dor nas costas

GTC

New Member
voces têm razao.. eu sei..
quando foram a um especialista o que e que ele fez?
ja falei com um por alto..... e ele disse que o btt nao fazia parte das recomendaçoes para o tratamento =)
 

TheTraveler

Active Member
GTC said:
ja falei com um por alto..... e ele disse que o btt nao fazia parte das recomendaçoes para o tratamento =)

Se já falaste com um, tu é que sabes....

Tens que escolher entre:
-Fazer a tal paragem para tratamento, e depois de tratado, pedalar por muitos anos.
-Ou não fazer a paragem, continuar a pedalar agora, e de futuro possivelmente ficar impedido de pedalar para o resto da vida. (Não sei a gravidade do caso, mas se um "especialista "já te disse que pedalar era desaconselhado para o tratamento, é porque não deve ser só uma dorzinha de esforço...)

A escolha é tua, parece que estás inclinado para a segunda. Continuar a pedalar agora e se de futuro as costas derem o berro, paciência...

Mas cada um sabe de si... Também tenho uma boa colecção de más decisões, mas achei na altura que eram boas. :mrgreen:
 

rockrider 82

New Member
Estou um pouco como tu, só que no meu caso doem-me as costas mais a fazer estrada do que a fazer btt com ht de aluminio, também não queria ir ao médico porque o receio de ouvir falar em hernia e ter de deixar as bikes não me agrada, mas chegar a casa ao fim de 4 horas e ter de me deitar no chão não é solução.
vou mesmo procurar um osteopata.
 

danielsilva

New Member
quando foram a um especialista o que e que ele fez?
ja falei com um por alto..... e ele disse que o btt nao fazia parte das recomendaçoes para o tratamento =)

O que ele disse foi para não fazer esforços, inconsciente como fui na altura, também não liguei e deixei andar durante um ano. Acabei por ser operado ao joelho ( ambos os meniscos rebentados ) e deixei o BTT desde ~2005/2006 até ao inicio deste ano.

Actualmente e apesar de não ter grandes dores no joelho já tenho nova consulta no ortopedista para check-up de rotina e só depois de ter luz verde pensarei em começar a fazer maratonas, cair no mesmo erro duas vezes já seria burrice ;)
 
Durante uns anitos , meia duzia mais coisa menos coisa, foi o mais sedentario possivel....resultado 30kgs a mais comia e bebia de tudo menos agua e fumava 1 maço por dia....
Certo dia ao acordar pensei que ja nao fumava mais, começava a treinar fortemente e passava a ter uma alimentacao saudavel.....de inicio as dores nas costas foram uma tortura....as vezes nem respirar conseguia nem me conseguia levantar da cama....mas agora passados 5 meses mais leve 22kgs tenho umas costas novas 50kgs de roupa que cabem 2 de mim la dentro..
De inicio fazer 15km de btt era uma tortura agora sim curto o btt, agora aproveito bem esta nova "doença"....lol um dia sem treinar fico doente
 

jotapr

New Member
luissilvafz AKA "pica-bilhetes" esqueceste de mencionar que eras um sacerdote quase Papa da I.U.R.P ( Igreja Universal do Reino do Pifão) ;) ;)
 

NEROSTAR

New Member
Dor de costas

Viva pessoal !

Venho aqui confrontar-vos com uma situação que me deixa deveras aborrecido nas minhas saídas para o BTT .
Antes de tudo , é importante mencionar que tenho 18 anos , 1,84 m e peso 88 kg .
Então é o seguinte , no início das voltas consigo rolar bem , inclusive subir e descer ; o problema é +- após 40 km que as minhas costas começam a ressentir-se . O mais " engraçado " de tudo é que o problema acentua-se claramente nas descidas ao invés de ser nas subidas como o normalmente é . Chego , por vezes , a ter que parar a meio de uma descida e descansar um pouco das costas .
Este problema levou-me a fazer uma radiografia ás costas e , quando a mostrei ao médico , ele disse-me que tinha somente um pequeno desnível nos ombros mas que não era nada de anormal .
Esta resposta fez com que me pusesse a criar teorias acerca disto e gostava de saber se acham que o quadro é demasiado pequeno . É um 48'' e a bicicleta é esta : http://www.ktm-bike.pt/produtos.php?cid=1&sub=9&col=3&pid=199&lang=pt

O que acham ?

