Ecopista Santa Comba Dão

RX

New Member
Bom dia,
Alguém me sabe informar de qual a distância da Ecopista entre Santa Comba Dão e Viseu?
 

msantos1708

New Member
amigos pelo que me apercebo o percurso não é totalmente "liso" é melhor levar a BTTistica do que a magricela? Tenho casa no Caramulo e irei para lá agora em Junho e depois em Julho, e costumo levar a magricela pois conheço muito mal as serras, mas essa ecopista está a abrir o apetite...
 

GeoGama

Member
Heya
Neste momento já dá para fazer com a fininha. Basta tomar mais atenção em alguns pontos, mas sempre tranquilo.
A não ser que no final queiras mesmo ir até sta comba pois o alcatrão da linha acaba num local onde bifurca em terra batida...
 

RX

New Member
II Raid Nocturno - 11 de Junho, 2011



Vai realizar-se no dia 11 de Junho de 2011 o II Raid Nocturno do Clube Arganil BTT Serra do Açor, inserido nos festejos da feira das Freguesias em Arganil.



O passeio irá ser realizado em ritmo de convívio, em trilhos pouco percorridos na periferia de Arganil e no final com o jantar, na Feira das Freguesias.



Para te inscreveres envia um e-mail para geral@bttserradoacor.com com o teu nome, morada, data de nascimento, n.º do cartão do cidadão/BI e contacto telefónico.

http://www.bttserradoacor.com/Raid_nocturno11.htm
 

Hardtail Trek

New Member
Boas,

Quanto a distancias, fiz este sábado a Ecopista do Dão e a ultima placa a informar a distancia tem marcado 47,5 km, depois andamos mais um pouco e acaba a Ecopista junto à estação de Santa Comba. No meu conta-km contou 48 junto à estação e os respectivos 96 quando cheguei a Viseu.

Quanto ao tipo de montada acho que dá para fazer com qualquer bicla, à excepção de algumas pedras num ou outro ponto, das quais facilmente nos desviamos, o trajecto não tem qualquer irregularidade.
 
Last edited:
L

LaraJonas

Guest
Experimentei este fim de semana esta ciclovia. É excelente para andar e tem paisagens muito bonitas. Agradeço ao colega deste forum que me orientou na procura da ciclovia e me acompanhou durante alguns km.
Cumprimentos
 

mibi

New Member
boa tarde

Peço desculpas pela informação que dei a inauguração de ecopista não será no dia que anunciei
mas sim no dia 1 e 2 de Julho
peço desculpas a todos os membros deste forum
abraços
mibi
 

cristovao12

New Member
Sem stress mibi !

Quando souberes mais pormenores, tipo o programa ou assim coloca aqui as informações, pois eu gostaria de participar e divulgar pelos amigos.

Um abraço!
 

mibi

New Member
A Ecopista do Dão vai ser inaugurada nos próximos dias 01 e 02 de Julho.
Recorde-se que, a Ecopista do Dão, um investimento de cerca de cinco milhões de euros, custeado a 80% pelos fundos comunitários e 20% pelos municípios beneficiados com esta infraestrutura voltada para o desporto ciclista e para o lazer, fará a ligação dos concelhos de Viseu, Tondela e Santa Comba Dão pelo desactivado ramal ferroviário do Dão contando com uma extensão de 49 quilómetros e 800 metros.


A empreitada de construção dos 42 quilómetros iniciou-se há dois anos, no âmbito de um projeto intermunicipal realizado em consórcio pelas três autarquias que integram a Comunidade Intermunicipal da Região Dão Lafões.

A inauguração oficial decorre na próxima sexta-feira, dia 01 de Julho pelas 18:30 horas em Viseu, numa sessão solene que conta com a presença dos presidentes das autarquias de Viseu, Tondela e Santa Comba Dão.

A 02 de Julho, Sábado, será feita uma caminhada com o intuito de percorrer toda a Ecopista desde Viseu até Santa Comba Dão, passando por Tondela.


A Grande Caminhada de Inauguração da Ecopista, uma organização conjunta da Comunidade Intermunicipal da Região Dão Lafões e dos Municípios de Viseu, Tondela e Santa Comba Dão e apoiada pelo programa Mais Centro, pelo Qren - Quadro de Referência Estratégico Nacional e pela União Europeia através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional, inicia-se às 8 horas da manhã na Estação de Figueiró em Viseu, estando prevista a chegada do grupo de caminhantes ao Túnel da Póvoa da Catarina, em Tondela, por volta das 10:30h onde aguarda a comitiva daquele concelho que irá percorrer os restantes quilómetros até Nagozela, nos limites do concelho de Santa Comba Dão e Tondela.


Em Santa Comba Dão, a caminhada que ligará Nagozela, nos limites do concelho com Tondela, à Ponte do Granjal é da responsabilidade conjunta da Câmara Municipal e da Associação de Profissionais de Desporto e Educação Física, estando prevista a chegada dos participantes à Ponte do Granjal para as 17:45 horas onde será servido um lanche convívio.


A concentração dos participantes que queiram percorrer o troço da Ecopista de Santa Comba Dão acontece junto à Câmara Municipal pelas 15 horas havendo transporte gratuito até Nagozela.

A iniciativa é aberta a todos aqueles que queiram participar nesta Grande Caminhada de Inauguração da Ecopista do Dão.



Recomendações:

- utilização de calçado cómodo

- utilização de meias macias e sem costura

- roupa leve e adequada à época

- protector solar
 

salgado52

Active Member
Pedia o favor a alguém que tivesse estado presente na inauguração e que tivesse feito o percurso,se podia colocar alguns comentários acerca do mesmo.

