E deixar de fumar?

xingu

New Member
Pois é! comecei esta travessia do deserto...
Dicas de quem já tenha passado por isto?
Como foi? o que fizeram para facilitar as coisas...etc...
 

Bravellir

New Member
Deixei de fumar fez dois anos agora em janeiro. Só agora é que tenho a noção do que custou. Nos primeiros dias aguentei a "ressaca", dormindo a maior parte do tempo. De resto, utilizei pastilhas elásticas e muito trabalho para "tirar a cabeça" da coisa.
Fiquei com comportamentos alterados durante algum tempo, irritabilidade, etc... mas passou :D

Truques?? Não sei, acho que depende muito da pessoa, no meu caso, foi cortar de vez, reduzir comigo não funciona, e jogar com a minha teimosia, fazer da coisa uma questão de ver quem era mais forte, eu ou o vicio. Para já ganho eu, mas de vez em quando ainda me dá umas ganas... :shock:
 

xicomelo

New Member
Eu nunca fui fumador e, talvez por isso, nunca consegui compreender o quanto custa deixar de fumar. No entanto, quando alguém me vem dizer que não consegue deixar de fumar, eu tenho dois argumentos:

1) O meu avô fumou desde miúdo até aos 75 anos. Depois, um certo dia, decidiu deixar de fumar. Nunca mais fumou um cigarro. Não tomou nada para isso nem foi ao médico. Apenas deixou de fumar.

2) Um amigo meu fumou desde os 14 aos 28 anos. Também, sem tratamento e sem nenhum auxiliar, deixou de fumar de repente.

Ora, se estas duas pessoas que eu conheço e que fumavam mais de um maço por dia conseguiram deixar o cigarro, qualquer um consegue.
 

José Carlos

New Member
Há por aí uns tipos que seguram um pazinho ou um lápis, no lugar do cigarro... :lol: :lol: :lol:
Dizem que assim custa menos pois têm sempre qualquer coisa na mão :roll: :roll: :p

Foara de brincadeiras, é preciso é força de vontade, o resto é conversa...(digo eu que nunca fumei) :wink:
 
José Carlos said:
Há por aí uns tipos que seguram um pazinho ou um lápis, no lugar do cigarro... :lol: :lol: :lol:
Dizem que assim custa menos pois têm sempre qualquer coisa na mão :roll: :roll: :p

Então e quem tem o habito de fumar charutos cubanos??? :twisted:

Agora a sério... a melhor forma de se deixar de fumar é.... deixar de fumar :shock:

É com alguém disse acima, não vale a pena "ir cortando", a única coisa que resulta é mesmo cortar o mal pela raiz...

Também não aconselho a ninguém evitar locais onde se fume, evitar o contacto com o fumo do tabaco não adianta nada o mais certo é que quando estivermos com uma pessoa que está a fumar dá mais vontade.

A única coisa que poderá ajudar é umas pastilhas daquelas normais, sem ser aquelas cenas de nicotina, etc...

Outra coisa que ajuda é ir dar umas voltas com o Luís Marques pela Arrábida (como no passado Sábado) quando ao fim das subidas tiverem grandes ataques de tosse, que quase se cagam pelas pernas abaixo, vão perceber a mer*a que andam a meter para os pulmões...

Fumei durante quase 10 anos, deixei de fumar em Setembro quando comprei a bicicleta (OK... fumei um charuto na passagem de ano :oops: )...

THE HARD WAY IS THE ONLY WAY!!!! :twisted:
 

rmvenancio

New Member
Fumei, deixei de fumar e agora fumo umas 5 cigarrilhas por dia (todas à noite).

Vou deixar de fumar outra vez.

Basicamente qd deixei os cigarros passei por duas fazes :

1- Primeiros 15 dias andei a bater mal com falta da nicotina, tonturas e sempre pedrado de sono.
2- Depois desses 15 dias apetecia sempre um cigarrinho depois de almoço ... passou isso e consegui deixar de fumar.

Depois de passado uns valentes meses comecei nas cigarrilhas a fumar "socialmente" (nunca percebi o fumar socialmente mas soa bem ... acho eu). Durante um ano fumava 1 por dia. Ultimamente e devido a o stress tenho fumado cerca de 5.

Reduzir não resulta. Largar de vez. Pessoalmente prefiro largar durante a semana. Estou o dia todo no trabalho e é mais fácil passar sem ir lá fora.

