Dor nos testículos

zenith

New Member
Boas pessoal.

Há 15 dias fiz uma volta dura de 100km. Ao km 80, começou a doer-me um dos testículos. Pensei que fosse apenas dormência das longas horas sentado no selim, mas o que é certo, é que me doeu durante 3 dias cada vez andava.
Hoje voltei a andar mas uma volta mais pequena e doeu-me na mesma passados 30 km.

Devo preocupar-me?
 

JorgeSantos

New Member
Sim, deves!

Pode ser só uma má posição de condução. Como pode ser algo clinico.

Das doenças clinicas que provocam mais dores nos testículos o Varicocelo é o mais frequente.

Deixo-te um breve resumo:

« Doenças e Tratamentos



Varicocelo


O Varicocelo é um síndrome anatómico de varizes escrotais. Geralmente à esquerda, por razões anatómicas, devido ao refluxo de sangue da veia renal na veia espermática, por insuficiência valvular. Pode desenvolver-se num testículo ou em ambos, mas em 85 a 95 % dos casos envolve o testículo esquerdo. Trata-se de uma patologia benigna, congénita, atingindo cerca de 10 a 20 % da população masculina e desenvolvendo-se após a puberdade.
A principal característica é a dilatação das veias que drenam o sangue da região dos testículos, provocando ainda a acumulação de substâncias nocivas para o órgão e o aumento da temperatura local, levando a uma diminuição na produção dos espermatozóides. A maioria dos homens convive com a doença sem problemas, e apenas 15% terão a sua fertilidade comprometida, muitas vezes só detectada quando o casal pretende ter filhos.

Fisiopatologia:
Cada grupo de veias escrotais juntam-se e formam, no abdómen, a chamada veia espermática, sendo uma do lado direito e a outra do esquerdo. A veia direita percorre em sentido oblíquo até à veia cava, facilitando a drenagem do sangue, enquanto que a veia espermática esquerda desenboca perpendicularmente na veia renal esquerda, formando um ângulo de 90 graus. Esse ângulo, associado ao calibre reduzido da veia renal, dificulta a passagem do sangue, explicando-se assim a maior incidência de varicocele no lado esquerdo. Quando acontece do lado direito é provável que a doença se manifeste dos dois lados, ou será de excluir outra patologia associada.
A doença manifesta-se através da falência ou deficiência das válvulas existentes na veia testicular. Estando em perfeito funcionamento, o sangue passa pelas válvulas impedido de retorno. O que provoca a má drenagem do sangue é a deficiência, pois a acumulação nos testículos força de maneira acentuada as veias, provocando a dilatação.
O esforço intenso, tal como a prática de musculação, com o aumento intenso da pressão intra-abdominal poderá também facilitar o aparecimento de varicocelo.

A maioria dos homens não apresenta sintomas, sendo diagnosticado o varicocelo em exames físicos de rotina.
Dor testicular;
Sensação de peso do(s) testículo(s);
Infertilidade;
Atrofia do(s) testículo(s);
Varizes escrotais visíveis ou palpáveis
Diagnóstico:
O diagnóstico do varicocele é habitualmente clínico, pela palpação do cordão espermático. Pequenos varicocelos podem ser detectados por Eco-Doppler, Termografia ou Venogramas. Quando o doente é observado por infertilidade o espermograma é de maior importância, revelando uma baixa contagem de espermatozóides, baixa motilidade e alterações da morfologia (Oligoastenospermia)

Tratamento:
Cirurgia: recomendada sempre que haja dor, atrofia testicular ou por infertilidade. Por vezes chamada “varicocelectomia”, consiste na laqueação das veias espermáticas a nível da zona inguinal ou nos quadrantes inferiores do abdómen. A veia testicular interrompida, é forçada a drenagem do sangue para outras veias da região pélvica;
Cirurgia laparoscópica: com ajuda de camera intra-abdominal;
Embolização: procedimento não cirúrgico.
Prognóstico:
A taxa de cura com a cirurgia varia de 80 a 95 %. Os doentes com recidiva de varicocele poderão ser reoperados. Após a cirurgia 2 a 5 % dos doentes poderão desenvolver um hidrocele, situação benigna caracterizada por acumulação de líquido à volta do testículo.
Cerca de 50 % dos homens operados por infertilidade conseguem ter um filho após 1 ano. Recomenda-se a realização de espermogramas aos 3 e 6 meses após a cirurgia.

