duvidas edge 500

Ainda há pouco tempo segui o Track do Alvalade - Porto Covo - Alvalade , 123Km sem qualquer problema.

O GPS só fica lento a seguir um Track , quando há perda da triangulação devido a mau sinal dos satélites.
Isso ocorre numa floresta densa , dentro de tuneis , em ruas estreitas com prédios muito altos a toda a volta.
 

xman

Member
Boas,

Nuno, a quantidade de pontos deve ser sem dúvida um dos maiores "consumidores" de processamento. Logo quanto maior o trilho, mais pontos tem, logo mais lento deve tornar o GPS.

Fernando_sesimbra, tenho mais umas questões baseadas nas tuas respostas:
-O trilho que seguintes foi pré-gravado no Edge ou foi importado e se sim qual a origem (programa que utilizaste para converter para o Edge)? Estou a fazer-te esta pergunta pois pelo que li parte do problema (assim parece) tem a ver como é feito o trilho que se coloca no GPS.
-Quando dizes que o GPS fica lento com floresta densa, túneis e ruas estreitas é a quando está a seguir um trilho no GPS ou também se nota numa utilização tipo ciclo-computador?
-Qual a versão de SW que tinhas instalado à data em que seguiste o Track do Alvalade - Porto Covo - Alvalade?

Cumps.
X.
 

Martinuno

New Member
Boa tarde.

Eu já coloquei vários tracks no gps e ao segui-los verifiquei que conforme o numero de pontos gravados no track maior a sua demora na leitura. Sem dúvida que a densidade de uma floresta ou pela copa das árvores, assim como a envolvente que retira captação de sinal de satélite dificulta a leitura do mesmo ,mas o ponto mais importante na leitura de um track é mesmo o numero de pontos. Verifiquei esse exemplo quando fiz dois tracks no google earth, dois percursos iguais com a diferença de numero de pontos em que um tinha cerca de 300 e o outro cerca 2100. A demora de leitura era a maior diferença, mas quando perdia sinal de satélite, o gps tinha que redesenhar o track demorando mais alguns segundos.
Quanto ao programa para converter eu uso o gpsies e depois passo-o no connect-garmin para que fique em ficheiro gpx de leitura garmin, porque ás vezes quando converto o track para gpx não me faz a leitura da altimetria, logo passo-o no connect-garmin para gpx e fica a ter uma leitura correcta.
Podem haver modos mais faceis mas este método nunca me falhou.

Cumprimentos
 

canibal173

New Member
Viva amigos...
Comprei um adge 500 do qual estou bastante satisfeito. Mas no outro dia e durante um passeio, passei junto ao mar. Qual não foi o meu espanto quando olhei para o GPS e estava a marcar uma elevação de -55 metros. Ora bem... se a elevevação é efectuada através do nivel no mar e se eu estava a olho nú relativamente a uns 10 metros de altitude ( estava junto ao mar mas o local onde estava era alto... porto covo para quem conhece) como é k o GPS estava a dar elevação negativa???? Ao descarregar para o Garmin Center reparei k tinha uma eleveção minima de -67 metros (andei de baixo de agua e nem dei conta, lol). Já depois de descarregar no GCenter e activar a correcção de elevação automatica do GCenter marcou uma elevação minima de 3 metros. Alguem me sabe explicar pk é k no GPS marcou elevações negativas??? Isto está-me a dar uma confusão terrivel, lol...
 
Fácil.

O altimetro do Edge 500 é barométrico , mas calibra por GPS antes de iniciar a actividade.
Se não der tempo para ele calibrar com precisão a altitude , fica definida a que estiver no momento em que prime START.

Um exemplo , se á porta da sua casa a altitude é de 100m em relação ao nivel do mar , se o EDGE 500 não teve tempo de calibrar com precisão e estava por acaso nos 30m de altitude , tem uma diferença negativa de -70m em relação á realidade.
Se por acaso passar perto do mar , é obvio que poderá ter valores de -70m de altitude.

Se sai sempre para as suas voltas do mesmo sitio , veja no Google Earth qual a altitude do local , e ligue o Edge 500 , espere 1 ou 2 minutos para ele apanhar bom sinal de satélite e escolha a definição de pontos de elevação no menu dele e coloque a altitude que viu no google earth e grave.