Manifestem-se !!! :D
 

F4310

Member
Boas,
Penso que isso costuma acontecer quando o selim está muito acima do guiador, o que faz com que fiques muito curvado.
Quando tinha uma bicicleta que já me estava pequena punha o selim demasiado para cima e também ficava com dores nas costas. (podem é ser outras)

Cumprimentos,
Fábio
 

NEROSTAR

New Member
Obrigado pela colaboração Fábio !

Realmente , ando com o selim bastante alto mas penso que está na posição correta para eu andar , isto é , noto que a pedalada é eficaz e a coloco corretamente as pernas . Mas , como referiste , ando demasiado curvado . Aí o problema deve advir de a bicicleta não ter o tamanho certo , não achas ?
 

0013

Member
Isso é a bicicleta que esta mal configurada para ti. É agravado pelo quadro não ter o tamanho ideal. Mas não precisas de trocar o quadro para ficares melhor. Tenta meter mais anilhas na direcção para subires a altura do guiador. Se não funcionar, começa a brinca tambem com a altura do selim e tenta encontrar uma boa combinação.

Eu tenho a mesma altura que tu e a minha bike de XC é um 17. Só que tenho bastante mais anilhas que a maior parte do pessoal e ainda um guiador elevado. Qundo ela tinha o guiador recto eu tinha os mesmo problemas que tu
 

Look

New Member
Boas NEROSTAR,
Realiza um bike fit e tiras as dúvidas. Penso que tenhas a bike muito pequena para ti, já para não falar nos restantes ajustes.
Abraço
 

euricom

New Member
Experimenta uma medida simples.

Mede do chão ao topo do selim,

Mede do chão ao guiador, deveras ter uma diferença de menos 4 cm +/-,

Comigo deu resultado, mas isso pode ser influenciado por muitas coisas, ate pelas ferramentas que levas nos bolsos do jersey "suposição"

O ideal e ires a uma loja e fazeres um bikefit, por vezes e algo tão simples como o avanço ser demasiado longo, ou o selim estar demasiado atrás.

Atenciosamente
 

Mangelovsky

New Member
NEROSTAR, andas demasiado curvado ou demasiado esticado? Por muito baixo que coloques o guiador, numa bicicleta com 120mm de curso de suspensão, a altura do guiador é sempre bastante relaxada.

Ao contrário da opinião geral dos posts anteriores, o problema não será certamente o quadro demasiado pequeno. E desculpa ernez, mas o que disseste é completamente errado. O quadro 48 da KTM corresponde a um 19", pela simples lógica de que 48cm são aproximadamente 19" (o tamanho dos quadros de btt é determinado pela medida do comprimento do tubo do selim desde o centro do eixo pedaleiro até ao topo do mesmo), pelo que o quadro será do tamanho adequado para a altura do NEROSTAR ou mesmo (surpresa das surpresas!!) um pouco grande demais.

Os tamanhos disponibilizados neste modelo pela KTM são 38-43-48-53, aproximadamente 15" - 17" - 19" - 21" (provavelmente seria esta a designação dos tamanhos se se tratasse de uma marca que apostasse no mercado americano). Sempre procurei marcas ou modelos cujos tamanhos variassem não mais que uma polegada e evitei as que têm estes saltos grandes, porque geralmente em qualquer marca o tamanho ideal para mim é o 18" (tenho 1,81m). Infelizmente a relação entre alturas dos ciclistas e tamanhos de quadro não é linear porque somos todos diferentes nas proporções entre o comprimento das pernas e do tronco, e a geometria das marcas também varia, podendo os quadros ser mais altos e curtos (BH) ou baixos e longos (Kona). Não tenho bem a noção de como são as KTM, mas o que me parece que se está a passar é que o quadro será comprido demais para ti, NEROSTAR. Não há razão para grandes preocupações, pois também me parece difícil que o quadro 43 fosse mais adequado (se existisse um intermédio, 45 ou 46, talvez).

