Ecologista vs Egoísta.

JNR

New Member
E então, os bttistas de semana, sim aqueles que andam com as barrinha/suporte de bike no popó toda a santa semana? quantos é que usam mesmo a bike, sem ser ao fim de semana? eu sei que dá trabalho mas pelo menos no meu caso o aumento de consumo rondava, durante a semana sem grandes velocidades, o 1/2 l aos 100km, em auto estrrda é estapafurdio e chega ao litrito ou até passa...
 

JNR

New Member
WTF?

Barras longitudinais já vi, mas isso pode ser a malta de trabalho, para um escadote, por ex., ou os que têm familias grandes e andam com aquelas "caixas" tipo Thule em cima, retiram o caixote e deixam as barras, agora, barras e suporte para fazer vista...tá bom tá...
 

serginho

Member
JNR desculpa a pergunta mas todos os fim de semana montas e desmontas as barras do teu carro? Ou tens a sorte de poderes sair a pedalar de tua casa e apenas montas em dias "especiais"?
 

JNR

New Member
eu ando um pouco arredado, mas sim, salvo quando me deu a preguicite aguda e cheguei a andar com elas 1 mês...tiro e retiro, hàhahaha pois é. e se pensares nisso todos temos oportunidade de sair a pedalar, podemos é estar longe do que nos interessa, como é o meu caso.

As minha não dão ou eu não consigo, o meu irmão consegue desmontar as dele num todo, as barras com os suportes...menos trabalho.
 

nasp

Member
Quando as uso tiro sempre no final, afinal aquilo ate é rapido 2 minutos tá feito. É daquelas coisas que nao gosto mesmo, para alem de gastar mais um pouquito e fazer barulho.
Quanto aos suportes sem JNR ja vi varios, ate acho que faz parte de um novo conceito de tunning.
 

JNR

New Member
xunnig, neste caso é xunning, vá não vamos desmerecer essa bela arte de kitar esteticamente carros LOL ;)

Mas eu até percebo o ponto de vista, dá trabalho, pois, mas...
 

Marco Nunes

Active Member
Boas
Ecoligista, sem duvida. Não para ficar bonito aqui no tópico, mas porque realmente faço qualquer coisa por isso. Geralmente uso a bicicleta para pequenas deslocações (ir ao café, para o trabalho, até para a praia) e só utilizo o "popó" em caso de necessidade :cool:. Nada de ir ao café que fica a li ao lado e levar o carro e depois voltar para casa (maus costumes, mas existem :tungas:). Em casa tenta-se separar o lixo para reciclar (dentro do possivél) e nada de ir "tudo ao molho". Acho que, no inicio existiram muitas pessoas que acharam estranho, mas o povo já se vai habituando a fazê-lo (5*****). Também a troca de lâmpadas convencionais por lâmpadas economizadoras tem dado bons frutos (nivél económico e estético), assim como não deixo torneiras a correr sem necessidade (higiene). Quer seja no dia-a-dia, quer seja no passeio de bicicleta, nada de papelinhos para o chão (se podes carregar com a barrinha, também podes carregas com o papelinho :hmmm:) e custa-me um pouco ver pessoas que o fazem e quando vejo qualquer lixo nos trilhos (se calhar pensam que o carro do lixo depois apanha! :choneh:). Sempre que posso/ás vezes, no automóvel utilizo algum combustivél com biodisél para que o nivél de poluição seja menor e acredito que isso aconteça, por isso sinto-me melhor em fazê-lo. Bom, acho que fico por aqui. Acredito que muitas pessoas façam o mesmo que eu, que apesar de até nem ser nada "do outro mundo" já é qualquer coisa positiva em beneficio da Mãe Natureza e claro, do Planeta (palavras bonitas tens tu, lá isso tens!!!!!:lol:). Mesmo sendo pouco, se todos participarem com qualquer gesto no sentido de ajudar e melhorar a qualidade do ambiente, já é um passo em frente. Já diz o ditado "mais vale pouco, do que nada" e "devagar vai-se longe". :clap:

Fiquem bem e boas pedaladas. :yeah:
 
Last edited:

TheTraveler

Active Member
Marco Nunes said:
Também a troca de lâmpadas convencionais por lâmpadas economizadoras tem dado bons frutos (nivél económico e estético)

Ecologicamente é errado utilizar lâmpadas economizadoras, são extremamente poluidoras. Valem-nos à carteira pela economia, mas ecologicamente são um desastre brutal, mesmo as que vão para reciclagem vão-se partindo pelo caminho e espalhando mercúrio. MUITO cuidado se partirem uma em casa por causa do mercúrio que contêm, se se partirem convêm utilizarem luvas para as manusear.
 