A partir dai , sempre que saia para uma volta do mesmo local , ele automáticamente calibra-se para a altitude que escolheu e deixa de dar esses erros.

Cumprimentos.
 

canibal173

New Member
Obrigado pela sua ajuda amigo Fernando_Sesimbra,
Como falas-te e da forma k explicas-te, realmente é facil...
O mal é que eu não percebi nadinha, (desculpa a minha ignorância na materia) lol
A minha casa está mais ou menos a 230 m de altitude, se ligar o GPS e começar a andar Porto Covo fica a 25 km, penso que deve ter mais que tempo para actualizar e calibrar com precisão a altitude quando chego a Porto Covo, penso eu de que... (Mas devo estar totalmente errado)
 
Boas de novo.

Não entendestes a parte essencial.

Vamos a ver se nos entendemos , lol , o Edge 500 quando é ligado , procura os satélites , e depois de apanhar sinal , começa a dar informação no ecran.
Nesse momento ele está ainda a calibrar o altímetro , e irá fazê-lo até premires o START.
Nesse momento o valor de altitude que estiver , fica definido e a partir dai começa a funcionar o Altímetro Barométrico.
Ou seja , se por exemplo ele ainda não tiver o valor 230m encontrado , e tiver por exemplo apenas 150m , ao premires START ele para de calibrar o altimetro e a partir dai funciona em modo altimetro barométrico sendo que como arrancastes com a altitude mal definida , iras até ao fim da volta com valores errados.

O que deves fazer , se sabes qual a altitude da tua casa , é levares o Gps por exemplo para a rua em frente á porta de tua casa , e depois de ele ligar e ter bom sinal de satélite , criares um ponto de elevação no Menu com os tais 230 m de modo a que ele assuma sempre esse valor nas proximidades da porta da tua casa.

Dai para a frente , quando saires para dar uma volta , paras na rua perto da tua porta , e ao carregares no START ele diz-te que descobriu um ponto de elevação na proximidade e se vires a altitude passa logo para 230m.

Parece confuso , mas é muito fácil.

Cumprimentos.
 

xman

Member
Boas,

Já fui às compras e desde sexta que já cá canta um Garmin Edge 500 Bundle. :)
Já fiz um treino normal e um treino a seguir um trilho que tinha pré-gravado.

Quando estava a seguir o trilho, apareciam-me de vez enquanto uma coisa estranha no ecrã.
Sempre que tinha o zoom inferior a 80m, aparecia por vezes e durante um ou dois segundos, alem do trilho que estava a seguir um tracejado mais grosso e com pontos muito espaçados que começava na seta preta e ia até um dos extremos do ecrã. Aparecia, ficava uns 2 segundos e desaparecia.

Já vos aconteceu isto? Sabem o que é?

Logo de inicio fiz o update para a versão 2.8.

Cumps.
X.
 
Sò responder á questão do programa que uso para converter , quando necessário , o track disponibilizado pelas organizações , no meu caso uso o TCX Converter e depois carrego-o para o Edge 500 a partir do programa Garmin Training Center.

SObre a questão dos Pontos de um Track , é obvio que se tiveremos um track para uma determinada volta com 200 pontos de marcação e outro para uma volta exactamente igual com 2000 pontos de marcação , obviamente que o de 2000 dará mais "Que fazer" ao processador do GPS , mas nunca testei nada desse gênero como tal não posso confirmar nem desmentir que o Gps possa ser mais lento a ler tracks com milhares de pontos de marcação.

Já agora , parabêns pela aquisição.
 

canibal173

New Member
Amigo fernando_sesimbra, muito obrigado.

Agora sim! Agora, mesmo sem perceber muito do assunto, deu para perceber a tua explicação.
A partir de agora vou começar a ligar o GPS 2/3 minutos antes de partir para ele apanhar bem sinal e a altimetria correcta.
Na outra explicação falavas nisso mas eu não tinha entendido muito bem o porquê!