António Patrício.



Como pode não ser nada disto e ser algo passageiro. Mas pelo sim, pelo não...................
 

zenith

New Member
Epá...isto é preocupante.

Porém, o testículo que me tem doído é o direito e não o esquerdo. Ao menos isso.

Se continuar a doer que tipo de especialista devo consultar?
 

JorgeSantos

New Member
Urologista :arrow: http://pt.wikipedia.org/wiki/Urologia

Caso não tenhas acesso fácil ao mesmo, fala com a tua Médica/Médico de familia.

Muita gente não sabe, mas muitos desportistas, quer amadores quer profissionais são operados ao problema que referi.

É algo simples. No Hosp. São João por semana são operados muitos Homens a este problema.

De qualquer maneira, não estou a dizer que é este o teu caso. :wink:

Apenas é um dos mais causadores dessas dores desconfortáveis.

Por brincadeira............à uns tempos atrás, quando surgiam essas dores, os mais antigos diziam e dizem que é por causa dos mesmos estarem cheios :lol:
 
O urologista ira mandar-te efectuar uma ecografia escrotal para ver se está tudo OK, é um exame super simples ;) falo por experiência, pq ja o fiz.

Não entres em pânico, pode ser apenas uma lesão no epididimo devido ao numero elevado de hora em cima do selim ou um mau posicionamento.
Se verificas isso so quando andas de bike deve ser isso, se notas dor mesmo sem andar de bike pode ser outra patologia.
Qualquer das formas vai ao urologista, não custa nada ;)
 

jm

New Member
Olá a todos, ontem depois de uma volta de 80kms quando tomava banho reparei num inchaço não dos testículos mas mais atrás no escroto, do lado direito, a carne aí ficou inchada e está mais grossa. no ano passado aconteceu-me a mesma coisa depois de 6 horas a andar, no fim fui ver o selim e tinha-o uns milimetros mais virado para o lado direito, foi essa a causa na altura.
Agora, após lavar a bicicleta ví que tinha no selim (novo) um desgaste mais acentuado do lado direito, mas também, este estava perfeitamente nivelado, mas como a bicicleta é suspensão total, creio que deveria dar-lhe uma inclinação para baixo de 1 a 2 graus. Vou montar o meus selim antigo que tinha um canal no centro e com o qual já fiz provas com mais de 18 horas montado nele sem problemas.
Mas a minha questão neste tópico é se conhecem este caso e se existe alguma razão em especial para ser do lado direito.
Em Janeiro tenho consulta no médico de família, mas podem-me dizer alguma coisa sobre isto?
JM
 

Iloper

Member
digo uma coisa muito simples.

nao tenham vergonha de ir ao médico. melhor resolver o problema do que deixa-lo ficar... :wink:
 

ALNM

New Member
jm said:
Mas a minha questão neste tópico é se conhecem este caso e se existe alguma razão em especial para ser do lado direito.

Eu utilizo selins SLR kit carbono nas duas bicicletas; um com abertura, outro sem. O 1º está montado na semi-rigida; o 2º na FSR. Apenas com o da FSR tive, por diversas vezes, exatamente o mesmo problema que o jm. Identifiquei que o problema aparecia sempre associado a uma rotação do selim (mesmo que pouco perceptivel) causada por um mau aperto do espigão. O selim chegou mesmo a ficar "coçado" de um dos lados, assim como os calções. Quanto a mim, recordo-me que na maratona de Évora fiquei em muito mau estado.

De início fiquei muito assustado, mas agora tenho a certeza absoluta que o problema foi causado por uma rotação do selim. Acontecia sempre na mesma bicicleta devido ao tipo de aperto. Notem que o problema poderá ter diferentes gravidades, dependendo da largura do selim, da região do selim onde se sentam e da altura a que o colocam.

