Duvida barras de tejadilho+suporte de bike

supra

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Boas pessoal, tenho uma duvida se um suporte de bicicleta de qualquer marca dá para aplicar em qualquer barra de tejadilho ou se o suporte só dá para as barras da mesma marca?
Obrigado.

Boas pedaladas 8)
 

Numies

New Member
Boas,

Geralmente os suportes trazem opção de colocar em qualquer barra de tejadilho.

Eu dou o meu exemplo, eu comprei o da thule 901 com as barras aredinamicas, mas a caixa tras umas braçadeiras que dao para adaptar a outras barras.

boas pedaladas
 

neutron

New Member
Em relação á legislação do transporte de bicicletas nos carros. Alguém sabe? Barras no tejadilho ou suporte na traseira do carro? Existem muitas opiniões mas gostaria de saber a legislação....
 

neutron

New Member
Encontrei esta informação no site do ACP...2007-06-19 estará ultrapassada?

a) Não exceda a largura do automóvel;
b) A bicicleta também não exceda quarenta e cinco centímetros para a retaguarda do automóvel;
c) A placa da matrícula e as luzes não fiquem, por qualquer forma encobertas;
d) Os limites da bicicleta sejam assinalados com um painel retrorreflector P2 ou luzes delimitadoras.

http://www.acp.pt/index.php?template_id=5958&MIT=1

Alguém sabe? ou mais uma vez cada qual por si e logo se vê? ou dependemos da sorte da policia?
 

GeoRCZ

Utilizador Banido
Bem, tendo em conta o que aprendi durante a mecânica para a carta de categoria C+E (pesados com reboque) penso que poderei responder de forma clara sobre o transporte rodoviário de mercadorias.

Então isto é assim:

Transporte de Carga

Artigo 56º do Código de Estrada


1 - A carga e a descarga devem ser feitas pela retaguarda ou pelo lado da faixa de rodagem junto de cujo limite o veiculo esteja parado ou estacionado.

2 - É proibido o transito de veiculos ou animais carregados por tal forma que possam constituir perigo ou embaraço para os outros utentes da via ou danificar os pavimentos, instalaçoes, obras de arte ou imóveis marginais.

3 - Na disposição da carga deve prover-se a que:

a) Fique devidamente assegurado o equilíbrio do veiculo, parado ou em marcha;
b) Não possa vir a cair sobre a via ou a oscilar por forma que torne perigoso ou incomodo o seu transporte ou provoque a projecção de detritos na via publica;
c) Não reduza a visibilidade do condutor;
d) Não arraste pelo pavimento;
e) Não seja excedida a capacidade dos animais;
f) Não seja excedida a altura de 4 metros a contar do solo;
g) Tratando-se de veículos destinados ao transporte de passageiros, aquela não prejudique a correcta identificação dos dispositivos de sinalização, de iluminação e de chapa de matricula e não ultrapasse os contornos envolventes do veiculo, salvo em condições excepcionais fixadas em regulamento;
h) Tratando-se de veículos destinados ao transporte de mercadorias, aquela se contenha em comprimento e largura nos limites da caixa de carga, salvo em condições excepcionais fixadas em regulamento;
i) Tratando-se de transporte de mercadorias a granel, aquela não exceda a altura definida pelo bordo superior dos taipais ou dispositivos análogos.

4 - Consideram-se contornos envolventes do veiculo os planos verticais que passam pelos seus pontos extremos.

Espero ter ajudado.

Se ainda tiverem duvidas consultem o código de estrada no seguinte endereço: http://www.legix.pt/docs/CodEstrada.pdf

Abraço
 

neutron

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Obrigado..mas é dificíl ler o teu post com a tua foto naquele movimento...lol

podes esclarecer: 4 - Consideram-se contornos envolventes do veiculo os planos verticais que passam pelos seus pontos extremos.

portanto suporte na mala do carro nem pensar?
 

GeoRCZ

Utilizador Banido
neutron said:
portanto suporte na mala do carro nem pensar?

