Esmelra Francisca foi ao Talon....

Ming@s

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Pois imagina que te fazem isso numa revisão do teu carro ias gostar eu não.

MAs isto é so ideias.

Cumps.
 

essence_s

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Não são coisas sequer comparaveis....1 rolamento de carro ou está gripado ou nem sequer se mexe!
Num rolamento de bicicleta é pratica normal, abrir as tampas ou 1 delas para limpar e lubrificar, desde que se saiba o que se está a fazer, claro.
 

Ming@s

New Member
Pois opniões não se descontem mas eu não vou fazer isso na minha Bike, sabes eu trabalho e já trabalhei em manutenção de equipamento electrico e de Cinema e já vi muitas pessoas e tecnicos a fazerem isso, mas só dura mais um X de km dou horas de trabalho acaba sempre por gripar.

MAs claro que uma bike não tem a mesma rotação que uma maquina.

Bem com isto tudo são só opiniões que é saudavel descutir.

Abraço.
 

victor68

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Boas,

Ming@as, é assim, temos sempre que partir de um ponto fundamental que é o seguinte ; a mim da-me gozo mexer na " coisa ", pelo que, sempre que posso ou saiba, sou eu que o faço.

Depois, se trabalhas em manutenção, sabes ou conheces, de certo, o conceito de " intervalos de manutenção ". Os fabricantes quando estabelecem estes procedimentos periódicos têm, como objectivo aumentar a longevidade do material, por forma a este continuar a desempenhar, de forma útil, a função para que foi desenvolvido.
A vida útil de um componente - no caso em apreço, o rolamento - tem como factores determinantes : A liga de que é feita a caixa, as esferas, a pista, a gaiola, se possuir, se tem protecção ou não e o lubrificante que lhe é colocado. De certo que sabes que, todo e qualquer mecânismo necessita de lubrificação, por forma a diminuir o Atrito. Ora, se o atrito é, ou pode ser, o " inimigo numero 1 " dos rolamentos, sendo estes um pequeno mecânismo, a lubrificação é fundamental para o seu bom/melhor desempenho.

Tanta conversa da treta para dizer, resumidamente o seguinte:

1 - Um rolamento lubrificado periódicamente durará, sempre, muito mais tempo que outro não lubrificado.

2 - Se, por hipotese, cada rolamento custar 15 Euros ( SKF ), sendo que, temos 4 na roda traseira e 2 na dianteira, isto perfaz um custo de 90 Euros, só em material.

3 - O boião de massa que mostro, custou, salvo erro, 6,50 euros, e vai durar bastante.

Partindo do principio que sabes identificar um rolamento " gripado ", ou seja, a existência de folga axial e/ou resistência ao rolamento, é obvio, que não se vai andar a substituir rolamentos a cada 3 meses, salvo aqueles que possam apresentar a tal folga. Como tal ainda não aconteceu, vou continuar a enche-los de massa sempre que achar necessário.

Desculpa o testamento, e atenção, esta é a minha opinião, tu também tens o direito/dever de ter a tua.

Um Abraço e Boas Pedaladas,

Victor F.
 
O que muitas vezes (me) acontece é abrirmos os rolamentos quando já é tarde demais e o estrago está feito. Daí que nem com massa nova e limpa o rolamento volte a ficar aceitável e depois dos tais 3 meses acabamos mesmo por comprar novo. Outra coisa que é vulgar acontecer é danificar a "tampa" do rolamento no processo de abertura o que depois facilita a entrada de águas e lixos que vão reduzir drasticamente a vida do material.

Não acho mal fazer manutenção aos rolamentos mas sempre que fiz isso pouco tempo depois tive de comprar outros :p
 

essence_s

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Lá está, se for feita atempadamente , a lubrificação surte efeito; agora se a pista já está riscada e as esferas picadas...já n há muito a fazer.Muitos dos rolamentos novos, trazem apenas uma massa "pobre" que desaparece num instante e ai sim , estar atento e lubrificar qundo se nota aquilo seco.
 

tinric

Super Moderador
Boas
Para verem como este nosso mundo leva marteladas de inflação de preço por tudo e por todos...

Um rolamento da SKF para a minha roda da frente (crosstrail) quanto custa?? 15, 20 euros... não sei.. numa casa de peças auto, o mesmo rolamento sem desconto sequer custa 3,70€ o 6001 da SKF igual sem tirar nem por ao que tinha na roda... procurem em casas de bicicletas e vejam o preço...

