Ecologista vs Egoísta.

Mach 4

New Member
"A Natureza está-se a vingar do homem".

Esta frase é da autoria do Miguel Sousa Tavares e foi proferida na semana passada durante os seus comentários numa TV privada relativamente ás recentes catástrofes que assolam o Japão.

Isto meus amigos é o que eu já ando a dizer á muito tempo...mas como eu, poucos continuam a ligar a alguns sinais evidentes.

A raça humana é a única espécie do planeta que faz lixo, guerra e que consome desmesuradamente aquilo que precisa, e ao mesmo tempo desperdiça o que lhe irá fazer falta um dia.
Estou a falar dos combustivéis fósseis, de florestas inteiras e acima de tudo de água potável.
Enquanto que na "Natureza nada morre, tudo se transforma" o homem tenta a todo o custo contrariar esta verdade absoluta. No próximos 50 anos a população mundial irá crescer exponencialmente (seremos muitos biliões mesmo), enquanto que algumas espécies de animais estarão condenadas á extinção...pelo homem.


http://www.poodwaddle.com/clocks/worldclock/


Muito poucos são os que realmente sabem poupar e dar o verdadeiro exemplo aos seus filhos.

Eu como humano que sou, logo também sou culpado, em parte por utilizar o meu carro que consome gasolina quando podia adaptá-lo a gâs, ou começar a utilizar detergentes bio-degradáveis.

No entanto penso que todos nós, pertencendo a uma comunidade Bttista que aparentemente partilha uma comunhão de paz interior com a nossa Terra mãe, temos acima de tudo a obrigação de com pequenos gestos diários minimizar a nossa pegada na Natureza.

Isto é o que eu faço para me sentir um pouco melhor comigo mesmo e para tentar diminuir o meu "rasto" neste já tão massacrado planeta :

- Sou adepto dos 3 R's > Reduzir, Reutilizar, Reciclar (acho que fui dos primeiros a utilizar os Ecopontos). Dá trabalho e chega mesmo a ser cansativo, mas até na mala do meu carro eu cheguei a transportar lixo reciclável quando ainda havia muitos poucos pontos de recolha e não morri por causa disso. No fim sinto-me sempre muito bem por fazer estes actos;

- Em 90% da minha casa só existem lâmpadas economizadoras;

- Comprei kits de pilhas recarregáveis para evitar o uso das convencionais;

- Uso sempre os depósitos específicos para as outras pilhas (de carvão ou alcalinas);

- As rolhas de cortiça tem o mesmo fim;

- Todo o óleo alimentar é depositado num garrafão de 3lt ou 5lt depois de ser utilizado, sendo no fim entregue num dos postos de recolha;

- Todos os medicamentos fora do prazo de validade e respectivas embalagens (placas vazias, frascos e caixas) são entregues á MUITO tempo nas farmácias. Mesmo agora que já extinguiram o "Verdinho";

- Luzes acesas somente com a presença de alguém na divisão - liga-se uma, apaga-se outra;

- Tenho sempre um balde perto da banheira. Vou lavar as mãos, cara ou deixar a água a correr do banho até ficar quente,etc, e mantenho sempre o balde a aparar essa valiosa água que de outra forma ia para o ralo/esgoto.
Com esta simples gesto posso dizer que já poupei imensas descargas dos autoclismos.
Ao longo de 10 anos...façam a conta.

- Matriculei a empresa onde trabalho no EcoCentro da sua freguesia. Todo o material velho é lá depositado por mim;

- Todos os meus electrodomésticos são de nivel de poupança energética A.
Comprei uma máquina de lavar roupa á pouco tempo, e a minha maior preocupação, para além do preço e da qualidade de lavagem, foi o consumo de água;

- E agora o mais importante
- Nunca, mas nunca mesmo fazer alguma espécie de poluíção ou de lixo nos trilhos.

Isto meus amigos É I N A D M I S S I V É L .

