Downhill Urbano [Downtown]

Hashiriya

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Boas pessoal

Antes de mais procurei algum tópico que abordasse esta temática de uma forma mais geral, e visto que os resultados não foram os mais esclarecedores, criei este tópico para se discutir o tema.

Antes de mais estou a ponderar inscrever-me no Downtown deste ano. Hoje tive no Jamor a levar a minha bike ao limite, uma Decathlon Rockrider 6.1 e cheguei a uma conclusão deveras interessante. A bike é completamente desapropriada para Downhill, quanto mais para Downtown.

Primeiro gostaria de saber o tipo de quadros, e quais, usados em Downtown. São iguais/idênticos aos de Downhill? E em termos de pneus? Quais os melhores ou que tipo de medidas e perfil a escolher para DT?

Para já acho ser o suficiente para lançar a discussão sobre esta temática!

Cumprimentos, Ricardo Marcelino
 

Jepas

Super Moderador
Re: Downtown

Boas,

antes de mais... que DownTown? Espero que tenhas um convite da Redbull para fazeres o de Lisboa, pelo menos é a ideia que eu tenho do evento é ser apenas aberto a convidados.

O Downtown é uma modalidade de DH, o DH urbano. Claro que se pode fazer com uma bicicleta de DH, mas o que tenho visto no Downtown em Lisboa é que devido à especificidade do terreno (poucas rampas e muita escada) não são precisos cursos muito grandes neste tipo de eventos.

Jepas
 

koizu

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Re: Downtown

em termos de bike, podes abrir os cordões á bolsa ( e muito), e comprar um bike jeitosa, que não te vá largando peças pelo caminho... :mrgreen: :mrgreen:

quadros, tens uma série deles, pneus, quanto mais grosso melhor ( visto que tem maior área para o impacto, logo absorve mais as porradas), mas tambem tens de ver o outro ponto de vista, quanto mais grosso menos rola, e custa mais a puxar, entre os 2.3 e 2.5 chega perfeitamente...

depois tens de ter atençao tambem a mais coisas, com por exemplo, travoes, suspensões, cubos (rodas), guiador e pedaleira, é o essencial para que "ela" nao te deixe ficar mal...

fiquem bem...

Ps: e muito treino, tu nao deves descer escadas, deves SALTAR escadas... :mrgreen: :mrgreen:
 

Pax

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Re: Downtown

Boas!!

Eu uso a minha bike tal e qual como ando com ela no DH puro (Big Hit 3).

Se estás a pensar em adquirir uma bike para os DH Urbanos, penso que uma com 150/160 de curso seja mais que suficiente.

Agora se queres abusar na serra pondera sempre um bocadito mais de curso...


Pax_Eco
 

Hashiriya

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Re: Downtown

De facto não referi a competição, mas referia-me à de Lisboa. Por acaso pensava que era uma competição de inscrição aberta. Deduzi por não arranjar info suficiente e por lá ver o Carmona :lol:

Mas pronto, já ouvi falar de outras competições de DT (Downhill Urbano, sim :wink:), nomeadamente em Monsanto, localização próxima de mim e, possívelmente, algo a investigar.

Não me queria agarrar apenas ao DHU mas também ao DH puro e duro. Presumo que "curso" seja o comprimento do quadro certo? Sendo assim talvez um curso entre os 170/180 seria algo considerado como "híbrido" para o efeito? E, já agora, quais as medidas adequadas para pneus de DH, para comparar com as medidas de DHU?
 

Hashiriya

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Re: Downtown

Boa, não li o tópico como deve ser. Vocês andam a enviar as minhas ambições todas pela retrete abaixo... :mrgreen:

Bem, de qualquer maneira pretendo seguir essas competições noutros locais, mas não era num tempo futuro muito próximo. De qualquer maneira sempre posso continuar a praticar, quer em Lisboa, quer noutros locais onde eu já pratico. Quando puder irei criar um tópico para dar a conhecer o material que tenho e pedir conselhos sobre o que fazer para organizar uma configuração de uma bicicleta para Downhill e Downhill Urbano.

Sendo assim, e voltando à intenção do tópico, gostaria de saber onde se costumam realizar as provas mais conhecidas de DHU em Portugal, tal como as mais próximas da zona Metropolitana de Lisboa.

Cumps
 

jcor

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Boas!
Quanto ao tipo de bike o mais aconselhado será no minímo uma bike com 150mm de curso de suspensão poderás também optar por uma semí rigida (só com suspensão á frente) mas se fazes intenções de fazer mais que downtown, uma suspensão total será a melhor aposta, para isso tens várias e boas propostas no mercado. Quanto aos pneus , a melhor opção seria 2.50 á frente e 2.35 atrás o melhor compromisso para aderencia e baixo atrito claro com outros factores como o tipo de piso e borracha mas só para teres uma ideia!
Quanto ás provas serão realizadas muitas no decorrer do ano
Coimbra 24 de Março
Cabeceiras de basto 25 de Março
E podes consultar o link abaixo para veres o calendario
http://www.uvp-fpc.pt/extra.php?id_modalidade=2&op=9&extra=140#
Fica bem e boas descidas! :yeah:
 

Hashiriya

New Member
Aproveito para Perguntar o que é necessário para efectuar uma inscrição numa competição da Federação Portuguesa de Ciclismo, relativamente às provas de DHU?
 
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