E deixar de fumar?

grox

New Member
Eu faço parte do grupo dos que reduziram e ... mantiveram.
Já há uns bons anos que fumo 2 cigarros por dia, um a seguir ao almoço e um a seguir ao jantar (às vezes passo este).
Às sextas ou sábados à noite quando saio abro uma excepção, mas normalmente não fumo muitos mais.
Durante a manhã ou a tarde, nunca.
Costumo dizer que fumo por prazer e não por vício, mas sei que o melhor seria acabar de vez, embora os 2 cigarros sejam um mal menor.
Se não beber café não fumo, já sei que me vai saber mal.
 

RSantos

New Member
Não, nunca fumei!!

O meu modesto contributo serve apenas para relatar o caso do meu cunhado, cuja capacidade de vontade e de querer é absolutamente impressionante.

Ao longo dos anos já teve altos e baixos nesta matéria, mas, em tempos, durante um período em que fumava 4 (sim, quatro!!!) maços de tabaco por dia (já se dizia que era a falta de isqueiros que fazia isto.. :roll: :roll:), pura e simplesmente comunicou: amanhã deixo de fumar!! E assim, foi, no dia seguinte, deixou de fumar...e nunca mais voltou a fazê-lo!!

Como?!

Força de vontade, querer, teimosia (sim, que ele é muito teimoso e como diziam que ele não conseguia, teve de fazer ver os outros de que era capaz).....e o exemplo do pai de um amigo nosso que faleceu com um cancro dos pulmões...desculpem a frieza..mas foi assim mesmo...

Como costumo dizer, se ele conseguiu, qualquer um conseguirá!
 

Domos

New Member
Boas,

TABACO...

Sinceramente nunca tinha pensado em deixar de fumar...
Até à 6 meses atrás...
Neste momento atravesso um deserto que considero muito mais dificil que muitas subidas!
A alteração do estado de humor, a vontade enorme de fumar, estas são algumas das coisas que luto todos os dias, após fumar durante largos anos dois maços de tabaco...
Deixar de fumar varia de pessoa para pessoa, mas a possibilidade de reduzir é algo que não funcionava comigo... cortar o mal pela raiz penso que foi a melhor coisa que poderia ter feito!

A luta é constante, a vontade cresce de dia para dia, mas a decisão esta tomada!!!

Domos
 
Deixar de fumar foi provavelmente a melhor e mais difícil atitude que tomei.

Deixei em Dezembro de 2007 e comecei a engordar. Em Janeiro de 2008 estava com 120 kg e fiquei 2 semanas praticamente sem me mexer com dores nos joelhos. Conclusão: estava um caco.

Fiz uma semana de férias em reclusão nos Açores em que decidi mudar de vida. Fartei-me de ler sobre o tabaco, sobre perder peso com exercício e controlo de doses. Durante meses uma elíptica e o Polar F11 foram os meus companheiros. Cada vez que olhava para um chocolate bastava transformar em minutos de exercício que a vontade ia logo embora.

Estou com 88 Kg, sem fumar e na passada semana fiz um "higiénico" de 60km de bicicleta.

Ainda tenho vontade de fumar mas tracei o objectivo de ir a Compostela e sei que se começar a fumar nunca mais lá chego.
 

JorgePedroso

New Member
Boa noite

Continuo sem fumar :p :p :p e já investi na bike o que irei poupar nos próximos 6 meses.... :wink: Digamos que me concedi um empréstimo :mrgreen: :mrgreen:

A vontade de fumar vai gradualmente desaparecendo... um dia de cada vez e chego lá.

Boas pedaladas destas e das outras

Jorge
 

JorgePedroso

New Member
Boa noite

Continuo sem fumar

:wink: :wink: o tempo passa e vontade de fumar também... inversamente, aparece a perfomance... pareço outro a pedalar...

Espero dentro de uns meses deixar aqui nova mensagem pelas mesmas razões.

Agradeço mais uma vez a todos que participam neste tópico.

cumprimentos
 

juba

Member
Olá

Em Março deixei aqui o meu testemunho, 3 meses depois fiz a 1ª consulta de cessação tabágica no centro de saúde de Faro, correu bem repondi a dois ou três inquéritos para medir a motivação que tinha para deixar de fumar, e em julho a 2ª consulta onde ficou apontado como dia D o dia 23 de Julho. Vou contar com a ajuda de um medicamento, que ao que sei tem algumas contra indicações, mas já li alguns testemunhos uns positivos outros nem por isso.
Vou tentar, está decidido, se não me der bem com os medicamentos, vai ter de ser à força, mas que vou deixar vou.