Mas depois de se aguentar o 1º mes se voltarmos a tocar é estupidez pq a dependência já foi extinta .... mas a ter em atenção que de vez em quando vem uma forte vontade de fumar !!! Eu pessoalmente nunca mais tive vontade de fumar um cigarro.
 

c_gomes

New Member
Tou na mesma situação que tu. Fumei durante 15 anos e desde que comecei a andar de bicicleta comecei a tentar reduzir, fumava 1 maço por dia e chegei a reduzir até 2 cigarros por dia, no entanto por qualquer razão voltava sempre ao mesmo até que agora resolvi deixar de vez e para ajudar estou a por uns pensos daqueles só para o dia e dos mais pequenos. Não te vou dizer que os pensos fazem milagres, principalmente naqueles almoços bem abastados e que a seguir com o café ficas mesmo a bater mal, mas pelo menos dá alguma ajuda mais que não seja na tua cabeça.
Eu não fumo desde do inicio do ano e espero que me mantenha assim.
Boa sorte para o teu objectivo.

Um abraço
Carlos Gomes
 

Bravellir

New Member
xicomelo said:
Eu nunca fui fumador e, talvez por isso, nunca consegui compreender o quanto custa deixar de fumar. No entanto, quando alguém me vem dizer que não consegue deixar de fumar, eu tenho dois argumentos:

1) O meu avô fumou desde miúdo até aos 75 anos. Depois, um certo dia, decidiu deixar de fumar. Nunca mais fumou um cigarro. Não tomou nada para isso nem foi ao médico. Apenas deixou de fumar.

2) Um amigo meu fumou desde os 14 aos 28 anos. Também, sem tratamento e sem nenhum auxiliar, deixou de fumar de repente.

Ora, se estas duas pessoas que eu conheço e que fumavam mais de um maço por dia conseguiram deixar o cigarro, qualquer um consegue.

eu fumava á mais de 16 anos, 3 maços por dia :oops:
 

AMP

New Member
boas,
deixei de fumar a tres meses e tres dias...
como consegui?
primeiro tive de responder a uma pergunta pertinente "quero mesmo deixar de fumar?" "nao vou sentir falta da companhia do cigarro naquelas noites longas...nas conversas de cafe...depois das refeiçoes...etc etc.
claro que SIM finalmente consegui tirar de dentro de mim um SIM esclarecido, objectivo, certo e sem retorno...SIM EU JA NAO FUMO.
quando conseguires dizer isto e nao pensares ahh é só mais um, se fumar só tres por dia é mais facil...vou so fumar depois das refeiçoes.
NAO, deixar de fumar tem de ser de vez, nao reduzir, cortar de uma vez só.

Depois para suportar a ansiedade, o nervosismo,o mau humor e a falta do cigarro, utilizei alguns truques:
primeiros tempos deixei de sair com pessoas que fumavam, andei sempre munido de pastilhas, kilos, mas normais...
chupas para tirar o vicio das maozitas e de levar o cigarro a boca.

Em todos os sitios que estavam relacionados com acender um cigarro, la ia um chupa para a boca.
tentar descansar bem para atenuar a ansiedade, mudar a rotina habitual , pois nela esta um sem numero de actividades relacionadas com acender um cigarro, sair a noite, conduzir e chegar a um certo sitio e fumar etc etc ..

Exercicio corre, pedala, joga a bola, cansa-te e pensa que sem o tabaco vais ser melhor nisso tudo.
Conta orgulhosamente a toda a gente que ja nao fumas, para teres tb o apoio dos teus amigos e familiares.
Leva um dia de cada vez, e a noite, quando te deitares e passar mais um dia sem fumar enche-te de alegria e pensa que estas um dia mais perto de uma vida bem melhor.

Depois, não há depois és um não fumador, és mais saudavel, mais rico, mais bonito, cheiras melhor, tens os dentes mais brancos, as meninas gostam mais de ti... :wink: .

Em menos de nada ja passou e ás tantas no teu dia a dia ja nem te lembras que fumaste.

Bem parece que ja chega, podia dizer mais coisas, mas ja estou a falar de mais :D :D , desculpem lá mas isto tudo ainda esta muito fresco na minha memoria e sei bem o que me custou...

