Espigão MSC em carbono!!!

Conguito

New Member
Boas este tópico tem por objectivo mostrar as amantes do peso algumas limitações de certos componentes.

Neste caso foi um MSC em carbono que já eram famosos em espanha pela sua fragilidade, no entanto WW que se prese tem de testar e neste caso não correu bem.

As fotos anexas são do espigão de um atleta que pesa cerca de 55kg recentemente fez 3º em Rio De Mouro mas com um espigão FSA "muio superior apesar do peso" pois depois do seu MSC ter partido o importador ou o fabricante rápido se descartaram de responsabilidades.


Note-se que foi tudo instalado respeitando as normas impostas pelo fabricante 5nm, seguem umas fotos do mesmo.
sdc10113d.jpg


dsc04000.jpg


dsc03999f.jpg


sdc10117s.jpg


sdc10115h.jpg





PS: 140 euros de espigão po lixo.
 

o_jakin

New Member
auch.
Tenho um espigão em carbono da ONOFF com reforço em alumínio no topo e aconteceu o mesmo.
Tenta cortar e furar novamente pode ser que aguente mais uns tempos.
 

Rui Carvalho

New Member
É que nem reparei bem no estado do espigão, só o ouvi estalar e por sorte não fiquei sem selim a meio da prova da taça em Moreira de Cónegos. Só no fim é que reparei que o espigão tinha mesmo partido! Apesar de ser mais pesado o FSA nota-se que tem muito mais rigidez e segurança. O peso por vezes não compensa!
 

koizu

New Member
auch.
Tenta cortar e furar novamente pode ser que aguente mais uns tempos.

Achas que sim? eu não me sujeitava novamente a este espigão, a primeira vez, felizmente não aconteceu nada de mal, a segunda pode já não ter tanta sorte...

Edit: o que estás a pensar fazer aos parafusos e aos yokes (ou lá como se escreve)?
 

Rui Carvalho

New Member
koizu , isso é melhor perguntares ao Conguito, pois o espigão foi para loja que me o cedeu para correr por causa da garantia. Pelos vistos garantia essa a que não teve direito.
Agora na Bicicleta tenho o FSA que vinha de origem.
 

ivan luis

New Member
É impressão minha ou um dos yokes também partiu?

semttuloodu.jpg

Tenta cortar e furar novamente pode ser que aguente mais uns tempos.
Eu pessoalmente não sei se arriscaria fazer isso, visto que ao ser cortado ficava sem aquele reforço e seguramente que ainda ficava com menos resistência. E se já com aquele reforço na parte do espigão ele partiu...
 

Conguito

New Member
Aqui a experiencia com este tipo de espigão conta já 3 no estaleiro, o que tem os yokes partidos foi outro do atleta Marco Macedo, que agora anda com um KCNC porque ganhou medo.

Abraço
 
Last edited:

Nozes

Active Member
Como sempre MSC! Muito leve, bonito, mas não para fazer btt puro, antes para dar uma volta em estrada!

Desculpa?
O meu espigão MSC em carbono (modelo diferente deste,mais barato/pesado) tem 2 anos,muita porrada em cima e nem sequer desapertou algum parafuso ou fez algum barulho estranho...estar a medir toda uma gama imensa de uma marca por problemas em um componente,é "um bocadinho" errado,digo eu...
 

emparlace

Member
SANY0190.jpg


Uma imagem vale mais que mil palavras...
e por acaso enganei-me, não era 156gr. mas 152.
Basicamente o que mudei foi o material da thomson por os yokes, parafusos e a meia lua da kcnc, não ficou de modo nenhum mais frágil e perdeu umas boas gramas.
 

RTC

Super Moderador
emparlace, 152gr é muito bom para um Thomson, mesmo para um Masterpiece alterado, mas convinha referir qual o comprimento e diâmetro, pois se for um 240mm ou 330mm para o btt...
 

HR

New Member
Quanto ao Thomson, aí está o engenho a funcionar e se tem fiabilidade, excelente!

Relativamente ao MSC é mesmo pena pagar-se tão caro pelo material e depois quando os azares acontecem as garantias esquivarem-se... o problema é que me parece que o termo "má utilização" ou "utilização indevida" começa a ser muito utilizado para esse "esquivanço" isto tanto para a MSC como para outras marcas...

Cumps,
HR
 

emparlace

Member
Boas RTC, a medida é um 27,2 em 330mm. Tinha montado na bike (uma scalpel) e estava quase no limite pois a scalpel o tubo vertical (do espigão) é muito baixo o que exige um espigão comprido. Como não gosto de trazer o espigão perto do limite comprei um com 400mm.

Voltando ao tópico, a MSC já devia ter arranjado uma solução para estes espigões que tantos problemas têm dado. Esta visto que isto não é caso isolado e só fica mal á marca descartar-se de culpas quando o espigão foi instalado com apertos dentro dos valores especificados pela marca. Eu enviava isso ao carbonteck para ver se (depois de um quadro partido e reparado e agora um espigão) ele monta uma bike de "retalhos". :mrgreen:
 

essence_s

New Member
Pois, um espigão assim tão bonito tinha que ter um contra qualquer....Mas não deixa de ser mau a marca por-se de fora na garantia
 

artsite

New Member
Mas, qual é o problema de andar com ele depois de o reparar, ainda por cima de for bem feito fica melhor de quando era nova????

Meter mais de 100€ para o tecto?

Fazes bem em o reparar, pois o meu Token já está a ficar com alguma mazela, pequena mas está na parte de dentro algo que devo investigar mais de perto, e pelo que estou a ver o problema poderá estar não devido ao aperto, mas por andar muitas vezes com o selim mais para a frente e assentado na parte da frente do selim, colocando muito muita força na parte de traz do espigão.

Depois mostra aqui como o reparas-te, pode ser que o vá precisar (espero que não)
 

marco@btt

New Member
Aqui a experiencia com este tipo de espigão conta já 3 no estaleiro, o que tem os yokes partidos foi outro do atleta Marco Macedo, que agora anda com um KCNC porque ganhou medo.

Abraço

Viva

Pois é o meu só partiu o yoke, mas foi um susto e peras e não levou nenhuma pancada simplesmente PUMMM!
Depois de ver outros a partir e de o importador fugir com o rabo a seringa e não assumir qq responsabilidade optei por um da KCNC (que já tinha usado) que me dá mais garantias.
O que eu acho estranho é que do pessoal que eu conheço já cederam 3 e o importador xutou todos para o tecto, isto é óbvio que se trata de um defeito de fabrico ou então erro no calculo das cargas que o mesmo pode suportar.
Está na altura da MSC ou o importador ASSUMIREM QUE ESTE ARTIGO NÃO CUMPRE O PAPEL PARA O QUAL ESTÁ ESPECIFICADO!!!

Boas pedaladas e não comprem este espigão pois mais tarde ou mais cedo vão ter problemas e ficam a arder :(
 

Conguito

New Member
Finalmente, depois de algum tempo de espera resolvi recuperá-lo. Ficou com 152 grm, mas possivelmente só voltará a andar numa bike de estrada.

imagem0220.jpg
 
Top