Esmelra Francisca foi ao Talon....

pepelento

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Excelentes tutoriais! Vou esperar que acabe a chuva para fazer o mesmo às minhas rodas :) os pedais já tive de fazer (logo ao fim de poucos quilómetros). O meu pedal da direita estava a rodar demasiado bem, desconfiei que já devia ter pouca massa. Bem dito, bem feito, tinha entrado água e lama lá para dentro, os vedantes em borracha dos exustar pm25ti não me parecem grande espingarda. Há que ter atenção ao estado dos pedais, não são como os shimano...
 

pimentoski

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espectacular tutorial para os possuidores dos cubos novatec... a minha estava num estado semelhante (a massa muito preta) mas também sem problemas. a questão de desapertar primeiro um lado ou o outro é uma questão de sorte, quando desapertas os dois parafusos não é obrigatório que saia sempre o lado oposto da cassete.
 

PenduluM

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È normal ter essa cor escura, de todas as vezes que desmonto as minhas aquilo está preto pois entra terra entre o cepo e o cubo, mas é uma quantidade que não estraga, é so limpar, lubrificar e andar.
 

victor68

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Boas,

Obrigado Pessoal :yeah:

Estes tutoriais têm como objectivo incentivar o pessoal menos afoito, a " mexer na massa ". Por vezes, gastamos dinheiro nas oficinas, em procedimentos que " parecem " muito complicados, mas que na realidade não o são. Eu compreendo que existem pessoas que, pura e simplesmente, não sabem apertar um parafuso, e então, para eles será sempre mais prático e seguro recorrer à oficina, mas existe muito boa gente que não o tenta por receio. Praticamente tudo o que aprendi, ao nivel da mecânica de bicicletas, foi adquirido na internet, pelo que, na grande maioria das situações, quando bem pesquisado, consegue-se encontrar quaze tudo. Claro que a minha formação, em jovem, na área da mecânica, dá-me alguma vantagem, nem tudo é novidade, mas se tentarem vão ver que dá um gozo tremendo.

Na próxima abertura, vou tentra colocar um O-ring com um pouco de silicone, na parte do cepo que fica visivel, a ver se assim entra menos sujidade.

pimentoski - A tampa do lado do disco, tem sempre que sair primeiro, de outro modo não consegues desapertar a tampa da cassete - Como é que seguras o veio ;) ?

FiCaçador - Excelente resultado em Glória :yeah:, continua miudo, " you have what it takes ".

Um Abraço,

Victor F.
 

nogueira.nuno

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Boas,

Eu não metia silicone Vitor, vais criar atrito nessa zona e sendo silicone ele mesmo sendo do muito bom vai sair fora devido ao tal atrito e porque lá está, nenhum silicone se segura com oleos, aguas se for bom ainda... e talvez haja hipoteses
Presumo que o O-Ring não seja de serie entre o cepo e o corpo do cubo, certo? Se for assim tenta a ver se melhora e se consegues instalar lá algo, mas como disse, entrar agua entra sempre, sair é mais dificil por isso se tapas aquela zona...
Mas eu apostava mais em ter cuidado com a manutenção tal como fizeste, isso é que acho mais importante na minha opinião e se quizeres seguir, claro.


Só uma dica que te melhora muito a suavidade das rodas, é nos rolamentos meteres com a massa um pouco de oleo em cima da massa nova(se conseguires retirar a velha é sempre bom)como que para ela ficar mais macia e andar mais pelo interior do rolamento porque normalmente acaba por secar um pouco como se vê na tua foto e não lubrificar a 100% ;)
 

victor68

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Boas,

Marreiros - Obrigado Campeão. Embora, ultimamente, não tenha postado no teu tópico, continuo a segui-lo com toda a atenção. A " prova dos nove" em relação ao material está lá.

Adorei esta frase : " De resto o clavicula não é um "must have" para mim... Demasiado caro para ser uma peça "descartável". Palavras para quê ?

nogueira.nuno - A vedação é algo que ainda vou estudar com mais atenção. Não sei se interior ou exterior, mas sempre - e tens toda a razão - nunca colocando entrave ao rolamento da roda.
A dica do oleo também é correcta, já nos meus idos tempos de mecânico de manutenção industrial, se utilizava.

Já agora Nuno ( e demais conhecedores ), e a talho de foice, tens feedback sobre rolamentos hibridos, ou seja, caixa em aço e esferas em ceramica ?, isto vale alguma coisa, ou é aquele meio termo parvo, que não é nem carne nem peixe ?. Não é para substituir já, aliás, a rotação dos cubos melhorou bastante com a manutenção que foi feita, mas para o futuro.

Um Abraço,

Victor F.
 
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nogueira.nuno

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Pois acerca dos Hibridos é mesmo assim, nem é carne nem é peixe.

