Escolha de selim - lojas onde seja possível fazer medição dos ísquios?

Boas, voltei recentemente a andar de bicicleta e continuo com dores no rabo, comprei uma bicicleta que vinha com o selim "Specialized Body Geometry Phenom Comp, Adaptive Edge design, Hollow Cr-Mo rails, 143mm"

Estas dores já me tinham acontecido com o "Selle SMP Hybrid", que tive anteriormente noutra bicicleta. Sei que não foi uma questão de hábito porque andei mais de 2 anos assim, a achar que as dores faziam parte, mas já li que não.

O que quero saber é se há alguma loja em Lisboa ou arredores onde possa experimentar aquela almofada de medição, ou outro instrumento qualquer para perceber qual é o tipo de selim mais apropriado para mim, e se possível experimentar.

Cumprimentos!
 

Joseelias

Well-Known Member
Se quiseres tentar em casa podes usar um pedaço de cartão canelado sobre uma superfície dura. Sentas-te nele com roupa fina e depois marcas a parte mais funda de cada cova e medes. Já te dá uma ideia. Em principio 143mm dariam bem, mas cada pessoa é um caso.

O ajuste do selim também tem muita influência. No caso dos selins com um perfil plano usa-se um nível de bolha para o colocar horizontalmente. Usa um livro de capa dura em cima do selim para apoiar o nível em condição. Tem em consideração que depois de ter sentares na bicicleta a suspensão comprime, e o selim que estava horizontal sem ninguém em cima da bicicleta, acaba por ficar com a frente um pouco mais baixa. Podes tentar compensar mais ou menos a baixa da frente para ficar com o selim totalmente plano colocando algo debaixo da roda de trás com a altura equivalente ao que a suspensão comprime quando te sentas.

Se não te sentires bem podes sempre tentar subir ou baixar a frente até encontrares a posição certa. Experimenta em incrementos de 5mm e nunca mais de 10mm de cada vez. De uma forma geral a maior parte das pessoas sente-se melhor com a frente do selim ligeiramente mais baixa. Mas há quem se sinta melhor com a frente mais alta. Cada caso é um caso. Como disse antes, nunca faças ajustes radicais, mas sim pouco de cada vez.
 
Last edited:
Top