Precisamente.

E se passam despercebidos à policia é porque eles não estão para ter trabalho.

A bicicleta ou vai nas barras de tejadilho ou no interior da viatura.

Por vezes vemos nas auto-caravanas as bicicletas na traseira, mas nesse caso não excedem os limites do veiculo.

Abraço
 

neutron

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Senão passar a largura do carro está correcto? se o quadro da bike não ultrapassar a largura do carro já não tenho problemas.Pode exceder é no comprimento do carro. Correcto?
 

GeoRCZ

Utilizador Banido
neutron qualquer coisa que transportes não pode ultrapassar a largura do veiculo.

Em relação a ultrapassar o comprimento é algo "menos grave" e as autoridades fecham um pouco os olhos. No entanto o Código da Estrado é claro quando se refere aos contornos envolventes do veiculo.

Em relação à altura da carga não pode exceder os 4 metros a contar do solo, deve ser bem acondicionada e fixa de forma segura.
 

Navid Imani

New Member
supra said:
Boas pessoal, tenho uma duvida se um suporte de bicicleta de qualquer marca dá para aplicar em qualquer barra de tejadilho ou se o suporte só dá para as barras da mesma marca?
Obrigado.

Boas pedaladas 8)

Voltando um pouco a pergunta inicial, a resposta é "nem sempre a compatibilidade entre marcas diferentes é garantida". Por exemplo as barras transversais de origem da BMW, apesar de fabricadas pela ATERA, tem uma largura de calha superior do que as da Thule, Montblanc ou a linha Signo da própria ATERA. Assim, por exemplo, um suporte Thule ProRide é compatível com barras de secção rectangular universal e com barras com calha da Atera, AutoMaxi, Montblanc, Thule (e outras marcas que seguem certos padrões), mas não é compatível com barras de origem da BMW cuja calha central tem 2,5cm de largura em vez do padrão 2cm.

Outro exemplo de problemas de compatibilidade que normalmente requerem adaptadores especiais (link moderado de acordo com as novas regras de publicidade), são barras transversais aerodinâmicas largas de origem, que não vem com a calha central por cima. Por vezes é possível utilizar bracadeiras, mas outras vezes é mesmo necessário algum adaptador.

Outra situação que obriga a despezas adicionais na forma de adaptadores, são suportes de bicicleta de gama baixa que não costumam trazer o adaptador T-Slot para barras aerodinâmicas e que por vezes não tem largura de bracadeira suficiente para os abraçar.

Por norma, as marcas mais internacionais ou que fabricam barras de origem para a industria automóvel (como a ATERA, MONTBANC e THULE) são intercompatíveis ( É possível comprar barras da ATERA , e colocar um suporte de bicicleta da THULE, ou um suporte KAYAK da MONTBANC ou uma caixa bagageira KAMEI ) ...mas se comprarem suportes bicicleta de gama baixa a compatibilidade não é assegurada em barras aerodinâmicas.

As unicas barras transversais que garantem 100% compatibilidade com produtos de qualquer marca, são aquelas de perfil rectangular que seguem a norma 3x2cm (são normalmente as mais baratas e ruidosas, em aço).

Também existe uma norma de barras Americanas mas esse problema não se coloca muito na Europa.

Abraço,
Navid "Fura-KungFu"
 

n_reis

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em relação ao transporte da bike na traseira do veículo, não há nenhum problema e é permitido por lei desde que as luzes e a matricula fiquem visiveis, não exceda os contornos laterais do veículo, nem exceda 1m de comprimento, pois podemos transportar até um 1m a exceder os limites frontal e traseiro, ou 1 m para a retaguarda ou frente, ou então esse mesmo metro dividido por exemplo por 45 para a retaguarda e 55 para a frente, pelo menos enquanto existiu Brigada de Trânsito era assim, agora que acabaram com ela, tudo pode acontecer!! Penso eu de que.