Estas medidas já são do conhecimento da maior parte da população, mas o certo é que mesmo assim ainda hoje continuo a ver caixas de cartão, esferovite em bruto e garrafas de vidro nos contentores do lixo orgânico que se encontra a apenas...1,5mt do ecoponto onde deveriam ter sido depositados.
Isto são actos de pessoas mesquinhas.
É simples estupidez, muito egoísmo e pura preguiça.

Por isso é que eu digo que por muito que pensem que o vosso esforço é uma gota no oceano continuem a fazer as vossas boas acções para "ajudar" a Natureza.

Economizem pensando, não só nos €, mas acima de tudo que o vosso comportamento é exemplar e louvável perante uma Natureza muda...mas contente.

E um dia, já velhos, poderão dizer aos vossos netos, apontando com orgulho, que ajudaram aquelas árvores, aquele rio ou aquelas flores...a crescer.

E vocês são ecologistas ou egoístas?

Aceitam-se outras dicas e exemplos de como minimizar a nossa/vossa "pegada" na Natureza. Ajudem-me a poupar/economizar também com os vossos palpites e opiniões e falem um pouco sobre o que pensam sobre este tema.
Obrigado.
 
Last edited:

Dustman

New Member
Olá Mach4,

Subscrevo por baixo (embora ainda não faça recolha de óleo e não tenha o tal balde no WC).

Uma das alterações que fiz nos últimos tempos, para poupar energia de forma mais eficaz, foi trocar as janelas velhas da minha casa. Esta alteração permitiu um melhor isolamento (do frio e do calor). A alteração permitiu poupar bastantes euros em aquecimento, durante o inverno.

Boas pedaladas,

Rodrigo 'Dustman'
 

Erdna

New Member
Boas...
Concordo com o que dissestes, mas hoje em dia o problema das pessoas e que não são bons cidadãos e como uma frase se diz:
"O HOMEM e racional mas raramente racionalisa"

Já agora, esse site é nº certos ou proximos disso?

Vou deixar aqui mais alguns exemplos:
-Utilizar mais transportes publicos entre outro tipo de transportes ecológicos como a nossa dita bike entre outros...
Enquanto um carro poderia levar 5, andam 5 carros em ada um deles essas 5 pessoas...

-Não tomar banhos de imersão nem brincar com a água seja qual for a situação, água á muita, potavel é que não...
Só para saberem penso que so temos direito a 2,5% da agua do planeta propria para consumo...

Aqui deixo os meus 50cent`s

Cumprimentos Lopes
Boas pedaldas
 

Mach 4

New Member
Dustman,

Neste Verão vou fazer o mesmo com as janelas dos quartos.
Não é que saia o ar quente (tenho aquecimento central) mas entra ar frio, principalmente quando está vento.
Por baixo da porta já coloquei á muito tempo aquelas fitas de aluminio com uma escovinha para evitar as correntes de ar.

Quanto ao balde até tenho 2 diferentes de plástico pretos e bastante resistentes (cheios ficam bem pesados). Eram do lixo, comprei um atrás do outro pois os sistemas da abertura da tampa avariaram e eu em vez dos deitar fora reutilizei-os.
Lá está, menos plástico para o lixo e ainda me estão a ser muito utéis para me ajudar a poupar água. É esta a idéia fundamental da ecologia.

Os óleos num garrafão tem 3 funções vitais :

- A "saúde" dos canos e cifão da tua cozinha ficam muito mais tempo limpos.
Imagina que a água é o sangue e os canos as artérias...o óleo é o "colesterol" mau (LDL) que se agarra ás paredes dos tubos de pvc obstruindo-os. Acumula-se com água quente e fria começa a se formar uma camada de gordura que com o tempo vai reduzir o caudal por onde passa a água suja. Quando a água começar a recuar nos canos é sinal que a tua cozinha está a ter um "enfarte".

