E quando a bike é um pouco grande?

SiCkO

New Member
Boas pessoal!

Pois é, eu adquiri uma bike à pouco tempo mas agora estou na dúvida se esta não será um pouco grande para o meu tamanho.

Tenho uma Berg Torah 4.3 de 19", eu meço 1,76m e tenho 83cm entre pernas.

Já li algures que para o meu tamanho este quadro é o indicado mas, para o tamanho entre pernas, seria antes um 17".

Qual o mais acertado?

Em relação à bike em si, tenho andado com ela e até agora sinto-me bem, tirando a parte que ao sair do selim fico quase sentado no quadro e se fizer à volta de 30km fico com algumas dores no fundo das costas.

Será uma questão de "afinação" ?

Aguardo o vosso feedback.

Obrigado.
 

Smith

New Member
Boas

Tambem acho esse quadro um pouco grande para ti,eu tenho 1.88m e os meus quadros sempre foram entre o 19.5" e o 20".
quanto à dor nas costas isso pode dever-se ao grande comprimento do tubo superior do quadro,tenta chegar o selim um pouco mais à frente e/ou monta um avanço mais curto.
 

Jepas

Super Moderador
Esse quadro é efectivamente grande para 1,76m. Mas a bicicleta pode ser encurtada noutros pontos, nomeadamente:

Avanço - trocando-o por um mais curto
Espigão - usando um sem recuo
Selim - puxando-o um pouco para a frente
 

Marco Nunes

Active Member
Boas.
Concordo plenamente com o Jepas. O selim um pouco avançado, um avanço mais curto e uma regulação acertada no espigão de selim podem ajudar bastante.
Já agora, por acaso és de Alcoutim ou arredores? A bime é de cor azul? É que conheço uma pessoa com um caso idêntico ao teu.

Fica bem.
 

SiCkO

New Member
Boas!

Em primeiro lugar o meu muito obrigado às respostas.

Eu sou da Margem Sul Marco.

Vou então fazer esses ajustes e ver se me adapto melhor à bike. Em relação ao avanço, o melhor será elimina-lo ou apenas trocar por um mais curto?

Obrigado.
 

HR

New Member
Elimina-lo?? Sabes o que é o avanço, certo? Eliminar não é de todo possível podes é colocar um com pouco comprimento...

HR
 

Jepas

Super Moderador
Calma lá.
Os avanços têm comprimento e inclinação.
Não existem avanços com comprimento zero, isso implicava uma direcção instável, porque o guiador ia ficar exactamente em cima da coluna de direcção.
 

Mr.Biker

New Member
Boas pessoal. Peço desculpa por utilizar o tópico do colega Sicko, mas assim escuso de abrir outro. É o seguinte, na minha Berg eu tenho o guiador original (elevado), e a bicicleta está perfeitamente adaptada a mim. O que acontece é que comprei um guiador recto, isto pode, de algum modo, afectar o conforto que tinha? Ah, e o novo guiador (580mm) parece-me ter menos 1cm de cada lado que o outro. Isto também pode fazer diferença? Obrigado.
 

HR

New Member
Tenho um cá por casa um de 60mm mas sei que existem a partir de 40mm normalmente usados em bikes de DH... Qual o diâmetro do teu guiador?
 

VirgilioP

New Member
Boas.
Eu tenho uma RR 9.1 de 2010, quadro L., tenho 1.75m, sei que o quadro é um pouco grande, mas na altura pareceu-me bem, agora ando com uma lombalgia e gostava de saber se utilizar um avanço mais curto vai ajudar e qual a medida mais indicada. Será que se vier para um de 80mm será demasiado curto?
Obrigado
Boas pedaladas
 
Boas pessoal é o seguinte o meu problema é o seguinte....eu tenho 1.75 mts de altura e a minha bike é um L. O avanço tb é grande e que posso fazer para a bike ficar á minha medida sem mudar de quadro???? é que comprei em 2ºmao sem preceber nada de bikes e agora nao da para mudar de bike nem comprar um quadro.....ajudem...
 

hesitate

Member
Boas
Como já foi sugerido há uma solução bastante simples, bastando mudar o avanço por mais curto, e puxar o selim à frente.
Sugiro que dês uma volta com a bike, levas uma chave para desapertar o selim e vais ajustando o mesmo até sentires que é a posição ideal, tenho feito assim nas minhas bikes e tem resultado esta técnica.
Só um aparte, tenho um 1,68 e à minha bike actual é um 19, tinha uma 17,5 e nunca me dei com ela por ser muito pequena, isto das medidas às vezes não chega seguir a tabela, experimentar seria o ideal..
 
Top