Eu já os tive em eixos pedaleiros porque os 100% ceramicos são super caros e se for ceramica da boa pior ainda!!
É 5 estrelas num eixo pedaleiro, é como andar com uma mudança abaixo com a diferença do atrito do anterior para o novo mas a nivel de longevidade um deles nem durou 1000Kms por isso... é uma boa opcção por exemplo e sentes muita diferença mas têm que ser bem cuidados e tratados :)
Há uns baratos tipo os Hope(assim de cabeça) e outros muitooooo mais caros por isso uns baratos servem para a experiencia ;)

Nas rodas é ou pode como que ser igual, mas há coisas que nas rodas pode fazer mais diferença que uns rolamentos ceramicos, uns pneus leves não têm tanta têndencia giroscopica como uns tubless por exemplo e daí sendo mais pesados podem rolar melhor por exemplo que umas rodas com pneus leves e rolamentos ceramicos que umas rodas normais com pneus mais pesados ;)
Acho que não te compensa o investimento numas rodas, se quizeres avançar para um projecto a 100% a nivel de qualidade e pormenores de todo o Tipo(€€) avança mas...

Quando fui comprar os meus rolamentos á SKF ainda perguntei ao gajo que lá estava o que ele pensava acerca de ceramicos e ele ficou a olhar para mim(a sério :) ), a seguir perguntou, mas voçê quer comparar a qualidade e longevidade de UNS BONS ROLAMENTOS com algo como que de vidro?? Tive que me calar porque tinha razão como é logico!
Palavras para quê ;)
 

David Raquel

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Exacto, este foi o estado em que ficaram os 2 rolamentos do cepo do meu cubo dtswiss 190ceramic (rolamentos hibridos):

31215117511814940566100.jpg


As esferas rebentaram por completo com as pistas e o "rolamento" pura e simplesmente desfez-se!

Por isso é como o nuno e o ficaçador dizem, os rolamentos híbridos são muito bonitos mas depois na prática é o que se vê..nada como uns bons rolamentos em inox!
Além de que eu não senti diferença absolutamente nenhuma (no que ao atrito das rodas diz respeito) entre os 190 e os 240s que tenho!

Abraço

David
 
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victor68

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Boas,

FiCaçador - Pois, eu também tinha ideia de já ter lido algo sobre o assunto. Obrigado Amigo :yeah:

nogueira.nuno - Como ja nos habituou, preciso e conciso. Obrigado mais uma vêz. :yeah: ( já tenho uma conta tão alta contigo que, quando for para pagar, fico " pelado né " :rotfl:

David Raquel - Pois é David, eu acho que já tinha lido algo sobre isso, e talvez tenha sido num dos teus tópicos. E se pensarmos bem, tem lógica, materias com durezas diferentes - as esferas são de nitrato de silica ( Si3N4 ), as caixas são em aço - logo, com atrito constante, o aço sendo menos duro irá desgastar. É simples Mecânica dos Materiais ( acho que se chamava assim em 1985 :hmmm: ). Um Abraço e obrigado pelo teu contributo.

Um Abraço,

Victor F.
 

victor68

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Boas Amigos,

A Esmelra está bem e recomenda-se.

Não tenho postado nada porque não existem novidades.

A Esmelra agora tem uma prima de seu nome Petrolina ( Scott Speedster S30 ) que lhe tem roubado algum protagonismo, mas tenta-se agradar às duas.......;)

Um Abraço,

Victor F.
 

Ming@s

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Boas

Estive a reparar no teu projecto e adorei tudo o que fizes-te parabens.

Só tenho uma coisa a dizer, em relação a limpeza do cubo abrir rolamento para lubrificar nao e la muito bom, acho que pelo preço que custa um rolamento nao vale apena abrir a tampa do mesmo.

Mas são só opiniões.

Abraço e novamente adorei onteu projecto.
 

victor68

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Boas Ming@s,

Obrigado.

Quanto aos rolamentos, é assim, é como um bichinho que alguns de nós têm desde crianças. Posso dizer-te que, em criança ( 8 ou 9 anos ), ofereceram-me dois carrinhos a pilhas, daqueles que existiam antigamente, que funcionavam continuamente e quando batiam nas paredes faziam meia volta. Ora bem, esses dois carrinhos só se mantiveram intactos por dois dias........findos os quais, tiveram que ser " dissecados " para eu entender como é que funcionavam.

Com os rolamentos - e tudo o resto - é algo similar. De qualquer forma, uma embalagem de massa custa 6 euros e dura........, numa hora lubrifico todos os rolamentos, pelo que é económico e, principalmente, lúdico.

Chegará o dia em que serão substituidos, mas isso serão outras " estórias ". ;)

Um Abraço,

Victor F.

P.S. João, de momento não disponho de fotos da Petrolina, quando as tiver, coloco. Um Abraço.
 
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