Marco Nunes

Active Member
Boas.
Companheiro The Traveler, agradeço a informação e acredita que isso das lampâdas economizadoras acabarem por ser mais poluidoras e prejudiciais, era-me completamente desconhecido.
Obrigado pela dica.

Fica bem.
 

Mach 4

New Member
Isso é completamente falso.
E não é só a carteira que é poupada. Isso é conversa de quem não se sabe informar devidamente.
Eu também recebi esse mail em cadeia (spam) e não acredito nele pelo simples facto de ser pessoal brasileiro que o começou a passar e a dizer que foi o ministério Britânico que avisou a população.

Então esquecem-se que estamos na CEE onde as mormas são muito rigidas nestas matérias de segurança??
A ser verdade no minimo todas as embalagens das ditas lâmpadas teriam de ter OBRIGATÓRIAMENTE um extenso AVISO a explicar o PERIGO e os PROCEDIMENTOS em caso de quebra de uma lâmpada dessas.

Vejam a verdade porque é que se trocou as lâmpadas convencionais (incandescentes) pelas economizadoras :

http://ekonsciencia.blogspot.com/2009/09/o-fim-das-lampadas-incandescentes.html

As unicas desvantagens destas lâmpadas é que existem certos modelos que devem ser unicamente usadas em divisões da casa onde estejam continuamente acesas durante mais de 30m/1h, pois de outra forma o acender e o apagar constante vão limitar a sua "vida" útil. Outra diferença relativamente ás incandescentes é o arranque ser mais lento, onde se tem de esperar até 30" a 1 minuto para a lâmpada atingir 80% da sua total luminosidade.
O tipo de luz é completamente diferente, e aqui reside a maior vantagem destas novas lâmpadas - os "lumens" nada tem a ver com os antigos watts, e a luz para além de ser mais potente é projectada de uma maneira muito mais eficiente.
Lembro que algumas destas lâmpadas são bem mais caras que as antigas e que pelo investimento inicial temos de pensar de que forma é que poderemos prolongar em mais horas a sua existência.


<a href="http://img90.imageshack.us/img90/4885/ecologista021.jpg" target="_blank">
 
Last edited:

TheTraveler

Active Member
Environmental issues

Mercury content

CFLs, like all fluorescent lamps, contains mercury as vapor inside the glass tubing. Most CFLs contain 3–5 mg per bulb, with the eco-friendly bulbs containing as little as 1 mg.

Fonte: http://en.wikipedia.org/wiki/Compact_fluorescent_lamp#Health_issues

Ou seja, no mínimo contêm 1 mg de mercúrio.

mercuriowiki.jpg


Fonte: http://en.wikipedia.org/wiki/Mercury_poisoning#Prevention

Ora... Se uma lâmpada tem no mínimo 1mg, e (nos EUA) a exposição máxima recomendada é de 0.1mg, facilmente se vê que não deve ser muito saudável manusear uma lâmpada economizadora partida sem luvas. Eu não vou ficar à espera que saia uma norma Europeia para me dizer que devo usar luvas e ter cuidado com elas, mas cada um faz o que lhe apetecer.



As recomendações lá fora em caso de quebra de lâmpada economizadora até incluem sair dessa divisão e abrir janelas para arejar...

Retirado da US Environmental Protection Agency:

1. Before cleanup
* Have people and pets leave the room.
* Air out the room for 5-10 minutes by opening a window or door to the outdoor environment.
* Shut off the central forced air heating/air-conditioning system, if you have one.
* Collect materials needed to clean up broken bulb.

2. During cleanup
* Be thorough in collecting broken glass and visible powder.
* Place cleanup materials in a sealable container.

3. After cleanup
* Promptly place all bulb debris and cleanup materials outdoors in a trash container or protected area until materials can be disposed of properly. Avoid leaving any bulb fragments or cleanup materials indoors.
* If practical, continue to air out the room where the bulb was broken and leave the heating/air conditioning system shut off for several hours.


