enduro: commencal meta v4 vs yt capra

pinhas199

New Member
boa noite malta!
neste momento estou a pensar em comprar uma bike nova. uma bike que de para enduro, dh, freeride, e fazer umas brincadeiras na rua e dar umas voltas.
vi duas perfeitas para tal: commencal meta v4 (2016) e yt capra cf comp (2016)
o preç é igual (diferença de 100 euros). as maiores diferenças é o facto de a yt ter rodas 27.5 e ser de carbono e a commencal roda 26 e ser alumínio
aqui estão o link de ambas!
abraço

http://www.commencal-store.com/meta-am-v4-race-rockshox-yellow-2016-c2x17774304

http://www.yt-industries.com/en/products/bikes/enduro/559/capra-cf-comp
 

Hardskin

Well-Known Member
Yt Capra sem dúvida. A nova Lyric suplanta a Pike e a eficiência do conjunto quadro/amortecedor é superior.

...a Commencal do link é igualmente roda 27,5. ;)
 

demorider

Active Member
Mais um voto na capra..

Como pretendes dar um uso com misto de enduro, DH e freeride a capra seria para mim a melhor opção.. É um bike muito mais progressivas o curso traseiro parece que nunca mais tem fim, já vêm com a nova lyric que é mais robusta que a Pike e como os olhos também comem acho a capra muito mais bonita.. Além disso já é de carbono..
 

pinhas199

New Member
onde viste que era roda 27,5? tinha ideia que era 26!
a lyrik é superior, é bem verdade. mas a yt parece ser uma bike demasiado grande, não sei até que ponto se torna versátil entendes?
 

demorider

Active Member
No "título" da commencal diz "META AM V4 RACE ROCKSHOX 650B".. 650B é o nome correcto das 27,5..

Não acho que a capra seja grande (depende do tamanho do quadro e do rider), nunca andei numa meta v4 mas já andei numa capra de alumínio e a bike é simplesmente fantástica a todos os níveis, trepa muito bem e a descer parece uma bike de DH.. O que mais gostei na bike foi mesmo a progressividade do sistema de amortecimento traseiro, " engole" tudo o que lhe aparecer a frente e parece que nunca mais esgota o curso.. Não quero com isto dizer que a commencal seja uma má bike, é uma excelente bike apenas para mim preferia de longe a capra..
 

pavl

New Member
Boas Pinhas,

No site da Commencal esse modelo em tamanho L esta por 2.899€ mas em segunda mao, se iso nao te fizer diferenca,claro que tem algumas marcas de uso.
Tenho uma Meta AM mas provavelmente ia para a YT.
Esclha dificil:p.
Boas pedaladas ou futuras
 

pinhas199

New Member
obrigado demorider!
não sabia que 650 significava isso... sempre a aprender :b
lá esta, o sistema traseiro come tudo, e isso é também uma questão pertinente! se o sistema traseiro da yt come tudo, se calhar nas subidas, passeios regulares, e brincadeiras na rua, ia ser um bocado complicado com tanto poder de amortecimento. a commencal tem a diferença de o a parte traseira não comer tudo, e a bike parece ser mais pequena porque a suspensão traseira quase não se nota!
 

pinhas199

New Member
hey pavl!
eu vi amigo... mas não sei até que ponto é vantajoso comprar em segunda mão.. ainda por cima online!
a yt este ano esta linda
 

demorider

Active Member
lá esta, o sistema traseiro come tudo, e isso é também uma questão pertinente! se o sistema traseiro da yt come tudo, se calhar nas subidas, passeios regulares, e brincadeiras na rua, ia ser um bocado complicado com tanto poder de amortecimento. a commencal tem a diferença de o a parte traseira não comer tudo, e a bike parece ser mais pequena porque a suspensão traseira quase não se nota!

A partida o que eu disse de "comer tudo" da a entender isso mesmo que disses-te, mas não é assim.. O sistema traseiro está tão bem feito que ela a subir comporta-se muito bem, além disso tens um monarch plus rc3 que tem 3 "estágios" de compressão, aberto, pedal e bloqueado (que não chega mesmo a bloquear mas fica mesmo muito "duro"..


O melhor comparativo que te posso dar é entre a capra e a minha trek scratch, a minha a descer não e tão "comilona" e a subir o amortecedor bombeia muitíssimo mais.. Agora meti um monarch plus e com os 3 pontos de compressão melhorou muito nas subidas mas piorou um bocado nas descidas (tinha um fox rc4 a mola)..


Não ficas mal servido com nenhuma das 2, mas para coisas mais agressivas a capra é na minha opinião muito melhor..
 

pinhas199

New Member
hum, foi o que pensei! vi a bike em provas de enduro na net, por um piloto da yt, e o man faz tudo o que quer com ela!
já estive a ver a tua burrinha! :) também pensei na tua bike, só que é bem mais cara! tinhas uma suspensão de dh atrás! mas pq trocaste? a commencal meta não aceita esse tipo de amortecedores,isso tbm é um factor que me leva a não a comprar
 

demorider

Active Member
A troca de amortecedor foi por 2 motivos.. Redução de peso (há uma diferença de mais de 500g entre eles) e porque para o uso que dou á bike não fazia sentido um amortecedor de DH, são pesados e como não tem bloqueio nem nada do género a subir (principalmente a pedalar em pé) bombeia muito..

Com 1.71 estas muito próximo do limiar entre o S e o M.. Segundo a yt o S da para pessoal entre o 1.60 e 1.74, já o M é entre 1.74 e 1.84.. No teu lugar e sem a possibilidade de experimentar talvez opta-se pelo M..
 

tinric

Super Moderador
Em Commençal, M de certeza... eu com 1,69 já andai com um S e é para esquecer... A YT nem sei se me cheguei a montar em cima de alguma, dá ideia de poder ser um bocadinho mais comprida que a Commençal, mas eu iria para a M... podes sempre meter um avanço mais curto e puxar o selim mais para a frente se te for um bocadinho grande... se te fica pequena ficarás sempre "acanhado" na bike por muito que a tentes "esticar"
 
Top