Encontros imediatos...

jscorrentes

New Member
Ia eu outro dia, com um amigo a fazer um treino em BTT, quando ao fazer uma curva fechada e a descer, fui dar de caras com um bicho como o que se vê na foto abaixo, mas um pouco mais novo.


Depois de um curto frente-a-frente o boi resolveu avançar e começar a dar marradas. Como reflexo, tive de utilizar a minha bicicleta nova com escudo até o bicho se cansar...(ainda foram para aí umas 3 ou 4 marradas). Felizmente eu só tiva uma pequena dor no cotovelo pois ao ir para trás fui contra uma parede. A bicilleta ficou um pouco mais danificada ( saíu o cabo de bloqueio da suspensão, arranhadela no quadro e o disco da frente empenado).

Fico preocupado, pois normalmente faço este trajecto com os miúdos da escola de BTT, e a maior parte das vezes são eles que vão à frente. Se esta situação se passasse com um miúdo de 10 anos, poderia ter sido diferente.

Portanto, agora além dos cães , temos de nos preocupar com bois...
 

ze_zaskar

New Member
Acho que nunca podemos cair no exagero de considerar certos animais como "invasores dos trilhos". Na realidade somos nós a invadir as áreas deles.
Temos como excelente exemplo os betetistas norte americanos, que partilham os trilhos com pumas, ursos, lobos ou ate mesmo alces em algumas paragens, e nunca de queixam disso. Simplesmente aprendem a viver com eles e tomam as precauções devidas.

Claro que o caso dos cães é distinto, mas, quando falamos em gado, não nos podemos esquecer que é habito em algumas zonas deixa-los circular livremente.

:wink:
 

jscorrentes

New Member
Foi perto do parque S. Pedro Avioso, Castelo da Maia. Segundo sei, há por ali algumas quintas de criação de gado e o boi estava deitado, encostado a um muro. Ele levantou-se quando se assustou com o barulho das bicicletas. O problema é que era uma ruela estreita e não houve hipótese de passar. Tive mesmo de parar de frente para o boi.

Cumps,
 

bpro

New Member
:s e já agora numa situação dessas, e felizmente ninguem se aleijou, mas supondo que havia danos materiais (mais graves) ou mesmo pessoais (ainda piores) de quem seria a responsabilidade? Do ciclista porque entrou onde não devia, ou do dono do animal que deveria estar no minimo dentro de uma vedação..
 

Cooljay

New Member
Boas,

Eu era o outro ciclista que ficou a ver o espectáculo :mrgreen:.

bpro, respondendo à perg, não faço ideia, pois o animal ocupou a "via pública" e não fomos nós a ocuparmos o seu espaço. (pela lógica deveria ser responsabilidade do bicho)

Isto passou-se numa pequena ruela entre quintas numa das quais estava o animal sentado ao portão, com o mesmo aberto. E até houve alguns danos, um disco e o "poplock" rebentado, mas como não queríamos arranjar confusão nem decidimos falar com o "Sr. Lavrador" (para isso tínhamos que passar novamente pelo Boi :D )

Mas pelo menos desta forma ficou provado que o Carbono da KTM é resistente aos animais de grande porte :mrgreen:..

Cumps..
 

Wander

New Member
Boas,

hoje na volta matinal tambem passei por uma manada de bois/bezerros e alguns ate se assustaram com o barulho das bikes e bazaram, nao investiram. Mas assim q os vi, lembrei me logo deste topic.
 

bpro

New Member
esta quinta feira eu e um colega a pedalar junto á barragem do Caia (que foi á maratona de Elvas conlhece) tambem passamos por uma manada de uns bichinhos desses não deram problemas (tambem lá estava o Sr. a guardar o gado) mas uns deles ainda baixaram a cabeça...

Sendo que se considera um local público (pelo menos eu considero!!) a quem terá tal responsabilidade?
 

Wander

New Member
O dono sera sempre responsável pelos eventuais danos q o animal possa provocar. Partindo do principio q o animal se encontra na via publica de passagem. Os donos devem se ir naquela:
"Ah e tal isto nao passa pra qui vive alma, logo nao faz mal os bichos estarem a vontade."
Tá mal... mto mal... :grrr:
 

Spear

New Member
aqui para os lados de montemor ta sempre a acontecer eu ou sozinho ou com um amigo deparar-nos com tais animais felizmente e ate hj nunca aconteceu nada mas tbm mal os vemos voltamos logo para tras, mas ja aconteceu varias vezes so os vermos demasiado perto...e ate ao dia :S:S

mas tbem no dia que acontecer e um caso de chamar a gnr porque o donos dos animais e que os solta e la andam eles...acho sinceramente que e uma inconciencia uma vez que aquilo e de todos e nao em exclusivo do senhor que trata dos animais...

