Enfarte depois de uma volta btt

benfica

New Member
Boa tarde a todos os bttistas, venho por este meio dar a conhecer a todos os bttistas o que me aconteceu, para que possam tirar conhecimentos para protecção no futuro.
Então foi assim, tinha andado cerca de 45km paramos todos para beber água e quando dei uma golada grande deu-me logo uma ligeira dor nas costas que mais parecia uma pontada de ar, ainda fiz mais 10km até a casa, já depois de ter tomado banho sentei-me para almoçar (domingo de pascoa) e não tinha fome, comecei a ficar mal disposto e sempre com a dor nas costa mas suportável, até ao ponto de vomitar, pronto aí foi tipo vulcão a dor ficou sem controlo, hospital com ele.
Pois era um bloqueio da coronária (enfarte).
Não tinha colesterol, nem diabetes, nem tensão alta, nem peso a mais, mas tinha os meus pais com esse mal.
Tenho 45 anos sempre desportista e sem problemas de saúde, espero que ninguém passe por esta experiência, mas o cardiologista diz que eu posso continuar a andar de bike mas mais suave. Se eu não pratica-se desporto era muito pior dito pelos médicos.
Boa tarde a todos os bttistas, venho por este meio dar a conhecer a todos os bttistas o que me aconteceu, para que possam tirar conhecimentos para proteção no futuro.
Então foi assim, tinha andado cerca de 45km paramos todos para beber água e quando dei uma golada grande deu-me logo uma ligeira dor nas costas que mais parecia uma pontada de ar,ainda fiz mais 10km até a casa, já depois de ter tomado banho sentei-me para almoçar (domingo de pascoa) e não tinha fome, comecei a ficar mal disposto e sempre com a dor nas costa mas suportavel, até ao ponto de vomitar, pronto aí foi tipo vulcão a dor ficou sem control, hospital com ele.
Pois era um bloqueio da coronaria (enfarte).
Não tinha colestrol, nem diabetes, nem tensão alta, nem peso a mais, mas tinha os meus pais com esse mal.
Tenho 45 anos sempre desportista e sem problemas de saúde, espero que niguem passe por esta experiência, mas o cardiologista diz que eu posso continuar a andar de bike mas mais suave. Se eu não pratica-se desporto era muito pior dito pelos medicos.
 

njsfer84

Member
Boas, é pena que tal te tenha acontecido ainda pra mais que não tens aparentemente factores de risco. Mas foi melhor ter acontecido assim mais suave, do que algo pior.
Ainda hoje li um artigo sobre reabilitação cardiovascular e achei interessante. Serve para pessoas como tu que têm problemas cardiacos. Que tal perguntares ao teu cardiologista sobre isso. Segundo o que li é muito bom para quem tem probemas desse género.
De resto resta-me desejar-te as melhoras e trata lá então da saudinha.

Cumprimentos
 

Jota 21

Member
Boas, esse é um dos meus maiores receios. Ouvem-se várias histórias destas e algumas com finais bem menos felizes que esta, apesar de tudo. Ando muitas vezes com isso no pensamento porque uso um cardio-frequencimetro e nos locais de maior esforço o ritmo cardíaco chega facilmente às 190bpm e, raramente, às 195. Já falei nisso ao meu médico de família que não se mostrou muito preocupado apesar de há uns anos, num electrocardiograma o resultado mostrar que o meu coração talvez já tivesse sofrido um enfarte. Após isso fiz um exame rigoroso num num centro de medicina nuclear e os resultados foram negativos, o coração estava bem. Só que esse pensamento está sempre lá num cantinho do subconsciente e por vezes lá vem ele à ideia...
Apesar de tudo e com o aumento progressivo do treino noto que já houve uma pequena redução nas bpm em esforço. No inicio cheguei a marcar 198, e agora é muito raro passar das 190.
É como tudo. Há quem não faça esforços e tenha ataques cardíacos sentado num sofá...
 

benfica

New Member
Desde já obrigado, pois não há que ter receio, todos os médicos que falei dizem parar de fazer desporto é que não, eu vou fazer uma prova de esforço, o cardiologista diz que é possivel ficar como dantes.
Sofá não só se não me poder mexer, força eu estou aí não tarda um abraço.
 

fabiolax

New Member
Antes de mais as melhoras benfica.. Devo dizer que fico triste com a noticia e até com medo... Eu tenho 24 anos e infelizmente tomo remedio para a tensao...sistema nervoso... Deixei o futebol, pk era só lesoes, e os medicos disseram-me que éra um desporto de esforço com altos e baixos... Agora começo a ficar preocupado com o facto de andar de bicicleta tb...

Será melhor começar a pensar em comprar aquelas cenas que medem ritmo cardiaco e essas coisa, para saber qd estou a abusar???!!!

E vou deixar de ir andar sozinho. Cumpr
 

grox

New Member
A primeira coisa a comprar, até antes da bike, é um medidor de frequência cardíaca!