- A 2ª é que não sei se sabes mas uma gota de óleo alimentar estraga cerca de 1 litro de água potável (e 1 gota de óleo mecânico estraga 5 litros).

- A 3ª é que a maior parte deste óleo recolhido vai ser enviado para centros de tratamento e reciclagem para combústivel.

Erdna,

Não sei se são numeros certos ou não (podem ser estimativas por programa baseado numa base de dados qualquer).
No entanto vejam o nrº de mortes por doenças cardio-vasculares...não deve estar muito longe da verdade.
 
Last edited:

ricparents

New Member
bom tópico

tenho uma alimentação omnívora, como peixe e carne mas cada vez mais tenho vindo a substituir estes alimentos por refeições vegetarianas. sinceramente só tenho visto vantagens, mesmo a nível de sabor (claro que os alimentos tem que ser bem confeccionados). as refeições não ''pesam'' tanto e uma pessoa bem informada consegue alimentar-se de todos os nutrientes que necessita diariamente com esta dieta, sendo a única excepção a vitamina B12 (esta pode ser tomada em suplementos e existem alimentos enriquecidos com esta vitamina)

tenho pesquisado muitos artigos sobre esta ''forma de vida'' e cada vez mais me sinto convencido. bom mas passando à parte 'ecológica' da coisa, não trouxe para aqui o vegetarianismo para falar do sofrimento dos animais etc etc mas sim da vantagem para o mundo de reduzir o consumo de carne e peixe. aqui vai um exemplo:

''A actual dieta alimentar baseada em produtos animais, com a sua agricultura intensiva, é responsável por uma série de problemas ambientais. Provoca directa ou indirectamente desertificação, degradação do ecossistema global, poluição dos oceanos, extinção ou diminuição de algumas espécies animais, destruição de matas, erosão do solo, mudanças climáticas.''

''Um dos maiores problemas com que a humanidade se defronta - a desertificação - é causada, entre outras razões, por extensas manadas de bovinos. Estes bovinos precisam de ter pastos; e para esses existirem, milhões de hectares de floresta tropical tiveram, ao longo da história, de ser devastados. Daí resultaram desertos ou o seu aumento.
Por outro lado, a produção de carne é uma das coisas menos eficientes na cadeia alimentar. Por exemplo, para produzir apenas meio quilo de carne são necessários 45.850 litros de água (alimentar, lavar, limpar, etc.), o que significa uma factura muito pesada em termos ambientais. E principalmente se tivermos em atenção que os recursos hídricos são cada vez mais escassos.'' in http://www.centrovegetariano.org/Article-68-Raz%F5es+ambientais+para+uma+dieta+diferente.html

http://www.centrovegetariano.org/Article-535-O+vegetarianismo+no+ambiente.html - este segundo artigo é baseado em relatórios e estudos sérios, penso que merece a atenção de todos, só seguir o link :p


no site do centro vegetariano há mais artigos referentes aos benefícios ecológicos do vegetarianismo, quem quiser dê lá um salto.

atenção que não estou a tentar obrigar ninguém nem a usar os habituais argumentos ''meat is murder'' lol, esses ficam para discussões em outros lados. continuo a disfrutar muito dum bom peixinho grelhado, só acho que a nossa cultura está demasiado agarrada aos alimentos de origem animal e que bastava substituir 2 ou 3 refeições de carne por semana para se sentir diferença.

quem quiser mais informações disponha
 

Dustman

New Member
Olá a todos,

Não quero entrar conflicto com ninguém mas acho que esta visão do Ricparents nada tem a ver com este tópico.
Parece-me inquestionável que:
- A agricultura intensiva provoca um impacto ambiental que não poderá continuar durante muito mais tempo.
- Se está a confundir o estilo de vida vegetariano, com um movimento ecologista.

