E deixar de fumar?

BLACKJET_79

New Member
No dia 30 de Março do ano que vem faz 2 anos que larguei o vício... Só me arrependo de não o ter feito antes... Em grande parte a bicicleta é a responsável...
 

anarciso

Member
Olá malta,
Deixo aqui uma sugestão de quem já passou por isso tudo, nunca facilitem, nem a brincar voltem a tocar num cigarro, pois pode ir tudo por água a baixo, fumador uma vez, fumador para sempre, o registo fica lá, se voltarem a tocar volta tudo ao mesmo mas com mais intensidade, acreditem que eu só à terceira é que aprendi, não fumo já à alguns anos mas nem a brincar volto a tocar num cigarro ou outra coisa semelhante :nana:
 

RuiBH

New Member
Tem toda a razão o anarciso pois das ultimas vezes recai por uma brincadeira de nada e aumentei a parada. Agora o tabaço ou melhor, o valor dele podera ser revertido para outras coisas bem mais saudaveis
 

merino

Member
Boas pessoal..

E já lá vai um ano sem “levar” um cigarro á boca... Fez no dia 20 de Janeiro a seguir ao almoço um ano que fumei o meu último cigarro.

Oficialmente comecei no dia 1 de Janeiro a minha luta contra o tabagismo mas como tinha ficado com um maço quase cheio e o vício era muito fui fumando um cigarro todos os dias após o almoço até acabar com o maço.

Os primeiros quinze dias foi a parte mais dura desta luta, o sentido de humor mudou um pouco com a falta da nicotina, mas nada do outro mundo, pois o que conta é a força de vontade.
Comecei a minha luta na tarde do dia de ano novo onde coloquei o primeiro penso e fui para o bar beber umas bejecas.., mas como foi só pouco tempo passou-se bem…
No segundo dia após 24 horas troquei o penso de nicotina e comecei a ir às piscinas antes de jantar, para me manter ocupado...
À noite quando sai fui-me "sacrificar" para o bar a beber umas jolas, comecei a sofrer uma "ressaca" ao sentir uma sensação algo incontrolável uma grande vontade de fumar. Era o meu organismo a pedir a maldita da nicotina...
Então comecei a escrever no telemóvel um texto sobre a minha vida enquanto fumador...

Os dias foram passando onde durante o horário de trabalho foi fácil de controlar a vontade de fumar mas após o horário de trabalho tentava ir ao ginásio, piscinas ou ocupar o tempo a fazer algo como restaurar uma pasteleira que tinha em casa para manter a cabeça ocupada.

No início da segunda semana já só colocava um penso dia sim, dia não. Os restantes cigarros que sobraram do último maço acabaram e depois desses nunca mais fumei nenhum...
Em relação aos benefícios iniciais foram aqueles que toda a gente já conhece… O mais rápido foi sentido ao levantar da cama de manhã, a tosse e as “gosmas” de cor acastanhada abalaram, um melhor respirar, melhor olfacto e paladar.
Só que sem me dar conta, mesmo a praticar muito exercício físico engordei cerda de 3quilos, peso esse que só agora os consegui perder com muito esforço, vontade e espírito de sacrifício.
A nível físico nos primeiros 3 meses notei pior desempenho físico em relação ao que esperava obter, talvez por ter criado uma ilusão na minha cabeça que assim que deixa-se de fumar notaria de imediato melhor rendimento no Btt, mas foi mesmo o contrário (pior forma).
Com o passar dos meses posso garantir que até á data não senti “aquela” grande evolução neste primeiro ano, ou pelo menos a que eu esperava obter. Talvez não tenha sentido essas grandes melhorias físicas em relação a qualquer ex: fumador porque já praticava muito exercício de cárdio e deixei sempre a "pele" em campo... Além dos benefícios físicos que já mencionei a outra parte de mim que se deu bem foi a carteira, com cerca de 800€ a mais no fim do ano...

Resumo:
DEIXAR DE FUMAR não é assim tão difícil, como se diz desde ter força de vontade, opinião e muito espírito de sacrifício, no meu caso cerca de 3 SEMANAS, a partir dai foi a limpar maços de tabaco :)
 

mdaniel

Member
Boas pessoal

Como todos não poderia deixar de passar por aqui para dar uma palavra de agradecimento por todos os vossos conselhos e também uma palavra de esperança para todos aqueles que estão a pensar em deixar o vicio mas ainda não o deixaram.
Foi no dia 3 do presente mês que fiz um ano sem fumar, aproveitei uma gripe e juntei muita vontade de deixar o maldito vicio e lá fui para a aventura de deixar de fumar.Nunca alterei a minha rotina, continuei a sair à noite e a ir beber o cafezito pela manhã, tive sempre por perto o tabaco de enrolar mas nunca me atrevi a tocar-lhe e só quando fiz 6 meses sem fumar é que deitei o tabaco fora, serviu de teste à minha vontade de deixar de fumar. Ainda cheguei a comprar uma embalagem de NiQuitin que ainda hoje lá tenho com uma pastilha dentro, usei-a durante os 1ºs dias para controlar a ansiedade e passado uns dias deixei de ter necessidade de usar.
Portanto cada dia é uma vitória e continuarei a passar regularmente pelo tópico para provar que é possível, dar uma palavra de incentivo a quem está também a travar esta luta e agradecer aos que me ajudaram a vencer dia após dia sem o maldito tabaco.