E esqueçam o red line, até me assusto quando vejo aqui certos valores... isso é para atletas profissionais, façam as contas aos vossos intervalos de treino e tenham juízo, acima de 90% da freq. cardíaca máxima só estão a dar cabo do coração...
 

benfica

New Member
Obrigado a todos, tenho gostado dos vossos comentarios.
Todos nós gostamos de nos sentir bem (em forma) mas nem todos somos iguais, pois todos andamos com colegas que estam mais detalhados para a competição, e aí é que temos que saber aquilo que aguentamos, nada de tonteiras, nos nossos grupos há sempre os desafios entre colegas, no meu grupo andamos todos ao ritmo do mais fraco, quem quer mais treina noutros dias.
Pratico btt á 12 anos e para mim este desporto foi sempre virado para o convívio, mas apoio quem quer ir mais longe também é preciso competição.
Tenham mais controlo com exames e tudo corre bem. "PEDALAR É SAÚDE" um abraço e boas voltas.
 

peterbiker27

New Member
Boas Benfica.
Eu próprio sofri um enfarte há quase um ano (foi dia 24/07/2011) e como tu não tinha grandes factores de risco, a não ser os antecedentes familiares. Pratico BTT desde os meus quinze anos (tenho actualmente 35 anos) e fiz competição durante alguns anos, por isso o que me aconteceu foi para mim quase inexplicável. Também tinha feito um treino intenso em estrada no dia do enfarte e foi quando cheguei a casa que me comecei a sentir mal, tendo sido levado ao hospital no qual sofri uma paragem cardíaca, tendo tido a sorte de ter sido prontamente reanimado e sujeito a uma angioplastia com implementação de um stent (não sei se foi o teu caso?). De qualquer forma estou a escrever-te para te dar algum ânimo porque, como vês, me revejo totalmente com o que te aconteceu e posso dizer-te que tenho praticado frequentemente o nosso desporto favorito, embora agora tente ter mais calma e não exagerar no esforço. Passei também a usar um pulsómetro para controlar a frequência cardíaca, o que te aconselho, e posso dizer-te que me tenho sentido muito bem. Um grande abraço e ânimo porque a vida continua!
 
olá benfica. estou curioso sobre a tua situação de saude actual. tive um enfarte em Fevereiro/2012 e estou em recuperação ( a unica diferença é que não tenho antecedentes familiares). como te tens sentido e, já agora, voltaste à bicla?regimes baixos ou elevados? tens liberdade total? e medicação?tomas ou tomaste Varfine?
desculpa o inquérito tipo "CSI" mas para quem passa por isto toda a ajuda e conselhos são benvindos.
 

afpereira

New Member
Boas pessoal,
antes demais as melhoras a todo o pessoal que sofreu este tipo de doença,
eu de seis em seis meses faço analises pois sou dador de sangue e a juntar a isso faço uma prova de esforço e um ecocardiograma,
desta vez e porque estamos em crise só fiz o eco. pois para fazer a prova de esforço pediram-me 100€ então tive que recuar e talvez faça para o mês que vem ou talvez para o outro... mas esta minha preocupação deve-se ao facto de ser asmático e todo o cuidado é pouco..
 
Antes de mais gostaria de desejar que tenha sido o 1º e último, tanto para o benfica como para o peterbiker.
Peterbiker, poderias explicar de que forma controlas os batimentos, tendo em consideração a idade certamente estabeleceste um limite que ao atingi-lo reduzes o esforço. Qual foi o cálculo que fizeste?
A fórmula que encontro com mais frequência para o ritmo máximo é: 220 - idade, no meu caso que tenho 33 anos, 220-33=187, portanto o meu ritmo cardíaco máximo é 187bpm. Sempre que me aproximo deste número reduzo o esforço.
Ao ver o post do colega Jota 21 que segundo o seu perfil tem 45 anos, o seu ritmo máximo será, segundo a fórmula que demonstrei antes, 175 bpm, não será pouco saudável ele atingir com alguma frequência os 190 bpm?
 
Last edited:

NY_EMT90

New Member
No caso de praticantes de BTT que enfartaram, como profissional de saude não recomendo a formula da fc maxima controlo do exercicio. Nesses casos, e' fundamental a realizaçao de uma prova de esforço, e o cardiologista ai' indica qual o tipo de exercicio mais indicado, assim como a respectiva duraçao.
 
no ultimo ecocardiograma com doppler o medico informou-me que o resultado era tal qual o de uma pessoa que nunca teve enfarte, de perfeita saude...
por isso, amigos enfartados, se eu estou neste ponto, qq um pode la´ chegar.
muita esperança e força porque sei muito bem o que custa passar por isso. nao se pode dizer que envolve muita dor mas o desgaste fisico e as emoçoes que quase nos arrumaram de vez, sao terriveis.

helder
 

Duck

Member
Antes demais quero desejar as melhoras a todos. Realmente é um assunto que me assusta um pouco, não sei até onde a maquina aguenta..
Quando faço raid atinge picos de 100% até já passei. Nos raid gosto de andar sempre no meu limite físico..
 
Top