Ecopista Santa Comba Dão

covelo

New Member
Caros Amigos,

Podem-me só ajudar a esclarecer um pouco? Para quem começa por Santa Comba Dão, como faz para ter ao início da ecopista?
Pelo que consigo ver no Google Earth a ecopista termina assim um pouco 'perdida' no meio do nada.

Entra-se mesmo pela estação e atravessamos para o outro lado das linhas indo de encontro à ecopista ou é melhor dar a volta pode detrás das linhas (por fora da estação, se é que me faço entender).
Uma ajuda é bem vinda, já que ando aqui com vontade de ir até Santa Comba experimentar esta nova via.

Obrigado!

Abraço!
 

proque

Member
Eu percorri a partir de Viseu para Sul mas, parece-me, que o melhor é seguires pelo parque de estacionamento da estação (Vimieiro - Sta. Comba) em direção a nascente.

Vai a Google Maps e coloca na barra das buscas estas coordenadas e entenderás: 40.393962,-8.121477 .

Alternativamente segues pelo outro lado da linha, pelo bairro do campo e passas debaixo do viaduto et voila.

De facto, esta mal sinalizado e deveriam de ter feito um esforço para que a pista começasse junto à estação ou, pelo menos que se sinalizasse.
 

OPEN

Member
No passado domingo fiz a ecopista Viseu->Santa Comba Dão->Viseu com uma bike montanha.

Bem, não costumo andar em estrada, valeu a pena, mas que doeu, doeu!!!

102 km -> 4h50m (valores meus)

A paisagem é muito agradável, tive sorte porque também não estava muito calor e a parte das pontes de ferro está espectacular. Foi um bom desafio.

Para quem tiver oportunidade, e gostar, aconselho.
 
Last edited:

covelo

New Member
Caro proque,

Obrigado pelas indicações. Estive a ver melhor no Google Maps e, de facto, parece ser uma boa opção essa de seguir pelo parque de estacionamento para nascente.
Vou tentar experimentar a ecopista assim que possível.

Cumps,
 

Borra

New Member
A pedido do Lord houve alteração de horario.

09.00H em frente á Fradigaz / São Paulo.

Atenção é hora do Borra não é hora do Lord.

Se for alguem mais tarde vai-me apanhar na subida com facilidade.
 

msantos1708

New Member
Uma ajudinha a quem não conhece bem a zona... vindo do Caramulo (de bike), vou parar +- ao centro de SCB, como se passa para o outro lado (estação) sem entrar no IP3? Guiei-me pelo Google Earth e ou perdi-me um pouco ou não há passagem (perto do centro) para o lado da estação. Será?
 

cristovao12

New Member
Penso que terá mesmo de fazer ali uns metros no IP3, que devido ao facto de ser a única ponte disponível, permite a circulação de outros veículos.
Pelo menos já apanhei tractores agrícolas, e até motorizadas! A título de curiosidade, a ponte encontra-se em obras, e a circulação está alternada, através de semáforos.
Um abraço!!
 

Macbat

New Member
Boas!

O fsm passado fui fazer a Ecopista Stª Comba - Viseu com uns amigos, é uma excelente iniciativa local, parabéns.
Contudo, apesar de ter bastante sinalização vertical e horizontal, eu mais os meus amigos QUASE FOMOS LITERALMENTE PASSADOS A FERRO e não foi por um comboio, mas sim por um veiculo automóvel, conduzido por um "artista" que só travou a fundo quando a colisão se ia para dar, quando naquele caso devia ter parado com a distância recomendada pela sinalização.
Quanto a mim a Ecopista, embora reconheça o esforço pela boa sinalética, está ainda assim perigosa em muitos sítios, já que tem muitos cruzamentos, a que se acrescenta que alguns condutores de automóveis agora estão na mó de cima, antes os carros paravam porque podia lá vir o comboio, agora devem dizer, que parem as bicicletas que eu nem olho, e Zuuuuum! O que dizer!