Nada tenho contra as pessoas que praticam o vegetarianismo, antes pelo contrário, mas parece-me que a solução passa por encontrar métodos de produção sustentáveis, diferentes dos que temos hoje em dia. E isto, nada tem a ver com o movimento vegetariano.
Conheço casos de pessoas que dizem que comer carne e peixe provoca a destruição do planeta e depois compram papaias, mangas e abacaxis que viajaram de avião desde um país distante, gastando toneladas de combustível...

Acho também que a nossa dieta diária tem um excesso de carne e peixe e que podemos melhorar os nossos hábitos alimentares, mas acho mais razoável comprar produtos locais e da época do que outras atitudes mais radicais que na prática em nada melhoram a nossa pegada ecológica.

Boas pedaladas,

Rodrigo 'Dustman'
 

TheTraveler

Active Member
Dustman said:
acho que esta visão do Ricparents nada tem a ver com este tópico.

Parece-me inquestionável que:

- Se está a confundir o estilo de vida vegetariano, com um movimento ecologista.

A maior parte dos pseudo ecologistas acusam a produção de Co2 de ser a causadora do aquecimento global, apesar de não existirem provas concretas...

Para os que atacam o Co2, era bom que soubessem também que a produção pecuária mundial é superior à produção de Co2 de todos os transportes mundiais.

Links de 2006:

FAO:
http://www.fao.org/newsroom/en/news/2006/1000448/index.html

Nações Unidas:
http://www.un.org/apps/news/story.asp?newsID=20772&CR1=warning

Acho portanto coerente que alguém que ataca os carros porque produzem Co2 e julga que isso é nocivo, se torne também vegerariano.

Quanto à origem de frutas e legumes, tens toda a razão. Devíamos consumir só produtos locais, no máximo nacionais. Mas preferimos comprar o estrangeiro porque é mais barato... ou não há cá. E depois reclamamos que há cada vez mais desemprego por cá... Mas nisso somos todos assim...
 

Mach 4

New Member
Peço p.f que não desviem a idéia central do tópico.

Fui bem claro no inicio.
Consideram-se ecologistas? -Se sim digam que atitudes se deve ter ou tomar para ajudar a reduzir o vosso impacto na natureza ou que atitudes deveriam ser tomadas e/ou evitadas.

Se não, então nem vale a pena responderem pois só podem ser egoístas.
Obrigado.

Agora só uma observação a um comentário :

Quanto à origem de frutas e legumes, tens toda a razão. Devíamos consumir só produtos locais, no máximo nacionais. Mas preferimos comprar o estrangeiro porque é mais barato... ou não há cá. E depois reclamamos que há cada vez mais desemprego por cá... Mas nisso somos todos assim...

Concordo.
O melhor exemplo que temos actualmente são as lojas dos chineses, sendo nós os principais culpados de lá ir fazer compras...mas é mais barato e por vezes a grande verdade é que eles tem mesmo tudo, mesmos coisas que parece ser dificil encontrar noutras lojas nacionais. Já tive essa experiência mais do que uma vez e tive de dar razão a minha esposa, mesmo depois de lhe andar sempre a dizer para evitar esse tipo de lojas.

Mas por outro lado não fomos também nós que quisemos aderir á CEE?

Matam-se milhões de galinhas por semana para nós comermos. São criadas em enormes viveiros e á base de rações e hormonas para lhes acelarar o crescimento para os viveiros terem capacidade de resposta aos seus clientes.
O mesmo se passa com o gado bovino, com o leite e com alguns peixes. Dantes havia tempo para deixar a natureza controlar o normal e saudável crescimento dos animais e legumes. Hoje em dia é tudo "acelarado" pois não há tempo a perder, e tempo é dinheiro.

O homem vivia em paz e caçava para comer, mas a partir do momento que apareceu a propriedade privada...começaram as guerras.
Depois foi a revolução Industrial, que permitiu um enorme avanço no progresso da humanidade, mas um consequente retrocesso de valores morais.

Somos já muitos...demais, e temos de fazer pão para muita gente que não pára de aumentar. É inevitável que um dia alguns alimentos comecem a escassear e a aumentar em muito os preços (vejam o caso dos cereais e o que se está a passar nos países Africanos).