Em princípio o problema da dor nas costas será resolvido ou atenuado com um avanço de guiador mais curto. Pede emprestados e experimenta avanços de guiador mais curtos que o teu, antes de te decidires a comprar um. verifica também se é possível colocares o selim mais para a frente). Para downhill utilizam-se tamanhos de quadro bastante inferiores aos usados para xc. Se quadros pequenos provocassem dores de costas nas descidas, quase todos os downhillers estariam em maus lençóis.

Esquece a questão da altura do guiador em relação ao selim também. Variar essa altura com as anilhas vai apenas trazer mudanças que se reflectem no estilo de condução (maior ou menor confiança ao enfrentar descidas íngremes em contraposição com a capacidade de fazer subidas íngremes sem a roda da frente descolar do chão) e muito poucas no conforto ou ausência de dores do ciclista. Se guiadores baixos fizessem dores nas costas, coitados dos profissionais de estrada!

O bike fit também é desnecessário. Em btt a posição do corpo em relação à bicicleta está em constante variação. Estudar uma posição estática ideal vai melhorar a tua performance em estrada, que é a única situação em que pedalas com o corpo quieto. Os bike fits fazem sentido para a estrada e talvez (isto é um talvez com muitas dúvidas minhas, mas sobre o qual não me vou alongar aqui) para a competição de topo em btt. Não será concerteza esse o teu caso ainda. Algumas das variações que te vão provavelmente ser sugeridas num bike fit podem também ser prejudiciais para a tua estabilidade no monte, pois as dúvidas que tens em relação ao tamanho do quadro levam-me a crer que serás ainda um principiante. Nada como kms feitos e experiência adquirida para fazeres a ti próprio o teu bike fit.
 
Last edited:

ernez

Active Member
Não reparei nesse pormenor no saite da KTM, por isso fiz a comparação com quadro de ciclismo, mas realmente o 48 é um 19, logo poderá ser grande ou não, :D um avanço mais curto pode de alguma forma resolver o problema, tenda arranjar emprestado algumas medidas a baixo do teu e vai experimentando, abraço.
 

TeZz

New Member
O bike fit também é desnecessário. Em btt a posição do corpo em relação à bicicleta está em constante variação. Estudar uma posição estática ideal vai melhorar a tua performance em estrada, que é a única situação em que pedalas com o corpo quieto. Os bike fits fazem sentido para a estrada e talvez (isto é um talvez com muitas dúvidas minhas, mas sobre o qual não me vou alongar aqui) para a competição de topo em btt. Não será concerteza esse o teu caso ainda. Algumas das variações que te vão provavelmente ser sugeridas num bike fit podem também ser prejudiciais para a tua estabilidade no monte, pois as dúvidas que tens em relação ao tamanho do quadro levam-me a crer que serás ainda um principiante. Nada como kms feitos e experiência adquirida para fazeres a ti próprio o teu bike fit.

grande post, sim sr , assim vale a pena ler!
 

Mangelovsky

New Member
"The answer is that it’s been hard to pull mountain bike geometry out of the world of road bike and simple ‘fit’ geometry. A lot of manufacturers, riders and even shop employees have been transfixed with the idea of how a bike ‘fits’ when a consumer straddles the bike on the showroom floor. Mountain biking, however, is a dynamic activity that requires a lot of rider input to work. Or to put that more simply: mountain bikers don’t stay in a fixed position while on the trail; we move around and move the bike beneath us. The position that might feel ideal while hovering over the bike at your local bike shop might actually be hindering your ability to ride off-road with confidence. That is not to say that dynamic geometry has to come at the cost of fit geometry; how we come to that final fit geometry just needs to be looked at in relation to how you actually ride that bike on the trail."

Retirado daqui: http://www.bikemag.com/gear/bike-exclusive-konas-2014-process-line/

Entrevista a Chris Mandell, Kona Product Manager, sobre o modelo Kona Process para 2014
 
Top