Abraços

P.S.: Espero daqui a alguns meses fazer aqui um novo testemunho POSITIVO.
 

vdarc

New Member
Eu já fumo ha mais de 30 anos.
Nos últimos 15 dias comecei a pensar seriamente em deixar de fumar.
Estou a tentar arranjar motivação para deixar ou ir reduzindo pelo menos....mas está dificil...
 

A.M.F

New Member
Para tentar de fumar começa a fazer os cigarros,com o tempo começas a perder a paciência de os fazer.O vício começa a desaparecer
 

greenc

New Member
Boas...

Na passagem de ano ( podre de bebado) tive uma ideia brutal!!!!
Comprei um rolo... e por cada cigarro, tinha que no final do dia fazer meia hora de rolo. Confeço que no inicio fiz alguma batota, senão passava a noite no rolo!!! mas como chega a fazer 2/3 horas, na manha seguinte tava tão cansado que nem vontade tinha de fumar...

Não deixei de fumar.. Resumesse a algum momento mais tenso ou saidas à noite.. Hoje, por exemplo, devo 30min ao rolo que tenciono pagar em dobro...

Podes inventar montes de esquemas.. mas só resultarão se quiseres mesmo deixar de fumar...

Outro metodo "facil" ... é praticares natação
 

Gugas

New Member
é sempre complicado...

fumei durante 14 anos, e na fase final, quase 1 maço e meio por dia..

Nunca tinha ponderado deixar de fumar... até... ser pai.

No ano em que o meu fiilho nasceu, decidi.. É agora!

uns meses antes, deixei de fumar.. não foi facil, pois estava a trabalhar, a estudar e a gravidez da patroa não foi fácil...

Tive a "ajuda" dos meus pensinhos Nicotin.. Tratamento completo. Durante 1 mes juntei o $ que gastaria em tabaco e depois comprei uma prenda para mim (tinha 140 EUR para gastar...). Nesse ano tb fui à neve com $ do tabaco)

Tb troquei de bicla à conta da poupança-

Já passaram mais de 3 anos e às vezes ainda me apetece um cigarrinho. mas não o fumo. Uma vez por outra compro uma caixa de cigarrilhas.
 

apocalypsealexi

New Member
No meu caso o truque foi um trato com a Maria. Deixámos os 2 ao mesmo tempo e foi remédio santo. Também ajudou o facto de no trabalho ninguém fumar! Custou no início (sempre era 1 maço de davidoff por dia) mas passado um tempo já não sentia falta nenhuma. O pior foram mesmo as saídas para copos onde volta e meia ainda há uma recaída!
 

rodinhas chamine

Active Member
boas
sendo motivo de orgulho,pois e sempre um orgulho deixar este maldito vicio,venho tb aqui deixar o meu comentario.
nao fumo a 15 dias sinceramente axo que foi mais dificil tomar a decisao de qual seria o dia D,do que agora.
sabado 27 de junho,sai para ir comprar um mimo para a «menina» travoes xt,com um cigarro no maço o qual acendi mal sai de casa mas com o intusiasmo de ir comprar os travoes nem parei pa comprar cigarros.estive 4 horas na loja na conversa com pessoal que ia entrando e nquanto o senhor ia montando os travoes e atendendo o pessoal.dp dos travoes montados paguei e sai logo com ideias de ir comprar os cigarros,qd estava quase a xegar as bombas da gasolina para comprar o maldito vicio algo me bateu forte e disse mesmo em vos alta «f****se nao compro tabaco» e nao parei e votei para casa,desde dai ate hoje nao lhe toquei.
sei que e bastante pouco tempo em relaçao aos 15 anos que fumei,mas a partir de agora terei muitos mais anos para nao fumar.por vezes claro que apetece,mas umas chiclets para a boca ou um palito e a ideia passa logo,nao e facil,mas impossivel nao é logo força ai para aqueles que estam na mesma situaçao que eu e tb para aqueles que venham ainda a deixar.
 

JorgePedroso

New Member
nao fumo a 15 dias sinceramente axo que foi mais dificil tomar a decisao de qual seria o dia D,do que agora.

