duvidas edge 500

edununo

Well-Known Member
A banda cardiaca que tenho é a que vinha no pack (Bundle).
A bateria não dá para trocar. Assim que o ligo ao PC para tranferir dados ele começa logo a carregar a bateria.
O sensor é útil para alguns. Para mim não é e acabei por vende-lo. Nunca perdi o sinal de GPS nos trilhos e o Edge é bastante rápido a fixar o sinal.
Acho que é indiferente. Tanto dá para estrada como para btt.
 

jmcaldas

Member
Boas,

Gostaria de saber se tem a função auto-start, e se para de contar o tempo quando estamos parados, isto para que a média final seja a correcta.

À noite, o visor é iluminado?

Tem sensor de temperatura?

Dá para colocar uma coordenada como destino?

Obrigado
 

edununo

Well-Known Member
Tem auto start. Dá o tempo total e o tempo em movimento.
O visor ilumina-se carregando numa tecla. Se dá para estar sempre iluminado não sei. Nunca testei.
Tem sensor de temperatura e grava a temperatura ao longo do percurso. Dá também o mínimo, máximo e média de temperatura.
Não dá. Que eu saiba podes desenhar um trilho com a coordenada final e ele segue. Acho que é a única hipótese. Como não tem mapas não dá para inserir directamente uma coordenada de destino.
 

RTC

Super Moderador
Em relação à iluminação, sim, dá para estar sempre ligado com a vantagem de poder regular a intensidade de modo a poupar bateria.
Eu como o uso quase sempre à noite programei-o para ter a iluminação sempre "on", no minimo, que chega perfeitamente.
 

Martinuno

New Member
Boas

Também tenho este maravilhoso brinquedo e que sinceramente tenho-o achado muito útil.
Em termos de bateria, estou admirado pois não gasta quase nada, grava os dados todos da volta que damos assim como todos os dados recolhidos pelo usuário.
Também utilizo o GPS bastante à noite, daí ir ás definições/Sistema/Ecrã/ e escolho a opção ''fica ligado'', assim posso estar sempre a ver os dados. A outra forma é escolher por exemplo 15/30 segundos mas o ecrã apaga-se e tem que se voltar a carregar num botão para que o ecrã ligue a luz novamente.
Muito útil este GPS.

Cuprimentos
 

edununo

Well-Known Member
Dá para visualizar por zonas, com gráfico, com % etc....

Nunca usei desta forma mas há a possibilidade de configurar um ecrã assim:

edge-hr.jpg
 

webibinho

New Member
Pessoal não sei se acontece só a mim, mas já faz algum tempo que tinha reparado numa situação invulgar.
Na bike de estrada uso o edge 500 a contar os kms pelo sensor de velocidade/cadência, ao contrário da de btt em que isso é feito pelo satélite.
Como ao usar o sensor de cadência e dado que contabiliza também os kms, deparei-me que durante uma volta tem quebra de velocidade ou seja por breves 1/2 segundos a velocidade aprece em zero. Ao passar para o connect.garmin e ao ir ao leitor lá aparece vários picos a 0 de velocidade o que só correspondia a verdade se realmente tivesse parado, coisa que não aconteceu.
É claro que depois em termos de velocidade percorrida e média dará valores incorrectos.
Mais alguém tem conhecimento de uma situação idêntica?
E não é do sensor mal colocado ou algo do género senão não contava, e voltava a contar 1, 2 segundos depois.

Cumprimentos
 

RTC

Super Moderador
webibinho, na tua explicação não te contradizes? Primeiro referes que há ausencia de dados por 1/2 segundos e depois referes no fim que não é isso. :confused:

Eu acontecia-me isso com a cadência quando pedalava em pé. Como o sensor deveria estar no limite de sinal, provavelmente com a torção do crank afastava-se ainda mais mas isso resolveu-se bem colocando mais o receptor perto do crank de modo a que o sensor fixo no crank passasse mais perto.
No caso da velocidade deverá ser semelhante. Analisa bem a distância a que o sensor passa do receptor e onde, pois está marcado uma linha onde o sensor deve passar.
 

webibinho

New Member
Obrigado
Rudi não é da pilha porque sempre fez isso, e não tem tempo suficiente de uso para estar gasta.

