dores nas rótulas... o que será?

xinfle

New Member
olá a todos, este é o meu 1º tópico e nao sei se estarei a fazer alguma coisa mal ou está no sito errado :oops:! Eu tenho 13 anos e nao tenho acerteza se estou a fazer bem, pois faço cerca de 40 a 60km por semana e no fim das voltas dá-me sempre umas dores nas pernas perto da rótula dos joelhos(nos 2).

Como sou novo nestas andansas, nao sei se estarei a fazer alguma coisa mal.... :oops:

Será que me podem ajudar? :lol:

obrigado a todos
 

Override

Member
Re: Quantos kilometros....?

Isso quase de certeza que é um mau ajuste da bike. se te doi na parte da frente dos joelhos, logo abaixo da rotula é porque estas a pedalar num quadro muito grande pra ti, pois quando tens o crenk na horizontal e o pe encaixado no pedal, a tua rodula fica numa linha atras do eixo do pedal.
 

xinfle

New Member
Re: Quantos kilometros....?

ah...... pois deve ser isso :oops: a bike é capaz de ser uma pouco de grande.... mas haverá alguma maneira de dar a volta ao problema? ou será mesmo um quadro novo?
 

NetWarrior

New Member
Re: Quantos kilometros....?

pede ajuda a alguém que perceba um pouco de configuração da bike.
É algo que tem de se ver para te poder ajudar.Verifica altura do selim, podes desapertar o selim e chegar mais para a frente...
Também podes jogar com o avanço, existem uma data de afinações que se podem fazer.
 

xinfle

New Member
Re: Quantos kilometros....?

ok ok! muito obrigado pela ajuda e ja tenho a quem pedir ajuda :mrgreen:

obrigado a todos
 

john do pedal

New Member
Olá xinfle.

com a tua idade, o problema puderá ser um pouco mais grave do que apenas a configuração da bike.

é frequente em alguns adolescentes haver o que se chama de sindrome de hiperpressão rotuliana que provoca dor na região externa das rotulas e que se deve a um desiquilibrio muscular entre duas porções do quadricipete ( a saber. o vasto interno e o vasto externo). este desiquilibrio faz com que a rotula faça mais pressão do lado externo do que no interno, levando ao aparecimento das queixas.

se a adaptação da bike não resolver o problema e as queixas continuarem aconselho-te a procurares um fisioterapeuta ou um ortopedista que de certeza te vão ajudar.

boas pedaladas
 

joks

New Member
Boas xinfle,
Tens 13 anos, logo estás na idade que aparecem as chamadas "dores de crescimento", que provoca dores nas zonas das articulações e musculos.
Para além do já referido tamanho do quadro, que pode ser demasiado grande (convém indicares o tamanho do teu quadro e a tua altura), problema que poderá ser resolvido através de troca de avanços, alteração da posição do selim, ou até mesmo o selim estar demasiado elevado.
Estás a utilizar pedais de encaixe? Se for o caso convém verificares a orientação dos cleats. Uma má orientação provoca dores nos joelhos.
Entretanto, se tudo isto não resultar, aconselho-te uma ida ao médico, porque lesões na zona das rótulas são muito dificilmente recuperáveis a 100% e na tua idade...
Espero ter ajudado...
Cpts.
 

john do pedal

New Member
amigo joks

o termo "dores de crescimento" é um chavão utilizado por alguns profissionais de saúde quando não sabem exactamente qual é o problema.
no entanto, não posso dizer que o crescimento é um dos responsaveis pelo desiquilibrio muscular que referi anteriormente.
tambem é errado dizer que a recuperação a 100% é dificil para estes problemas nas rotulas, uma vez que com um programa de fortalecimento especifico dos musculos fragilizados a recuperação é total

boas pedaladas
 

joks

New Member
caro john do pedal

Utilizei o termo "dores de crescimento" como expressão popular e por desconhecer os termos médicos.


Não estando a duvidar da chamada "recuperação total", acontece que deixiei de jogar ténis por problemas nos joelhos, e nem mesmo com intervenções cirurgicas e programas especificos para recuperação foi ao sítio. No entanto o médico que me acompanhou também garantia recuperação a 100%...no entanto cerca de 10 anos depois continuo com dores...
Desacredito em "recuperação total".

Cpts.
 

john do pedal

New Member
amigo joks

sou fisioterapeuta, e ao longo da minha carreira (12 anos) posso dizer que tenho muitas dezenas de casos destes tratados com recuperação a 100%. evidentemente não há regra sem excepção e pode ocorrer um ou outro caso que não corra tão bem como o esperado, mas isso é muito pouco frequente. no teu caso, e sem saber promenores, espero que tenhas consultado mais do que um profissional, porque isso por vezes faz a diferença.

mas voltando ao caso do xinfle e às suspeitas de sindrome de hiperpressão rotuliana posso dizer que nunca apanhei um caso que não tivesse recuperação total. pode ser sorte...

abraço e disposto para falar sobre o teu caso.

boas pedaladas
 
B

Bx

Guest
Eu sou novata por aqui...
O melhor é mesmo ires ao médicos e tentares que te passem um raio x.
Prq pode ser mt coisa...

Boas melhoras...
 
Top