Abraço
AMP

PS: tenho pena de quando me deu para começar a fumar nao tenha partido logo um braço...assim nunca tinha começado :D :D
 

Xpectro

New Member
Boas

Fumei durante cerca de 10 anos, pouco menos e deixei de fumar no dia em que disse: não fumo mais, isto há 4 anos atrás.
Mas ainda hoje há alturas em que apetece um cigarrito. Portanto acho que só quando realmente quiseres deixar de fumar e te mentalizares que o bem que sabe não compensa o mal que faz é que o consegues. E durante muito tempo, naqueles dias em que um belo jantar seguido de um cafézito, um digestivo e uma boa conversa com os amigos, vais ter que lutar contra a tentação de fumar um cigarro, afinal é só um e é só hoje...

Cpts
 

fatjonh

New Member
Boas

Desde os 15/16 anos tenho 29 e estive um ano sem fumar, agora 1 cigarro por dia e é à noite depois de jantar.
O grande problema é que eu costumava trabalhar de noite, e de noite o cigarro é uma companhia (quem fuma sabe do que eu estou a falar).
A cena que custa mais é nas noite de forró com umas cervejas, isso de vez em quando tb não faz mal.
Eu estou convencido que quem quer deixar de fumar é capaz sem ajuda dos pensos com nicotina e outros, o que é preciso é FORÇA DE VONTADE
 

xingu

New Member
As voças experiências ajudam e muito, estou a tentar e lá vou conseguindo, claro que estou constantemente a pensar nos cigarros, e ando a mastigar pastilhas com nicotina, mas de facto custa, embora ninguém tenha dito que era fácil! :wink:

Só quero é que este periodo que todos dizem ser o mais complicado passe depressa! uffa! vá lá pá já não sou fumador...não fumo...não fumo...no fin de ano que vem vou para as caraibas á conta dos cigarros que não fumei...vá lá pá...mais um dia...daqui a uns tempos já não sentes nada...muita gente já o fez...vai para o ginásio...uffa....QUERRRO UM CIGARRRO!...não pode ser...vá lá...vá lá...aguenta...só mais uma pastilha...toma...mastiga...esqueçe...já não cheiras a fumo...a comida sabe melhor...até o perfume que usas tem outro aroma...vá lá AGUENTA!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
 

Aztec

New Member
Força nisso!!! :wink:

Às pessoas que estão a deixar de fumar: NÃO DESISTAM, o mundo, a vida torna-se melhor sem esse produto maligno!!! É um hábito desnecessário, um vício que pode ser trocado por outro mais saudável.
Como já foi dito neste tópico... cansem-se, pedalem, corram, façam desporto e pratiquem actividades que vos estimulem :)

Acho que é de uma enorme falta de respeito quando alguém acende um cigarro num café, ou noutro local fechado (com pessoas ao pé)...
Mas a falta de civismo e o desrespeito estão presentes no dia a dia em todo o lado e em diversas situações, não se pode fazer muita coisa...apenas minorizar esses actos aplicando medidas!!!
Medidas essas que deviam ser rigorosas, mas que não o são infelizmente:(

A meu ver, toda esta história do deixar de fumar deve partir do próprio fumador, mesmo as medidas que possam surgir (sendo mais rígidas ou menos) não vão impedir toda a gente de puxar do seu cigarro...

Tenham muita força de vontade!!! :wink:

stopSmoking.jpg
 

rmvenancio

New Member
O dinheiro que economizamos com o deixar de fumar de facto não o sentimos.
Como diziam os meus colegas ... deixas-te de fumar mas ficas diabético.

1 - Comia mt mais.
2 - Apetecia-me sempre doces especialmente chocolates.

eu qd ia ao supermercado gastava balurdios em doces e chocolates.

Hoje fumo cigarrilhas e nao saio de casa para as comprar ... hoje não tenho nenhuma e não vou fumar ... no stress .... eu fumo umas cigarrilhas "especiais" e é raro o local onde as vendem .... e só compro qd vou a esse sitio com algum intuito.
Mas resumindo ... hoje nao tenho cigarrilhas e como só fumo à noite, vou-me encher de doces.

Uma pessoa gasta mt dinheiro em tabaco ... mas acaba o tabaco gasta em outras coisas ..... enquanto é comer normal tudo bem, o pior é que qd se tenta deixar de fumar nos dá para comer doces.