Nas sociedades mais desenvolvidas todos juntos podemos tentar minimizar os estragos, sejam eles reduzir a quantidade de CO2 emitido pelos carros ou pelas pecuárias, ou então através de outras formas, pois sinceramente não estou a ver ninguém deixar de usar o seu carro para se deslocar (a não ser pelo preço do litro a que está a gasolina) ou a deixar de comer o seu franguinho assado (a não ser que apareça por aí outra gripe das aves) para ajudar a baixar os nivéis de poluíção.

Aliás eu próprio no domingo passado fui de carro buscar um frango assado, mas tenho a plena consciência que pertenço á tal raça que está a dar cabo disto tudo, por isso em minha casa sei que sou obrigado a fazer todos os possivéis para atenuar um pouco esse fardo, e não acentuá-lo ainda mais.
 
Last edited:

pre_historico

New Member
blá blá.
o verbo haver é com agá.
como sou um picuinhas já não li o resto. o costume, sou um gajo com defeitos.
sou um ecologista de circunstância; abdico de poucos ou nenhuns benefícios da era moderna para «salvar» o planeta
como carne e peixe
tenho um carro
uso roupa em algodão, fibra e lã
uso acessórios de vestuário em pele de bovino (quem já passou em Alcanena sabe do que falo)
 

nasp

Member
Acho que vou viver para uma caverna qualquer sem dono, vou usar o fogo para me aquecer e iluminar, vou comer só aquilo que caçar ou apenas recolher da natureza os vegetais, nada de plantar porque vou transformar a terra, etc tec tec, bla bla bla bla.
Conversa de ecologista ou ambientalistas, estremismos nao vale a pena. Toda a gente fala de poupar água, mas quantos ecologistas vao tomar banho ao rio ou aproveitao a a agua da chuva para o fazer. Criticam a agropecuaria mas comem a carninha, falam da agricultura intensiva e comem os legumes dos mercados, falam dos carros mas usar transportes publicos tá quieto fora das grandes cidades.
Toda a gente fala em poupar água, mas porque????? Alguem já pensou nos milhoes de litros de água deperdiçados durante o inverno. Alguem a armazena?????? Quando chega o verão o problema é sempre o mesmo, não é.

Mach 4 acho engraçado a tua referencia as lojas dos chineses, afinal de contas eles têm tudo a preços fantasticos, mas já pensaste porquê????? Será porque os direitos dos trabalhadores sao iguais aos nossos???? Será que lá têm as mesmas regras ambientais que nós???????? NAO apenas é mais barato porque o trabalho lá é escravo, porque a industria lá nao respeita o ambiente etc etc etc etc Mas claro tem logica eu cá sou ecolojista compro coisas nas lojas dos chinocas porque a poluiçao foi feita do outro lado do mundo, logo sou ecologista cá no meu país porque nao estou a poluir.

Afinal tambem sou ecologista porque uso um carro GPL, e tenho outro diesel eco2 (segundo o estado portugues amigo do ambiente porque só imite 119gr de co2, mas esquecem-se dos resto dos outros gases) compro os legumes normalmente cá na terra as pessoas que os plantam, tomo duche, tenho 80% de lampadas economizadoras em casa etc etc etc

Ou será que sou egoista???????????
 

Mach 4

New Member
nasp,

Ninguém aqui entrou em extremismos, ou disse que era melhor começar a irmos todos a viver para grutas ou cavernas..
É já impossivel retroceder um processo que não tem retorno possivel. Nós ocupamos este planeta e achámos que mandámos nele. Esquecemo-nos é que não estamos sózinhos.

Por isso vamos ao menos tentar abrandar ou minimizar o nosso impacto.
Do teu longo texto quase que não retirei nada de novo para mim, ou fiquei a ter conhecimento de que tipo de coisas é que tu no teu dia a dia fazes para isso. Isso para mim (e se calhar para outros) tinha sido mais interessante.

