DtSwiss 240 EXP / falha no engate

Nande

Well-Known Member
#1
Embora nunca tenha trazido esta questão aqui para o fórum, debato-a longamente no internacional mtbr...

Comprei o ano passado uns 240 EXP (nova versão deste modelo) para a minha S-Works. O cubo de trás começou aos 500km a falhar o engate após rodar em roda livre... 1/4 de pedalada e engatava outra vez. Aos 1.000km desengatou de vez e tive de enviar para garantia.
É um problema comum em demasiados ciclistas por este Mundo fora. A DtSwiss emitiu agora (só agora) um comunicado onde admite o problema, explica como verificar se o nosso cubo pertence à série com problemas e tem formulário para a resolução desta questão que passa por trocarem umas peças.

Aqui fica o link caso mais alguém por terras lusas tenha tido o mesmo problema que eu:

https://www.dtswiss.com/en/ratchet-exp-maintenance-notice
 

joseruivo

Well-Known Member
#2
E como se portaram na resolução do problema em garantia?
O modelo das tuas rodas , ou cubo, era uma novidade, ou um modelo já "antigo" que teve uma série má?
Demoraram quanto tempo até reconhecem o problema generalizado?
 

Nande

Well-Known Member
#5
José Ruivo... uma treta!
(O Exp foi lançado em 2019 e vendido “em massa” a partir de 2020. Cubos que não tenham a inscrição EXP nada têm a ver com isto)

As rodas em questão eram umas ROVAL em carbono mas feitas às peças, não de série. Tinham uns cubos manhosos; comprei-as ao dono original e teriam uns 200km só para dizer que tinham rodado (na verdade acredito que nem rodaram pois ele tem muitas bikes e rodas e pouco pedala). Mudei os cubos para os 240EXP. Ficaram umas rodas espectaculares!

Após a avaria, quando entreguei o cubo ao distribuidor, este teve de o enviar para a DTSwiss para reparação em garantia. Demoraram “apenas” 3 meses :eek: para o devolverem reparado.

Como as rodas onde os tinha são as minhas preferidas, comprei no dia a seguir à avaria um novo 240EXP para montar na roda enquanto esperava pelo outro reparado, que depois vendi a um amigo.

O novo 240 EXP tem agora 3.377km e nunca falhou. Tem no entanto o famoso 0 no número de série e a DtSwiss afirma que esse é o lote que dá problemas. Agora terei de decidir se mando fazer o upgrade ou deixo estar como está. A falha de engate acontece normalmente logo no início do uso; com os km que tenho há boa probabilidade de nunca acontecer.

Segundo entendi pelo fórum internacional, quase todos os cubos vendidos são dessa série 0... muitos utilizadores que referem a avaria do engate compraram os cubos há 1 ou 2 meses.

A DTSwiss demorou cerca de 1 ano a reconhecer o problema. Supostamente o post que abri no fórum internacional contribuiu bastante para isso conforme algumas mensagens privadas que recebi de malta que trabalha na/para a DtSwiss.

É um recall escamoteado que a DtSwiss está a fazer. Uma surpresa triste de uma marca como esta. Na altura da compra hesitei entre os 240 EXP e uns Chris King e fui para a DtSwiss pela questão peso. Hoje, com todo este filme, estou arrependido.

Aviso à navegação: se comprarem um cubo EXP, confirmem o número de série como diz no documento. Só comprem com o 1.
 

Daemon

Active Member
#6
Embora nunca tenha trazido esta questão aqui para o fórum, debato-a longamente no internacional mtbr...

Comprei o ano passado uns 240 EXP (nova versão deste modelo) para a minha S-Works. O cubo de trás começou aos 500km a falhar o engate após rodar em roda livre... 1/4 de pedalada e engatava outra vez. Aos 1.000km desengatou de vez e tive de enviar para garantia.
É um problema comum em demasiados ciclistas por este Mundo fora. A DtSwiss emitiu agora (só agora) um comunicado onde admite o problema, explica como verificar se o nosso cubo pertence à série com problemas e tem formulário para a resolução desta questão que passa por trocarem umas peças.

