E lá vou eu de Lisboa a Santiago em autonomia

katitaContessa

New Member
Olá Miguel,

Ao reler a tua crónica (sim já li mais que uma vez ;)), enches-me de orgulhos por te conhecer! A tua aventura a solo é verdadeiramente inspiradora para quem está a iniciar um projecto destes.

Com toda a certeza que irás ser o meu fiel conselheiro nesta aventura que irei concretizar. Após a nossa conversa no Pedaladelas, comprovei o quanto tu és sábio, um verdadeiro Senhor do BTT e de tudo o que inspira esta modalidade na vertente lazer.

Conto contigo para me ajudares e claro a todas as pessoas que vão realizar este objectivo comigo.

E ainda tenho uma proposta para te fazer...:eek:

Beijinhos ;)
 
Carissima Madre Superiora Katita

Tu vais fazer-me uma proposta!!! :shock::shock::shock:

Já nem me lembro quando foi a ultima vez que uma mulher me fez uma proposta. :D:D:D

Isto é ouro sobre azul :hehe::hehe::hehe:

Mas diz baixinho que é para ninguém ouvir

1 abraço e um queijo da serra
Miguel K2 Sampaio
 

Néz

New Member
LOL
...
- O HOMEM (Confrade K2) nunca mais acaba com esta saga...lol
Mas isto está a ficar interessante...lol
Já há propostas e tudo...lol
Grande abraço!
Ao grande CONFRADE!
Temos projectos para este ano onde o meu Amigo se podia inserir com grande naturalidade...
...A saber: - GR 22 Na primeira semana da Páscoa e TRANSPIRINAICA Depois de 15 de Agosto!!!
HUM!!! HUM???
Vamos falando ou vendo-nos… Ou melhor, e mais fácil! Lendo-nos por
 
Dia 28 6ªfeira_Quase Santiago_Santiago Compostela

Pensei muito nestes últimos 4,600 mtrs e no que me poderia acontecer. Normalmente quando estamos a chegar é quando acontecem as coisas mais estúpidas por isso, disse para mim que iria redobrar ainda mais os meus cuidados, não seria este ultimo esforço que iria deitar tudo por agua abaixo. Sabia que pela minha frente ainda tinha uma ultima subida bem inclinada á chegada ao hospital.

Assim fiz, com uma prudência incrível. Parava em tudo o que me podia ser minimamente perigoso, pois desde este ponto onde se vê as torres sineiras é sempre a descer por um single track com alguns pontos traiçoeiros. Chego então ao alcatrão para a derradeira subida. Olho em redor para que pudesse prosseguir em segurança nas rotundas e cruzamento. Faço a progressão da subida lentamente com todos os dentes que tinha na cassete e ainda emprestei alguns meus. São cerca de 600 metros esta subida mas com uma inclinação acentuada e ainda por cima com carros a passarem ao meu lado. Nisto, um galego já dos seus 70 e muitos anos vê o meu esforço e incentiva-me para o final da subida. “BAI PELLEGRINO, BALLÉ” e que realmente dá um alento saber que alguém ali ao lado nos dá aquele pequeno empurrão.

As minhas “rotações” já iam altas, até que chego mesmo ao cimo, o telefone toca, como quem diz “ agora espera e atende”.

Arfava por todos os lados mas lá consegui atender o telefonema á minha prima mais velha “querida” e que também me acompanhou aqui no fórum. Não sei se ela me percebeu o que disse mas que estava radiante estava por ter conseguido chegar a Santiago.

Entro nas ruas movimentadas de Compostela.

Passo pela Porta da Faxeira que dá acesso á rua do Franco onde o fervilhar de peregrinos e forasteiros circulam nas rua entre tasquinhas e restaurantes com tapas de encher o olho e, com um olhar de admiração de quem passa com as suas mochilas ás costas. Eu calmamente circulo no meio já com o coração a bater forte da chegada até que desmonto da “Marin” tiro o capacete em sinal de respeito e entro na Praça do Obradoiro praticamente vazia. Como é possível, a praça só para mim!!!!

Pedi a um peregrino que tirasse uma fotografia e depois de alguma conversa apercebendo-se que eu gostaria de estar comigo mesmo deixou-me simpaticamente com um sorriso e dando-me os parabéns.