Falaste nos chineses quando poderias ter antes falado do Dubai que é uma das zonas mais egoístas do nosso planeta.
Imenso desperdício de água onde um litro custa 3 vezes mais do que aqui.
Uma região cheia de sol o ano inteiro e no entanto nada ou pouco fazem para aproveitar essa energia que vem do céu aos montes de borla. E porquê?

Porque tem muito petróleo e preferem gastar ou vender este combústivel fóssil do que aproveitarem os enormes recursos que tem á sua disposição. É o cúmulo da chamada civilização humana.

Já tentaste arranjar um balde para fazer aquela experiência da água que eu descrevi lá em cima?
Isso é que eu considero uma boa dica. A dica do Dustman também foi muito boa.

Eu por exemplo condeno quem desperdice imensa água a lavar passeios para assentar o pó no Verão. No Inverno, com chuva, é ridiculo ver alguém teimosamente a lavar um passeio mais que limpo.
Também está provado que se gasta menos água se lavarmos o nosso carro nas máquinas das estações de serviço em vez de uma lavagem doméstica por exemplo.

E acreditem que num futuro próximo a água potável ainda vai custar tanto como a gasolina.
 

JNR

New Member
Afinal, cá está o tópico ;)

Há uma grande diferença entre agua e agua potavel...e dizer que nos invernos se desperdiça agua...vamos todos voltar à 1ª classe da escola (como é que se diz agora, 1º ano do 1º Ciclo) e ver o ciclo da agua. É por essa linha de pensamento que se está a pensar construir mini hidricas (bela palavra) no baixo Sabor, é por essas que temos o "maior lago artificial da europa" para andar de barco e dar agua às explorações intensivas agricolas espanholas...

E não, não é preciso voltar às cavernas, mas se calhar em vez de se comer não sei quantos bifes de vaca por dia, podem-se comer menos e aumentar o consumo de vegetais e priveligiar o consumo nacional. Aqui, para além do apelo nacionalista tb tem a ver com a pegada ecologica, quanto mais longe mais se gastou em trazer para cá...

E se calhar metade dos problemas de obesidade e dificuldades cardio-vasculares desapareciam, o que ajudava a diminuir o deficit das familias e do SNS (aqui é um 3x1, pois tb baixavam as emissões de gases nocivos para a humanidade...os sulfuretos tb fazem mossa).

Quanto às culturas...com o advento do bio-diesel houve mmmuiuiuito km de floresta a ir para dar lugar à colza e soja...ou seja, nem tudo o que é verde é ecologico.

Quanto ao calculo do ISV...mas havia duvidas que a ecologia só sgnificava mais € e o resto é treta, se o diesel vende mais o que interessa se realmente consomem menos, logo menos co2, e como são mais eficientes...menos co2, quanto às restantes particulas, nox e sox, os filtros de particulas que equipam os que cumprem as ultimas normas europeia (Euro II, III, e IV) diminuem as mesmas, mais uma vez, melhor que um a gasolina, mas isso interessa...

E que tal, baixarem o IVA (sim, deu para rir) dos produtos de calafetagem e isolamento, termico e acustico, para construção? e para quando um efectivo controlo sobre a construção (ok, podem parar de rir) e e sua eficiencia energetica?
 

Mach 4

New Member
JNR,

Já vi que tu percebes muito destas questões ambientais.
No geral gostei bastante do teu raciocínio.

Para mim essa da construção e eficiência energética será uma das grandes apostas no futuro desde que devidamente fiscalizadas.
Muitos dos prédios recentes já estão a ser estudados de forma a re-utilizar as águas residuais. Muitos condomínios estão também a aderir a isso.
Eu tenho aqui ao lado do meu trabalho um "prédio-verde" que aposta nas energias-renováveis como os painéis solares e reaproveitamento das águas pluviais, entre outras coisas.