Obrigado pela paciência, lol

Quando quiseres vir dar umas voltas por eles lados de Santiago do Cacém diz qualquer coisa... Temos aqui optimos trilhos

Fica bem amigo, até uma proxima

Abraço e boas pedaladas
 

webibinho

New Member
Pessoal o problema do edge 500 detectar vários sensores cardiacos ao mesmo tempo foi resolvido no a nova versão do firmware

Bem porreiro, já estava farto daquilo cada vez que estava na partida junto com o pessoal :)

Cumprimentos
 

xman

Member
Boas,

fernando_sesimbra, muito boa dica a do TCX Converter, até agora é o melhor e mais fácil conversor que encontrei de GPX->TCX. Foi o único que encontrei que mantém os Waypoints originais. :yeah:
alem disso permite facilmente inverter um trilho, para se fazer em sentido contrário e permite facilmente reduzir o nº de pontos de um trilho, perdendo assim resolução, mas ficando o GPS mais rápido. Alem de outras coisas.

Já fiz uma pequena aventura de seguir o inicio do trajecto LX-Fátima que tinha já à alguns tempos e correu bem, mesmo tendo o trilho cerca de 4000 pontos. O GPS apenas ficou bastante lento quando sai do trilho marcado, de resto se tivesse em cima do trilho, sem problemas!

Já tive um crash/restart mas quando voltou a funcionar, continuou como se nada fosse, não perdi informação. Nesta altura ia fazer um Workout que tinha criado no GPS naquela altura.

No entanto surgiram duas dúvidas:
-O que é que utilizam para carregar o GPS em andamento, caso seja necessário? Tipo uma prova de 24H.
Pelo que li a maior parte dos carregadores baseados em pilhas, quando se liga ao GPS ele fica em modo de carga e desligasse.
O único que li que funciona é o seguinte, http://www.gomadic.com/garmin-edge-500-portable-aa-battery-extender.html
-Existe algum SW que divida um trilho em vários ficheiro (GPX ou TCX) separados?
O GPS Track Maker permite dividir um trilho longo em trilhos mais pequenos, no entanto ficam todos no mesmo GPX e o Edge quando carrega o ficheiro, carrega os trilhos todos independentemente de estarem divididos.
Por exemplo, partir um trilho com 5000 pontos em 5 trilhos de 1000 pontos. Assim não se perdia a resolução e o GPS não ficava tão lento.

Cumps.
X.
 

xman

Member
Boas,

Existe, basta desligar o GPS. Menu->GPS->GPS Status->Off (pag 45 do Manual)
Depois é emparelhar o sensor de velocidade e definir o tamanho da roda (pag 18, 43 e 51 do Manual)

Cumps.
X.
 

luiscajao

Member
Boas,

Faço a planeamento dos meus treinos no Garmin Training Center, ao passar para o Edge 500 através da janela "enviar para o dispositivo", das duas uma:
Os ficheiros não aparecem no Edge 500 ou então aparecem no menu Treino-Programados e ao abrir o exercício ele automaticamente desliga. Ao voltar a ligar acontece sempre o mesmo.

Tenho resolvido o problema enviando manualmente os ficheiros dos exercícios para a Pasta New Files, ficando a funcionar correctamente.

Outro problema que tenho tido são as leituras incorrectas do sensor cardíaco, ainda esta semana vou enviar a fita para garantia para tentar resolver o problema. Já tentei todas as maneiras tipo usar gel condutor, molhar a fita com agua e reparo que e alérgica ao vento. como estamos a falar de material de topo não e justificação aceitavel.

Se alguém tiver alguma ajuda para o primeiro problema desde já agradeço.

Luís Cajão
 

BigFoot

New Member
Tenho este aparelho como opeção.. no entanto sai um pouco fora do orçamento, erros falhas e afins é o normal do meu actual top de gama da marca Velomann que são mais os dados com erros do que correctos, para a semana vai para a garantia, pena ter decidido isto esta semana, porque a semana passada avariou um dos sensores de uma bicicleta e ja para la foi..

quanto ao Garmin 500, desligando o GPS e usando o sensor, nota se diferença substancial no consumo da bateria? o que me dizem da duração da bateria no uso normal?
 

BttGomes

New Member
Boas,

Comprei recentemente um Edge 500 e tenho um problema com o mesmo... acontece que quando estou a seguir um track, o traçado por vezes desaparece o que torna complicado de seguir. Há alguém com o mesmo problema? Já tou farto de enviar mails para a Garmin e não me sabem dizer nd, dizem somente que o caso está em estudo...
 
Top