Boa tarde,

Sou da mesma opinião. Difícil é tomar a decisão, depois tudo se resume a uma questão de "orgulho" de não fumar porque não se quer.

Eu estou sem fumar há quase 4 meses. Há momentos do dia em que me lembro do quanto sabia bem fumar mas rapidamente passa.

Força ai. Tu consegues, pelos menos mais 15 dias. :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

Um abraço
 

Gugas

New Member
JorgePedroso said:
nao fumo a 15 dias sinceramente axo que foi mais dificil tomar a decisao de qual seria o dia D,do que agora.

Boa tarde,

Sou da mesma opinião. Difícil é tomar a decisão, depois tudo se resume a uma questão de "orgulho" de não fumar porque não se quer.

Eu estou sem fumar há quase 4 meses. Há momentos do dia em que me lembro do quanto sabia bem fumar mas rapidamente passa.

Força ai. Tu consegues, pelos menos mais 15 dias. :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

Um abraço

Força!

é isso mesmo! agora é "aguentar". Custa o primeiro mes e meio.
 

juba

Member
Olá

Faz hoje 4 semanas que não toco num cigarro, estou surpreendido comigo mesmo, não me apetece fumar e o fumo alheio incomóda-me, sinto-me lindamente e sem vontade nenhuma de fumar.

Uma questão de atitude.

Abraços
 

Deanie

New Member
Boa! Deixar de fumar parece-me uma óptima decisão, com consequências positivas daqui para a frente. Vale mesmo a pena, porque em alguns anos o corpo recupera imensas das funções vitais que, com o fumo, vão ficando debilitadas. Acho que essa é uma das coisas que mais me impressiona: há algum tempo pensava que o "deixar de fumar" era importante para que o corpo não se deteriorasse mais. Mas vai muito além disso: ele recupera! Se assim é, porque não ajudá-lo um pouco?

Há uns anos tive Cessação Tabágica como cadeira optativa na Faculdade. Confesso que, como não fumadora desde sempre, não decorei todos os passos e conselhos importantes que me ensinaram. Lembro-me do professor referir que muitas vezes a ansiedade rebound por paragem com a nicotina era uma das grandes causas de insucesso (pelo que um ansiolítico fraco e com poucos efeitos secundários algum tempo antes de realmente deixar de fumar poderia ser útil) e lembro-me do professor dizer que seria óptima a motivação necessária para simplesmente deixar de fumar, sem qualquer tipo de ajuda externa (o que é possível e ele relatou imensos casos, semelhantes aos que também li por aqui) mas que para começar, um substituto de nicotina poderia ser uma boa ajuda, já que é a substância que causa mais dependência, e não é a mais nociva para a saúde (citando o próprio, a diferença entre pastilhas/pensos de nicotina e um cigarro, é a diferença de uma substância "má" para 4001 substâncias más).

Atenção que o que escrevi foi apenas com base na minha memória. Se alguém achar que compensa pegar nos apontamentos e fazer aqui uma descrição resumida das aulinhas, eu tento fazê-lo:) Mas pelo que vi já há muitas sugestões boas por aqui:)

**
 

JorgePedroso

New Member
É por isto que este espaço é formidável... obrigado a todos pela vossa partilha. eu comemoro hoje cinco meses sem fumo.

O que li aqui, foi uma ajuda preciosa e espero contribuir para que mais o façam

Cumprimentos
 

Ridler

New Member
Não é assim tão difícil, vasta alguma (Muita) força de vontade, uma boa técnica é pensar o que se pode fazer com aqueles euros que vão ficar no orçamento ao final do ano, dá para ajudar num upgrade ou para comprar uma máquina nova.
 

Enkidu

New Member
Tenho estado a ler este tópico e vejo que felizmente a malta tem conseguido largar o vício, ou então os (ainda) fumadores não escrevem neste tópico :D

Eu sou fumador de fim-de-semana. Só fumo quando bebo uns copos que por norma é uma vez por semana, sextas à noite.
Se estiver um mês sem beber é um mês que não me lembro de fumar.

Há pessoal que se pergunta porque é que não deixo de fumar. Talvez ainda não esteja 100% com vontade de pôr termo ao vício de vez, mas mesmo nessas noites tento evitar até ao limite.

Como adquiri a bike muito recentemente espero que o tal vício de melhorar perfomances e médias que já falaram me ajude.
 
Top