Por exemplo sabiam que o principe Carlos de Inglaterra está a divulgar uma campanha para sensibilizar os jovens a aderirem ás chamadas casas ecológicas?

Sabiam também que já estão muitas familias a aderirem ás hortas e jardins em cima dos prédios, em pleno coração das grandes cidades europeias?

Isto sim, são medidas muito positivas no avanço da ecologia.
 
Last edited:

JNR

New Member
e sabiam que se pode comer mel de paris ou londres ;) sim, não é dos campos em redor, é mesmo das cidades (e há mais umas quantas cidades mas esta memória já está demasiado selectiva:)) utilizam os telhados para fazerem essas mini-explorações e assim as abelhas, que tb desenvolvem um trabalho importante na polinilização têm alimento, todos ganham, pois o predio tem um arrefecedor/aquecedor "verde" no tecto...poupando-se em elctricidade

Em portugal durante anos fez-se tudo ao contrario e agora paga-se...mas, penso eu, ainda lá vamos, vamos sempre ;)
 

Mach 4

New Member
"...arrefecedor/aquecedor "verde" no tecto...poupando-se em electricidade".

Exacto, sendo essa uma das várias grandes vantagens.
No nosso país, com uma nova geração de politicos e de mentalidades, penso que isto daqui a uns anos lá irá mudar para melhor neste aspecto.
 

nasp

Member
JNR gostei dos teus post.

Mach4, desculpa lá, entendi mal os teus post anteriores. Em relação ao Dubai concordo contigo, mas continuo com a mesma opiniao em relaçao à china, india, indonesia e a garnde maioria dos paises asiaticos, que pouco ou nada fazem em prol do ambiente, e nós aqui a dar uma de bons ecologistas ou ambientalistas quando depois estamos a comprar produtos tremendamente nocivos para o ambiente durante todo o seu processo de fabrico. Vejam o caso por ex. dos cortumes, das metalurgias por ex.
Podemos aderir as casas ecologicas mas temos que ter em atenção os materiais a usar, principalmente o seu pais de origem, para ver se nao estamos a contribuir para mais destruição ambiental. Ando neste momento a tentar construir a minha nova casa, talves em madeira, vamos lá ver.

Tambem já usei oleo vegetal no meu carro anterior, biodiesel no meu actual, mas tenho a grave impressão que o que estou nao poluir em gases nocivos estou a alimentar agricultura intensiva e desbaste de floresta noutro local distante. Continuo a achar o GPL e principalmente o Gás Natural como o combustivel do futuro.
Abracei no inicio deste ano um novo projecto profissional e estamos a precisar de adquirir viaturas comerciais, onde o KANGOO ZE (electrico) esta a ser equacionado, só é pena o preço.

Quanto á agua continuo a nao perceber nepia, então conhecendo o seu ciclo natural,continuo a nao entender, expliquem lá. Mas tambem já uso um tanque para armazenar a agua da chuva para lavar o carro e a bike. Não para poupar agua mas sim para poupar o bolso.
 
Last edited:

JoãoLopes

New Member
Uma informação adicional sobre os bio combustiveis. A galp recebe os óleos vegetais para a produção de biodiesel (tanto FAME como HVO) vindos de plantações da América do Sul das já referidas Jatropha curcas, Colza e Palma. Uns dos objectivos actuais é "virar" a produção de óleos para África devido às condições edafo- climáticas favoráveis e aos programas de Desenvolvimento (Moçambique, Angola).
O uso de biodiesel reduz em mais de 76% a emissão de Gases de Efeito de Estufa em comparação com o diesel mineral. De notar que o biodiesel de 1ª geração (FAME proveniente da Transesterificação de Oleos vegetais) tem limitações a níveis tecnológicos de incorporação ao diesel, cerca de 7% em V/V e apresenta menos 15% de conteúdo energético. A 2ª geração, o HVO, provem da Hidrogenação e Isomeração dos Oleos vegetais e quimicamente é idêntico ao diesel mineral, não apresenta qualquer limitação de incorporação. Em I&D situa-se o biodiesel de 3a geração, o BTL, Biomass to liquid. Consiste na conversão de biomassa, essencialmente resíduos de explorações florestais e agricolas em combustíveis de alta qualidade.
 