Sentei-me no chão com a “Marina” ao meu lado a observar tão imponente Catedral e a passar tudo pela minha cabeça agarrado á minha bonita mascote “A Princesa Kika”, ao meu terço e á vieira, que foram sempre as três inseparáveis companheiras de viagem, e a relembrar de todos os momentos que vivi nesta viagem. Confesso que me emocionei e lágrimas caíram de tão forte aquele momento foi. È indescritível. Só quem passa e lá está poderá avaliar um momento assim.

Mas tinha que reagir e assim levantei-me e olhando á minha volta reparei então que a praça se encheu de mais peregrinos que chegavam e que se abraçavam uns aos outros sinal de terem conseguido chegar de tão longe, demonstrando contentamento, correndo-lhes sempre lágrimas de emoção e de alegria

Dirigi-me então para a Oficina do Peregrino afim de tratar da Compostela. Estava eu a estacionar a “ Mariana” quando olho para o lado e vejo 3 peregrinos portugueses eles também eufóricos por terem terminado também a sua epopeia. Meti conversa com um deles ( João Galvão – Nez ) e logo ali fiquei a saber que tinham terminado 1.100 kms da Via da Prata. Cumprimentei os restantes companheiros (César Nunes e Ricardo Rosa – Zebroclinas) desejando-lhe os parabéns e comentei que eu tinha finalizado o meu Caminho desde Lisboa.
Logo ali me disseram para os acompanhar até á Praça do Obradoiro para as fotografias da praxe o que me alegrou imenso pois o acolhimento por eles foi fabuloso.

Depois das ditas fotografias tiradas lá fomos novamente para a Oficina do Peregrino agora sim tratar das Compostelas enquanto que o João e o Ricardo foram tratar dos souvenirs. Eu e o César mantivemos longa conversa sobre os nossos Caminhos.

Depois foi o alojamento que logo eles me disseram para os acompanhar até ao Seminário Menor (que de menor não tem nada) que foi transformado em hostal de peregrinos onde estavam cerca de 700 peregrinos alojados. Logo depois fomos ao já conhecido restaurante dos peregrinos “ Manolo” para a degustação dum reconfortante jantar e aqui se deu o insólito da situação.
Estávamos nós a rilhar as costelinhas quando eu disse que pertencia ao ForumBtt e que por brincadeira tinha colocado um tópico da minha viagem. Logo o Zebroclinas que estava á minha frente olha para mim, com uma costelinha no canto da boca e diz “ mas nós também pertencemos, quem és tu?” digo eu “ sou o Miguel Sampaio o K2 e que se despede sempre com 1 abraço e um Queijo da Serra, então porquê! “ é que eu sou o da Saudinha da Boa, e tenho o tópico O Céu como limite “ e logo o João diz “ e eu sou o Nez”.
Bem meus caros, depois disto foram gargalhada geral e os comentários que se geraram.
Agora digam-me, como é que nós que já nos tínhamos teclado aqui no fórum, não nos conhecíamos de lado nenhum, desejamos Bom Camino, não combinamos absolutamente nada, nunca nos falamos, eu saindo de Lisboa, eles de Sevilha e naquele jantar ficamo-nos a conhecer. Como isto é possível !!!!!!!! Incrível.

Depois do jantar estar concluído procedeu-se então ao tradicional Orujo de Hierbas gentilmente oferecido pelo simpático Manolo.

Quero deixar aqui um grande abraço para estes 3 novos Amigos que me acolheram de tal forma que palavras são poucas para lhes agradecer.

Ao César Nunes, ao Ricardo Rosa e ao João Galvão “un fuerte saludo” e o meu muito obrigado. Bem Hajam

Lá fomos então para o Seminário Menor pois este fecha á meia noite mas ainda deu para as despedidas pois estes aventureiros no dia seguinte ainda tinham a viagem de comboio até Lisboa enquanto que eu ficaria em Compostela afim de assistir á tradicional missa do peregrino que é sempre ao 12 horas, desta feita também com o lançamento do Bota Fumeiro.
Aqui outro momento muito comovedor.
Praticamente estão todos os peregrinos que terminaram os seus “Caminhos”. Muitos deles completamente arrebentados.
Todo o ambiente que rodeia esta cerimónia é duma intensidade incrível. Os cânticos até á musica do grande órgão de tubos onde os sons enchem de tal maneira a Catedral e que se infiltram por nós dentro é de tal forma que não se resiste à grandes emoção que provoca.
Ao meu lado tinha uma peregrina que não conseguiu resistir e eu tentei reconforta-la mas não consegui porque quando dei por mim já estava num estado de “ Maria Madalena”.