Saudações BTTistas!! :cheers:
 
Obrigado..mas é dificíl ler o teu post com a tua foto naquele movimento...lol

podes esclarecer: 4 - Consideram-se contornos envolventes do veiculo os planos verticais que passam pelos seus pontos extremos.

portanto suporte na mala do carro nem pensar?

A minha bike quando está no suporte traseiro não ultrapassa os limites do carro no que diz respeito à largura. No que diz respeito ao comprimento também não ultrapassa os limites legalmente definidos, que são os 45 cm.

Sendo assim, nesses aspectos está legal.

A grande questão são as luzes que devem ficar visíveis, mas dependendo do suporte e da bike pode não haver problemas. No meu caso, tenho um problema com a roda traseira que tapa um pouco da luz direita, mas posso tira-la e o problema fica resolvido.
 

chrno

New Member
Os ùnicos veículos que podem exceder os contornos são os de mercadorias, de caixa fechada, e somente para fazer transporte de objectos indiviziveis.... ou seja, a bike esqueçam... só no tejadilho (bem bom...) ou dentro do carro!!!!!
 
Os ùnicos veículos que podem exceder os contornos são os de mercadorias, de caixa fechada, e somente para fazer transporte de objectos indiviziveis.... ou seja, a bike esqueçam... só no tejadilho (bem bom...) ou dentro do carro!!!!!
Não é isso que diz o código de estrada
 

vald

Member
Voltando um pouco a pergunta inicial, a resposta é "nem sempre a compatibilidade entre marcas diferentes é garantida". Por exemplo as barras transversais de origem da BMW, apesar de fabricadas pela ATERA, tem uma largura de calha superior do que as da Thule, Montblanc ou a linha Signo da própria ATERA. Assim, por exemplo, um suporte Thule ProRide é compatível com barras de secção rectangular universal e com barras com calha da Atera, AutoMaxi, Montblanc, Thule (e outras marcas que seguem certos padrões), mas não é compatível com barras de origem da BMW cuja calha central tem 2,5cm de largura em vez do padrão 2cm.
Eu estou prestes a comprar umas barras transversias da Bmw e o suporte Thule pro ride 591. A minha dúvida é, quando comprar o suporte da Thule já vem com os adaptadores para as barras da Bmw? É necessário solicitá-las ao vendedor? Como resolvo esta incompatibilidade?

Agradecimentos adiantados.

vald
 

vald

Member
Ok. Ninguem me respondeu mas não houve problema algum de compatibilidade. As barras de aluminio tinham a ranhura onde encaixaram os parafusos que vinham com o suporte Thule na perfeição. Conclusão, a montagem do sistema demorou... 10 minutos (mas eu sou um bocado picuinhas nestas coisas...).

Bons trilhos.
 
D

dokmind

Guest
Boas... peço desculpa por mudar um pouco o tópico do assunto mas alguem me sabe dizer se o clip on high ou o backpack da thule podem ser montados num vw tuareg ?

Pergunto isto pq nas listas da thule este modelo não aparece mas dá para carros de outras marcas semelhantes, e os vendedores que contactei como o carro não consta da lista da marca "despacham-me logo com um não"...
Obrigado
 

Frei

New Member
Boas malta do pedal :D

Não querendo abrir um novo tópico e como este têm a ver com o assunto então aqui vai:
Quero colocar barras de tejadilho e suporte num opel corsa, quanto vou gastar sendo que em principio quero um suporte thule 591, mas acerca das barras não faco ideia :roll:

podem-me ajudar com os vossos conhecimentos?

Abraço
 

Goncalom

New Member
Boas,


Relativamente ás barras não te posso ajudar, porque tenho Renault e já trazia de origem, mas para comprares o Thule 591 aconselho a te dirigires à secção de peças num stand da Ford.
No inicio do ano quando andava para comprar li em vários forums que o sitio ideal para comprar seria lá, e comprovou-se. Se não me falha a memória, e mais euro menos euro, cada uma ficou-me em 74€ (já com IVA).


Bons trilhos.
 
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