Amigo René

No fim o que digo é que não é do sensor estar ou não mal colocado porque só por picos de 1/2 segundos deixa de marcar, tal como explico mais acima.
E a distância do sensor também não é a causa, porque ele esta mesmo muito próximo.
Se reparem aqui http://connect.garmin.com/player/68061687 podem ver bastantes vezes picos a zero, e não foi de estar parado.

Cumprimentos
 

mvit

New Member
pessoal, ando a pensar comprar uma maquina destas.
as minhas duvidas são princinpalmente se devo optar por este ou pelo 800.
pelo que tenho visto da para seguir tracks mesmo sem os mapas, por isso estou muito inclinado para este.
é facil seguir um track com este aparelho?
sei que em mais de 90% das vezes que vou usar o gps não vai ser para seguir tracks,mas mesmo assim gostava de saber se funciona.
alguem usa em corrida?
de vez em quando dou umas corridinhas ao fim do dia, e assim ficava com a informação toda num aparelho.
basicamente as minhas duvidas são estas e principalmente não me apetece gastar quase o dobro no 800.
 

covelo

New Member
Olá,

Em corrida nunca usei, mas teoricamente dá também para o usar. Basta para isso que esteja exposto o suficiente para captar o sinal de GPS.
Quando andei a avaliar a minha compra tenho ideia de ter visto uma espécie de bracelete em que, na zona do mostrador tinha um suporte igual ao que vêm para o guiados da bicicleta (porque há outros Garmin que usam o mesmo suporte). Achei a solução interessante mas, ainda que o Edge 500 seja bem mais pequeno do que outros GPS, para andar no pulso, ainda para mais a correr, não sei se será muito prático. Se ainda fosse preso ao braço, como um leitor de mp3, talvez até resultasse. No bolso, nunca experimentei se a captação de sinal GPS é suficiente. Eu, continuo a dar uso nas corridas ao meu antigo Polar. :)

Quanto às restantes funcionalidades, estou muito satisfeito com este GPS. Permite ter um conjunto muito bom de informação durante os passeios/treinos, podendo estar dividos por vários (3) ecrãs conforme a relevância (ou outra necessidade). Em relação aos tracks já efectuei vários e, como dizia o outro 'nunca me perdi e raramente tive dúvidas'. Estou até a pesquisar como carregar tracks feitos para os usar no carro, para chegar a algum sítio que não conheça, usando para isso também o Google Maps. :) Vamos lá ver se tenho sorte. :)

Abraço,
 

p_alex

New Member
webibinho,

Também na Cadência tens a mesma situação da velocidade. Tem picos a zero. Provavelmente não tem os sensores bem alinhados. Como aqui já foi dito tens que alinhar os traços do sensor com o dos imans.

Isso já me aconteceu na cadência e foi apenas necessário alinhar melhor o sensor com o iman da cadência.

Espero ter ajudado

P_alex
 

webibinho

New Member
p_alex se reparares bem não é na mesma altura por isso se a cadência naquela altura esta a marcar a velocidade automaticamente teris de estar, a não ser que estivesse a pedalar para trás.
O facto da cadência por vezes aparecer a zero é normal porque pode ser a descer ou parares de pedalar por breves instantes.
Agora o que se nota é que na maior parte das vezes a cadência esta registada e a velocidade na mesma altura não.
Fiz-me entender?
Abraço e obrigado a todos
 

p_alex

New Member
webibinho,

Se colocares o gráfico ao longo do tempo vês que houve três períodos, em que um foi de 15 min., que não contou velocidade, isto para além dos picos. Se não achas que é do ajuste sensor/iman, então é porque o snesor deve ter alguma falha e terás de recorrer à garantia.

Se por acaso tiveres um amigo com um garmin pede-lhe para testar o teu sensor na bike dele para teres a certeza que é do sensor.

P_alex
 

webibinho

New Member
p_alex sim houve 3 periodos que tive parado mesmo e nota-se até pelo tempo da paragem. Foi enquanto via a volta ao Concelho de Loulé.
Mas não é essas quebras que me refiro mas as outras que são de segundos.
Mas vou tentar perceber se é no meu sensor
Obrigado
 

jmcaldas

Member
Boas,

Recebi hoje o meu edge 500, e passei umas boas horas a explorar e a configurar a meu gosto.

Tenho no entanto uma dúvida. O dispositivo grava automaticamente a volta e o track?
 
Top