Estacionamento de bikes

Diogo Santos

New Member
Re: estancionamento de bikes

O estacionamento do primeiro vídeo é muito bom, mesmo compatível conosco. Nem corrente é preciso.
O do segundo vídeo está demais. Um desses é que dava cá um jeitão...
 
Re: estancionamento de bikes

O elevador em forma de guarda-chuva está muito bom e parece proteger as bikes dos amigos do alheio. :yeah:

O segundo vídeo mostra um sofisticado e informatizado parque de estacionamento em grande escala, made in Japan.
A prensa que segura as bicicletas pela forqueta causou-me alguns calafrios. Não arriscaria sujeitar a SID Team da minha BTT a um abraço daqueles. :mrgreen:

Cumps.
 

wka13

New Member
Re: estancionamento de bikes

não concordo que o primeiro sistema apresentado (bicicleta elevada) seja seguro, até uma pessoa deu a sugestão no link do vídeo:
"monkey come by with long stick, hook on end

monkey could steal all bicycles

no protection from evil monkey"
se o gancho que suporta a bike fechasse, aí já concordaria com a segurança do sistema... há muito macaco por aí que gosta de roubar a propriedade dos outros... devia haver punições à moda árabe (de Hamurabi) para esse larápios! Uma pessoa junta dinheiro para outro palhaço ir lá roubar... miseráveis!!
 

jorgegt

New Member
Re: estancionamento de bikes

Pena isso só funcionar em grandes cidades, principalmente fora deste triste Pais que não tem como hábito o uso de bikes para o dia a dia. Digo isso porque se mora-se numa cidade e tivesse esse tipo de estacionamento usaria a bike sim sra. :wink:
 

nelson_r

New Member
Os hábitos não nascem, criam-se. Se nas nossas cidades se optasse pela instalação de equipamentos destes, muita gente iria pensar duas vezes se seria uma óptima oportunidade de começar a usar bicicleta ou não, nas suas deslocações diárias.

Em casa onde não há faca, não existe hábito de utilizá-la.
 

prdzr

Member
Isto so mostra uma coisa...que as pessoas a nivel global estao a investir cada vez mais em bicicletas como meio de transporte...seguro, economico, amigo do ambiente sao só vantegens! Porque é que os portugueses nao têm direito ao mesmo? Talvez seja uma questao de mentalidades. (ok somos 1 pais de 3º mundo lol mas come on...)

Boas pedaladas
 

HL||ARQ

New Member
Eu preferia que se investisse mais em lugares de estacionamento de bicicletas (não necessariamente tão elaborados) nas cidades do que gastar dinheiro em ciclovias patéticas.

Uma das minhas dificuldades quando vou de bicicleta para a cidade é ter onde estacionar e prender a bicicleta em segurança!
 

Speças

New Member
De facto, os sistemas apresentados são brutais, mas para já acho que no nosso país bastará criarem mais alguns parqueamentos mais simples.

Vivo e trabalho na margem sul, mas sempre que tenho que ir à capital, levo a minha "libelinha". "Muchas gracias" à SOFLUSA (transporte gratuito a qulquer hora/dia). Lá em Lisboa é que, de facto, fazem falata mais alguns parqueamentos para bikes.

Normalmente, deixo-a presa com um simples cadeado nalgum poste de sinalização ou gradeamento.
Uma agradável surpresa tive quando, em Março, ao deslocar-me à Assembleia da República, me foi indicado por um Polícia um parqueamento de bikes junto a uma das portas laterais do dito edifício... Será com certeza para "inglês ver", mas o certo é que eu lá estacionei a minha.

Pena é que não haja mais daqueles simples parqueamentos espalhados por toda a cidade. Melhor, pelas várias cidades e vilas.
 

HL||ARQ

New Member
Vivo e trabalho na margem sul, mas sempre que tenho que ir à capital,

Vives em VNGaia? E costumas ir ao Porto!!! :rotfl: :rotfl:


Gostei de saber que SOFLUSA permite o transporte de bicicletas a qualquer hora/dia, e gratuitamente! Fico admirado. Normalmente as empresas de transporte impõem horários.
Boa notícia
 
W

wild_weasel

Guest
soluções de facto interessantes...
é uma pena, mas sinto-me mto limiitado na utilização da bicicleta no dia a dia.
sinceramente, apesar da minha ter sido relativamente barata, não me imagino a deixá-la atada a um qualquer poste, ir á minha vida, e quando chegar ter lá uma roda, se tanto ( como acontece no centro comercial vasco da gama....)
pode ser que em lx comecem a aparecer soluções, visto que a mobilidade em bicicleta parece ser uma aposta do actual presidente.
vamos ver....

cumps
:hehe:
 

Diablo

Member
boas pessoal, os videos são fenomenais, o 2º já tinha visto, mas o 1º nunca vi implementado em nenhuma cidade que visitei.
estive esta semana na holanda ( eindhovan e amesterdão), e por lá o estacionamento ( bikes) é brutal.
chega ao ponto de os passeios estarem cheios de biclas e os peões terem que ir pela ciclovia, ehhhhhhhhhh.
mas como disse o nelson_r, os hábitos criam-se, e a mentalidade está a mudar, mesmo que devagar, por isso cabe-nos a nós ajudar.
como já referi em outros tópicos, vou todos os dias de bicla para o trabalho, e tenho a sorte de poder guardar a minha menina na minha sala.
já agora aproveito para vos convidar a comentar o meu tópico " será vício ou doença".
abraço :mrgreen:
 
Acho que para promover o uso e estacionamento de bicicletas em Portugal, não são necessários grandes investimentos tecnológicos!

Por um lado, acho que os poucos estacionamentos que existem nas localidades portuguesas, com o sistema dos dois tubos paralelos de metal para encaixe da roda da frente, são poucos seguros; pois tornam difícil prender um cadeado ao quadro da bicicleta! E prender o cadeado à roda da frente é perigoso, como todos sabemos! Acho que se deverá pensar em criar outro design para os estacionamentos!

Por outro lado, alguns desses estacionamentos estão localizados em zonas pouco seguras, pouco frequentadas ou escondidas; o que ajuda o trabalho dos gatunos!

Sabemos que existem em Portugal grandes empresas privadas e entidades estatais, que têm funcionários de segurança e vigilância ou os subcontratam a outras empresas! Se uma entidade já gasta dinheiro para ter alguém 24 horas por dia de serviço a uma portaria, entrada, armazém, câmaras de vigilância, etc...; porque não aproveitar e criar parques de estacionamento de bicicletas em zona que esteja perto e sob o campo de visão permanente desses vigilantes? Os custos adicionais seriam mínimos!
:mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:
 

MSoares

Member
Sobre este tema infelizmente estamos praticamente na estaca 0. Começar por aumentar o parqueamento tradicional para bicicletas já seria um bom começo. Para mim nas poucas vezes que saio de bicicleta para ir à vila tratar de qualquer assunto que dispense o uso do carro, um sinal de Stop ou qualquer outra sinalização do genero serve para parquear a minha menina de forma segura contra o amigo do alheio.
 

viskonde

New Member
cuidado com os sinais de stop e companhia.

conheco quem tenha ficado sem bicicleta por terem retirado o sinal do ferro, e foi só passar a bicicleta com o cadeado por cima do ferro :)
 

pessoabtt

Member
Isto é de certo uma grande maneira de arrumar as bicicletas.

Mas cá em Portugal, justificava-se o investimento nestes parques??? Será que não iriam ficar practicamente vazios???

Se deixassemos mais vezes o carro na garagem, ai sim estes parques eram optimos na minha opnião.

cumps.
 
Top