Last edited:

Jorge S

Member
Mais uma dica em relação á água:
Há já alguns anos que armazeno a água que sai da máquina de lavar roupa. Está canalizada para um depósito, que não é mais do que um bidon grande de plástico, e que utilizo para lavar o pátio da casa e também para despejar na sanita em vez de descarregar o autoclismo.
Desde 2004 que utilizo nas minhas deslocações citadinas uma Pedelec da Yamaha (bicicleta a pedal assistida por motor eléctrico) que é óptima para ira ás compras, etc, graças ao suporte do motor que auxilia nas subidas e compensa o peso da carga. Utilizo o carro só quando é estritamente necessário.
 

Mach 4

New Member
Bem meus amigos,

ISTO SIM, começa a aquecer.
Acreditem que fiquei mesmo orgulhoso pelo conhecimento do João Lopes e pela excelente dica comportamental do user Jorge S.

É isto mesmo que eu quero ouvir do resto do pessoal.
Se ainda não o fazem digam pelo menos o que tencionam fazer num futuro próximo.

Podem até começar por aqui :

http://sic.sapo.pt/online/video/inf...o-aderir-a-hora-do-planeta24-03-2011-2282.htm

E vejam bem o que as pessoas dizem no video, pois é mesmo sobre o tema deste tópico.
Quando o abri esta noticia ainda não tinha vindo cá para fora, mas acho que foi mesmo em boa altura.
 
Last edited:

JNR

New Member
Jorge S, essa nunca me tinha lembrado...

Nasp, obrigado e desculpa como saiu o comentário: a questão do ciclo da agua, pelo menos como eu coloquei a questão é que essa ideia que temos que a guardar no inverno para a podermos utilizar a nosso belo prazer é tb a razão (uma das, não é a unica) de termos problemas de erosão na costa, de ter baixos niveis de agua a montante das barragens. è claro que precisamos de ter realmente, pelo nosso estilo de vida, reservas de agua, mas perder-se ela não se perde ;) aliás, faz o que sempre fez e que pelos vistos é muito melhor do que aquilo que nós lhe fazemos.
A diferença entre agua e agua potável...a agua não se perde, tu tens sempre a mesma quantidade de agua (nem que seja nas suas variadas formas, liquida, solida, gasosa) no planeta, tens é diferentes proporções desses estados e pior, a quantidade de aditivos que lhe vamos colocando e a facilidade de a utilizarmos.
O exemplo que o Mach4 deu em relação ao oleo de cozinha directamente para o esgoto é um deles...não esquecer que só AGORA, em pleno seculo 21 é que os esgotos de lisboa são TODOS (será??) lançados ao Tejo tratados, o que não quer dizer que possas lá ir beber...
João Lopes, bela informação, eu apenas tinha ainda a noção, neste caso e pelo que tu dizes, da versão 1.0 ;) daí o "limite" que regra geral os combustiveis têm de biodisel, cerca de 5%?

Em relação aos paises "emergentes", infelizmente é normal, pois a tecnologia, neste alturas tem que ser a mais barata, para poderem ser competitivios, mas não esqueceer que a China tb é assim tão competitiva devido "à batota" que faz com as taxas de cambio do yuan, mas os EUA continuam com o recorde de poluição e gastos enegeticos...

Há uns anos anas um colega meu foi visitar um empresa americana, para ver se compravam uma fabrica de produtos quimicos e ele disse, pelo menos naquele caso, era de fugir, pois o controle, a qualidade dos materiais era pessima, era uma fabrica com anos e que nunca tinha sido renovada, ferro velho mesmo...mas produzia...
 
Last edited:
Top