De tarde ainda houve tempo de ir almoçar ao Restaurante OBispo com a família e regressar a casa sem antes comprar mais umas setas “amarillas”.

Não queria acabar esta crónica sem agradecer a todos os que me acompanharam virtualmente e pessoalmente pelas vossas palavras de encorajamento e que foram essenciais.

Ao Ricardo Carvalho por ter metido conversa comigo naquele momento em que eu estava a tirar fotografias.

Ao Pedro Roque pelas dicas preciosas que me deu. Obrigado Papá Ró.

Ao Zé Rodrigues por ter sido a minha lebre desde Viana até Valença e ter me acolhido no seio da sua família. Obrigado

Aos Bombeiros Voluntários que me acolheram durante o percurso.

Ao Amaro Franco pela companhia com os 3 espanhois no restaurante da Mealhada a comer bicho que ronca e que tem 2 buracos no focinho.

Um forte abraço ao Manuel Miranda, João Maria, Manuel Rocha do Núcleo da AEJ de Esposende pelo carinho com que me acolheram e pelo momento único e impar que me proporcionaram. Não há nada que pague isso. Bem dita á hora em que vos conheci.

Ao Júlio Costa por me ter acompanhado a mim e aos 3 espanhóis e à Lurdes Costa pelo fabulosos terços que me fez e por deixarem que o vosso neto Salvador me tivesse “acompanhado” nesta viagem na minha mente, perante tanta luta que ele teve para sobreviver, apenas essas 3 semanas de vida. Esse sim um grande “Guerreiro” na grande luta pela sobrevivência.

Ao Padre Jesuíta João Caniço por me ter recebido e termos tido uma conversa reconfortante.

Finalmente à Orb2 pelos seus fantásticos relatos da minha viagem sempre com Paulo Coelho como pano de fundo. Bem hajas pelo dom da escrita que tens.

Na calha já está outro “Caminho” praticamente desconhecido da maioria de vós e que oportunamente divulgarei.
Este deverá ter cerca de 700 kms em solo português e 120 kms no espanhol.

A todos que façam os Caminhos

Ultreia.

Até sempre

1 abraço e um queijo da serra
Miguel K2 Sampaio



Catedral de S.Tiago
800catedral.jpg

801catedralsantiago.jpg

Eu,“ela” e Catedral
802euelaeacatedral.jpg

“Ela” a contemplar
803marina.jpg

804.jpg

805e.jpg

806l.jpg

Restaurante Manolo
808restaurantemanolojoo.jpg

809c.jpg

810l.jpg

Manolo e os Orujos de Hierbas
811manoloeoschopitos.jpg

812.jpg

813y.jpg

816.jpg

818f.jpg

823y.jpg

824p.jpg

829h.jpg

830c.jpg

831x.jpg

833nl.jpg

Altar principal
834altarprincipal.jpg
 
Last edited:

orb2

New Member
Porque este momento era para acender uma vela a Santiago e escrever algo que o Guerreiro tanto merece....já é tarde, mas prometo faze-lo amanhã.
Um obrigada a todos os que esperaram por este momento e ao Nosso Guerreiro mais uma vez o sentencio de El Conquistador2"""":#1:

Até já...
 

Néz

New Member
Meu Bom AMIGO! KONFRAD2!

Isto! – Isto que vossa senhoria acabou de escrever…
…Isto?!? É O CAMINHO!

…É que hoje fiz um Amigo, e coisa mais preciosa no mundo não há…
PARABÉNS pelo feito e p’lo relato!

…a gente vê-se…
 

katitaContessa

New Member
Amigo!

Chegaste!!! Também eu já começava a ficar preocupada!

A tua crónica é sempre mais um incentivo para a minha aventura!

Parabéns!

