como está no manual, tanto do pedaleiro, como do desviador traseiro.

No caso do pedaleiro e tendo a bike na zona do eixo uma mediada de 73mm apenas levou uma anilha do lado dos pratos, tendo sido respeitadas as forças de aperto, no caso do desviador foi montado como está na figura, sendo depois afinado os limitadores, de seguida foi montada a corrente e bicha, para se proceder a afinação.
Aqui é que a coisa não correu bem, sendo um sistema de 9V não consegui afinar o desviador traseiro de forma a ter a totalidade de velocidades o máximo que consegui foi ter 8V ou perdia a de 34 ou a de 11, alguma dica??
Já não sei o que fazer...

Abc
VC
 

PowerMAx

New Member
Dois componentes em vista.





Estou a ponderar estes dois componentes, alguém tem opinião sobres o mesmo?? Já testou, já ouvi-o alguma coisa sobre os mesmos?
Aceito outras sugestões dentro das cores Branco, ouro, preto, de forma a não destoar muito no conjunto e não queria os estes dois componentes na mesma cor.

Obrigado
VC
 

TLouro

Member
Boas,

No desviador traseiro deves ter dois parafusos (normalmente com as letras L - low e H - high) que regulam os fins de curso superiores e inferiores. Quase de certeza que o teu problema está aí.

O que costumo fazer é desapertá-los, o que aumenta o curso do desviador, e vou apertando o mais possível deixando que as mudanças extremas entrem.

Na realidade, deve ter-se os parafusos o mais apertados possível para que a corrente não salte (para cima ou para baixo) e, por outro lado, devem conseguir-se meter as mudanças dos extremos.

Quanto aos componentes, não os conheço, mas que têm pinta, têm!

Espero ter ajudado.

Um abraço

Espero ter ajudado
 

PowerMAx

New Member
Boas TLouro,

Sim eu sei o que fazem esses parafusos (limitadores) e foram devidamente regulados, tal como indica no manual, não sou nenhum profissional disto, mas gosto de ser eu a fazer a mecânica da minha bike, e a montagem e afinação destes novos componentes de transmissão, mas já cheguei a um ponto que não sei onde está a problema.
Antes de meter mãos à obra li, vi videos, pesquisei. E lá meti mãos à obra. Inicialmente depois de colocados os componentes no sitio, desviador traseiro e pedaleiro, respeitando apertos, e colocação das anilhas no pedaleiro, com as devidas medições e indicação do manual, o passo seguinte foi exactamente a colocação dos limitadores (parafusos do desviador) no local certo, só depois foi colocada a corrente e o cabo, relativamente a corrente pensei que o problema estivesse aqui pois estava mal colocada, inicialmente estava a passar a corrente por baixo da placa indicada pela seta, mas depois coloquei-a por cima, mas o problema manteve-se.



O cabo já tentei de tudo mais tensão, menos tensão e nada.
O parafuso que coloca o S mais acima ou abaixo está na posição indicada no manual 5/6 mm da cassete quando estamos no carreto maior neste caso de 34T.
Se alguém me conseguir dar alguma ideia onde possa estar o problema ou necessitar de fotos para ver também as posso colocar.

VC
 

ny12xx

Super Moderador
Companheiro

Tenta o seguinte:

1 - Retira a corrente da cassete e desviador.

2 - Solta o cabo do desviador

3 - Afina os limites sem o cabo instalado

4 - Coloca o manípulo na velocidade mais pesada (carreto 11)

5 - Aperta o cabo. Aqui deves "puxar" o cabo apenas com os dedos (sem a ajuda de um alicate)

6 - Caso seja necessário, afinas o funcionamento no manípulo (nos terminais)

Se não ficar bom é porque existe alguma coisa mal nos restantes componentes da transmissão (cabos + bichas + terminais + manípulos).

Um abraço

ny12xx
 

João Jardim

New Member
MT BOA BIKE, não vá eu ter uma igualzinha, cor e tudo.

Acho que tens que mudar a suspenção da frente. Tenho uma FOX 120 que tem um excelente desempenho. Esta bicicleta com a suspenção tem uma grande mais valia. Muito boa ao nivel de estabilidade e até tenho dificuldades em ver qual o seu limite.
Devo actualizar brevemente para a TALLAS também.

No que respeita a avanço e guiador aconselho-te tambem a mudar, se vem da anterior Rockrider aconselho-te até na propria marca Specialized que tem componentes mt bons.

Eu no que respeita a desviadores tenho o gosto particular da SRAM porque aguenta mais pancada e sentes mais as mudanças mes enfim são gostos.

O que interessa é que tens 1 bike para MT tempo. Excelente
 

PowerMAx

New Member
ny12xx - Obrigado pela sugestão, mas também já fui por aí e nesse caso fico com as relações mais altas e sem as mais baixas... (acho que estou a entrar num "beco sem saida", pelo menos referente aos meus conhecimentos) Pondero "entregar" a bike a um profissional da coisa, pode estar-me a escapar algo (deve ser o mais certo).

