Boas,
Ming@as, é assim, temos sempre que partir de um ponto fundamental que é o seguinte ; a mim da-me gozo mexer na " coisa ", pelo que, sempre que posso ou saiba, sou eu que o faço.
Depois, se trabalhas em manutenção, sabes ou conheces, de certo, o conceito de " intervalos de manutenção ". Os fabricantes quando estabelecem estes procedimentos periódicos têm, como objectivo aumentar a longevidade do material, por forma a este continuar a desempenhar, de forma útil, a função para que foi desenvolvido.
A vida útil de um componente - no caso em apreço, o rolamento - tem como factores determinantes : A liga de que é feita a caixa, as esferas, a pista, a gaiola, se possuir, se tem protecção ou não e o lubrificante que lhe é colocado. De certo que sabes que, todo e qualquer mecânismo necessita de lubrificação, por forma a diminuir o Atrito. Ora, se o atrito é, ou pode ser, o " inimigo numero 1 " dos rolamentos, sendo estes um pequeno mecânismo, a lubrificação é fundamental para o seu bom/melhor desempenho.
Tanta conversa da treta para dizer, resumidamente o seguinte:
1 - Um rolamento lubrificado periódicamente durará, sempre, muito mais tempo que outro não lubrificado.
2 - Se, por hipotese, cada rolamento custar 15 Euros ( SKF ), sendo que, temos 4 na roda traseira e 2 na dianteira, isto perfaz um custo de 90 Euros, só em material.
3 - O boião de massa que mostro, custou, salvo erro, 6,50 euros, e vai durar bastante.
Partindo do principio que sabes identificar um rolamento " gripado ", ou seja, a existência de folga axial e/ou resistência ao rolamento, é obvio, que não se vai andar a substituir rolamentos a cada 3 meses, salvo aqueles que possam apresentar a tal folga. Como tal ainda não aconteceu, vou continuar a enche-los de massa sempre que achar necessário.
Desculpa o testamento, e atenção, esta é a minha opinião, tu também tens o direito/dever de ter a tua.
Um Abraço e Boas Pedaladas,
Victor F.