Dores nos pulsos

K

KtmUltra29

Guest
Boa tarde a todos.

Antes de mais, chamo-me Jorge e moro em Faro.

Após quase 2 anos sem andar de bike, comprei na semana passada uma KTM Ultra 1964 com roda 29. Após duas saídas, a primeira de 20 kms e a segunda (hoje) com 35 kms, cross-country misto de estrada e terra batida sem grandes declives, fiquei sempre com fortes dores nos pulsos e hoje senti durante uns 10kms os dedos muito dormentes (principalmente os da mão-direita). Antes fazia muitos passeios similares numa bicicleta sem suspensão com roda 26 e nunca senti este tipo de dores.

Eu tenho 1.87m e sinto que o meu corpo descarrega o peso em demasia nos braços, sendo que também fico com a ideia que seria mais confortável se o guiador estivesse um pouco mais alto. Encontrei aqui na net algumas referências à questão de que algumas pessoas com as bikes roda 29, sentem este tipo de dores e dormência.

Eu sei que é possível inverter o avanço para subir o guiador uns 3-4 cm. Será que isto resolveria o meu problema? Também li que com a roda 29 não se deve subir muito o guiador pois a roda já é muito alta, e isso prejudica as descidas. Eu não pretendo fazer grandes descidas, o meu objectivo é sempre uns passeios soft de cross-country.

Obrigado pela vossa ajuda!
Jorge
 

darty

New Member
Boas tardes, tudo bem?
Antes de mais, seja bem vindo a esta "família".

Não sou a melhor pessoa para falar sobre isso de certo, mas isso talvez possa ser derivado à relação da altura do guiador+selim e tamanho da bicicleta.
Comprou a bicicleta indicada para a sua altura?

O melhor será passar pela loja onde adquiriu a bicicleta e fazer essa mesma questão para que eles possam fazer alguns ajustes na bicicleta (certamente serão as pessoas mais indicadas e conhecedoras).
Pode ou não ter a ver com a pressão dos pneus e/ou da suspensão (poderá causar impacto maior e causar esse desconforto/dor/dormência), ao que sei a suspensão também tem de ser ajustada ao peso de cada pessoa (julgo não estar a dizer nenhum disparate xD ).

Pode também necessitar de uma suplementação adicional para reforçar a cartilagem ou algo do gênero.

Se a sua profissão exigir muito dos pulsos também pode ter a ver com isso.
Espero ter ajudado.

Um abraço e as melhoras
 

nunodias

New Member
Boa tarde.

Também já tive esse problema, especialmente quando tive uma bicicleta muito parecida com a sua (ktm ultra sport 2014) e nessa altura ajudou-me imenso trocar os punhos. Optei por uns da specialized body geometry e a dormência/dor nos pulsos e dedos melhorou imenso. Nessa mesma altura também coloquei um avanço com 0º de inclinação e o guiador ficou ligeiramente mais elevado.

Esse conjunto de alterações no meu caso resultou.

Cumps
 

madvibes

New Member
boas,

Verifique se os shifters e os travos estao alinhado ergonomicamente com o seu braço. a dormencia pode sr causado tao simplesmente pelo punho.
sao várias as questoes que podem ser levantadas, por isso o ideal é erificar em 1~lugar a sua posiçao na bike, existem imensos videos na nt que podem ajudar nisso. depois se nao conseguir realmente ajustar com o material que tem, terá de fazer uns ajustes.
o ideal e sempre arranjar uma loja que deixe experimentar o material.

eu por exemplo tb tenho alguma dormencia nas maos, mas tenho quase a certeza que é do punhos terem um diametro nao apropriado para a minha mao.
cumps
 

quileptor

New Member
- rever posição do selim (altura/ avanço nos carris e inclinação)
- experimentar outros punhos (sugiro em silicone)
- jogar com o avanço (inverter ou testar outro, se possível)
;)
 

Aslume

Member
Boa noite
Tenho o mesmo problema, ao sentir as mãos dormentes. Alterno a guiar só com uma mão e voltam depressa ao normal. Penso que a posição é correta, os braços não estão esticados e chego bem aos manípulos travões/mudanças. Será que umas luvas podiam ajudar?
Boas pedaladas
 

xico46

Member
Talvez tenhas o selim demasiado chegado para a frente ou demasiado alto...são diversas razões que talvez possam justificar esse teu problema.
O facto de ficares com as mãos dormentes significa que estás a exercer demasiada pressão numa zona de mão, estás de certa forma a "estrangular" um nervo ou veia e isso leva a dormência que sente (é mau!!!) ...

Por enquanto o que tens a fazer no mínimo, é talvez subires a altura do guiador (avanço), tenta colocar alguns espaçadores se conseguires, claro.

O melhor que tens a fazer é procurar fazeres um bike fit com alguém com experiência e expor os teus problemas, referindo a dor nos pulsos e dormência de certeza que essa pessoa te vai ajudar a teres a melhor posição na bike e prevenires coisas dessas!:mad:
 

bttsempre

Member
As luvas são essenciais no ciclismo!
Podes comprar umas com almofadado na palma da mão que evitam as mãos dormentes e ainda protegem em caso de queda. Os punhos de qualidade também ajudam.
Boas pedaladas!
 

Aslume

Member
Ok. Obrigado

Para já compro as luvas que são o investimento mais acessível. Caso o problema se mantenha, verifico o selim e a altura do guiador.

Cumprimentos
 
S

securu

Guest
Olá a todos e obrigado por tanta informação que vejo aqui.
Só algumas dicas que não foram aqui referidas:
- Cervical, hérnias?
- Corpo e coluna não estarem habituados á posição, mais treino gradual poderá ser uma solução.
- Sindrome do tunel do cárpio'
- Peso corporal excessivo obriga a mais força nos pulsos
- Tudo o que atrás foi referido como é óbvio.

Puz estas hipóteses porque estou a ponderar começar a andar de bicicleta e como tive 2 hérnias na cervical (fui operado). Tive também 2 fracturas nos pulsos e receio vira ter dificuldades deste tipo por isso consultei o tópico que me interessou bastante.

Obrigado a todos e sejam felizes!
 

zdjota

Member
em relacao a cervical, so mesmo fazendo os ajustes de conforto para a coluna nao "sofrer" com a "pancada" que de outra forma poderia sofrer

eu tenho escoliose dorso-lombar e os extensores foram a solucao para mim, repito, para mim, que adopto uma posicao confortavel e que permite descansar tambem

os pulsos, teras de ajustar o guiador de forma a que fiquem em "linha" com os pontos de fractura, usar luvas almofadadas e uns bons punhos tambem podem ser uma opcao

o peso corporal excessivo deve ter o centro de gravidade na zona mais central da bike, pra distribuicao de peso mais uniforme, isto pra comecar, e se estas parado ha muito, comecares com o selim mais baixo pra aproximares o centro de gravidade ao solo pra te habituares a bicicleta e puderes manobrar melhor em equilibrio.
 

nmcosta

Member
Olá!
Em relação à dor nos punhos, hoje fui testar pela primeira vez a minha novíssima bike, roda 29 e com um guiador enorme em relação à minha antiga 26.
A volta foi curta (20km) e foi só estrada, e tenho uma "moínha" nos punhos, penso que será desta nova posição na bike...
 
Top