Duvidas

Duvidas - o que comprar?

Boas,

Comecei a andar de Bike recentemente:D, neste momento para ganhar preparação;) ando em percurso ou estrada, mas pretendo futuramente o puro BTT.

Como ando a pensar em comprar uma Máquina nova venho fazer umas perguntas /opiniões:

- V-Brakes ou Discos mecânicos ou Discos hidráulicos

- Suspensão total ou apenas á frente
 
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zribeiro

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Boas, isso depende muito do orçamento que tens... Em relação aos travões, penso que hoje em dia já quase não se vê bikes novas com v-brake, e se calhar nem discos mecânicos. O resto depende principalmente do que queres fazer e do orçamento.
 

CDino

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Se pretendes fazer mtos kms claramente uma suspenção total, mas se não tens essa intenção, não vale a pena o investimento numa FS...

Travões na minha opinião, sempre Disco :)
 

Marco Nunes

Active Member
Boas.
Sem um orçamento estipulado é dificil a malta dar uma opinião mais acertada. Se referires que tipo de bike queres e a utilização pretendida será mais fácil a malta opinar. Em relação aos travões, sem duvida que os travões de disco hidráulicos são a melhor opção.

Para dar-te uma pequena ajuda e possivél esclarecimento entre uma Semi-Rigida e suspensão Total, aqui fica um pequeno testamento.

Ora cá vai o testamento.

A bike Rigida é uma excelente companheira nos trilhos e muitas vezes é por aí que nos iniciamos no mundo do BTT, muitos de nós até com bikes baratuchas e com fracos componentes. Com a evolução da tecnologia e a concorrência de marcas no mercado encontramos bikes com bons equipamentos a preços muito acessiveis e mais baratos do que no caso de uma Suspensão Total, mas já lá vamos. A Bike Rigida é uma bike mais nervosa e geralmente mais racing tendo comportamentos mais rápidos e agressivos, e há-que ter certa mão para elas, mas sem dúvida que não se negam a nada e até têm algum nivél de conforto. Em relação ás Bikes de Suspensão Total, e cuidado que há grandes máquinas, aqui temos bikes que têm como ponto forte o conforto e a segurança. É verdade que uma Suspensão Total geralmente é mais pesada e mais cara que uma Rigida e normalmente trazem componentes mais fracos (entre €€€€€€ iguais), mas hoje em dia e com a concorrência de mercado já encontramos boas máquinas a preços acessiveis. Claro que, com uns mais uns euros conseguimos comprar uma bike porreira ou montar alguns componentes melhores e é aí onde se vai notar a diferença. A Bike de Suspensão Total é uma bike mais polivalente pois vem equipada com amortecedor traseiro e isso em terrenos sinuosos e descidas dá-nos muito mais conforto e segurança, e mesmo a rolar ou a subir portam-se lindamente. Em geral isto vai muito nos gostos e orçamentos de cada um, mas desde que o espirito e a força de vontade estejam lá, qualquer bike dá-nos prazer e bons momentos de divertimento. Resumindo, Se gostas de emoções rápidas e andar depressa, tendo um pouco menos de conforto e utilizando mais atenção e cautela, a Bike Rigida é a tua aliada. Se prezas mais o conforto e a segurança e não tens objectivos de andar muito rápido (apesar de algumas até serem bastante rápidas), a Bike de Suspensão Total será a escolha mais acertada. Lembem-se que cada um tem suas preferências e o comportamento depende muito do nivél e qualidade de componentes de cada bike, e o estilo de condução de cada um, claro.

Fica bem.
 
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Obrigado pela vossa ajuda.

Recentemente andei umas voltas com uma Specialized Hardrock Sport (empréstimo de um colega) com travões de disco hidráulicos e nota-se a diferença para a minha :D que tem travões cantilever :eek: o problema desta bike é a grossura dos pneus faz quase dois da minha, bons para descer as montanhas mas agarra-se muita á estrada e fica mais difícil ter pernas principalmente a subir.

Vou esperar e ver qual a utilização que pretendo.
 
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