Beijitos
 

zebroclinas

New Member
Aqui vai um bem haja, a este gajo porreiro que se despede com iguarias derivados dos lacticinios, consegue atravessar o país inteiro e ainda por cima alcunham-no de Guerreiro.
Por isso e só por isso, quero desejar-te boas pedaladas, com tudo o que possas ter de melhor, a todos o que te apoiaram, aos que suportaram a tua ausencia durante essa "Guerra" desejo-lhes Muita Saúdinha da Boa! :D
 
N

NeTT

Guest
Parabens pelo feito e pelo relato, fui um atento leitor dos seus relatos nesta aventura, gostei muito.

Gostava de saber mais alguns promenores dessa nova aventura pelos caminhos de santiago:

"Na calha já está outro “Caminho” praticamente desconhecido da maioria de vós e que oportunamente divulgarei.
Este deverá ter cerca de 700 kms em solo português e 120 kms no espanhol."

Refere-se ao caminho do interior que passa em Alcoutim?, julgo ser um caminho paralelo á Via da Plata certo?

Um abraço
Luis Martins
 
Caro Confrade NeTT

Já estas a querer saber demais :D:D:D:D

Esse caminho chama-se "Caminho d'Este" que começa em Tavira e acaba em Chaves e realmente passa por Alcoutim, Belmonte etc.

Ainda tou em fase de muito estudo e não sei se o terei pronto para a data que o pretendo fazer.

No entanto posso-te dizer que irei fazer um trajecto que tinha como defensora dos peregrinos a nossa Rainha D.Mafalda de Saboia, que era casada com D.Afonso Henriques e que está sepultada junto do seu marido no Mosteiro de Santa Cruz em Coimbra.

1 abraço e um queijo da serra
Miguel K2 Sampaio
 

bttist@

New Member
PARABENS

Mais uma vez os meus mais sinceros parabens pelo magnifico caminho e tambem pelo relato não menos magnifico.

Cada vez tenho mais vontade de saber o que se sente apos essa caminhada, em junho se tudo correr bem será a minha vez! :)

boas pedaladas bettistas
 
Madre Superiora Katita

Qualquer dia tens que ir buscar-me lá ao fundo. :D:D:D

Confrade bttist@

Obrigado pelas tuas palavras e espero que mais gente venha até aqui dar as suas considerações. Muito me alegrava.
Não tenho muito o dom da escrita mas tentei mostrar o que senti, vi e vivi durante uma viagem em solitário, que pouco ou nada tem de orientação.
Quanto ao que se sente, também vai depender do estado de espírito de cada um, mas normalmente uma pessoa "muda".
Logo verás.

1 abraço e um queijo da serra
Miguel K2 Sampaio
 
Confraria

Este vai ser o meu ultimo post aqui no forum BTT.
Depois de ter recebido umas considerações do moderador deste forum do qual não gostei ponho um ponto final nas minhas intervenções.
Espero ter ajudado todos aqueles que vão fazer as suas peregrinações e bem hajam.
Até sempre

Miguel Sampaio
 

Néz

New Member
Grande Amigo e Konfrade!
Não sei o que se passa, mas sei que tens o meu apoio total!
Mandei-te um mail...
Grande Abraço!
João Galvão
 

Salvado

New Member
Confraria

Este vai ser o meu ultimo post aqui no forum BTT.
Depois de ter recebido umas considerações do moderador deste forum do qual não gostei ponho um ponto final nas minhas intervenções.
Espero ter ajudado todos aqueles que vão fazer as suas peregrinações e bem hajam.
Até sempre

Miguel Sampaio

Miguel epá esta não estava á espera mas temos de saber o que se passou porque já me apercebi que os senhores moderadores andam a ter umas intervenções um bocado "rigidas" noutros tópicos que na minha ópinião não lhe ficam nada bem,esta é a minha ópinião e vale o que vale,agora tu és uma mais valia para o forum no que toca a Santiago,sempre pronto para ajudar a dar explicações,sempre 5*,agora se não te dão valor á quem te dê,sei que o forum já merecia um tópico só para os Caminhos e acho uma grande falha não o colocarem,se é por isso tens o meu total apoio,:yeah:
 

bttist@

New Member
Bom não sei o que se passou, mas deixo aqui o meu apoio ao grande Miguel k2 Sampaio.

E penso que os moderadores do forum deviam de reflectir sobre o que lhe disseram.
 
Top