Ensaio de Longa Duração de Componentes: ESI Grips - Chunky e Racers Edge

piranha

Member
Não usou o compressor.


""""
Segui as indicações que constavam na caixa (passar liquido limpa vidros ou alcool no guiador e no interior das punhos) mas ainda assim foi estupidamente dificil de os colocar. """"""
 

MiGuEl_82

Active Member
Se tivesse compressor esta questão n se colocava :p

Infelizmente n tenho... usei limpa-vidros, dps usei alcool... foi uma tortura!! E o punho do lado esquerdo ainda precisa de vir mais uns centimetros para dentro...

Em relação a virar a face mais grossa para a zona das palmas, é para esquecer... agora nem é perceptivel!
 
Calma pessoal não me crucifiquem :p o Miguel nunca disse que não usou mas também não tinha dito se usou ou se tinha compressor foi apenas uma questão!

Mas voltando ao assunto usaste alguma luva para proteger a mão e para criar mais fricção entre a mão e o punho?
 

MiGuEl_82

Active Member
Inicialmente n usei luva, dps usei a luva do BTT mas vi q n fazia grd diferença, pelo menos em termos de maior facilidade na colocação dos punhos.

O meu guiador é um Pro Koryak de aluminio e, pelo que li, n devia apresentar grds problemas... notei logo de inicio que iria ser dificil pq os punhos têm uma abertura mais estreita que o diametro do guiador.
 
Eu recorri a uma luva de pano "das obras" :p compressor e alcoól e correu bem, se calhar o ponto chave aí é mesmo o compressor :( não tens nenhum colega ou loja que te desenrasque isso? Eu não tenho mais sugestões para além das que já sabes mas também não sou muito entendido espera por algum user mais conhecedor para ver se te ajuda.
 

MiGuEl_82

Active Member
Nc tive tantas dificuldades, sempre coloquei/retirei punhos com maior ou menor dificuldade. Mas estes foram uma autêntica luta!! Eles são esteticamente mt bons, e pelo que li extremamente confortáveis... mas dps disto, n sei se voltarei a optar por estes punhos no futuro!

Ir à loja por causa de uns punhos? Dps desta experiência já n me parece assim tão descabido...
 

tinric

Super Moderador
O compressor nunca usei... mas uso um método que não me dá trabalho nenhum...

Meto a ponta de uma chave de estrela fininha, com cuidado para não riscar... meto tipo só 10 ou 20 mm dentro entre o punho e o guiador... a fazer força para fora, como se fossemos rebentar o punho, para não riscar o guiador...

Depois com uma seringa (ou sem ela, se não tivermos) meto alcool lá para dentro... algum (5 a 10 mm) e vou rodando a chave e enfiando mais sempre a fazer força contra o punho... assim o alcool penetra entre o punho e o guiador,... inclinem a bike/guiador para o lado que faça com que o alcool vá entrando para dentro.

A chave só chega aí a meio do punho e é o que chega... aí rodo o punho e ele já sai fácil..



Para meter... meto alcool n o guiador... (bastante) e no punho, tapo um dos lados com a mão e meto mesmo lá dentro ... chocalho para ficar todo molhado por dentro e meto o punho com alguma rapidez... pode ficar a rodar nos minutos que se seguem... que em coisa de alguns minutos seca e "cola" ao guiador.


Uso este método desde que uso os ESI... tem funcionado bem... nunca rebentei nenhum punho nem risquei o guiador.
 

ktm excr

New Member
Por acaso qdo montei os meus aconselharam alcool, qdo cheguei à garagem, sem saber ( e pelo que li aqui agora ) peguei em limpa vidros concentrado para os limpa para brisas, despejei à toa para dentro dos punhos, nem 2 minutos demorei a colocá-los...:). Para tirar, penso que o truque da chave de fendas como explica o Tinric, é prático e rápido. Sempre o utilizei nas motas e funciona bem:).
 

tinric

Super Moderador
Chave de estrela :D e não de fendas... pois a de fendas ao rodar, mais facilmente risca o guiador ou rasga o punho :) a de estrela é sempre linear... com a ponta em bico.
 

MiGuEl_82

Active Member
Boas dicas tinric. Eu bem q meti alcool mas poderá n ter sido o suficiente. O punho do lado esquerdo ainda não está completamente colocado. Será melhor tirar e meter de novo?
 

tinric

Super Moderador
Se meteste outra coisa que não alcool... sim...

O alcool tem a vantagem de "evaporar" rápido...

Se ele roda nas pontas, é levantar um bocadinho a ponta... por vezes até dar um aquecimento com o secador de cabelo ou assim...

Senão tira fora, limpa tudo bem, mete alcool no guiador e no punho, mais da parte que vai entrar primeiro pois vai "empurrar o alcool para trás e tem que percorrer todo o trajeto....


Reparo agora que falo nisto :) que a mim me corre sempre bem, mas eu meto sempre "meio" punho... pois uso rotativos... :D esqueci esse pormenor...

Se calhar para punho inteiro a coisa pode dar um bocadinho mais trabalho... mas a filosofia é a mesma ...
 

Nuno Félix

Super Moderador
Há tempos expliquei algures aqui no Fórum a minha técnica para instalar os ESI.

Com um pedaço de sabão azul faço uma boa quantidade de espuma e "papa" e coloco no guiador e dentro do punho.

Depois, com um pano, pego no punho e meto-o no sítio. Escorrega facilmente se for o modelo mais fino. Se for o mais grosso, há que fazer um pouquinho de força ou colocar mais líquido.

O pano serve para podermos agarrar melhor o punho.

Deixar secar de um dia para o outro e já está!

Simples!

Para retirar, também é fácil!

Basta pegar no pano, envolver o punho e rodar até descolar. Depois é ir rodando e puxando.

Se não der, aplica-se uma gotinha de líquido viscoso em cada extremidade, com aquela varinha dos sprays. Repete-se o processo de rotação com o pano...

;)
 

JMPF

Member
Bom dia,

Eu uso para colocar álcool ou limpa vidros, meto álcool ou limpa vidros dentro do punho e no guiador e com uma luva é só ir empurrando lentamente.
Para retirar uso álcool ou limpa vidros e uma seringa com a respectiva agulha, levanto as extremidades e injecto o álcool ou limpa vidros depois ao longo do punho vou espetandoa agulha e injectando, depois é só calçar uma luva e ir rodando até sair.
 

MiGuEl_82

Active Member
Consegui colocar o último centimetro com recurso a alcool... agora não é de todo perceptivel uma fase mais grossa portanto esperemos que transmitam conforto.

Da próxima experimento a técnica do Nuno Félix... sabonete azul e branco parece tornar o processo mais simples!
 
Top