Obrigado
 

Mig31

Member
Boas,

Vai fazer 2 anos que deixei esse terrivel vicio, e fi-lo numa das alturas mais complicadas para mim, durante o meu processo de divórcio!!!
O factor mais importante para deixar este vicio, a meu ver, é a mentalização...
Comecei com as pastilhas de nicotina durante cerca de uma semana, partia-as a meio pois são bastante fortes e depois deixei-as completamente, apesar de ter sido aconselhado a tomá-las durante pelo menos 1 mês!
O pior são as 2/3 primeiras semanas, a tentação é quase insuportável, mas com bastante controlo emocional é possivel suportar a "ressaca"...

Sinto especial orgulho por ter deixado este vicio de 18 anos numa altura em que estava a fumar cerca de 2 maços por dia e que ia aumentando gradualmente a cada dia que passava, devido à ansiedade, frustração e demais problemas de ordem emocional, diga-se de passagem que o ditado está certissimo quando diz que "há males que vem por bem!!!"

Concordo completamente com o anarciso, quando diz que nem a brincar se deve voltar a experimentar o cigarro, pois foi a "brincar" que fiquei viciado da 1ª vez, nem quero imaginar como ficaria desta 2ª vez se voltasse a cair no mesmo erro!!!


Cumprimentos e pensamentos positivos

Impossivel mesmo é evitar a morte...;)
 

JoaoBXC

New Member
Um viva a todos os que já deixaram e os que ainda vão deixar como eu,

Já não fumo desde 23 de fevereiro, à noite... fumei socialmente depois do jantar, que para mim é das formas que muito pouca gente consegue evitar, só fumei um e de enrolar porque era o que tinha vindo a comprar já a pensar na redução de tabaco que iria ingerir, pois sou eu faço os meus ciagarros e sempre com doses muito reduzidas. Acho que o tabaco de enrolar me ajudou a fumar menos, apesar de me saber muito melhor que um cigarro de maço normal, ao que acabei por deixar completamente, e se não tivesse de enrolar, não conseguia fumar muito dos de maço.

E prontos tabaco é tabaco e vai fazer sempre mal o pouco que fuma-mos. Eu sei que a tentação de pegar depois de uma janta com os amigos ou no bar a beber um fininho e tal...mas vou tentar evitar. É bom de mais ter um hálito normal outra vez...:D A namorada agradece e os dentes ( e o resto,claro ) também!

E agora é compensar com suor e mai nada! Boas e saudáveis pedaladas!;)

Jonas
 

RuiBH

New Member
Já lá vão 4 meses que nem depois do café nem com um fininho nem com nada. Não podemos voltar a fumar nem por brincadeira após um jantar pois o mais certo é recair e recomeçar no vicio, pelo menos foi assim comigo de duas vezes que deixei o tabaco.
 

JoaoPeixe

New Member
É preciso dizer mais alguma coisa?!


Não queiram "alcatrão" nos pulmões, alcatrão só para treinar ou andar de bike :)
Força malta!!:cool:
 

mpc

New Member
Acho que não é preciso dizer mais nada . . . uma imagem vale mais que 1000 palavras! ;)

Fico cada vez mais Feliz por nunca ter sido Fumador! O Ar puro das Florestas assim sabe melhor! :p
 

RuiBH

New Member
Joao Peixe Essa imagem diz tudo. Pode ser que ajude outros colegas nossos. mpc tal como disseste nada como o Ar puro das Florestas, pena ter sedo fumador por tanto tempo. Arrependo-me de ter voltado a fumar das ultimas duas vezes que deixei. Desta acredito que seja de vez pois tive um bom incentivo, uma daquelas "chapadas" de luva branca. Força a todos os que estão a deixar ou mesmo a pensar em deixar. Nem imaginam o bem que fazem a vocês mesmos.
 

Miguel79

New Member
Eu faz amanhã 5 meses sem fumos e não me podia sentir melhor,a saúde e a carteira agradecem!!!! ;)
Para o pessoal que está a tentar largar o vicio dou o conselho de sempre,tenham muita força de vontade,o resto vem por acréscimo!!!!
 

JoaoBXC

New Member
Boas a todos!

Só para dizer que tenho estado no bom caminho! Desde que postei a msg aqui no forum, só fumei cigarro e já vai umas 2 semanas ou mais...=)

A ausência do cheiro a tabaco sabe bem e a namorada agradece =p Não tenho saido a noite para beber um copo...mas quando for vai ser muito estranho de certeza! É preciso aguentar! Já faço uns bons quilomentros de bike, e o respirar bem é essencial.

Força ai malta! Um abraço ;)

Jonas
 

nmt

Active Member
Deixei de fumar à cerca de 10 anos, depois de fumar quase 20 anos... foi preciso uma infecção pulmonar complicada para deixar, mas nunca mais toquei num cigarro por um motivo muito simples: não há um 2º cigarro sem um primeiro. Fumar só um para experimentar, porque já se domina a coisa, o vício já não é o que era, blá blá blá... todos os meus amigos e amigas que recomeçaram a fumar foi assim...
 

RuiBH

New Member
O tabaco é um vicio como o da cocaína ou qualquer droga pesada. Não há mesmo essa coisa de já posso controlar e um apenas não fará mal.
 

kily

New Member
Cada caso é um caso. Pessoas diferentes tem indices de vicio diferentes, uns saem com mais facilidade que outros.
No meu caso, fumei 18 anos umas alturas meio maço e outras dois maços e meio, com um intervalo de 9 meses pelo meio com o metodo de reduzir e avisar toda a gente. Larguei de vez quando decidi por mim que apartir desse dia não tocaria mais num cigarro.
 

Jose RR5.2

New Member
Eu deixei de fumar porque queria parar, essa é a chave é o querer, força muita força de vontade, ser capaz de negar esse maldito cigarro que não sai da cabeça, . ao fim de 3 anos sem tabaco estou imparável e feliz :D
 
Top