Cumps

JAndrade
 

jmdcfigueiredo

New Member
Boas salgado, mas que comentários queres!?

Embora não tenha estado presente na inauguração já fiz parte considerável deste percurso quando ainda era linha de comboio e depois de convertida para ciclovia.
É um percurso asfaltado e muito rolante, pintado de vermelho, com alguns porticos na zona urbana a impedir o acesso a carros, sem grandes inclinações, com a travessia de pontes ferroviárias e túneis muito engraçados, isto tudo envolto em muita natureza.
 

AMPereira

New Member
Hoje por acaso vi uma noticia na SIC sobre esta EcoPista e pareceu-me fantastica, sendo uma linha de comboio desactivada, torna-se ainda mais interessante. Tenho que a experimentar um dia destes.
 

proque

Member
Vejam em http://velocipedia.blogspot.com/2011/07/o-festival-da-cicloria-e-inauguracao-da.html a minha apreciação (com fotos) e cujo texto também aqui vos deixo.

O FESTIVAL DA CICLORIA E A INAUGURAÇÃO DA ECOPISTA DO DÃO

Dados Ecopista Dão (com extensão a Viseu)
distância - 102 kms.
denivel acumulado - 588.32 m
Photos by PR and RS


No fim de semana passado dois eventos semelhantes e que resultam da cooperação inter-municipal são de destacar em termos da promoção dos modos de mobilidade suaves:

O festival Cicloria, resultante do projecto do mesmo nome e que foi criado com o objectivo de promover uma rede de promoção e desenvolvimento da mobilidade ciclável com motivação de lazer e turismo na Ria de Aveiro de iniciativa dos municípios da Murtosa, Ovar e Estarreja com um relacionamento estreito com a Universidade de Aveiro;

A Ecopista do Dão, erguida sobre o espaço canal da antiga linha ferroviária do mesmo nome que ligava a estação do Vimieiro (Sta. Comba) a Viseu numa extensão de cerca de 49 kms. e de que aqui já vos dei conta numa iniciativa da REFER e da Comunidade Intermunicipal de Dão Lafões (Sta. Comba, Tondela e Viseu) que completa os primeiros 8 kms. já pré-existentes entre Viseu e Figueiró.

Fiz questão de estar presente em ambos os casos. Assim na sexta participei no jantar de lançamento do festival que teve lugar num estupendo restaurante, perto do Furadouro, Ovar em cima da Ria de Aveiro num enquadramento natural magnífico. Jantei na companhia de diversos autarcas e responsáveis técnicos por este projeto coletivo que é a Cicloria.

Mas se este primeiro serão, para além do magnífico convívio que proporcionou, apenas contribuiu com um adicional calórico haveria que fazer a compensação no dia seguinte desgastando esse excesso gastronómico.

Nada melhor para isso do que a inauguração da Ecovia do Dão no dia seguinte, sábado, 2 de Julho.

Comecei em Figueiró, local onde terminava a versão curta desta ecopista que já havia sido inaugurada há anos. Percorri os primeiros quilómetros na tentativa de encontrar os andarilhos (nos quais se incluíam os presidentes dos três municípios e os meus colegas do GP PSD, João Figueiredo e Pedro Alves).

Logo perto da saída um primeiro túnel, o de Figueiró, seguindo-se a ponte de Mosteirinho bem recuperada e que vence um desnível de respeito, após a mesma vêm as antigas estações e apeadeiros um após outro: Mosteirinho, Torredeita (com um antigo comboio numa espécie de museu ao relento), Várzea, Farminhão e o extenso túnel da Parada, iluminado, como não pode deixar de ser, Parada de Gonta, Sabugosa, Casal do Rei, Naia e, amtes de alcançar Tondela, alcanço finalmente o conjunto extenso de caminhantes e com eles partilhei um leve repasto na estação recuperada.

É fantástica a sensação de um caldo verde após duas dezenas de quilómetros ainda que tenham sido maioritariamente descendentes. Algumas fotos da praxe e sigo, agora muito rapidamente, em direção a Sta. Comba já que o Rui Sousa chegava, proveniente da Guarda, no comboio pelas 12:30.

Como o trajecto, até à ponte de Treixedo era descendente a velocidade foi estonteante raras vezes abaixo do 30 kms. /h.. De novo sucederam-se: após a ponte de Tinhela sobre o rio Dinha, o Porto da Lage, Tonda, Nagozela, Treixedo, a travessia da extensa ponte sobre as águas represadas do Dão, e a subida em direção à estação do Vimieiro ficando a sensação estranha de terminar no meio de nenhures já que não há ligação à plataforma da Beira Alta, sendo o cabo por debaixo do viaduto ferroviário (um dos aspectos a rever).

Já em companhia do Rui Sousa rumámos a Viseu. Sente-se um pouco a diferença neste sentido já que agora se ascende embora de modo muito ligeiro (trata-se de um antigo traçado ferroviário). Na zona de Tonda cruzamo-nos com a comitiva peestre e a frescura já não era a mesma mas lá iam, capitaneados pelos autarcas em direção ao final da jornada.

Quanto a nós chegámos até Viseu onde visitamos o centro histórico regressando de novo pela ecopista a Figueiró.

Assim percorri cerca de 100 kms. de ecopista. De notar um facto curioso: a ecopista está pintada em três tons diferentes consoante o concelho: vermelho para Viseu, verde para Tondela e azul para Sta. Comba.

No final uma plena satisfação e a vontade de aí retornar. Os três municípios estão de parabéns já que conseguiram erguer a maior infraestrutura de lazer de Portugal.

Ler também o post no blogue do Rui Sousa: "Viver na Guarda"
 
Top