Aqui fica o link caso mais alguém por terras lusas tenha tido o mesmo problema que eu:

https://www.dtswiss.com/en/ratchet-exp-maintenance-notice
Obrigado @Nande !!

Já tinha visto o teu post no mtbr.... porque os meus cubos sofrem desse mal!

Aliás, sofriam... pois farto do problema, resolvi (tal como muita gente), colocar uma finíssima quantidade da massa própria DT Swiss no cepo (e não a quantidade que eles colocam até nos vídeos a explicar), e nos últimos 500km já não aconteceu mais.

Mas vou ver o S/N e se calhar avançar para a resolução do problema antes que volte a acontecer (caso o meu cubo tenha o tal S/N).
 

Nande

Well-Known Member
#7
:( Lamento saber. Até agora todos era o único caso de que eu sabia em Portugal...
Se já te aconteceu, vai voltar a acontecer. Mexer na massa normalmente só adia/aumenta o problema... é falha mecânica e não uma questão de lubrificação.
Preenche o tal formulário. Eles têm sido rápidos a responder.
Imagina que te falha a passar um obstáculo e tens uma queda feia ou estás a atravessar a estrada e ficas sem transmissão... :rolleyes:
 

joseruivo

Well-Known Member
#8
José Ruivo... uma treta!
(O Exp foi lançado em 2019 e vendido “em massa” a partir de 2020. Cubos que não tenham a inscrição EXP nada têm a ver com isto)

As rodas em questão eram umas ROVAL em carbono mas feitas às peças, não de série. Tinham uns cubos manhosos; comprei-as ao dono original e teriam uns 200km só para dizer que tinham rodado (na verdade acredito que nem rodaram pois ele tem muitas bikes e rodas e pouco pedala). Mudei os cubos para os 240EXP. Ficaram umas rodas espectaculares!

Após a avaria, quando entreguei o cubo ao distribuidor, este teve de o enviar para a DTSwiss para reparação em garantia. Demoraram “apenas” 3 meses :eek: para o devolverem reparado.

Como as rodas onde os tinha são as minhas preferidas, comprei no dia a seguir à avaria um novo 240EXP para montar na roda enquanto esperava pelo outro reparado, que depois vendi a um amigo.

O novo 240 EXP tem agora 3.377km e nunca falhou. Tem no entanto o famoso 0 no número de série e a DtSwiss afirma que esse é o lote que dá problemas. Agora terei de decidir se mando fazer o upgrade ou deixo estar como está. A falha de engate acontece normalmente logo no início do uso; com os km que tenho há boa probabilidade de nunca acontecer.

Segundo entendi pelo fórum internacional, quase todos os cubos vendidos são dessa série 0... muitos utilizadores que referem a avaria do engate compraram os cubos há 1 ou 2 meses.

A DTSwiss demorou cerca de 1 ano a reconhecer o problema. Supostamente o post que abri no fórum internacional contribuiu bastante para isso conforme algumas mensagens privadas que recebi de malta que trabalha na/para a DtSwiss.

É um recall escamoteado que a DtSwiss está a fazer. Uma surpresa triste de uma marca como esta. Na altura da compra hesitei entre os 240 EXP e uns Chris King e fui para a DtSwiss pela questão peso. Hoje, com todo este filme, estou arrependido.

Aviso à navegação: se comprarem um cubo EXP, confirmem o número de série como diz no documento. Só comprem com o 1.
Quanto te devolveram o cubo reparado, já tinham avisado os clientes do problema ou não? E os clientes tomam conhecimento do aviso como? O teu cubo reparado, veio com peças iguais às de origem ou diferentes?

Isso parece uma história das várias histórias com um versões da Suzuky Burgman que tinham um problemas que toda a gente conhecia; se o cliente se queixasse dentro do período de garantia, a marca assumia, mas se fosse 1 dia depois o cliente tinha de pagar o material novo… E uma altura estiveram meses largos até lançarem uma peça - um alternador - que não andasse sempre a avariar
 

Nande

Well-Known Member
#9
Olá José Ruivo
O meu cubo avariou no Outono do ano passado. Este aviso da Dtswiss tem apenas alguns dias.
Admito que quando recebi o cubo não quis andar a mexericar. Preferi vender tal e qual estava. Sei que trocam algumas das partes móveis...