João Jardim - Está visto que temos bom gosto :D. Apesar de não ser um quadro leve como já tive oportunidade de referir, em comparação com a Rockrider que tive, este quadro é mais pesado, mas esta geometria e com este amortecedor é uma maravilha, fiquei bastante satisfeito com a troca. Relativamente a suspensão é esse o meu objectivo, mas como já referi para a tallas, e de preferência a que faz 100/120/140 porque gosto bastante de subir e com uma frente muito alta lá anda ela aos saltos feita maluca, mas a descer depois torna-se curta e dentro da utilização que lhe dou os 140mm eram um mimo. Quanto a guiador e avanço a mudança deve-se só mesmo a uma questão estética, porque como vou tendo oportunidade de verificar pelas pesagens que vou fazendo, para conseguir material com pesos como os dos componentes que vinham na RR já começo a ver os € a serem muitos para despender. E depois tenho ainda a cor do quadro que não é fácil de conjugar cores. Se poderes coloca aí uma foto.


Obrigado a todos pelos comentários... mas podem continuar e toda a ajuda/sugestões são bem vindas.

VC
 

PowerMAx

New Member
ny12xx - Nop, o shifter é o deore de 9V mas atenção que a cassete que está montada é uma SLX de 9V, não será por aí o problema (ou será?, quando comprei o RD-780 10V, certifiquei-me que desde que o shifter e a cassete correspondessem no nº de velocidades não havia problema).

Abraço,

VC
 

ny12xx

Super Moderador
Companheiro

Posso estar completamente enganado, mas acho que o rácio de desmultiplicação desse shifter não é igual ao do desviador.

Um abraço

ny12xx
 

ny12xx

Super Moderador
Companheiro
...(ou será?, quando comprei o RD-780 10V, certifiquei-me que desde que o shifter e a cassete correspondessem no nº de velocidades não havia problema)...
Quem é que te informou que não haveria problema?

Foi aqui no fórum?

Já fiz uma busca pela net (google = shimano + 10 + cable pull) e constatei que não dá.

Das duas uma: ou trocas de shifter ou de desviador.

(consegues trocar esse desviador por um XT 9v por ex. M772 na loja onde o compraste pelo mesmo valor)

Um abraço

ny12xx
 

ny12xx

Super Moderador
Companheiro

Onde escrevi: Das duas uma: ou trocas de shifter ou de desviador.

Devia ter esctrito: Das duas uma: ou trocas de shifter e cassete ou de desviador.

Isto dos 3 minutos...

Um abraço

ny12xx
 

TLouro

Member
Boas,

Estou a achar estranho o teu problema... Teoricamente, em cada mudança metida ou tirada no shifter, este recolhe ou larga um comprimento de cabo fixo, que não depende das tensões do cabo. Isto é, a "banda" de actuação do desviador é puxada para cima ou para baixo, consoante se tira ou acrescenta tensão ao cabo nas afinações, mas cada "salto" de cada mudança é constante. Assim, a regulação da tensão do cabo tem como objectivo fazer coincidir a "banda" de actuação do desviador com a cassete, de modo a que cada posição do desviador coincida com o respectivo carreto.

Depois, há os tais parafusos que regulam a limitação inferior e superior do curso do desviador.

Posto isto, se estiver tudo bem montado e não houver avarias, não estou a ver onde possa estar o problema senão nos parafusos limitadores do curso do desviador... Já experimentaste a desaparafusar exageradamente esses parafusos para ver se assim entram as mudanças todas? (cuidado se a corrente sair para cima ou para baixo!)

Abraço
 

TLouro

Member
Ops, não vi os posts #11 a #15 antes de postar...

O ny12xx tem toda a razão. O rácio de desmultiplicação tem que ver com a tal quantidade de cabo que o shifter liberta ou recolhe que, por sua vez, tem que ser compatível com a do desviador. E pelos vistos não é...
 

PowerMAx

New Member
ny12xx - Deram-me essa indicação na loja onde comprei a bike, e até faz sentido segundo a explicação que me deram em que com cassete correspondente ao shifter quem manda é o shifter e só mete as mudanças que o shifter der. Mas vou averiguar a indicação que referes relativa ao ratio.

TLouro - Já testei os limitadores exageradamente longe dos batentes de forma a ver se o problema estaria aí e nada.

Abc
VC
 

João Jardim

New Member
A BIKE é Pesada?

Tens então algum problema.
A minha na ultima pesagem está no 12.25 KG sem tubeless...
Se fizer uns poucos upgrades passo para os 11 e poucos quilos.

Como material tenho guiador e avanço specialized em aluminio. ( Se mudar para carbono e mudar tambem o espigão de selim fica bem mais leve)
Tenho as rodas DT Swiss 430
Pedaleira XT, desviadores SLX e SRAM X9.
Travôes Juicy 5.
Phenon GEL 130.
Pneus the captain control S works

Como passaste Mts componentes da Bike antiga eles pesam MT mais.

A Suspoenção FOX em relação com a RS que tens deve ter uma diferença consideravel de peso...
 

TLouro

Member
Powermax, julgo que a questão é a seguinte: se o desviador precisar, por hipótese, de 3mm de cabo para passar de uma mudança para a outra e o manípulo só libertar 2mm de cada vez, são incompatíveis e nunca mais vais conseguir afinar as mudanças.

Daí que seja necessário analisar essa questão e ver se são compatíveis.

Ainda assim, se esse rácio for igual, um desviador até pode dar para sistemas com diferentes números de mudanças. Ou seja, um desviador até pode dar para 10v e 9v, tem é que ter compatibilidade com o manipulo no tal rácio de desmultiplicação. Aí sim, é o manípulo que "manda" no n.º de mudanças.

Abraço
 
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