Não defendo o tabaco, inclusivé vou deixar de fumar mt brevemente porque sei que me sinto melhor. Mas é um engano que ficamos mais ricos pelo facto de deixar de fumar !

Como fumador, ex-fumador que serei ou whatever continuarei sempre a defender os direitos dos fumadores. Acho que os fumadores têm direito a fumar como os não fumadores têm direito a não levar com o fumo dos outros.
Qd pensamos que não gostamos de ser incomodados com o fumo dos outros (eu tb nao gosto) há que pensar que os outros tb têm direitos.

Se julgamos que um fumador é egoista e não tem bom senso em estar a fumar num local fechado, também é egoista um não fumador exegir que não se fume (pq de facto está a interferir com a vontade e liberdade do fumador).

Acho que deve de haver separações de locais de fumadores e não fumadores (bem separados e não como existe hoje). Eu quando vou a um restaurante com a minha mulher normalmente escolho os locais de NÃO FUMADOR !!!

Sinceramente fumei durante uns valentes anos, hoje acho ridiculo as figuras que as pessoas fazem a fumar. Como já disse continuo a fumar cigarrilhas mas normalmente em privado (é o meu momento de solidão, de relaxamento, etc). Neste momento não consigo fumar ao pé de outras pessoas. Acho ridiculo as pessoas sairem do comboio e terem que acender um cigarro imediatamente ... etc ....
Não fumo em restaurantes a não ser que seja uma grande jantarada ou almoçarada e que dure horas.

Continuo a fumar as minhas cigarrilhas, sinceramente neste momento sou incapaz de pegar num cigarro.... e vou deixar de fumar definitivamente (é o que dizem todos !!!).

Força a quem está a deixar. Não é fácil mas não é impossivel.
 

Chinês

New Member
Boas! Sou era um fumador irregular, pois quando fumava era capaz de passar um dia e só fumar um cigarro á noite!
Noutros dias podia fumar meio um por dia, conforme a disposição!
Actualmente, já não fumo, mentalizei-me das concequencias que posso provocar a quem não fuma e me rodeia ( a mulher ), e o dinheiro gasto em algo que é por si mortal! Comecei a juntar o gito e agora gasto mensalmente na bike o que gastava em tabaco, qualquer dia penso mesmo em juntar para comprar outra, porque se fomos a ver é muito papel jogado cano abaixo!

Como já foi dito e muito bem, para deixar de fumar é preciso ter força de vontade, e quando deixarem se um amigo vosso acender um cigarro, não tenham vergonha de lhe pedir para ir esfumaçar para outro lado, acho muito importante que quem fume saiba respeitar os outros e ter em mente nunca incentivar niguem a começar, poiz já sabe o mal que lhe faz, se não sabe então lamento.....
 

biculas

New Member
Pois é rmvenancio, dizes que não ficamos mais ricos, mas ficamos quanto mais não seja com uma rica saúde. Podemos não ficar mais ricos, mas podemos comprar outras coisa que se fumassemos, não comprava-mos, pois eu tenho amigos que fumam e quando vêm a minha casa, dizem, caraças pá tu estás rico, tens uma tv de 2000 euros, uma aparelhagem de 1500 euros, uma bicula de 1200 euros, e eu só lhes digo, fumando um maço de tabaco por dia, dá cerca de 90 euros por mês, ora se fores comprar uma tv de 2000 euros, a crédito, ficas a pagar menos que isso por mês, e isto é se fumar só um maço por dia, pois se a mulher também fumar já são 2 maços por dia, no minimo, o que significa 180 euros por mês, meus amigos é só fazerem as contas. Com 90 euros já compram aquela pedaleira, ou aquele desviador para a bike.

Por isso, rmvenancio, não me venhas dizer que não ficamos mais ricos, pois bens pessoais também é um tipo de riqueza, enquanto o tabaco é para arder, e não vez mais nada a não ser as contas de Hospital, passados uns anos.
 

Chinês

New Member
Tou totalmente de acordo com o "Biculas", poiz se um fumador estiver doente procura a cura e paga por medicação ou o que for preciso ( a saude está cara nos dias de hoje, e o tabaco tambem), mas não param de fumar, muitas das vezes a causa da doença é o tabaco, depois em vez de deixarem de fumar, afundam-se nos comprimidos!

Deixem de fumar pela vossa saude! eheheh pareco um "cota" a falar!
 
Top