e foi assim que acabou a peregrinação a santiago... (CP flame inside)

jol8485

New Member
Reportei a situação no site da CP.

Cá está a resposta:
Depois de averiguada internamente a situação descrita verificámos que a situação relatada não diz respeito ao transporte de uma bicicleta, mas sim de um grupo de clientes a viajar cada um com a sua bicicleta, o que obstruiu quase que por completo os corredores de dois veículos do comboio Interregional 422 de dia 03 de junho. Ainda segundo esta averiguação, temos a indicação de que o revisor espanhol informou os clientes da proibição de transporte de bicicletas no material circulante em questão, tendo esta informação sido ignorada pelo grupo em questão.

Compete-nos esclarecer que a proibição do transporte de bicicletas neste material se deve exclusivamente à falta de espaços adequados dentro do mesmo, o que provoca em primeiro lugar riscos ao nível da segurança, uma vez que, como neste caso aconteceu, o transporte de bicicletas pode bloquear por completo os corredores impedindo a livre circulação dos clientes, violando as mais elementares regras de segurança. Em segundo lugar temos também a violação das condições de conforto dos restantes clientes.

Por fim, chama-se ainda a atenção para a informação que está disponibilizada no interior dos comboios:



Como fica claro é permitido o transporte de uma bicicleta mediante a existência de condições, competindo ao revisor verificar a existência, ou não, das mesmas.

Acresce referir, o estipulado nas CONDIÇÕES GERAIS DE TRANSPORTE DOS SERVIÇOS CP relativamente a este assunto - "Transporte de bicicletas"


Agora que vejo as fotos aqui colocadas, parece-me que dá para compreender que não se pode bloquear os acessos de uma carruagem inteira para acomodar uma dúzia de ciclistas. Há que ter bom senso de parte a parte.

Quanto mais pessoas fizerem pressão à CP no sentido de pedir uma melhoria das condições mais podemos ter esperanças que algo mude. Mas se o Espanhóis que têm melhor comboios e condições ainda não melhoram este aspecto também, bem podemos esperar cá deste lado. Mas é ir pedindo (à CP e ao Santo Santiago :p) que pode ser ...
 

spoky

New Member
so na tugalandia...
ainda agora estive na alemanha e todos levam a sua bicla pra dentro do comboio como uma coisa perfeitamente natural.
la dao nos dez a zero.. uma cultura bem á frente..
haja o bom senso de todos, para que passageiros e ciclistas possam ser transportados com comodidade e tudo se orienta..

os senhores da cp que estao na capital do país sentados a olhar pra um computador ja deveriam saber que nos ultimos anos o fluxo de ciclistas/clientes naquela linha aumentou e pode aumentar ainda mais caso lhes sejam dadas mais e melhores condiçoes trazendo desta forma retorno financeiro cada vez maior mas prontos qq dia surge alguem com mente pro negocio e monta um esquema pra tranportar ciclistas e bikes ate ao porto e ai a CP talvez pense em fazer qq coisa.
muito bom topico
 

tony1

New Member
sem dúvida nenhuma....... aliás penso até que o pessoal não opta todo pelo comboio no regresso de Santiago, devido a algumas incertezas tais como o nosso Colega nos relata e que acabou por acontecer com Ele. É portanto óbvio de que se o transporte ferroviário fosse uma certeza e sem condicionalismos, grande maioria da malta optaria por esse meio de transporte. Fui a Santiago no Mês de Abril e regressamos de carrinha, precisamente pela duvida que existia, pois gostaria imenso de ter regressado de comboio, embora admita que em termos de conforto e rapidez não exista qualquer tipo de comparação. Acho que todos devemos exigir essa funcionalidade e possibilidade nos comboios da CP. Acho também que a foto em que aparece bikes todas sujas no meio do corredor, em nada ajuda neste processo. Haja bom senso.
 

camaleao

New Member
Eu fui lá a Santiago no 25 de Abril e o pica tuga foi na boa; Quando comprei o bilhete em Vigo também não me informaram de nada.

- Olhe que agora nesta linha e na do Douro já não são permitidas bicicletas no comboio.
- Eh... não me diga... isso é recente, não?
- Sim, foi por causa dos abusos. O sr. vem sozinho mas já houve alturas que eram tantas bicis que não conseguia andar nos corredores.
- Então e porque não fazem como em Espanha? Criam um espaço para as bicis?
- Pois, isso já não é comigo....
 
J

jdmonteiro

Guest
Acabou de me acontecer a semana passada 14 junho 2013 ao regressar de Santiago, 3 bicicletas num comboio vazio que tiveram que sair em Valença. em espanha não há problema e paga se o bilhete até á fronteira, chegando a Valença também tive que ir até ao Porto num autocarro espanhol porque a rede expresso obrigava a desmontar a bicicleta toda e a embalar. lamentávelmente só os transportes espanhois é q estão a lucrar com os passageiros que trazem bicicletas, em portugal não se acorda para estas coisas, se existe uma oportunidade e necessidade das pessoas e se publicita as tais "politicas ambientais" não percebo porque não se acomodam um x numero de bicicletas na ultima carruagem na arrumação dado que sem rodas montadas cabem la pelo menos meia duzia
 

ferrazz

Member
Será dificil colocar uns apoios e uns cintos de segurança pras bikes??? Bem é um mal geral nos transportes publicos e na lei dos transportes, que torna dificil o transporte
 

belhinho

Member
É só uma questão de fazer contas:
Somando "Devido às carateristicas do material circulante que efetua o serviço Regional na Linha do Minho e Douro não é permitido o transporte de bicicletas" com as situações de abuso conforme as fotos colocadas por outro user (que devem ser muitas) acaba por se compreender a decisão da CP.
Quem sabe um dia a CP estuda a situação e poderá chegar á conclusão que o movimento de bicicletas nessa linha é superior ao de pessoas e possam tomar a decisão de adaptar as condições das máquinas ao transporte de bicicletas.
Talvez os revisores fossem facilitando mas, como TUGAS que somos facilmente chegamos a situações como a das fotos que o user que as colocou até entende como uma situação normal e compreende-se que a CP tivesse que tomar medidas drásticas......
 
Top