Como diz o Iloper, é sempre bom colocar a questão ao médico já que ele pode fazer exames que esclareçam as consequências para a saúde. Contudo, cuidado porque o médico não tem de ser um especialista em questões relacionadas com o ciclismo, o que lhe pode causar confusões muito sérias no despiste se nós próprios não formos claros nas explicações e criticos.
 

Tuga*pT

New Member
Boas,

Eu não tenho propriamente dor no testículo, o que noto é que o testículo esquerdo, ou melhor, não é o testículo creio eu, é uma espécie de uma bolsa +/- mole que está no lado esquerdo do escroto.

O que acham que pode ser? Já tiveram isto?

Cumps.
 
I

Indigesto

Guest
Talvez não seja nada, mas em questões de saúde é importantíssimo o acompanhamento de um profissional, portanto vá ao médico :wink:
 
Viva,

Aqui há uns tempos tive uma queda feia na qual a ponta do guiador me bateu perto do testículo esquerdo.
Desde então sinto uma ligeira impressão, não chega a ser dor, mas como nunca mais passava resolvi ir a um urologista, fiquei esclarecido.
O tecido fico mais frágil naquela zona, sendo que poderá "originar" (não sei se será o melhor termo técnico) uma hérnia, mas no meu caso é apenas para vigiar, daqui a 2 anos volto lá.

Rui
 

Hugo_BTTejo

Utilizador Banido
Boas
Com a saúde, não se brinca..
Qualquer coisa que tenham, por mais simples que pareca, não hesitem em consultar o médico de familia, não vos custa nada!!
 

IntenseRider

New Member
eu tenho a mesma situaçao

e é sempre o testiculo direito :S

por exemplo á cerca de 1 mes , qando fui andar pra ai 20 km doeu me :S e depois nos 2 dias seguintes , doeu me :S

passou 1 mes sem doer me , e ontem fui dar 1 voltinha maior e doeu me qando estava a fazer uma valente subida :S e hoje fui andar e ja nao me doeu :S

esquisito nao é ?
 

Mox

New Member
IntenseRider said:
eu tenho a mesma situaçao

e é sempre o testiculo direito :S

por exemplo á cerca de 1 mes , qando fui andar pra ai 20 km doeu me :S e depois nos 2 dias seguintes , doeu me :S

passou 1 mes sem doer me , e ontem fui dar 1 voltinha maior e doeu me qando estava a fazer uma valente subida :S e hoje fui andar e ja nao me doeu :S

esquisito nao é ?

Não .. não é esquisito ...

Eu andei assim e ate tive de ir ao medico , fiz ecografia e era da posição do selin e da maneira como pedalava , tinha uma inflamação no testiculo devido a pressão a mais .

tive de tomar umas tretas que nao me lembro o nome , e troquei logo de selin . e ate hoje 5 estrelas ,,, mas o estrago está la feito ...
 

Mox

New Member
IntenseRider said:
é muito grave ?

O médico disse-me que não ... disse que não tinha nada de grave , mas a verdade e que volta e meia se sente qualquer coisa .

A mazela esta feita , mas vai ao medico fazer uma eco , explica o que aconteceu .

Não adies como eu isso e resolve já .

Eu em breve vou marcar consulta para fazer uns exames gerais ao estado " das partes " pois gosto muito delas :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

Não e grave , mas pode ser
 

el gato

New Member
Para ser franco só de ler estes posts, já me doem os tomates !! Agora fora de brincadeiras, consultar um médico JÁ !! e pensamento positivo amigos, tudo irá correr pelo melhor. Força !!
 

trekfuel70

New Member
Boas,eu andei cheio de medo á uns meses atrás devido a isto mesmo,dor no testículo direito.Ganhei coragem e fui ao médico,fiz ecografia,e o resultado foram as ditas varizes e algum líquido no testículo direito.A médica que me atendeu disse para ficar descanssado que não era grave,receitou-me uns comprimidos(ananase) e fiquei porreiro...curiosamente,a primeira coisa que me perguntou,foi se eu andava de bike,e aconselhou-me a comprar um selim melhor,porque é um bom investimento a longo prazo para que anda de bike...


Que a bike vos acompanhe...
 
Top