Um abraço Pedro Marques
 

Wander

New Member
Segundo me disseram as vacas sao ciumentas com os filhos bezerros. Por isso quando passarem la por perto apressem-se a sair de perto deles/elas.Nao va alguma vaca tentar investir, LOL. :mrgreen:
 

rodda

New Member
Boas,

Eu como lido diariamente com bovinos não tenho qualquer medo nem receio de passar por perto deles. Conheço-os, e sei que não devo gritar nem assobiar-lhes, de forma a não os assustar. Devo evitar passar perto dos Touros e das vacas paridas (primeiros dias). É preciso especial cuidado com animais de raça mertolenga e claro as bravas (estas nem lá por perto passo).

Também é preciso especial atenção aos condutores que passam por portões sem os fechar, que originam muitas vezes os animais saírem para outros terrenos ou mesmo para a via pública. Isto já me aconteceu, e neste caso o proprietário é que se lixa.
 

cister monge tony s

Active Member
na minha zona, aqui no minho tb passo por muitos bois,cavalos,cabras...quando os vejo, até me pelo e por vezes até me obrigam a voltar para trás pois sempre tive receio em passar por eles... :roll:
 
Bem está visto que os cães de guarda caíram em desuso, o que está a dar é bois de guarda, não só evitam que entrem na quinta como evitam que se vá reclamar :rotfl:!!!

Agora fora de brincadeiras o proprietário tem culpa do que te aconteceu, os animais não podem andar à solta sozinhos. Na minha zona também já apanhei uns sustos mas felizmente nunca chegaram a vias de facto.
Acho que devias ir falar com o proprietário não só por causa dos danos na bike mas também para que não volte acontecer. Para fazeres pressão sempre podes falar dos miúdos da escola de btt.

cumps
 

rodda

New Member
Jk_Alentejano said:
Agora fora de brincadeiras o proprietário tem culpa do que te aconteceu, os animais não podem andar à solta sozinhos. Na minha zona também já apanhei uns sustos mas felizmente nunca chegaram a vias de facto.

Como já disse nem sempre o propriatário é culpado, já me aconteceu estar em casa e a GNR aparecer a perguntar porque andam as vacas na estrada nacional :shock: :shock:
Pois, algum espertinho passou e não fechou o portão :grrr: :grrr: :grrr:
Os meus animais têm seguro, ao menos isso

No caso deste tópico, concordo que deve haver uma queixa, seja na autoridade ou ao propriatário. Mas não podem é estar a apontar o dedo sem saber o que se passou antes.
 

ER_89

New Member
Aidna bem que pra estes lados nao ha desses "caes" de guarda :rotfl: :rotfl: :rotfl: :rotfl: :rotfl: :rotfl: :rotfl:
 

Nuno Giant

New Member
bpro said:
esta quinta feira eu e um colega a pedalar junto á barragem do Caia (que foi á maratona de Elvas conlhece) tambem passamos por uma manada de uns bichinhos desses não deram problemas (tambem lá estava o Sr. a guardar o gado) mas uns deles ainda baixaram a cabeça...

Sendo que se considera um local público (pelo menos eu considero!!) a quem terá tal responsabilidade?


sei bem do que falas, engraçado quando começei a ler este topico lembrei-me logo da maratona de elvas... no dia da maratona passamos no meio de gado bovino, eu n tive razoes de queixa, mas que os bixos não gostaram, isso reparei eu... e mais malta reparou, pois apesar de estarem numa subida, a malta acelarava o ritmo :mrgreen:
 
Amigo rodda, nisso que dissete tens razão, mas nós não sabemos porque é que o gado andava a solta e se tinha seguro ou não, de qualquer das maneiras acho que o colega do pedal devia apresentar queixa na gnr para averiguar a situação e acabar com a especulação! lol esta até rimou :p

cumps
 

Pedro Silveira

New Member
Boas...

Eu também acho que sim... Apesar de ser da Zona, e frenquentar muito a Zona do Parque da Cidade da Maia, nunca vi tal...
Tendo a certeza que estavas num caminho público e não privado, eu não pensava 2 vezes e apresentava queixa se o vaqueiro, não abrisse os cordões à Bolsa...

Situações com cães já vivi algumas... Com a bike a fazer de escudo lá se foram ultrapassando, mas nunca me senti verdadeiramente em perigo mas mais vale prevenir...

Infelizmente estamos numa altura de inicio de férias em que aumenta o abandono dos animais e a probabilidade de ficarmos expostos ao perigo aumenta...
 

trekfuel70

New Member
Aqui na minha zona havia muitas vacas...e outros!Mas a câmara municipal deu-lhes emprego,e agora são jardineiras...apenas uma ,por ser mais pequena que a cabo da enxada,continua a sua vida!Quanto aos OUTROS,assim continuam...

Que a bike vos acompanhe...
 
Top