Fonte:http://www.epa.gov/cfl/cflcleanup.html
 
Last edited:

estenaoha

New Member
Boas.
Eu também faço isso.
Também tenho triplas com botão ligar/desligar, ao me deitar fica tudo desligado, caso não saibam os aparelhos mesmo estando desligados, se estiverem com a tomada ligada á corrente gastam energia.
 

Erdna

New Member
estenaoha , se fosse por essa logica, tinhamos de andar a desligar as tomadas a toda a hora, da casa INTEIRA!
Isso e so aplicavel para certas coisas como carregadores de telemove, e aparelhos eletronicos não utilizados...
 

L.Ramos

Super Moderador
:twisted:

Isso é completamente falso.
E não é só a carteira que é poupada. Isso é conversa de quem não se sabe informar devidamente.

Penso igualmente que estás enganado.

Já não é a 1ª vez que ouço que havia perigo quando se partissem, apesar dos grandes ganhos energéticos.

Mas com materiais tão perigosos porquê continuar a usar lâmpadas fluorescentes?

Do ponto de vista ecológico a poupança energética conseguida com uma redução de energia necessária para gerar luz eléctrica através das lâmpadas fluorescentes ascende aos 70% em comparação ás lâmpadas incandescentes tradicionais. Tendo em conta os processos necessários para a produção de electricidade, como por exemplo a electricidade produzida por centrais a carvão, a poupança obtida pela utilização das lâmpadas fluorescentes em comparação com os perigos da utilização desse tipo de lâmpadas pende claramente a favor da utilização das mesmas.

Os perigos da utilização das lâmpadas fluorescentes podem ser praticamente anulados se todas as precauções forem tomadas quando chegar a hora de trocar uma lâmpada inutilizada. Após a sua remoção a lâmpada fluorescente deve ser colocada dentro de dois sacos de plástico e evitar que a lâmpada de quebre, caso se verifique uma quebra do vidro envolvente abra as janelas e portas para permitir que os vapores tóxicos se possam dispersar para o exterior. Nunca use o aspirador para limpar os detritos nem uma esfregona, irá espalhar o mercúrio. Não deite o mercúrio na sanita pois pode danificar as tubagens nem lave na máquina de lavar a roupa que tenha estado em contacto directo com o mercúrio pois pode danificar a máquina.

In: http://lampadasfluorescentes.org/reciclagem-lampadas-fluorescentes/

Mas basta fazer uma pequena pesquisa pela net que encontramos muita informação sobre o tema...

http://saude.acordem.com/menu/1/22244//
http://www.acordem.com/blog/14245//
http://ecotretas.blogspot.com/search/label/Lâmpadas economizadoras
http://vivoverde.com.br/lampadas-de-baixo-consumo-perigo/
http://solampadas.blogs.sapo.pt/9810.html

Será que estão todos enganados?


Mas por mim ainda é uma tecnologia útil neste momento, pois os ganhos energéticos são muito grandes. Temos é que estar informados sobre os problemas que podem resultar da sua quebra, bem como das medidas para nos protegermos.

Em minha casa, tenho lâmpadas economizadoras na maioria das divisões, sendo as luzes que mais tempo permanecem acesas (exterior, corredores de passagem e 2 candeeiros na sala) em LED, pois penso que essa tecnologia sim vai representar um grande ganho energético.

Penso que se todos fizermos um esforço, gestos que agora só são feitos por uns, daqui a uns anos serão feitos por todos. Mas sem extremismos.
 

Mach 4

New Member
Sim, pode ser verdade que a maioria da população não está devidamente informada como proceder em caso de uma lâmpada economizadora partir, mas 1mg de mercúrio também não está representado como altamente prejudicial para a saúde humana.

Será que estão todos enganados?

Não, só acho é que estão a falar pela metade do problema (o do mercúrio). Do "antigo" problema (ver em baixo) ninguém fala, quando deitavam toneladas das antigas lâmpadas para lixo.

Ainda na semana passada partiram uma lâmpada igual á da fotografia no café por baixo do meu prédio, com pó e vidros espalhados na cabeça e ombros de quem a partiu. Mesa e chão cheio de vidros.
Vou mandar o Sr. Alfredo meter o café de quarentena durante um mês.