Cumps.
 
Last edited:

jaat

New Member
Boa tarde, hoje mais uma vez fui fazer uma voltinha na ecopista :D. Tudo corria bem até chegar a Viseu onde um Ediota de motorizada lembrou se de lá circular e fazer malabarismo, sem se importar com as pessoas e as crianças que lá andavam :shock::shock::shock::shock:. Numa das suas " brincadeiras " fez me cair, resultado eu com 5 pontos numa perna :mad::mad::mad: e ele com o nariz partido do murro que lhe dei :mrgreen::mrgreen::mrgreen::mrgreen::mrgreen::mrgreen::mrgreen: . Só tenho pena de não lhe ter dado mais, porque ele fugiu..... se o tornar a ver quero acabar o trabalho :ko::ko::ko::ko::ko::ko:.... boas pedaladas!! :xau::xau::xau:

" QUE NUNCA POR VENCIDOS SE CONHEÇAM "
 

spoky

New Member
ahahahahah
bem como me ri agora com este ultimo post.
fantastico, levaste 5 pontos mas o tipo saiu com o rabo a arder...

enfim que lhe sirva de exemplo pra nao voltar a cometer o mesmo erro.

boas pedaladas
 

msantos1708

New Member
faz hoje 8 dias perto de Figueiró levei com um opel corsa com dois velhotes, e perante o meu espanto e mãos na cabeça e o ar comprometido da senhora, o velho mandou-me pá quinta pata do cavalo e se não saisse da frente o velho passava-me a ferro. Enfim nada que já não etejamos habituados...
 

salgado52

Active Member
No passado dia 23,eu com mais 4 amigos saímos do Vimieiro para dar início ao percurso desta ciclovia,quando qual não é o nosso espanto,isto quando estavam cumpridos apenas alguns quilómetros(ainda estavamos no tapete azul)e surge-nos pela frente um velhote de PAPA-REFORMASquando nos cruzámos chamámos à atenção ao sr.para a gravidade da situação pois era proibído circular naquela via,resposta do sr.que nos respondeu que tinha contribuido para aquela obra e que nós não,ficámos sem palavras e ala que se faz tarde,pois não valia a pena perder mais tempo.

Cumps

JAndrade
 

Macbat

New Member
Boas!

Isto está bonito, está está!
Agora esperem só pelas épocas de maior actividade na lavoura e passamos a encontrar tractores e outras alfaias agrícolas doh! É certinho.
Haja respeito.

Cumps!
 

jaat

New Member
isso resolvesse bem, é só a gnr lá andar, a pé ou de bicicleta, e o assunto fica resolvido. Acho um pouco dificíl ver a minha ideia em prática, eu só os vejo andar de carro.....:D:D BOAS PEDALADAS abraço de um camarada "soga " PARAQUEDISTA :xau::xau::xau:


" QUE NUNCA POR VENCIDOS SE CONHEÇAM "
 

nasp

Member
Simples, da proxima vez que se apanhar um papa reformas e pegar nele e mandalo pra fora da ecopista, afinal aquilo nem é tão pesado como isso, e depois o gajo que chame a GNR.

Tive a oportunidade na semana passada de ver a ecopista em Farminhão e gostei bastante, pena foi que não tenha levado bike e me tenha contentado com um passeio apena a pé, mas pelo que vi gostei bastante.
 

agirão

New Member
Claro que é revoltante o que acabo de ler! A falta de civismo é total! Na ciclovia de Mira, já vi motas, carros, tratores e afins!

Hoje, vi algo errado, mas em sentido inverso! Uma bike de estrada na via rápida da Figueira da Foz! Enfim, há gente para tudo neste nosso Portugal!
 

STIG_73

New Member
Se a bike era de estrada, está certo!
O ciclista precisa de uma auto-estrada para poder usufruir da sua máquina em toda a sua plenitude.
Agora se fosse uma btt, aí já era mais grave...
 
Top