Dois Algarvios a fazer o caminho Porto Santiago de Compostela

#1
Olá pessoal

Depois de muito ler e aprender (e com muito ainda por aprender) sobre os Caminhos de Santiago, decidi eu também fazer um Caminho na companhia do meu amigo Carlos. O primeiro projecto seria Lisboa Santiago, mas por motivos profissionais só podemos fazer Porto Santiago.
Saímos dia 3 de Setembro do Algarve para no dia seguinte arrancarmos do Porto com as seguintes etapas:
Porto - Ponte de Lima 87km
Ponte de Lima - Pontevedra 86km
Pontevedra - Padron 42km
Padron - Santiago 24km

Sabemos que podíamos fazer em 3 dias, mas como não consideramos o Caminho uma corrida, iremos fazer em 3, com uma investida especial no 1º dia e um ultimo dia muito suave para gozarmos um pouco em Santiago.

Aceito conselhos, traks de gps (tenho um garmin 705 que não penso usar como gps), tudo o que achem que podem ajudar força aí.

Para o efeito foram criados um site www.caminho-santiago.com e um blog www.ptcaminhosdesantiago.blogspot.com

Abraços

Ultreia Y Suseia
 
Last edited:
#5
Obrigado TMiranda, só a preparação já está a ser espectacular, nem consigo imaginar quando estivermos a fazer o Caminho.

Abraços


Ultreia Y Suseia
 
Last edited:
#6
Se querem fazer em 4 etapas, porque não aligeirar um pouco essas de 80 e tal quilómetros?
Eu fiz o caminho português no ano passado com estas etapas:
Porto->Barcelos
Barcelos->Valença
Valença->Pontevedra
Pontevedra->Santiago

Nenhuma das etapas apresentou dificuldades em termos de esforço físico e o nosso grupo tinha desde malta muito despachada no pedal até malta com mais dificuldade em fazer tiradas mais longas.
 
#7
ola
eu fiz o caminho em junho deste ano, e fiz:
porto- ponte de lima 89.3kms e media de 12,4kms\h.. faz-se bem, sem grandes pressas aproveitamos para parar no centro de barcelos para comer qualquer coisa a meio da manha, almoçamos numa aldeia (nao me lembro o nome) por 5 euros e chega-mos a ponte de lima as 17h, o albergue é expetacular...
no 2dia fizemos ponte de lima - pontevedra 91.7kms e media de 11kms\h, esta a etapa mais dura a meu ver.. logo de manha a serra da labruja faz mossa..;) e antes de pontevedra tambem ha uma zona um pouco dificil.. chegamos a pontevedra as 19,30h ja o albergue estava cheio, ofereceram-nos dormida num pavilhao mas acabamos por dormir numa residencial em frente ao albergue por 15 euros cada..
no 3dia fizemos pontevedra - santiago 66.4kms com media de 11,4 kms\h esta etapa faz-se bem saimos de pontevedra as 6 da manha e pelo meio dia ja estava-mos em santiago..
gostei tanto de fazer o caminho que ja ando a combinar ir mas mais para o final do ano se o tempo permitir..
se tiveres alguma duvida diz, ah em relaçao os gps... esquece, tambem tenho um 705 mas nem o levei, esta tudo muito bem marcado...

umas fotos so para abrir o apetite..;)














albergue de ponte de lima


bela almoçarada por 5 euros..;)


labruja




 
#8
Olá nfh a ideia de ir até Ponte de Lima no 1º dia é só para apanhar a Labruja logo de manhã, mas está tudo em aberto, por isso vamos fazer em 4 dias.

Kaikedas essas fotos abrem mesmo o apetite, não vejo a hora de sair do Algarve em direcção ao Porto; Em relação ao gps, vou levar porque como sabes além de gps faz de ciclometro e regista todo o percurso.

Abraços


Ultreia Y Suseia
 
Last edited:
#9
Nós apanhámos a Labruja a seguir ao almoço (almoçámos em Ponte de Lima) e com bastante calor e não foi nada que nos tirasse o fôlego. Acho que o pessoal pinta a Labruja de uma forma tão terrível que fica toda a gente mais assustada que o devido :).
Custou-me bem mais a subida para a Cruz de Ferro ou para O Cebreiro no Caminho Francês que a subida da Labruja e no caso da Cruz de Ferro, também foi feita a seguir ao almoço.
Por isso não façam depender a vossa planificação só dessa subida. Afinal de contas vão ter de a fazer à mão, pelo que não é tanto pelo esforço de pedalar mas pelo tempo que vão levar a subir aquele empedrado todo.
 
