Estudantes da Ginestal Machado podem ir almoçar de bicicleta

vitor

New Member
14300.JPG


Cinquenta bicicletas foram postas à disposição dos alunos do 10.º, 11.º e 12.º anos da Escola Secundária Dr. Ginestal Machado, em Santarém, para que possam ir de bicicleta almoçar a casa e regressar à escola. Fomentar a actividade física saudável e menos poluente e contribuir para uma cidade mais dinâmica, jovem e com maior consciencialização dos automobilistas face aos velocípedes, é o objectivo. O protocolo, designado de “Al-moços sobre rodas”, foi assinado quinta-feira entre a presidente do conselho directivo da escola, Henriqueta Carolo, e a vereadora da Câmara de Santarém, Lígia Batalha (PSD). A autarquia adquiriu as bicicletas.

À hora de almoço os estudantes do ensino secundário vão poder requisitar as bicicletas de todo o terreno e capacetes para se deslocarem para casa ou outro local e poderem depois regressar à escola. A preferência será dada aos jovens que moram no planalto e aqueles que se possam deslocar em grupo. Antes de irem para a estrada os alunos vão receber formação em regras de trânsito nas instalações da antiga escola fixa, com a presença dos pais, previsivelmente em horário pós-laboral. Os alunos que se deslocarem nas bicicletas estarão ainda cobertos pelo seguro escolar.

Nessa quinta-feira, 50 estudantes, com Henriqueta Carolo e Lígia Batalha à cabeça do pelotão, desfilaram em torno da escola. Já sem as condutoras mais “velhas”, o “pelotão deslocou-se” à câmara para entregar um manifesto pelo ambiente e pela segurança nas estradas. Para Raquel Vieira, acabada de chegar da voltinha pela cidade, a iniciativa tem interesse e até põe a hipótese de passar a ir almoçar a casa de bicicleta, apesar de ser do oitavo ano. “Moro junto ao Modelo e até gostava de experimentar mas penso que devia ser melhor andar individualmente do que em conjunto para haver menos confusão”, opina. Quanto ao meio de transporte, diz nada ter a apontar.

Também João Martins, do 12.º ano, diz que se trata de uma boa ideia. “Principalmente por podermos fazer desporto, mas também para se andar mais à vontade na cidade, sem tantos carros”. O estudante, que mora na zona do hospital velho, diz que as bicicletas são suficientemente boas para andar a circular.


Fonte: http://semanal.omirante.pt/index.asp?idEdicao=279&id=33043&idSeccao=3917&Action=noticia
 

OBiklas

New Member
não me cheira é que as bikes durem muito, essa foto já diz tudo...
é uma boa iniciativa... (coitado é daquele que vai ficar sentado ao lado de um utilizador durante a tarde :oops: :doente: )
 
Top