O aviso está no site da marca... eu soube disse porque um utilizador o partilhou no meu post do mtbr.
Se alguém pesquisar na net algo como “dtswiss 240 exp engagement problem” ou texto parecido, há uma forte probabilidade de ir ter a esse post, daí estar tão concorrido. ( @Daemon, se calhar foi esse o teu caso?)

O que o pessoal tem feito até agora é contactado a loja onde comprou ou o representante da marca no país e pedir garantia. Foi o que eu fiz.
Agora há uma forma mais oficial e supostamente mais eficiente de o fazer pelo formulário deles.

Considero que demoraram muito tempo a oficializar o problema.
Considero grave terem produzido cubos com esta “deficiência mecânica que pode levar a uma avaria” durante mais de 1 ano até o terem corrigido na produção.
 

joseruivo

Well-Known Member
#10
Olá José Ruivo
O meu cubo avariou no Outono do ano passado. Este aviso da Dtswiss tem apenas alguns dias.
Admito que quando recebi o cubo não quis andar a mexericar. Preferi vender tal e qual estava. Sei que trocam algumas das partes móveis...

O aviso está no site da marca... eu soube disse porque um utilizador o partilhou no meu post do mtbr.
Se alguém pesquisar na net algo como “dtswiss 240 exp engagement problem” ou texto parecido, há uma forte probabilidade de ir ter a esse post, daí estar tão concorrido. ( @Daemon, se calhar foi esse o teu caso?)

O que o pessoal tem feito até agora é contactado a loja onde comprou ou o representante da marca no país e pedir garantia. Foi o que eu fiz.
Agora há uma forma mais oficial e supostamente mais eficiente de o fazer pelo formulário deles.

Considero que demoraram muito tempo a oficializar o problema.
Considero grave terem produzido cubos com esta “deficiência mecânica que pode levar a uma avaria” durante mais de 1 ano até o terem corrigido na produção.
Também acho mal essa demora, e sendo esse um problema que surge ao fim de poucos km, não testaram o material em condições reais, e não deram pelo problema??
 

Daemon

Active Member
#12
:( Lamento saber. Até agora todos era o único caso de que eu sabia em Portugal...
Se já te aconteceu, vai voltar a acontecer. Mexer na massa normalmente só adia/aumenta o problema... é falha mecânica e não uma questão de lubrificação.
Preenche o tal formulário. Eles têm sido rápidos a responder.
Imagina que te falha a passar um obstáculo e tens uma queda feia ou estás a atravessar a estrada e ficas sem transmissão... :rolleyes:
Das primeiras vezes que aconteceu achei mesmo que era excesso de massa DT Swiss.
Depois ainda a fazer muitas experiências para ver se descobria o "gato", até que quase desistia e decidi procurar na net, e por isso dei com o teu post.

A verdade é que desde que coloquei uma camada muito fina da massa não aconteceu mais, mas as rodas ficam muito mais barulhentas e é certo que vai provocar algum desgaste prematuro do sistema ratchet.

No entanto, já vi o Production Code e o meu tem o famoso "0", por isso já preenchi o formulário. Vamos lá ver a resposta deles...
 

Nande

Well-Known Member
#14
José Ruivo, a notícia oficial da DtSwiss está no meu primeiro post.
Até agora, aparentemente os hubs reparados pela DtSwiss não voltaram a dar problemas.

Já agora, no seguimento deste post aqui bem como do meu post original no mtb, o distribuidor em Portugal tem sido inundado com pedidos de reparação - alguns de hubs que falharam, outros de clientes que têm receio que venham a falhar e querem corrigir o problema antecipadamente.

Já agora, uma sugestão que pode interessar: em vez de mandarem reparar os vossos EXP de 34T (é o caso da maioria de nós), podem eventualmente pedir um upgrade para os 54T pagando obviamente a diferença. Já que vão parar as rodas, podem aproveitar para fazer um upgrade. Estou a considerar seriamente essa possibilidade apesar do meu último EXP ter agora 3.946km e sem nenhum problema... mas até quando?!
 