#10
boas, acabei de fazer Porto Santiago (depois deixo uma crónica mais extensa).
As dificuldades maiores do Caminho estão entre Ponte do Lima e Pontevedra (basta ver o gráfico das altimetrias, que por sinal tem um bem grande no albergue de Pontevedra), pelo que tens as etapas mal divididas :D, eu faria

Porto - Ponte de Lima (até Barcelos não tem nada de interessante, tem é paralelo até dar com um pau)
Ponte de Lima - Tui
Tui - Pontevedra
Pontevedra - Santiago

Isto se fizeres questão de parares mesmo em Pontevedra, caso contrário podes substituir esta por Caldas de Rei
 
#11
Olá Super.byke
Como disse num post anterior está tudo em aberto, ou seja, está mais ou menos planificado, o 1º dia em principio será como planeado, os outros 3 depende de várias coisas, entre elas o nosso cansaço, a beleza de uma vila onde possamos perder mais tempo, etc..

Mas venha de lá esse relato para ficar com mais água na boca.

Abraços


Ultreia Y Suseia
 
#13
Olá

As Credenciais já chegaram, neste momento estou a ensaiar os alforges porque falta uma semana para iniciar o Caminho e temos de ter tudo mais ou menos preparado, sim mais ou menos porque o imprevisto faz parte do Caminho.

Abraços


Ultreia Y Suseia
 
#16
Olá pessoal

Já tenho tudo preparado, esta chuva não ajuda nada, mas assim fazemos um Caminho húmido :).

Obrigado Nuno
Obrigado Super.bike

Abraços


Ultreia Y Suseia
 
#17
Olá pessoal

Finalizado que está o Caminho, chegou a hora do report (eu sei que é tardio, mas afazeres profissionais impediram que fosse mais cedo).

Chegou ao fim o primeiro de muitos Caminhos de Santiago. Se me perguntarem o que achei do Caminho, só terei uma resposta: Indescritível, indescritível porque as fotos podem ser vistas por todos, mas os sons, os cheiros, a troca de olhares e as pequenas conversas entre peregrinos e todo o misticismo que envolve o Caminho, só sabe quem por ele passa.
Foram quatro dias intensos de emoções de alegrias que ainda estou baralhado emocionalmente quando penso na viagem. Penso que todos os que chegam à praça da Catedral, saem de lá pessoas diferentes, ou pelo menos com um sentimento: vontade de voltar, e para esses que como eu querem voltar: "Buen Camino"

O primeiro dia começou na Sé do Porto com o primeiro carimbo nas credenciais e a primeira seta amarela à vista, e teve como destino Ponte de Lima.
Pormenores 1º dia http://www.endomondo.com/workouts/qdmCzCS02pg

No segundo dia, considerado por mim o mais duro, saímos de Ponte de Lima com destino a Pontevedra, o que não chegou a acontecer, já que, ficámos por Porriño, a passagem pela Labruja tinha deixado a sua marca.
Pormenores 2º dia http://www.endomondo.com/workouts/it_UkETJKWg

Terceiro dia com saída de Porriño, destino: Padron, este terceiro dia foi especial, porque sentia-me tão bem fisicamente que pensava: eu consigo fazer a volta a Portugal em bicicleta (o Caminho baralha-nos as ideias lol).
Pormenores 3º dia http://www.endomondo.com/workouts/q7OnIgEnqws

Quarto e ultimo dia saímos de Padron e faltavam 23km para chegar a Santiago, deveria ser uma etapa descontraída, mas era complicado pois a excitação de querer chegar era óbvia e cada marco que nos indicava a distancia que faltava era uma motivação extra para pedalar ainda mais rápido.
Dia 07 de Setembro, com a chegada à Praça da Catedral, foi o culminar de muitas noites de pesquisa, onde a partilha de informação sobre o Caminho, é para quem vai a primeira vez muito importante, nomeadamente o Forum Btt, Projecto Btt e vários blogs, e onde se assiste a uma série de acontecimentos tais como abraços , felicitações e "tira uma foto comigo" entre peregrinos que não se conhecem mas que partilharam um olhar durante o Caminho.
Não me canso de pensar e exteriorizar: foi muito, muito bom.
Pormenores 4º dia http://www.endomondo.com/workouts/g-U3gBFrR_c

Ultreia y Suseia

Algumas de muitas fotos tiradas