Mudei agora os dois da frente por 5 euros... e os de tras nao mudei que ainda estão bons.

É como já referiram, se não tiverem atrito nem nunca tiverem secado por completo é abrir com cuidado para não danificar, meter massa e tá a andar de mota... (de bike :))

Já tentei recuperar um que tinha a tampa danificada e secou, com muita limpeza de wd40... massa nova... mas no fim de riscado/danificado só há uma coisa a fazer... trocar... e por 5 euros ver a minha roda a rodar assim... nem que fosse uma vez por ano, mas foi em 4 anos após 10mil km... e porque uma vez ao tentar tirar o rolamento bati na proteção e a danifiquei...

Se não tentarmos nós fazer, nunca aprendemos e andamos sempre a mandar dinheiro fora sem necessidade.

Só para terminar (um colega foi fazer a mesma coisa que eu, mas numa oficina/loja de bikes... pagou quase 40 euros...) acho que isto mostra a diferença.
 
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essence_s

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Por acaso é um tema que já tinha falado com algumas pessoas, é completamente estupida essa discrepancia de preços para 1 rolamento!os rolamentos da marca(mavic) custam esses 15, 20 eur, enquanto que rolamentos superiores da skf custam nem 5 eur, dá que pensar, realmente...
 

tinric

Super Moderador
Nada disso :) os rolamentos da "mavic" não são da mavic, são SKF mesmo... pelo menos os das minhas rodas e dumas SLR mais ou menos da mesma altura.. não sei se já existem rolamentos da marca Mavic, acho que é tudo SKF o que vem nas Mavic.

Corrijam-me se estiver errado.
 

essence_s

New Member
Exacto, eu estava a falar dos kits de substituição mavic que têm esse valor.
Ainda bem que se fala nisto, para a malta abrir os olhos.
Desculpem o offtopic, A francisca tem que actualizar isto para n morrer!
 

victor68

New Member
Boas Amigos,

Este projecto aproxima-se do seu epílogo.

Novidades brevemente :

cpiadeimg5828.jpg



Um Abraço,

Victor F.
 

pimentoski

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depois de ter lido as últimas 15 páginas também acho que é uma Magura... ou se calhar o victor68 mudou de ideias e comprou uma SID por exemplo.
 

victor68

New Member
Boas,

Pois é ( tentar manter PRÓS na expectativa não vale a pena. Desde o " Sherlock Holmes " Ficaçador que logicamente chegou lá, ao olho de lince do Paposeco que pela amostra da perna chega lá :shock: , e pela atenção a todo o Tópico demonstrada pelo Pimentoski ), não poderia deixar de ser, entrou uma Magura Durin Race 100.

Duas primeiras fotos para comparar pesos : Importa salientar que a Magura foi pesada " pronta a montar " ou seja, com poplock, apoios para v-brakes, aranha, anilha da caixa e tubo a 190mm. A Reba, não tem bloqueio remoto, já não tinha a anilha da caixa, tinha a aranha e o tubo a 185mm :

ANTES :

img5832f.jpg

( só se vê a caixa, mas a suspensão estava por cima desta ;)


DEPOIS :

img5828ub.jpg



E agora um parentsis, A Esmelra foi pesada com a material que tinha e com a Magura, e acusou 9815g ( com grade bidon e ciclocomputador, ou seja, pronta a rolar), no entanto não foi tirada foto. Posteriormente, e como podem comprovar pelas fotos antes do inicio da volta de hoje, foram adicionados dois novos componentes que, estão a ser utilizados como teste para verificar as diferenças em termos ergonómicos; espigão recto PRO Koryak e guiador sobre-elevado PRO Koryak.
Se as boas impressões desta manhã se confirmarem, avanço para estes dois componentes com pesos mais simpáticos ( coisa que estes não são - Espigão 322g, guiador 281g ).

Fotos Possiveis :

img5833g.jpg


img5835rm.jpg


img5836j.jpg


img5837v.jpg



Tal como referi, este projecto aproxima-se do seu fim. Com a adicção dos dois componentes - guiador e espigão - ficará terminado. Se não cometer nenhuma loucura, este projecto ficará em 1980 Euros ( Material adquirido - Material Vendido ).

Um Abraço,

Victor F.
 
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