Daemon

Active Member
#15
Eu ainda não enviei as minhas rodas para a troca. A ultima informação que recebi era que o distribuidor em Portugal ainda não sabia muito bem como se ia processar a reparação (isto há 2/3 semanas).

Mas para já ultimamente não tem falhado...
 

Nande

Well-Known Member
#16
Aviso à navegação: já existem casos de utilizadores que fizeram a alteração dos cubos com o novo kit da DtSwiss e os problemas de engate continuaram. Ou seja, não é garantido que o kit resolva a questão :(
A grande pergunta actualmente é a seguinte: tendo em conta que os problemas de engate surgem nas primeiras centenas de km (segundo consta), se o nosso EXP tiver já alguns milhares, devemos fazer a alteração ou manter como está?! Qual das duas opções terá a menor probabilidade de falhar?...
Fica a dica.
 

joseruivo

Well-Known Member
#17
Aviso à navegação: já existem casos de utilizadores que fizeram a alteração dos cubos com o novo kit da DtSwiss e os problemas de engate continuaram. Ou seja, não é garantido que o kit resolva a questão :(
A grande pergunta actualmente é a seguinte: tendo em conta que os problemas de engate surgem nas primeiras centenas de km (segundo consta), se o nosso EXP tiver já alguns milhares, devemos fazer a alteração ou manter como está?! Qual das duas opções terá a menor probabilidade de falhar?...
Fica a dica.
Que monumental barracada - de engenharia e de testagem! A DT Swiss ainda não deve ter percebido qual é a razão do problema - ou não ter conseguido arranjar uma solução de que goste.

Quando se faz a alteração, o prazo de garantia é prolongado a partir dessa data? Essa alteração proposta pela marca é basicamente material novo com o mesmo sistema EXP, certo? E é possível fazer alteração para o sistema anterior ao EXP?
 

dashskullsasq

Well-Known Member
#18
Uma questão: onde identificam o vosso numero de série?

Outra questão mais retorica: Sera que tenho as 240 ou 240 EXP? Não me recordo do que vi da ultima vez que lubrifiquei o ratchet das minhas...
 

Nande

Well-Known Member
#19
José Ruivo - sobre extensão de garantia nada foi adiantado pela DtSwiss, portanto parto do pressuposto que... não. Penso ser impossível reverter um sistema EXP para o anterior, visto que um dos ratchets que tinha uma mola é agora fixo. O kit consiste na troca de algumas peças que supostamente qualquer um pode fazer em casa; em muitos países enviam o kit directamente para o utilizador e uma guia para devolver as peças antigas. Noutros países, como Portugal, temos de passar pelo distribuidor que tem de enviar a roda em garantia. A diferença de resolveres a questão num par de horas vs ficares 3 semanas sem roda!

Dashskullsasq - o número de série está na lateral do cubo; consegues espreitar junto aos raios.
Há quanto tempo tens os 240? O novo modelo EXP tem um ano e picos... é o modelo é que o ratchet central é fixo e apenas o que fica do lado da cassete tem uma mola. Nesta foto (se eu a conseguir colocar aqui :)) podes ver o número de série e a designação exp

1621956592997.jpg
 

dashskullsasq

Well-Known Member
#20
Nande, obrigado! Ontem andei de volta da minha e não vi nada (mas também estava a espera de ver la escarrapachado o número, algo iludido). Realmente acho que as minhas serão as 240 "normais", vinham de origem quando comprei a bike em março de 2020, portanto modelo lançado em finais de 2019. Vou confirmar novamente!

Estou com a pulga atrás da orelha pq já tive um problema semelhante com umas mavic crossroc e foram alvo de um recall. Na altura, não tive conhecimento disso, e deram problemas já bem fora da garantia (6 anos). Fui reclamar e... Já não assumiram! Foi da maneira que ja na altura comprei umas dtswiss para substituir e não quis mais nada com eles