Poupem-me.
Se soubessem o que andam a meter nos vossos pulmões sempre que saem á rua (e então agora na Primavera)....

Sabem o que é mercúrio...e o amianto decerto que também.
E então o tungstênio??
Sabem o que é??

Era o principal elemento presente nas antigas lâmpadas incandescentes.
Ora vejam lá onde ele se encontra :

http://www.mundodoquimico.hpg.ig.com.br/metais_pesados_e_seus_efeitos.htm

Aproveitem também para ver os riscos dos outros elementos para a saúde humana.

HHHaaa, e não se esqueçam de usar o auricular sempre que usarem o telémovel ou de não ficarem mais de uma hora perto de uma antena de uma rede móvel (acho que provoca o aparecimento de tumores/cancros).

Preocupem-se mas é com as centrais nucleares espalhadas por esse mundo fora (olhem para este caso de Fukushima).
Isso é que é MUITO preocupante pois os ventos TRAZEM imensa "porcaria" que todos nós somos obrigados a respirar diáriamente, e não me estou só a referir a cenas radiotivas.
 
Last edited:

estenaoha

New Member
Ola Erdna.
Por isso é que há triplas com botão não precisas de andar a tirar todas as fichas da tomada e estou a falar ao sair de casa ou á depois antes de me ir deitar.
Eu uso por exemplo uma destas triplas para:televisão,leitor de DVD,e box da MEO e outra por exemplo para:pc,impressora,ruter,monitor e disco externo.É pratico e poupas energia.
 

glamdj

New Member
boas,

sem querer estar armado em sabichão, acho que o mercúrio é prejudicial para a saúde quando no seu estado iónico....
por exemplo numa contaminação de aguas por iões de mercúrio... assim como muitas outras substancias é nessas condições que se comporta como um veneno. Os termómetros médicos tem mercúrio liquido, e se fosse assim tão perigoso não os colocavam num produtos que é super frágil e para ser colocado debaixo de um braço. Julgo que o mercúrio liquido so é prejudicial para o organismo se ingerido, ou para quem tem exposições por longos períodos de tempo ao mesmo. Julgo que se o mercúrio das lâmpadas for liquido não será um contacto esporádico e episódico, um perigo para a saúde do individuo.
Esta minha dedução nasce apenas da cultura geral, não tendo no entanto qualquer certeza cientifica daquilo que escrevi em cima!
 

zykon

Super Moderador
A toxicidade do mercúrio está mais na inalação dos vapores do que no contacto.
O mercúrio, como sabem é um metal líquido, e é extremamente volátil. Os cuidados que se devem ter estão relacionados com a inalação desses vapores. Mas também não é por tocar uma vez nessas quantidades de mercúrio que vamos ficar doentes.
Uma exposição repetida sim, é muito perigosa. Mas isso acontece com inúmeras outras coisas com que temos contacto diariamente.
 

Mach 4

New Member
Era exactamente a esse ponto a que eu me estava a referir.
Se fosse realmente muito perigoso a quebra de uma lâmpada dessas outras medidas teriam de ser tomadas pelo ministério da saúde ou outras entidades similares.
Quem não se lembra, nas brincadeiras da sua infância, de partir as lâmpadas compridas fluorescentes só para ver o pó branco e ouvir o estouro que estas faziam a cair no chão.

No entanto um miudo no Brasil morreu por ter comido um "Mentos" e bebido de seguida "Coca Cola Light". Isto sim, é que deve ser divulgado pela saúde dos nossos filhos.
Imaginem este efeito no estômago de uma criança :

[video]http://youtu.be/ryL5d9zhaLA[/video]


Em minha casa, tenho lâmpadas economizadoras na maioria das divisões, sendo as luzes que mais tempo permanecem acesas (exterior, corredores de passagem e 2 candeeiros na sala) em LED, pois penso que essa tecnologia sim vai representar um grande ganho energético.

Isto demonstra que estás a ser realmente poupado e ecologista ao mesmo tempo.
Acrescento que as lâmpadas LED tem a vantagem de serem ainda mais ecomómicas relativamente ás de halógêneo, mas no entanto a sua luz é mais direcional e localizada, enquanto que a luz das outras é mais abrangente.
 
Last edited:
Top